Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.432
Total de mensagens
369.480
Total de tópicos
26.919
  • Debate sobre o significado de existir.
    Iniciado por silknet
    Lido 6.142 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
CitaçãoQuanto ao "naco de carne" é coisa que não posso afirmar ou desafirmar porque já vi que isso mete aliens e não estou dentro do assunto.

perdão?  :-\

o amigo está a brincar ou isto foi só uma tentativa de insulto?  :-\

em que medida é que o caso de uma pessoa deitada numa cama a "vegetar"...  tal e qual um "naco de carne"... eventualmente porque teve um acidente... é um caso que "mete aliens"?  :-\

a mim está é a querer-me parecer que o amigo está a tentar provocar-me... e por isso tinha vontade de lhe responder em sentido "poético figurado"... ;)

talvez o amigo seja como muitos que para aqui vêm descarregar as suas "frustrações existenciais" para cima de mim... apenas porque não têm a consciência suficientemente expandida para conseguir conceber o mundo de uma perceptiva mais alargada  ... se assim for, tenho pena... não considerei isso de si... mas garanto-lhe que se eu consegui expandir a consciencia... qualquer um consegue...  ;)

já se apenas percebi mal, peço-lhe desculpa...

mas de uma forma ou de outra garanto-lhe uma coisa... para mim... qualquer pessoa que me diga que não acredita em aliens... é mais estúpido que uma porta... o que acredito não ser o seu caso... pelo menos não tinha essa ideia de si pelas conversas que temos tido...

ainda assim... não tinha intenção de puxar os "aliens" para a conversa... mas já que o amigo insiste...  ::)

Citação26 E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.

...portanto... fazendo um raciocínio de lógica que um puto de 4 anos percebe...  ::)

"DEUS" à só um... certo?

e este está a "MANDAR" fazer o homem à imagem e semelhança DELES... portanto... são mais do que um...

se são mais do que um NÃO SÃO DEUS... que é ÚNICO...

e o homem ainda não existia... presume-se então que eles NÃO eram humanos...

então se eles não eram humanos... mas eram inteligentes e tinham a capacidade tecnológica de "fazer um homem"... e nós não conhecemos outra raça neste planeta com essa capacidade nem assim tão inteligente...

penso que qualquer gajo com o mínimo de 2 neurónios conclui que eram EXTRATERRESTRES... ou se preferir "aliens"...

CitaçãoImaginem o que pensará um animal não humano sobre a sua existência.

pergunto eu então...

o que pensaram esses "animais" "não humanos" que nos criaram sobre a sua existência? e sobre a nossa?  ::)
a minha religião é a verdade...

#16
Lembrei me daquela teoria que me mandou das cadeias alimentares. E quando vi essa palavra lembrei me logo disso :-P
(não. Não foi insulto.. Pensei mesmo que estava a falar disso, por já ter usado a mesma palavra mo mesmo contexto de aliens. Não tome a mal)

Puca
Caro Pressplay,

CitaçãoMas há muitos casos relatados (agora não tantos felizmente)  de crianças criadas por animais. Apenas agem por instintos primitivos, logo a lógica e o pensamento não lhes cabe. Elas existiram sem pensar do ponto de vista de racionalizar as coisas.

Então acha que estas crianças não pensam? Que os animais não pensam? Se não pensassem nem sequer sobreviviam. Como é que os animais se organizam para caçar? Quantos cálculos matemáticos faz um gato, para saltar de um ponto para outro sem falhar? Como poderiam as aves migrar? Como é que um animal cria uma criança? Como é que o meu gato faz dia guia á minha cadela cega? Entre muitos outros exemplos.

Racionalizar é diferente de pensar. Racionalizar é algo que a mente humana faz com os seus pensamentos. :)

#18
Daí ter explicado onde queria chegar com a palavra "pensar". Para não haver dúvidas.
Não obstante da confusão de palavras, não é muito unânime entre cientistas que os animais pensem. Muitos dizem que sim, muitos dizem que vemos isso devido à ligação afectiva com os animais domésticos (especialmente gatos e cães).

Pessoalmente agora... Acho que a maioria dos animais não pensa, (entenda se os que não são humanos). Penso que as coisas na maioria dos animais é inata, logo eles não precisam de qualquer tipo de aprendizagem para sobreviver.. As ferramentas nascem todas com eles. Obviamente há mais evoluídos que outros :caso dos primatas, elefantes, golfinhos etc.
De qualquer maneira nenhum destes raciionaliza. Como as crianças que foram encontradas no seio de animais. Isto também diz muito da nossa especie. O nosso valor e potencial só é atingido em sociedade, em interacção com os outros. Por isso acho que existir e coexistir para mim são a mesma coisa.

