Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.426
Total de mensagens
369.471
Total de tópicos
26.918
  • Não sei o que é o tempo - Bernardo Soares
    Iniciado por SaraRS
    Lido 1.484 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Não sei o que é o tempo. Não sei qual a verdadeira medida que ele tem, se tem alguma. A do relógio sei que é falsa: divide o tempo espacialmente, por fora. A das emoções sei também que é falsa: divide, não o tempo, mas a sensação dele.
(...)
Julgo, às vezes, que tudo é falso, e que o tempo não é mais do que uma moldura para enquadrar o que lhe é estranho. Na recordação, que tenho da minha vida passada, os tempos estão dispostos em níveis e planos absurdos. (...)
Emaranha-se-me a consciência se penso nestas coisas. Pressinto um erro em tudo isto, não sei, porém, de que lado está. É como se assistisse a uma sorte de prestidigitação, onde, por ser tal, me soubesse enganado, porém não concebesse qual a técnica ou mecânica do engano.
(...) Penso se um homem que medita devagar dentro de um carro que segue depressa está indo depressa ou devagar. Penso se serão iguais as velocidades idênticas com que caem no mar o suicida e o que se desequilibrou na esplanada. (...)
São considerações inúteis? Bem o sei. São ilusões da consideração? Concedo. Que coisa é esta que nos mede sem medida e nos mata sem ser? E é nestes momentos, em que nem sei se o tempo existe, que o sinto como uma pessoa, e tenho vontade de dormir.


Bernardo Soares, 1932

Citação de: SaraRS em 04 junho, 2015, 19:40
. Que coisa é esta que nos mede sem medida e nos mata sem ser? E é nestes momentos, em que nem sei se o tempo existe, que o sinto como uma pessoa, e tenho vontade de dormir.

Nem sei como alguém consegue ter esta consciência ... Só revela praticamente que tudo é Ilusão

agradeço de verdade
A verdade doi, mas liberta

e já dizia o outro...  ::)

"O tempo perguntou ao tempo quanto tempo o tempo tem... e o tempo respondeu ao tempo que o tempo tem tanto tempo quanto o tempo que o tempo tem..."  ;)
a minha religião é a verdade...

sofiagov
Citação de: incertus em 04 junho, 2015, 22:31
e já dizia o outro...  ::)

"O tempo perguntou ao tempo quanto tempo o tempo tem... e o tempo respondeu ao tempo que o tempo tem tanto tempo quanto o tempo que o tempo tem..."  ;)

;D ;D

Citação de: KALKI em 04 junho, 2015, 21:44
Nem sei como alguém consegue ter esta consciência ... Só revela praticamente que tudo é Ilusão

Sim, tudo é ilusão...como dizia ele quanto ao mundo exterior " existe como um actor no palco: está lá mas é outra coisa"
O tempo é apenas uma "medida"...que passa nem se sabe bem para quê...nem para medir o quê, nem porquê.
Mas existe, faz parte da nossa dimensão. Faz com que haja um nascimento, uma vida e uma morte.
A sua importância não sei bem qual é. Para mim o que importa é o que se É, o que se Sente... o acto em si, que aconteceu, que existe, que se VIVEU.
Se existiu ontem, anteontem? 2 horas? 2 anos? Não importa... Tudo o resto alheio aos factos em si e respectivos sentimentos não importa... são pormenores deste mundo.

A medição do tempo ajuda o ser humano a organizar a vida em sociedade. Mas de fato é uma ilusão, pois o tempo não existe.
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem