Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.426
Total de mensagens
369.472
Total de tópicos
26.918
  • 30 de Abril - Dia das Maias
    Iniciado por silknet
    Lido 2.926 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Quem for do Porto e arredores sabe do que estou a falar (não sei se há mais regiões no país com esta tradição mas penso que sim...).

Na noite do 30 de abril para 1 de maio colocam-se umas flores amarelas (no Porto são as maias) nas portas e janelas para o diabo não entrar. :)
É uma tradição engraçada que nunca pesquisei mais a fundo o porquê de ter surgido. Se alguém a conhece partilhe as suas experiências e se alguém sabe mais sobre o assunto, partilhe. :)

Desde que vim para Viseu nunca mais fiz isso mas se calhar vou recomeçar... ;)

Encontrei este artigo entretanto:
As Maias
Todos os anos, de 30 de Abril para 1 de Maio é tradição no Minho, Douro e Beira Alta, que se coloquem à porta ou janelas de casa ramalhetes de giestas amarelas, também conhecidas por maias por florirem em Maio. Todavia, noutras regiões de Portugal é também celebrado, embora de forma algo diferente [1].

Leite de Vasconcelos [3] refere o costume português das Maias como a mais antiga menção desta festa popular, festa evidentemente naturalística, posto mais ou menos desviada da sua significação primitiva, já pelo próprio Paganismo, já pelo Cristianismo, creio que se acha nestas linhas da Postura da câmara de Lisboa de 1385: «Outro sim estabelecemos que daqui em diante em esta Cidade e em seu termo não se cantem as Janeiras nem Maias, nem outro nenhum mês do ano».

É referido também que as origens desta tradição, de reminiscências pagãs, encontra-se ligada a ritos de fertilidade, do início da Primavera e do novo ano agrícola, tal como se afirme que afasta o mau-olhado e as bruxas de casa [1] [2].

As Maias propriamente ditas constam de duas partes: o enramalhamento das portas, e o "Maio-moço". A primeira é celebrada no 1º de Maio no Minho, Douro, Beira Alta, entre outros, onde se enfeitam "as portas das casas com ramos de giestas, chamadas Maias (...). O povo dá destes costumes duas explicações (...):
Quando a Virgem foi para o Egipto, deixou pelo caminho muitos ramos de giesta para não se enganar na volta;
Quando Jesus Cristo nasceu, os Judeus procuraram-no para o matarem, e, como soubessem que ele estava em certa casa, colocaram-lhe à porta um ramo de giesta, a fim de no dia seguinte o prenderem. Nesse dia porém, todas as casas da povoação apareceram marcadas, e os Judeus não puderam dar com ele [3].

Com o advento do Cristianismo atribuiu-se a este velho ritual pagão um carácter religioso ligado à Festa da Santa Cruz e, mesmo, ao Corpo de Deus. A lenda, alusiva a esta tradição, que com mais frequência se ouve no Alto Minho, reza assim: Herodes soube que a Sagrada Família, na sua fuga para o Egipto, pernoitaria numa certa aldeia. Para garantir que conseguiria eliminar o Menino, Herodes dispunha-se a mandar matar todas as crianças. Perante a possibilidade de um tão significativo morticínio, foi informado, por um outro "Judas", que tal poderia ser evitado, bastando para isso, que ele próprio colocasse um ramo de giesta florida na casa onde se encontrava a Sagrada Família, constituindo um sinal para que os soldados a procurassem e consumassem o crime... A proposta do "Judas" foi aceite e Herodes tratou de mandar os seus soldados à procura da tal casa. Qual não foi o espanto dos soldados quando, na manhã seguinte, encontraram todas as casas da aldeia com ramos de giesta florida à porta, gorando-se, assim, a possibilidade do Menino Jesus, ser morto [2].