Os animais não nascem com as ferramentas todas eles tambem crescem a aprendem como nós. Basta ver uns programas sobre a vida selvagem para entender isso. A arrogância do ser humano é que necessita de inferiorizar os animais para nos fazer sentir superiores. Não tenho qualquer duvida que o meu Labrador é mais inteligente que muitas pessoas que andam por ai

Citação de: flexter em 21 junho, 2015, 16:15
Os animais não nascem com as ferramentas todas eles tambem crescem a aprendem como nós. Basta ver uns programas sobre a vida selvagem para entender isso. A arrogância do ser humano é que necessita de inferiorizar os animais para nos fazer sentir superiores. Não tenho qualquer duvida que o meu Labrador é mais inteligente que muitas pessoas que andam por ai
É um tipo de discurso que não apoio. Mas lá está. É a opinião de cada um. Aqui não na verdades universais. Puxando a brasa para outros temas, a mim entristece me que a vida animal (não humano) tenha atingido uma igualdade importância em termos de existência quanto a nossa. Mas dizer isto na Internet é proibitivo.. Pelo que já vi. Eu coloco a vida humana, qualquer uma acima dos restantes animais, mas claro isto é uma opinião pessoal. Porque este movimento que se tem gerado em torno dos animais, em muita coisa é um pouco contraditório.. Porque na verdade aqui só estamos preocupados com o gato, cão, periquito e pouco mais... O resto desde que venha um cubetes no supermercado, não interessa como lá chegou. São opiniões ;-)

CitaçãoPessoalmente agora... Acho que a maioria dos animais não pensa

já vi que não lida muito com animais...  ;) ...se lida-se teria uma opinião contrária... (lidar com animais não é apenas ir levar-lhes a comida  ::))

Citação(não. Não foi insulto.. Pensei mesmo que estava a falar disso, por já ter usado a mesma palavra mo mesmo contexto de aliens. Não tome a mal)

amigo pressplay...  :) ...eu gosto de si... francamente... e gosto de debater consigo... e eu é que lhe peço que não me leve a mal alguma resposta mais "rude" da minha parte... mas como já lhe expliquei em privado... "gato escaldado de água fria tem medo... ::)" ...e nos últimos tempos eu tenho sido vitima de bullling  ;) ...por parte de alguns imbecis que por cá aparecem apenas para me comer a cabeça... alem de não acrescentarem nada de útil aos temas... ainda fazem tudo e mais alguma coisa para desviar os assuntos para parvoíces... e afirmar coisas que eu não digo...

talvez esteja a ser paranóico... mas às vezes parece mesmo que são pagos para me vir comer a cabeça...  ::) ...e isso a ser verdade ia-me deixar tÃAAooo orgulhoso...  ;)

mas você realmente apresenta argumentos e parece querer debater os assuntos, por isso fica desde já prometido que não lhe vou levar a mal futuras "caneladas"...  ;) ...mas também o previno para comprar uma caneleiras...  ;D

off tópics à parte... quem não pensa são os humanos... os animais pensam e muito... e mais do que pensar... tenho a certeza que conseguem "racionalizar" (de acordo com a nossa perspectiva) algumas coisas...
a minha religião é a verdade...

Puca
Pois...eu não creio que o ser humano seja mais importante ou mais especial do que qualquer outro ser vivo, animal ou vegetal. Sorry, humanos, para mim estão todos no mesmo patamar. :)

#23
Gostava muito de debater mais sobre os animais mas para isso acho que se entrava num offtopic aqui. Mas participarei com todo o gosto num futuro tópico sobre se os animais devem ter ou não igualdade sobre a raça humana.

Em relação à existência já disse a minha opinião muito sucinta. Penso que a nossa existência (verdadeiramente humana) se baseia numa intensa interacção social, em que cada nova geração tem o prazer de herdar o resultado das anteriores  (em conhecimento, em debate, etc). E a experiência de existir só se torna uma verdadeiramente numa "vida" , consoante nos predisposermos a interagir com os outros. Ou seja.. Eu penso, logo existo e coexisto.(a interacção com outras existências é a garantia da minha)

Incertus sou nascido e criado no campo. A minha experiência e que não pensam. Mas deixemos isso noutro tópico, diria eu.

Puca
Para mim é mais assim: "Eu tenho vida, logo existo", tal como uma couve, um rato ou uma formiga. O coexisto é opcional, não considero factor determinante para a existência.

Mas atenção é naturalíssimo o ser humano sobrevalorizar a sua presença no Universo, até porque é a nossa espécie, sentimos na pele a experiência da vida como humano.


CitaçãoIncertus sou nascido e criado no campo. A minha experiência e que não pensam. Mas deixemos isso noutro tópico, diria eu.

eu também... e pela minha experiência você é uma daquelas pessoas que sempre pensaram assim de forma a conseguirem viver com as culpas de tratar-mos tão mal os animais... tal como o amigo sabe, pois nasceu no campo...  ;)

CitaçãoEu penso, logo existo e coexisto

voce já está a inventar "teorias"...  ::) ou modificar teorias existentes... mas é mesmo assim que eu gosto das coisas...  ;)

Citaçãoa interacção com outras existências é a garantia da minha

então... se tomar-mos em conta o que andamos a fazer aos animais estamos todos condenados ao inferno... é isso?  ::)

a minha religião é a verdade...

