Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.430
Total de mensagens
369.479
Total de tópicos
26.919
  • Melhor altura do dia para...(segundo a Medicina Chinesa)
    Iniciado por SaraRS
    Lido 1.110 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Há uma hora ideal para comer, para fazer a sesta, para sonhar, para meditar e até para fazer amor! Lembro-me do meu espanto, quando pela primeira vez ouvi falar sobre esta Lei do Meio-Dia/Meia-Noite ou O Relógio Chinês, como é normalmente conhecido.

O Qi* move-se ao longo do corpo como uma onda sobre a água. A crista desta onda circula através de sistemas de órgãos específicos em diferentes momentos do dia.

Por exemplo, das 5:00-7:00h há um grande fluxo de Qi no intestino grosso. Como isto pode ajudar? Para quem tem prisão de ventre, pode ser útil saber que esta é a hora em que terá mais facilidade do que em qualquer outra altura do dia.

Porque o pequeno almoço é a refeição mais importante do dia? O Qi do estômago é mais forte das 7 às 9h... É mais fácil digerir alimentos durante a manhã. Pelo contrário, das 19h-21h, é quando o estômago tem os niveis de Qi mais baixos e portanto um jantar light é sempre benéfico.

O que pode fazer invés de comer um farto jantar? Fazer amor! Das 19-21h, o Qi está nas áreas das funções do Coração e Sexuais. Estas funções são responsáveis pelas relações inter-pessoais e pela comunicação.

Melhor altura para:
-Meditar: 3:00-5:00h. Pulmões —Conexão com o espirito/respiração
-Sesta: 15-17h.  Siesta time! Quando o Qi esta na bexiga-o armazém de energia do corpo!
- Sonhar/ser criativo: 1:00-3:00h.: Qi no fígado. (Tem noção de quantos artistas gostam de criar neste momento da madrugada?)

Que horas são? Verifique na imagem o que você poderia estar a fazer agora.



1-3am - Fígado - Sonhar
3-5am - Pulmões - Respirar, meditar, auto-reflexão
5-7am - Intestino Grosso - Defecar
7-9am - Estômago - Comer
9-11am - Baço - Trabalhar e pensar
11-1pm - Coração - Falar, Comer, estabelecer laços
1-3pm - Intestino Delgado - Tarefas de organização
3-5pm - Bexiga - Sesta e rejuvenescimento
6-7pm - Rins - Conduzir e regeneração
7-9pm - Coração - Intimidade, romance , sexo
9-11pm - Aumento da temperatura corporal - Socializar e relaxar
11-1am- Vesícula - Dormir e regeneração

*Nota: Na cultura tradicional chinesa, qi (mais precisamente Qi, também chi, chi ou ki) é um princípio activo que faz parte de qualquer ser vivo. Qi é frequentemente traduzido como "energia natural" ou" fluxo de energia ". Qi é o princípio subjacente central na medicina tradicional chinesa e artes marciais. A tradução literal de "qi" é: respiração, ar ou gás.


Autor: Lance David Isakov
www.elephantjournal.com

Puca
Pois é mesmo assim! E á roda do dia, ainda podes acrescentar a roda do ano. Consegue-se até prever as patologias mais prováveis de surgir durante determinado período.

Por exemplo, estamos na primavera o Qi mais activo nesta altura é o do fígado, da 1h ás 3h é quando está mais activo, logo as crises de "maus fígados" (Qi do fígado em excesso ou bloqueado) tendem a ser mais intensas neste período. Não é boa hora para entrar em conflitos, as pessoas têm uma tendência para andar mais irritadiças e se abusarem na alimentação, uma crise de fígado ou vesicula pode mais facilmente manifestar-se. :)

E eu que estava com receio de ter dito alguma asneira e pensava que a Puca me vinha dar na cabeça :D

É muito interessante mesmo. E este artigo é bom porque acaba por resumir as coisas de uma maneira mais compreensivel...Eu tinha umas noções mas só agora é que se tornou claro para mim :)

Puca
Ainda te vejo a tirar o curso de Medicina Chinesa! ;)

Citação de: Puca em 12 abril, 2015, 18:55
Ainda te vejo a tirar o curso de Medicina Chinesa! ;)

Eu se pudesse, tirava um curso de tudo ! Dentro destas areas que me interessam...
Mas não me vejo na prática a pôr as agulhas. Sou demasiado insegura, tenho medo de aleijar as pessoas ou me enganar no ponto.

Muito interessante este artigo SaraRs, obrigada pela partilha!

O saber não ocupa lugar mesmo! :)
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Não fazia a mínima ideia destas coisas das horas! :D

Que giro!
I see now that the circumstances of one's birth are irrelevant, is what you do with the gift of life that determines who you are"