Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.432
Total de mensagens
369.481
Total de tópicos
26.919
  • Factos surpreendentes sobre os sonhos
    Iniciado por Faty Lee
    Lido 3.792 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Factos surpreendentes sobre os sonhos

Todas as noites, a nossa consciência fica mais ténue ao deitar e volta a estar mais presente quando acordamos. Enquanto descansamos, o nosso cérebro continua bastante ativo durante a noite e parte dessa atividade cerebral gera imagens reais e, por vezes, assustadoras durante a fase do sono REM (Rapid Eye Movement, ou movimento rápido dos olhos), a que chamamos de pesadelos. Em média, passamos 19,3 anos da nossa vida nesta fase de "transe" que denominamos de dormir e, apesar desse tempo representar quase 1/3 da nossa vida, ainda pouco se sabe sobre o que se passa no nosso cérebro durante o sono. Em seguida, apresentamos 15 factos sobre os sonhos.


1. Sonhos que trazem pressentimentos

Diversas pesquisas já realizadas indicam que 18% a 38% das pessoas já tiveram um sonho premonitório – no qual é possível prever algo que está para acontecer a partir de perceções que envolvem a assimilação de informações futuras que não são racionalizadas – pelo menos uma vez e 70% já experienciaram um déjà vu. No entanto, a percentagem de pessoas que acredita que é possível ter pressentimentos através dos sonhos é ainda maior, ficando entre 63% e 98%.

2. Os sonhos traduzem emoções

Entre todas as emoções que podemos vivenciar durante um sonho, a mais comum delas é a ansiedade. Além disso, os sentimentos negativos costumam manifestar-se com mais frequência do que os positivos. Há também temas mais comuns nos sonhos, com situações relacionadas à escola, ser-se perseguido, experiências sexuais, quedas, acidentes, mortes, entre outros. Não se sabe se os sonhos mais violentos são mais emocionalmente carregados para uma pessoa que sonha a cores ou a preto e branco.

3. Homens e mulheres sonham de maneira diferente

Os homens têm uma tendência a sonhar mais com o sexo masculino – cerca de 70% dos personagens dos sonhos dos homens são outros homens. Enquanto isso, as mulheres costumam apresentar um equilíbrio entre homens e mulheres nos seus sonhos. Ainda, o público masculino costuma sentir emoções mais agressivas do que as mulheres enquanto sonham.

4. Os sonhos são simbólicos

Desvendar o significado dos sonhos é uma tarefa que muitos procuram. Aqueles que se preocupam em encontrar uma explicação para o que vivemos durante o sono sabem que eles são constituídos de uma linguagem profundamente simbólica. A verdade é que, qualquer que seja o elemento com que sonhamos, certamente ele representa algo muito distinto do próprio elemento sonhado.


5. Todas as pessoas sonham

Todas as pessoas têm a capacidade de sonhar (exceto casos extremos de problemas psicológicos) e, se você acha que não passa por essa experiência, é porque está simplesmente você não se recorda dos seus sonhos.

6. Esquecemo-nos de 90% dos sonhos

Cinco minutos depois de acordar, já não nos lembramos dos nossos sonhos e 10 minutos depois, 90% das memórias dissipam-se. Parece um desperdício de sonhos, pois podemos ter entre 3 a 7 sonhos numa noite e, ainda por cima, em média, passamos cerca de 6 anos da nossa vida a sonhar.

7. Não sonhamos todos a cores

Cerca de 12% das pessoas apenas sonham a preto e branco e os restantes a cores. Não se sabe a razão das pessoas sonharem a preto e branco, mas a verdade é que isso acontece. Curiosamente, estudos realizados entre 1915 e 1950 apontavam que a maior parte das pessoas sonhava em preto e branco, mas isso começou a mudar a partir da década de 1960. Atualmente, apenas 4,4% dos sonhos de pessoas com menos de 25 anos são a preto e branco. Pesquisas recentes acreditam que isso seja um reflexo da modernização do cinema e da televisão que passaram a ser exibidos a cores.

