Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.430
Total de mensagens
369.479
Total de tópicos
26.919
  • Purificação das Energias - Defumação (Como fazer)
    Iniciado por LilithP
    Lido 2.182 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Olá!
Aqui tem um post sobre como purificar as energias de uma casa utilizando defumação (ja que havia algumas pessoas a não saber como fazer, decidi escrever aqui tambem).

Acredita-se que a pratica da purificação com o fumo de ervas tem origem nos Nativos Americanos, no entanto, a utilização de incenso é praticada a muito tempo pelos hindus e por outras culturas.



Smudging, em inglês, é utilizar o fumo de certas ervas para limpar e purificar as energias. Tradicionalmente e para um efeito mais formal utiliza-se as ervas secas amarradas e acende-se uma ponta.

Hoje venho partilhar a minha cerimonia de defumação mais simples adaptada. Existem rituais mais complexos para propósitos específicos ou para purificações mais intensas quando existem entidades envolvidas. Esta que apresento é uma simples mas eficaz que utilizo.

Materiais e afins:
Incenso
Como é mais pratico e nem sempre se arranja as plantas secas, utilizo os pauzinhos de incenso que compro em lojas esotéricas.
Uso um incensario grande e seguro para ter a certeza que as cinzas não se espalham pelo chão e que não acontecem acidentes (o fogo purifica mas não é recomendável pegar fogo a casa).
Os melhores incenso para purificar e proteger são: salva (o meu favorito), manjerico, mirra, ambar, louro e benzoim (*cuidado pode ser tóxico em grandes quantidades*).
Quanto utilizo as plantas secas junto sal sempre que possível.

Portas e janelas
Como o fumo do incenso normalmente agita, agarra e leva consigo as energias negativas, é muito aconselhado deixar o máximo de janelas e portas abertas (porta da frente se possível também!).

Agua com sal
Sempre que me é possível termino a defumação de cada divisão salpicando a mesma com agua e sal (ou ate limpando o chão com agua e sal - utilizando uma esfregona e um balde).

Oração
Normalmente ao passar em cada divisão digo simplesmente "Que as energias negativas e nefastas saiam com o fumo do incenso e as positivas entrem e tomem o seu lugar", mas o ideal é cada um dizer algo que o faça sentir seguro. Uma oração especifica ou umas palavras formuladas por cada um como eu faço, serve. O importante é sentirmos que funciona e resulta.

Como proceder
O ideal é começar com o incenso no andar de cima se existir e passar em cada divisão no sentido dos ponteiros do relógio. Ir a cada canto da divisão e ate passar pela mobília repetindo a oração de vez em quando. Não se esqueçam dos cantos mais escuros, onde é provável existir acumulação de energia negativa.
Depois de passar em todas as divisões da casa, juntar as cinzas todas do incenso, juntar um pouco de sal e colocar longe de casa (pode ser no lixo mas tem mais simbolismo enterrar ou deitar em agua corrente - por exemplo, no mar).

Lembrem-se que o importante numa defumação (e outros rituais semelhantes) é sentirem que esta a resultar e sentirem-se confortáveis com os procedimentos e materiais!

Espero que seja útil!
Blessed be )0(
http://esotericbjarkan.blogspot.pt/
"Men have enslaved each other... since they invented gods to forgive them for doing it."
"Compassion for animals is intimately associated with goodness of character, and it may be confidently asserted that he who is cruel to animals cannot be a good man."

LilithP obrigada pela partilha.

Salva é a minha eleição também. Mas gosto, tal como os nativos, de cedro e erva-doce. Prefiro, no entanto, as folhas em detrimento dos paus de incenso, pois a diferença é visível. Não coloco sal, pois este tem a tendência para estalar e já aconteceu há muitos anos, queimar uma alcatifa por causa disso :(
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334


Excelente partilha, sempre uma óptima ajuda para os que sabem menos deste tema. Obrigado!

;D
O Homem é do tamanho do seu Sonho!

Citação de: Faty Lee em 13 julho, 2015, 08:33
LilithP obrigada pela partilha.

Salva é a minha eleição também. Mas gosto, tal como os nativos, de cedro e erva-doce. Prefiro, no entanto, as folhas em detrimento dos paus de incenso, pois a diferença é visível. Não coloco sal, pois este tem a tendência para estalar e já aconteceu há muitos anos, queimar uma alcatifa por causa disso :(
Obrigada por partilhares tambem :)
Eu tambem prefiro as folhas e sticks de defumação mas para os mais iniciantes, os pauzinhos ou cones servem e sao mais faceis! xP

Ahh isso do sal estalar nunca me aconteceu mas irei ter mais atenção para evitar que isso aconteça...

Ainda bem que gostaram do topico :)
http://esotericbjarkan.blogspot.pt/
"Men have enslaved each other... since they invented gods to forgive them for doing it."
"Compassion for animals is intimately associated with goodness of character, and it may be confidently asserted that he who is cruel to animals cannot be a good man."

Puca
Eu uso muito o louro, e junto um pouquinho de alecrim (a erva da alegria), mas também porque estão sempre á mão aqui no quintal. O Sal não uso tanto pois tenho muita madeira em casa e o Sal resseca muito e estraga, mas tenho pedras de sal espalhadas por todo o lado.

Bom tópico.

O alecrim tambem é muito bom :3 o louro uso mais para fazer pedidos e nao tanto para defumações porque louro é uma erva que atrai sorte e ajuda a realizar desejos xp mas um dia irei experimentar numa defumação!
http://esotericbjarkan.blogspot.pt/
"Men have enslaved each other... since they invented gods to forgive them for doing it."
"Compassion for animals is intimately associated with goodness of character, and it may be confidently asserted that he who is cruel to animals cannot be a good man."

obrigada pela partilha! Eu tenho incenso 7 ervas e a senhora disse-me para usar 9 dias seguidos. Vou utilizar a tua oração, LilithP, se não te importares. É mais fácil de decorar e expressa exactamente o que se quer :)

http://esotericbjarkan.blogspot.pt/
"Men have enslaved each other... since they invented gods to forgive them for doing it."
"Compassion for animals is intimately associated with goodness of character, and it may be confidently asserted that he who is cruel to animals cannot be a good man."