#26
Se é do campo e teve animais. Que vão ser consumidos, feliz ou infelizmente aprende a perder  vínculo com estes. Alguém tem de sujar as mãos para as cubetes terem carne nos supermercados. Se todos fossemos uns "sensíveis" seríamos todos vegetarianos.. Mas a verdade é que não somos. A carne aparece processada e a malta ainda pensa que vem das árvores :-P mas guardo outras palavras para o tópico apropriado. (isto não implica que não tenha respeito pela vida animal, poderá ser diferente da sua e igual à  de outros certamente.)

Em relação à teoria. Como disse é uma opinião minha. Se é coincidente ou não com alguém do passado, nunca pesquisei sobre o assunto. Só usei palavras já ditas aqui para explicar o meu ponto de vista. Aqui não há ciência.. Há moral e como já disse não há verdades universais.  

Creio que não percebeu onde quis chegar com a última citação. O que quero dizer que podemos acreditas e comprovar na existência racional contactando com outras. E que esta depende necessariamente das outras porque não se constrói do nada. Daí o exemplo das crianças criadas por animais. Em suma, a nossa existência racional  dependente de outras (da interacção social).


CitaçãoSe é do campo e teve animais. Que vão ser consumidos, feliz ou infelizmente aprende a perder  vínculo com estes. Alguém tem de sujar as mãos para as cubetes terem carne nos supermercados. Se todos fossemos uns "sensíveis" seríamos todos vegetarianos.. Mas a verdade é que não somos. A carne aparece processada e a malta ainda pensa que vem das árvores :-P mas guardo outras palavras para o tópico apropriado. (isto não implica que não tenha respeito pela vida animal, poderá ser diferente da sua e igual à  de outros certamente.)

você arremata a conversa dos bichos com essa frase... mas ainda assim não diz tudo...  :P

vou-lhe contar uma "história"...  :)

à uns dias atrás levei 2 gatas (com um mês de idade) a uma pessoa amiga que aceitou ficar com elas... pois eram de uma "gata de rua" que não é de ninguém... mas foi parir onde normalmente vai comer...  ;)

entretanto ontem essa pessoa convidou-me para ir "visitar os gatinhos"...

:-\ ...ao que eu respondi... "isso cheira-me a esturro..."  :-\

ao que ela me respondeu: "não... aham... é que tenho lá 20 pitos para matar... mas só arranjo quem me venha ajudar a come-los..."

CitaçãoSe todos fossemos uns "sensíveis" seríamos todos vegetarianos.. Mas a verdade é que não somos. A carne aparece processada e a malta ainda pensa que vem das árvores

deixe-mo-nos então de ser hipócritas... e em vez de andar-mos a dizer que "os animais não pensam"... "logo não existem"... "logo não sentem dor"... e outras MENTIRAS do género... vamos simplesmente acabar com a industria da carne de uma vez por todas... e quem quiser bolota... atrepa....  ;)

viramos todos vegetarianos? ...e então?  :-\ ...qual é o problema? gosta de "rilhar" uma boa costeleta?  ::)

então também vai ter que matar o reco...  ;)

e aí sim... vai ver como as mentalidades mudam num instantinho...  ;)

CitaçãoEm relação à teoria. Como disse é uma opinião minha. Se é coincidente ou não com alguém do passado, nunca pesquisei sobre o assunto. Só usei palavras já ditas aqui para explicar o meu ponto de vista. Aqui não há ciência.. Há moral e como já disse não há verdades universais. 

Creio que não percebeu onde quis chegar com a última citação. O que quero dizer que podemos acreditas e comprovar na existência racional contactando com outras. E que esta depende necessariamente das outras porque não se constrói do nada. Daí o exemplo das crianças criadas por animais. Em suma, a nossa existência racional  dependente de outras (da interacção social).

aqui arremato-lhe a conversa com um nome... Tarzan...  ::)

foi criado por animais... no entanto a moral dele estava bem acima dos outros humanos que ele conheceu já em adulto...  ;)

a minha religião é a verdade...

#28
Não discuto lendas que viraram filmes :-P quando há espaço para meter um ponto e uma vírgula as coisas para mim ficam sem credibilidade. Mas com uma rápida pesquisa vê história documentadas e estudadas. Os filmes já foram à tarde ;-) e claro está não ponha palavras na minha boca, uma vez que não entendeu, porque não disse.. De que forma respeito os animais. Fica a ideia que sou um psicopata de galinhas
:-D terá de ser noutro dia.. Mas já vi o tópico

Puca
Oh amigo Incertus, o que é o reco?

Dou graças por ser vegetariana...e vivo no campo...e tenho galinhas...vêm ao colo...dão bicadinhas de amor...coexisto com os animais...e não os vou comer...será que não existo?.......! ;)