8. Quando sonhamos o corpo está paralisado

Nos primeiros 90 minutos a dormir, passamos por algumas fases de sono leve e sono profundo. Depois disso, entramos na fase REM, durante a qual o nosso corpo fica paralisado, pois a libertação de certos neurotransmissores é bloqueada e os músculos maiores deixam de funcionar. Há no entanto, pessoas nesta fase REM em que os neurotransmissores não são bloqueados e acabam por exprimir com o corpo o sonho que estão a ter. A fase REM é aquela em que o cérebro está mais ativo.


9. As mulheres têm mais pesadelos que os homens

Um estudo, realizado pela psicóloga Jennie Parker da Universidade de West of England, mostrou que as mulheres têm mais pesadelos do que os homens. As mulheres não só reportaram mais pesadelos, como também que os seus pesadelos são mais intensos que os dos homens.

10. As pessoas invisuais também sonham

Pessoas que ficaram invisuais depois de nascerem vêem imagens nos seus sonhos. As pessoas que nasceram invisuais não vêem imagens, mas os seus sonhos são igualmente vívidos e envolvem outros sentidos como o som, cheiro, toque e emoções.

11. Os animais também sonham

Foram feitos estudos com diversos animais e todos eles mostraram que os animais produzem as mesmas ondas de atividade cerebral que os humanos durante o sono. Se observarem um cão a dormir a dada altura podem ver as patas a mexerem como se estivessem a perseguir alguma coisa no sonho.

12. Estímulos externos invadem os sonhos

Chama-se a este fenómeno de Incorporação no Sonho e é o que explica que, por exemplo, um som que ouvimos na realidade venha parar ao nosso sonho. Outro exemplo, menos externo, seria a sensação de sede que sentimos realmente ser incorporada no sonho. Há relatos de pessoas que sonham ter sede e no sonho bebem água para aliviar a sensação, mas pouco tempo depois a sede volta e voltam também a beber água entrando num "loop" no sonho. A sensação só passa depois de acordarem e beberem realmente um copo de água.


13. Mulheres e homens sonham com sexo o mesmo número de vezes

Diz-se que os homens pensam mais em sexo que as mulheres durante o dia mas, independentemente disso, um estudo de 2007 provou que os homens não sonham mais com sexo do que as mulheres. Há, no entanto, uma diferença no tipo de sonho entre os dois sexos – as mulheres têm mais tendência a sonhar com relações com celebridades, ex-namorados e namorados atuais e 90% dos homens sonham com mulheres mais novas.

14. Nos sonhos só vemos caras que já conhecemos

A nossa mente não inventa caras, nos sonhos vemos caras reais de pessoas reais que vimos durante a nossa vida, mesmo sem sabermos ou lembrarmos. Todos vemos centenas de milhares de caras durante a vida o que dá ao nosso cérebro uma interminável quantidade de personagens para utilizar nos sonhos.

15. Podemos estar conscientes durante um sonho

Para muitas pessoas, sonhar é um estado passivo onde o impossível se torna possível, sendo outra forma de realidade completamente separada da vida que vivemos. Enquanto as imagens são extremamente reais durante o sonho, rapidamente se esbatem na nossa memória ao acordarmos com grande alívio ou desilusão, dependendo do sonho. No entanto também há os sonhos lúcidos. São aqueles em que estamos conscientes de que estamos a sonhar, mesmo com o cérebro ainda no estado de dormir. Aproximadamente 50% das pessoas já tiveram um sonho lúcido na sua vida, mas a percentagem de pessoas que sente regularmente é muito mais baixa.