Daí terá vindo essa tradição de colocar ramos e giestas (ou conjuntamente com outras flores, coroas), nas portas e janelas das casas, na véspera do 1º de Maio. De registar, ainda, que no Alto Minho este costume se estende aos carros de bois, aos automóveis, aos tractores, etc. Em certas localidades, coloca-se o raminho de giesta porque... o Maio é tolo! Noutras, os rapazes que estão para casar, metem por baixo das portas das casas das moças "de bom comportamento" (sem disso elas se aperceberem) uma "maia de rosas" [2].


O Homem é do tamanho do seu Sonho!

Pensava que era só a 1 de Maio que se punha! Vou tentar investigar. :)

Acho que é antes de entrar o 1 de maio, portanto antes da meia-noite. pelo menos era assim que fazia a minha avó. :)
O Homem é do tamanho do seu Sonho!

As «Maias» e os «Maios»


Ernesto Veiga de Oliveira descreve com rigor esse costume do povo português que tem algumas nuances regionais.

Segundo ele, o 1º de Maio é o Dia das Maias e comemora-se em Portugal, de um modo geral, pela oposição das «Maias», ou seja, de giestas ou flores, sob diversas formas, em portas e janelas e noutros locais. Ao contrário de outras regiões, em Trás-os-Montes surge ao lado de outras práticas, que são independentes mas de significações convergentes.

Na faixa ocidental atlântica do País, não existe qualquer prática alimentar associada. Mas em Trás-os-Montes e nas Beiras as «Maias» estão associadas às castanhas, que muita gente guarda de propósito para esta data. Segundo Jorge Lage, no 1º de Maio devem-se comer castanhas. Caso contrário, ao passar-se por um burro, este atira-se à pessoa e morde-a Diz o ditado «quem não come castanhas no 1º de Maio, monta-o o burro». Isto porque Maio é o mês dos burros, como afirma o povo. O uso de comer castanhas secas em Maio, terá a ver com a tradição muito antiga de no 1º dia o chefe de família ir à fonte e esconjurar ou afastar com favas pretas os espíritos (o «Maio») da sua família. Daí a expressão «Vai à feira e traz-me as maias (as castanhas piladas)».

De um modo geral, o cenário das várias celebrações cíclicas compreende cerimónias de véspera. A colocação de giestas faz-se no dia 30 de Abril para que as casas estejam floridas no momento em que começa o dia, para o «Maio», o «Carrapato» ou o «Burro» não entrarem. O «Maio» ou o «Burro» são entidades nocivas, cujo malefício se pretende conjurar com ma oposição de flores ou a manducação de certas espécies.

Em Trás-os-Montes, além de se enfeitarem as portas das casas com flores de giestas, as raparigas adornam um menino que dizem repre­sentar o "Maio-Moço" e passeiam-no pelas ruas com grande ruído alegre, cantando e bailando em volta dele.

A origem da tradição das Maias perde-se no tempo e pode ter várias explicações. Segundo alguns, a Maia era uma boneca de palha de centeio, em torno do qual havia danças toda a noite do primeiro dia de Maio. Por vezes, podia ser também uma menina de vestido branco coroada com flores, sentada num trono florido e venerada, todo o dia, com danças e cantares. Esta festa, de reminiscências pagãs, foi proibida várias vezes, como aconteceu em Lisboa no ano de 1402, por Carta Régia de 14 de Agosto, onde se determinava aos Juízes e à Câmara "que impusessem as maiores penalidades a quem cantasse Maias ou Janeiras e outras coisas contra a lei de Deus...". Ainda segundo outros, o nome do mês de Maio terá tido origem em Maia, mãe de Mercúrio, e a ele está ligado o costume de enfeitar as janelas com flores amarelas.

