Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.431
Total de mensagens
369.480
Total de tópicos
26.919
  • Universalidade da fé
    Iniciado por Fingarfan
    Lido 796 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Olá a todos :)

Eu já tenho estas ideias há uns dois ou três anos mas ultimamente tenho-as alargado para mais longe. E deixando a pedra cair com toda a força, todas as fés são apenas faces da mesma moeda.

As diferenças que encontramos têm a ver a nível da "definição" do criador e de quem o acompanha, ou a nível histórico cultural e social. Umas limitações um bocado fúteis até, não concordam?

Então digo isto porquê.

Porque todas revolvem ao mesmo, todas revolvem ao ser, ao Homem voltar à fonte, amar, perdoar e ter fé. Bastante!

Há um termo interessante no hinduísmo chamado "Ahimsa" que se traduz em algo na ordem de "Não fazer mal a nenhum ser". E no cristianismo somos ensinados algo que vai de acordo a estas palavras: "Não faças aos outros aquilo que não queres que te façam a ti".... E o mesmo podemos dizer do Taoismo, Budismo e Islamismo (embora não me lembre dos termos exatos que eles usem) :)

E aliás, até há um mantra muito interessante e bonito que é "Lokah Samastah Sukhino Bavanthu". Que se traduz para: "Que todas as minhas ações contribuam para a felicidade de todos os seres."

Mas o mais bonito de tudo o que li até agora é esta...



O cristianismo e o islamismo têm ambos uma definição de inferno e céu, e o Arcanjo Miguel é comum às duas religiões. E até uma certa ironia, segundo o Quran, a terra é Dunya, um espaço feito para nos quebrar e fazer sofrer para estarmos preparados para irmos para o próximo patamar de evolução... Lembra alguma coisa? ::)

Acabando então com algo que me lembro do nosso companheiro Incertus ter apontado num tópico:

Na bíblia temos a Palavra, no Hinduísmo temos o OM. É de notar a semelhança nesses aspetos, em que tudo se resume a um som simples, a música...

(Não consegui citar porque não me lembro das palavras exatas, mas era algo na ordem disto)

Tudo de bom!


Fonte da imagem: http://ajovepgaranhuns.blogspot.pt/2012/04/marcos-923.html
"To have faith is to trust yourself to the water. When you swim you don't grab hold of the water, because if you do you will sink and drown. Instead you relax, and float." - Alan Watts

Há um livro muito interessante de um antropólogo chamado Bronislaw Malinowski, chamado "Magia, Ciência e Religião" que de uma forma muito clara, trabalha e define esses conceitos... A coisa não é assim tão simples... Os homens criam os deuses a sua medida.
deixo o link
http://pt.slideshare.net/edgararruda/bronislaw-malinowski-magia-ciencia-e-religiao-pdftexto
boas leituras
Tokobá
"Sabemos o que está certo, sabemos o que está errado, fazemos o que esta certo e evitamos o que está errado"

#2
já eu tenho a panca de encontrar coincidências em todo lado...  ::)

CitaçãoEu já tenho estas ideias há uns dois ou três anos mas ultimamente tenho-as alargado para mais longe.

2015 menos 2 ou 3 anos = fins de 2012 princípios de 2013...  ::)

você é mais uma prova empírica viva de que os maias tinham razão e que a partir dessa altura os seres humanos iam expandir a consciência... tal como você próprio afirma...  ::) ...parabéns...  ;)

CitaçãoNa bíblia temos a Palavra, no Hinduísmo temos o OM. É de notar a semelhança nesses aspetos, em que tudo se resume a um som simples, a música...

obrigado pela referencia... isso está num tópico que nunca teve nenhuma resposta...  ::) ...abusei um bocadinho nele sabe... os conceitos que lá deixei são ainda mais "quentes" do que a ideia de a terra ser plana...  ;)

CitaçãoNo cristianismo a origem é a "PALAVRA", no induísmo é o "OM", para os egípcios é o "CÂNTICO". Tudo parece resumir-se ao som.
https://portugalparanormal.com/index.php/topic,31319.0.html

efectivamente tudo parece resumir-se ao som... ou se formos mais "técnicos"... à vibração... e inclusive até a ciência parece concordar visto afirmar que tudo vibra...  ;)

também todas as religiões parecem ter uma origem comum... isso está provado na sua "filosofia"... e para isso apenas encontro duas possibilidades...

1ª - Estamos a falar do mesmo "deus" ou "criador"... apenas variam ligeiramente as opiniões sobre determinados pontos que na verdade nem interessam para nada... e na maioria das vezes nem têm nada a ver com "deus"...  ::)

2ª - Existiu uma civilização global na terra à vários milhares de ano... tecnologica e cientificamente avançada... e a determinada altura correu o risco de ficar extinta... por um motivo qualquer, no entanto estou inclinado a pensar que foi por causa de um "diluvio"...  ::) ...os que restaram... recuperaram tudo o que conseguiram dos destroços... inclusivamente os livros de história e de ciências... então... em vários pontos do mundo em simultâneo... várias comunidades isoladas umas das outras tiveram de recomeçar e reconstruir tudo... e ainda que tenham recomeçado sensivelmente com "as mesmas bases"... ao fim de alguns milhares de anos a "coisa" ramificou-se em várias vertentes... ou perspectivas da mesma coisa...

bom tópico, abraço
a minha religião é a verdade...

Bom tópico.

