Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.435
Total de mensagens
369.481
Total de tópicos
26.919
  • Amar
    Iniciado por Fingarfan
    Lido 1.578 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Vou começar com uma questão interessante.

Sabem amar?

Pergunto isto porque venho duma geração onde interesse é confundido com amor e com "craves", no termo vulgo da internet, traduzido para necessidades. São necessidades que se fazem sentir às 3 da manhã e são partilhadas no twitter, no facebook e no tumblr atravez de frases "filosóficas" sobre como precisamos de sentir o carinho de alguém e como nos sentimos sozinhos ou até de imagens de "objetivos de relação" nomeadamente relações sexuais e acordar agarrado a alguém e dar a mão na rua.

Está bem que isso é essêncial a qualquer relação e é intrínseco ao ser humano. Mas tem de haver uma certa consciência em relação ao quão destrutivas as pessoas estão a tornar-se em relação à sua ilusão de amor.

Isto pois procuram no outro aquilo que não são capazes de dar a si mesmas, esperam do outro aquilo que não tentam alcançar para si mesmas e depois vemos a história toda do "fiquei apegada/o" ou "a culpa é toda dele/a por não me amar tanto".

Mas a pergunta chave que tem de ser feita é: Porque é que focam-se tanto na necessidade do amor vir de outro lado? Porque é que se recusam a dar a vocês mesmos aquilo que sabem que no íntimo precisam? Eu sei o que é estar numa relação por interesse e o quão ilusório isso é. E também cresci num ambiente marcado por pesadas discussões e uma relação que ameaçava arrastar tudo no seu caminho destrutivo; dizendo desde já que é dos piores ambientes que uma criança nos seus 6 anos pode crescer.

E tendo isso tudo como exemplos daquilo que não quero fazer ou não quero que ninguém passe aprendi o valor de aprender a amar ao meu EU primeiro. Aprendi o valor de sentir amor próprio antes de procurar o amor vindo de fora como compensação pelas minhas inseguranças. Acrescento até que estou bastante longe de o alcançar! Eu sinto imensas inseguranças, sinto as minhas falhas todas mas esforço-me por manter a "cabeça limpa" e por continuar neste caminho para fortalecer o meu pilar interior. Não sei se é o método adequado mas é o mais direto e frontal na questão, isto na minha opinião e baseado na minha experiência pessoal.

Por isso volto a perguntar. Sabem amar ou são apenas dependentes do amor de outro que a qualquer momento pode ser quebrado? Pois não tem uma base segura por onde assentar, um amor-próprio donde que sirva de plataforma. Falando no meu caso, nos meus 17 quase 18 anos, faço o tremendo esforço de aprender a estar sozinho antes de procurar um relacionamento.

Forço-me ao isolamento emocional para só me ter a mim mesmo como apoio e aprender a lidar com os meus demónios e com os meus medos. É arrasador, é algo que me faz sentir extremamente errado e alienado da minha cultura. Claro que eu preferia ter uma "curte" com alguém, claro que eu preferia seguir as minhas "craves" das 3 da manha. Claro que eu preferia abraçar, beijar, tentar amar alguém... Óbvio que sim. Sou humano e tenho as minhas necessidades e tenho os meus sentimentos.

Mas sei que não tenho muito futuro em algo se o prender. O amor não pode ser preso nem funcionar como compensação para as inseguranças. Nós temos de ser os nossos próprios pilares mas também temos o direito a fraquejar como acontece. Mas temos o dever de saber vivermos à custa de nós próprios.

A vida dá muitas voltas e tanto estamos no céu como na lama e se dentro de nós não existir uma base forte que nos sustente no pior, como podemos esperar sobreviver às maiores dificuldades?

Voltando a perguntar mais uma vez. vale a pena amar como ensinamos à nossa juventude? Não tem de ser para sempre, não te apegues, age com indiferença, não cedas... Isso não me parece amor, parece mais encontrar o calor duma outra pessoa para os momentos de necessidade com ou sem cariz sexual e nos restantes ser frio, indiferente e afastado.

Isso não é amar, isso é seguir o interesse.

E pior é seguir o interesse e basear no interesse as nossas forças. Algo do género de "Sem ele eu não existia." Uma das frases tão comuns nas redes sociais hoje em dia. E depois as culpas são atiradas para o amor. Mas a culpa não é do amor. A culpa jáz na falta de autocontrolo, na falta de amor-próprio e sobretudo nos hábitos que ensinamos aos mais novos.

Com isto não quero denegrir ou mandar alguém abaixo. Quero apenas alertar e aumentar a consciência sobre o quão destrutivos os nossos métodos estão a ser. Espero que compreendam as minhas palavras e o que quero fazer e sejamos capazes de ensinar aos nossos amigos, ou filhos ou irmãos o verdadeiro valor do amor.

"To have faith is to trust yourself to the water. When you swim you don't grab hold of the water, because if you do you will sink and drown. Instead you relax, and float." - Alan Watts

Fingarfan, obrigada mais uma vez pelo teu excelente relato.

Continuo seriamente a questionar se tu terás mesmo 17 perto de 18 ;) Os teus pensamentos são simplesmente de uma alma muito evoluída, pelo menos sob o meu ponto de vista. Já trabalhei anos seguidos com jovens e acredita que "vejo" um jovem "diferente" logo à primeira vista. Normalmente eles são como as "ovelhas", andam em grupo, mas tu, tu és "diferente".

Refletes aqui sobre o Amor de uma forma simplesmente maravilhosa. As tuas palavras deliciosas expressam claramente aquilo que distingo ser o Amor e o Apego... é uma triste realidade, mas acho que muita gente ainda confunde estes dois conceitos. Amar é libertar... por isso tem que começar sempre por nós. Como será possível amarmos os outros intensamente se não nos amamos a nós próprios? Para mim isto é paradoxal... só quando  Amor que sentimos por nós próprios começa a transbordar de dentro para fora é que estamos preparados para Amar o outro!

Simplesmente genial!! Bem-hajas pela tua contribuição neste fórum.
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

#2
Fingarfan, antes de mais, deixa-me dizer-te que amei esta tua reflexão. É maravilhosa, simplesmente. E eu também tenho sérias dúvidas sobre a tua idade, aliás como já referi noutros tópicos. ;)

Acho que te referes ao Amor que é "ensinado" como uma necessidade de dependermos de alguém. Mesmo a "curte", não sei se já reparaste ou já aconteceu, mas na adolescência naquele momento da "curte" a pessoa pode sentir-se especial, "amada", porque a outra a escolheu para curtir. A mesma coisa nos casos de uma noite, para a satisfação que referiste.
Na adolescência e não só, ao que se vê... ::)

Na minha opinião, estes episódios servem apenas como lições para a vida, por isso é que existem, não serão inúteis certamente. :P

Quantas vezes vemos pessoas a perdem o seu amor e respeito próprios em prol do Amor por alguém e de alguém? Isso será o verdadeiro Amor? Não, não me parece.

Temos de nos amar a nós, tratar e cuidar muito bem :), para termos a segurança, a força, o Amor que está dentro de nós para dar e estarmos preparados de braços abertos para receber. Às vezes isso não acontece ao mesmo tempo, por isso mesmo é que temos de ter nosso Amor, por nós.

Um grande bem-haja para ti, acho que até agora, este foi dos tópicos teus que mais gostei de ler. Excelente mesmo. :)

sofiagov
#3
Muito boa reflexão.... :)