Fonte: Adaptado de em10taque e megacurioso
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

sofiagov
há sonhos muito surpreendentes....que nos trazem respostas...isso é maravilhoso.

há os que são tão realistas que quando acordas ainda achas que estás a sonhar...
Uma vez fiquei com uma dor na perna porque no sonho um homem me esfaqueou...quando acordei fiquei dorida no local durante o dia ...lembra-me cada pormenor desse sonho..que não foi pesadelo mas passou uma mensagem forte e na altura para mim fez sentido quando interpretei.

O mundo dos sonhos é um mundo ainda por interpretar. Acho fascinante esta área, porque os sonhos fazem mesmo parte da nossa vida. É pena não haver um manual com toda a sua simbologia :)
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Excelente tópico!

Sonhar é algo fantástico, tanto pode ser banal e até nos fazer rir como ser uma forma de recebermos mensagens importantes. :)

Excelente tópico! A área dos sonhos é espectacular e é das que me mais interesso, é uma área simplesmente especial para mim, adoro :)

Citação de: askyfullofstars em 30 abril, 2015, 18:11
Excelente tópico! A área dos sonhos é espectacular e é das que me mais interesso, é uma área simplesmente especial para mim, adoro :)

Já somos duas :) e adoro "sonhar"... Dizem, que são os "sonhos" que tornam a nossa alma navegável... será ;D
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Acredito que sim, até porque existem aqueles sonhos que parecem tão reais que parece que estivemos mesmo lá (e se calhar estivemos mesmo) como também às vezes sonhamos com um sítio que à partida na vida real seria impossível ir ou estar ou com alguém que por exemplo já partiu... deve fazer sentido, acho eu :)

Ainda há pouco li num tópico aqui no PP, um comentário do Indigo (se não estou em erro) que ele sonhou com neve, com um trenó, cães a puxar.... e ele nunca teve uma experiência assim :) Acho que navegamos mesmo ;D
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

É bom saber que isso acontece realmente porque há coisas que coisas que gostávamos que acontecesse e os sonhos surgem como uma "oportunidade", como viagens, falar com alguém, etc. Mas será que o mesmo é válido quando sonhamos que estamos a matar alguém, por exemplo? Porque nestes casos acho que ninguém ia desejar navegar... ;D

Lol... podem ser reminiscências do espírito... ou simbologia apenas!!! Qualquer coisa que queremos "matar" em nós :)
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

É preferível ser simbologia... :) Fez sentido o que disse, também estão relacionados com o fim de algo em nós, transformações, início de novas etapas, certo?

Citação de: askyfullofstars em 30 abril, 2015, 19:00
É preferível ser simbologia... :) Fez sentido o que disse, também estão relacionados com o fim de algo em nós, transformações, início de novas etapas, certo?

Certo! :)
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Muito curioso e interessante este tópico. Parabéns.
No entanto devo dizer que o ponto 14 está errado...pelo menos pra mim.
Não me trates por VOCÊ!!!
Respeito mais tratando-te por TU do que tu a tratares-me por VOCÊ!

#13
Citação de: Ex3m em 30 abril, 2015, 23:36
Muito curioso e interessante este tópico. Parabéns.
No entanto devo dizer que o ponto 14 está errado...pelo menos pra mim.

Também concordo consigo... podemos sonhar com pessoas que nunca vimos e que poderão pertencer a algo premonitório, ou seja alguém que possamos vir a conhecer posteriormente... ou então a vidas passadas...

Eu já sonhei com uma pessoa que não conhecia, que nunca a tinha visto e depois para mim foi um déjà vu...

O que ponto pretende dizer é que a imaginação da nossa mente é grande e por isso as pessoas que normalmente aparecem nos nossos sonhos são pessoas que realmente conhecemos, mas podem surgir com outra cara. É normal, por exemplo, ouvir-se alguém a dizer que sonhou que estava a beijar o marido, mas a cara não era dele... :)
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Fausto Matos
#14
Nós os humanos temos o manual dentro de nós e temos a capacidade de interpreta-los, porque ninguém conhece melhor a nossa mente do que nós próprios.
Faltou mesmo foi falar dos subcubus e dos incubos ... >:D