O fato de tres religiões serem monoteístas e terem a mesma raiz (Abraão), já mostra a tendência de terem crenças semelhantes.
O Budismo e Hinduísmo, não conheço em profundidade mas ambos acreditam na reencarnação.
Vamos aguardar a opinião de mais colegas nossos.
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

A reencarnação é algo mais incongruente em relação às religiões monoteístas, mas até que ponto?

Se alguém bem entendido na área souber apontar onde está escrito que só há uma passagem por este plano, ficava muito agradecido. Porque estar escrito ou ser passado de geração em geração como um dogma é muito diferente... E abre portas a novas possibilidades :)
"To have faith is to trust yourself to the water. When you swim you don't grab hold of the water, because if you do you will sink and drown. Instead you relax, and float." - Alan Watts

Citação de: Fingarfan em 16 junho, 2015, 22:55
A reencarnação é algo mais incongruente em relação às religiões monoteístas, mas até que ponto?

Se alguém bem entendido na área souber apontar onde está escrito que só há uma passagem por este plano, ficava muito agradecido. Porque estar escrito ou ser passado de geração em geração como um dogma é muito diferente... E abre portas a novas possibilidades :)

você agora fez-me rir...  :) ...pois fez-me lembrar a teoria da terra ser um globo...  ::) ...será que está escrita ou foi passada de geração em geração como um dogma?  ;)

...mas a sua pergunta efectivamente tem muita pertinência... tanto quanto eu me lembre nunca li em lado nenhum que só há uma passagem por este plano... mas também não é como que eu fosse "bem entendido" na área...  :P ...no entanto também não me lembro de ler em lado nenhum que pode existir uma segunda passagem por este plano... o próprio Cristo...  ressuscitou (reencarnou) e subiu aos céus...

ou seja... reencarnamos... mas em outro plano... tal como a teologia afirma... ou "reencarna" no céu... ou reencarna no inferno... o espiritismo propõe que voltamos a reencarnar na terra sucessivas vezes...  mas não nos podemos esquecer que é uma "visão mais recente" da coisa...  ::)

para mim... todas as hipóteses permanecem em aberto...  :-\
a minha religião é a verdade...

#6
Reencarnar e Ressuscitar são dois conceitos completamente diferentes. Ressureição é resurgir dos mortos, Reencarnar é voltar a vida com o nascimento.Quem nunca esteve na terra encarna, quem repete de ano volta e reencarna.O Mestre Jesus não reencarnou na terra ele encarnou, porque só cá esteve uma vez. Os mundos onde ele fez a sua evolução foram outros. Todos esses missionários das mais diversas religiões, Hinduismo, Budismo, Taoismo, Confucionismo, Zoroastrismos entre muitas outras foram Espiritos Superiores que pertencem a Pleiade do Mestre Jesus e foram enviados por ele para ensinar essas religiões conforme a necessidade dos povos. Se reparamos todas elas têm muitas coisas em comun.  O Novo Testamento está cheio de indicios que há reencarnação. A prova mais clara está na conversa do Mestre Jesus com Nicodemos.  Uma pesquisa no livro de Ian Stevenson que se chama 20 casos sugestivos de reencarnação também nos dá uma ideia clara da sua existencia. Como se costuma dizer o maior cego é aquele que não quer ver
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.

nao se importa qual a religiao que se segue...
das tantas religioes existem mentiras e verdades mas o que importa e o seu moral da historia

se eu seguir pelas historias, posso dizer "inferno" nao existe, ja que deus nao quer ver ninguem sofrer... penso que essa afirmacao nao e aceite, porque na historia diz que existe "inferno" mas na historia tambem diz que deus nao quer ver ninguem a sofrer... eu prefiro apenas seguir o seu moral "nao fazer o mal" ou "fazer o bem"

CitaçãoReencarnar e Ressuscitar são dois conceitos completamente diferentes. Ressureição é resurgir dos mortos, Reencarnar é voltar a vida com o nascimento.Quem nunca esteve na terra encarna, quem repete de ano volta e reencarna.O Mestre Jesus não reencarnou na terra ele encarnou, porque só cá esteve uma vez.

honestamente... estava a escrever isso e pensei precisamente que o exemplo não era o melhor... mas como não me lembrei de outro...  :P

efectivamente tem toda a razão...  :)

...
a minha religião é a verdade...

Tecnicamente o inferno não existe, existe sim regiões inferiores de sofrimento que as pessoas chamam de inferno devido ao termo Católico. Mas não há infernos eternos, isso é o conceito do Deus tribal e o Mestre Jesus veio-nos mostrar o verdadeiro Deus.O Deus do Amor. A semeadura é livre, mas a colheita   é obrigatória. Deus, Pai de infinita bondade não pune, nós é que nos puninos a nós proprios quando o véu levanta e temos maior clareza das coisas. Quantos de nós ainda estamos de pé devido a debitos congelados pela Espiritualidade devido ao bem fizemos? O bem que fizermos apaga o mal que tivermos feito para trás! Estamos a espera de que para fazer um esforço e tornarmo-nos pessoas melhores?
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.

sofiagov
parabéns um excelente tópico  :)

Obrigado a todos pelas respostas, foi uma ótima contribuição :)
"To have faith is to trust yourself to the water. When you swim you don't grab hold of the water, because if you do you will sink and drown. Instead you relax, and float." - Alan Watts

Citação de: misticopt28 em 17 junho, 2015, 03:46
O bem que fizermos apaga o mal que tivermos feito para trás! Estamos a espera de que para fazer um esforço e tornarmo-nos pessoas melhores?

Estou plenamente de acordo! Toca a trabalhar! :D

Parabéns pelo excelente tópico, Fingarfan! :)