Seja como for, todos estes rituais pagãos estavam ligados ao rito da fertilidade para com o novo ciclo da natureza, à celebração da Primavera ou ao início de um novo ano agrícola. Mais tarde, houve necessidade de lhe incutir algum sentido religioso, promovendo a sua ligação à Festa da Santa Cruz ou ao Corpo de Deus. Esse facto pode justificar a lenda do Alto Minho, segundo a qual Herodes soube que a Sagrada Família, na sua fuga para o Egipto, pernoitaria numa certa aldeia. Para garantir que conseguiria eliminar o Menino Jesus, Herodes dispunha-se a mandar matar todas as crianças. Perante a possibilidade de um tão significativo morticínio, foi informado, por um outro "Judas", que tal poderia ser evitado, bastando para isso, que ele próprio colocasse um ramo de giesta florida na casa onde se encontrava a Sagrada Família, constituindo um sinal para que os soldados a procurassem e consumassem o crime... A proposta do "Judas" foi aceite e Herodes tratou de mandar os seus soldados à procura da tal casa. Qual não foi o espanto dos soldados quando, na manhã seguinte, encontraram todas as casas da aldeia com ramos de giesta florida à porta, gorando-se, assim, a possibilidade do Menino Jesus, ser morto.

Talvez resultado desta lenda, hoje em dia ainda é possível observar em algumas zonas do nosso país, a colocação de ramos de giestas em flor, ou até mesmo coroas feitas de ramos de giestas, conjuntamente com outras flores e enfeites coloridos, nas portas e janelas das casas ou nos automóveis, na noite de 30 de Abril para 1 de Maio.

Nos variados aspectos, por vezes tão distintos, das celebrações do 1º de Maio, ter-se-ia pois operado um sincretismo de práticas e crenças, talvez de origens diferentes mas todas convergentes, recobrindo a obscura ideia, que subsiste no espírito do Homem, da necessidade de desencadear formas efectivas de protecção e de esconjuro a opor à insegurança da vida e à omnipresente ameaça do mal.


www.cm-mirandela.pt

:)

Daquilo que conheço por aqui pelo Porto as Maias são colocadas no dia 30 à noite, antes da meia noite e é normal no dia seguinte encontrarmos estas flores nas portas das várias casas :) Diziam-me, quando era criança, que era para não entrarem espíritos maus em nossa casa ;)
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Puca
Aqui faz-se isso (ainda tenho de ir apanhar as minhas.), dizem que é para livrar dos males. Nesta noite as "Maias" (bruxas) andam soltas e entram onde não houver Maias á porta deixando a maldição para o ano (colheitas, fertilidade, etc.). Aqui põe-se em todo o lado, portas, carros, barcos, casotas e capoeiras. :)

A minha avó ensinou-me esse ritual.. Mas tem outro nome para mim.. Para já as flores amarelas para mim são as giestas, e metiam-se nas portas para não deixar entrar a burrinha... Lembro-me disto até aos meus 6 anos mas nunca me questionei o que poderia ser.. Só vendo agora o tópico é que associei..

rrs
Boa noite SILKNET. Li o seu artigo e recordei-me de quando morava nos carvalhos todas as casas colocavam as giestas nas janelas e nas portas. Recordei-me que em certa altura uma familia não colocou e essa noite foi muito atribulada, andaram a dianbular pela casa a falar coisas com machados e que me recorde nunca mais se esqueceram de colocar nessa data.

Por aqui também se põem Maias em todas as portas e janelas que dão para a rua, nos carros e nas portadas onde ficam os animais. Diz a tradição que é para não entrar o "Carrapato".

O Carrapato pode ser entendido como diabo, azar, maldição, etc.

Este ano esqueci-me de colocar as Maias, e por coincidência aconteceram alguns azares, claro que por graça dissemos que foi o Carrapato que entrou. ;)




Façam o favor de ser felizes!
Quando sou boa, sou boa, mas quando sou má, sou melhor ainda.

Ora aqui está um bom exemplo daquilo que eu estou sempre a dizer... ...o pessoal está todo maluco...  ::)

afinal de contas...

CitaçãoA origem da tradição das Maias perde-se no tempo e pode ter várias explicações.

ou seja... ninguém sabe porque é que anda a pendurar as flores por todo lado...  ;D

mas se tomar em consideração que a minha sobrinha... ali pela idade dos 2 anos... tinha o vicio de arrancar e "comer" as flores do jardim da minha mãe... este "hábito" de andar a pendurar giestas por todo lado parece-me só mais uma parvoíce que as pessoas fazem apoiadas em crenças e mitos que nem sequer entendem... ou seja... o normal...  ::)

as flores de giesta ainda em botão podem ser ingeridas, no entanto a planta é tóxica e quem não souber o que está a fazer pode "patinar"...  ;)

também é de onde a industria farmacêutica tira a "esparteína" que pode ser usada como Cardiotónico, depurativo, diurético, hipertensor, Vaso-constritor e ocitócico.

portanto... se pensar-mos que antigamente não existia medicina "convencional" e que as pessoas recorriam às plantas para fazer uns cházinhos e umas pomadinhas naturais... parece-me que esta altura (maio) ...seria uma óptima altura para cortar e pendurar as flores a secar... de forma a poderem ser armazenadas e usadas posteriormente... ...até porque... as giestas só dão flores em maio... num é mesmo... ::)

Mas como a industria farmacêutica à décadas que anda a fazer guerra contra as medicinas naturais... não interessa que as pessoas saibam que têm medicamentos literalmente "à mão de semear"... ou neste caso... "à mão de colher"... e ao quilos... também literalmente... e sem ter de pagar nada...  ;)

...mas é muito chato ter que comprar e ler um livro de plantas medicinais... depois ter que ferver a água para fazer o chá... deixar o chá arrefecer... enfim... uma trabalheira... por isso o mais fácil mesmo é ir à farmácia que eles agora têm genéricos... e se não funcionarem podem sempre voltar lá e comprar uns de marca...  ::)

Também a Igreja Católica parece estar a desempenhar bem o seu papel em DIZIMAR estes "rituais pagãos"... digo... em assimilar estes rituais pagãos... e atribuir-lhes um significado que não tem nada a ver com a realidade... para variar...  ::)

mas isso sou só eu e a minha mania das teorias da "coincidência"...

Ora sigam lá o meu raciocínio...  ;)

Citaçãoas origens desta tradição, de reminiscências pagãs, encontra-se ligada a ritos de fertilidade

CitaçãoSeja como for, todos estes rituais pagãos estavam ligados ao rito da fertilidade

CitaçãoA esparteína (C15H26N2), também chamada de lupinidina, é uma substância utilizada como ocitócico.
in: pt.wikipedia.org/wiki/Esparte%C3%ADna

CitaçãoOcitócicos (Estimulantes Uterinos; Efeito Ocitócico)

Fármacos que estimulam a contração do miométrio. São usados para induzir o trabalho de parto a termo, impedir ou controlar a hemorragia pós-parto ou pós-aborto e acessar o estado fetal na gravidez de alto risco. Também podem ser usados sozinhos ou com outras drogas para induzir abortos (abortivos). Os ocitócicos, clinicamente utilizados incluem o hormônio neuro-hipofisário ocitocina e certas prostaglandinas e alcaloides do ergot. (tradução livre do original: AMA Drug Evaluations, 1994, p1157)
in: lookfordiagnosis.com/mesh_info.php?term=Ocit%C3%B3cicos&lang=3

::)

...mas podem sempre acreditar na outra historia de que S. José ia a fugir do diabo a as giestas ficaram presas no burro e é por isso que hoje toda a gente pendura giestas na grelha do carro...  ::)
a minha religião é a verdade...

Puca
Mas é giro, e é motivo para um passeio no campo. Até a galinha tem direito a florzinhas na capoeira. :)

Em Trás-os-Montes também há essa tradição, colocar na noite de 30 de Abril as Maias :)

Em alguns sítios, as Maias são também colocadas na frente das portas na noite de Páscoa, ao final da tarde de Sábado Santo para Domingo.

Lembro-me que, desde há muitos anos e segundo me contaram as avós, as Maias penduradas na noite de Páscoa serviam para assinalar as casas que iriam receber a visita do Compasso (a cruz que visita as casas na manhã de Páscoa).
«Três velas que iluminam qualquer escuridão: a Verdade, a Natureza e o Conhecimento».
/|\ Antiga tríade irlandesa