Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.456
Total de tópicos
26.916
  • Projeção de Consciência: Experiência Fora do Corpo e Sonhos
    Iniciado por Faty Lee
    Lido 3.328 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Projeção de Consciência: Experiência Fora do Corpo e Sonhos

A Projeção de Consciência (PC) é um termo amplo que se utiliza para se designar algumas experiências da consciência humana, nomeadamente os sonhos.

Assim, eis alguns conceitos importantes:

Experiência Fora do Corpo (EFC) é um fenómeno paranormal que significa a saída da consciência do corpo humano e sua manifestação numa dimensão extrafísica (ou plano espiritual). Esta experiência permite observar-se a si próprio e ao mundo de uma outra perspetiva, ou seja, dissociada do corpo físico atual. Este conceito é muitas vezes tido como sinónimo de Projeção Astral ou Desdobramento.

A conceção espírita sugere que as experiências de desdobramento ocorrem quando o perispírito permanece ligado ao corpo por uma espécie de cordão umbilical fluídico. Trata-se de um estado de relativa liberdade perispiritual, idêntico ao sono, em que podemos agir de forma semelhante a um ser desencarnado e realizar distâncias consideráveis do nosso corpo físico. O desdobramento pode ser consciente, inconsciente ou semiconsciente e também pode ser parcial (quando o perispírito não deixa o corpo físico totalmente) ou total (quando o perispírito deixa o corpo físico).


Estas experiências de PC são realizadas por qualquer pessoa através do sono, através da meditação profunda, técnicas de relaxamento, quer de forma voluntária ou involuntária.

São experiências comuns, descritas durante episódios de paralisia do sono, traumas, variações abruptas da atividade emocional e stressantes, experiências de quase-morte, de privação sensorial, estimulação elétrica do giro angular direito do cérebro, estimulação eletromagnética, experiências de ilusão de ótica, controladas através de efeitos neurofisiológicos por indução de drogas.

Estas experiências são estudadas pela projeciologia, havendo já inúmeras publicações científicas relativamente à temática (cf. experiências de Charles Tart, Karlis Osis e Henrik Ehrsson). As correntes científicas debruçam-se sobre estas experiências, nomeadamente as EFC e outros estados alterados de consciência. No entanto, são aceções frequentemente associadas ao esoterismo e ao movimento New Age (Nova Era).

Existem vários níveis de lucidez nestas experiências.

Projeção inconsciente – ocorre quando o sujeito sai do corpo totalmente inconsciente, como se fosse um sonâmbulo. A maior parte da população faz esta projeção durante o sono pelo que são relatadas, muitas vezes, sob a forma de sonhos.

Projeção semiconsciente – ocorre quando o grau de consciência é intermédio e a pessoa fica a sonhar acordada fora do corpo, totalmente iludida com ideias oníricas. Este tipo de projeção é conhecido como sonho lúcido.

Projeção consciente – ocorre quando o sujeito sai do corpo e mantém a sua consciência durante todo o percurso da experiência. São muito poucas pessoas que dominam este tipo de projeção.

Assim sendo, muitas das PC podem ser vividas como sonhos, pelo que é importante analisar os tipos de sonhos que existem:

Tipos de sonhos

Os sonhos são vistos como projeções da nossa consciência, relativamente a situações atuais de vida, i.e., problemas atuais da nossa existência ou relativamente a situações de vidas passadas, que precisam de ser compreendidas no presente.

Quando um sonho se repete frequentemente, significa que há algum tipo de aprendizagem que não está a ser realizada, sendo que o mesmo desaparece quando se encontra a sua interpretação e a aprendizagem se realiza.

Vamos aqui distinguir cinco tipos de sonhos:

Sonhos ordinários ou banais

São sonhos que decorrem da atividade do inconsciente, como resposta ao que vemos, ouvimos e pensamos durante o dia. Um único pensamento antes de dormir poderá desencadear um sonho. Os sonhos são informações, conhecimentos e perceções, que foram guardadas automaticamente no inconsciente e se encontram relacionados de forma simbólica entre si. Por isso é que os sonhos utilizam símbolos que são a linguagem da "alma".   

A nossa capacidade para recordamos dos sonhos é diminuta, porque durante o sono, são múltiplos os sonhos que temos, nomeadamente ordinários, ou seja, sem qualquer simbologia aparente. No entanto, os sonhos que são passíveis de uma interpretação e que detêm algum conteúdo interpretável, são normalmente sonhos que nos lembramos quando acordamos.

Nestes sonhos podem surgir imagens (com a utilização da visão), sons (com utilização do ouvido), cheiros (com o uso do olfato), sabores (com uso do paladar) e cinestésicos (onde há mistura de vários sentidos).

São sonhos muitas vezes confusos, difusos e normalmente apenas nos lembramos de resquícios sem qualquer identificação da sua interpretação.


Sonhos lúcidos

Estes sonhos surgem quando você pode, de alguma forma controlar aquilo que está a sonhar. Você, por exemplo, está a ser atacado e sabe que está a sonhar e por isso, pode arranjar uma forma "sobrehumana" para se defender. Você pode, também, decidir o que vai sonhar antes de dormir e sonhar precisamente com aquilo que você decidiu.

Os sonhos lúcidos, normalmente são sonhos intensos, sob o ponto de vista emocional (positivo ou negativo) e há uma clara sensação de que tudo o que sonhou é real, que aconteceu verdadeiramente.

Apesar de serem sonhos com algum controlo, eles podem surgir de forma semi-lúcida, ou seja, o sonho poderá parecer "estranho" durante o processo onírico e o sujeito não tem consciência plena de que está a sonhar.


Sonhos telepáticos

São sonhos em que há uma sintonia de frequências. Diz-se, que a telepatia é a "linguagem dos anjos", e portanto, permite que entidades desencarnadas (boas ou más) e também entidades encarnadas, falem durante o sonho. O cenário do sonho, será o lugar de encontro, onde a barreira da morte não existe e onde vivos e mortos se podem encontrar para comunicar.

A comunicação que se estabelece é mental, ocorrendo de mente para mente entre duas pessoas vivas ou poderá ser espiritual, quando enviamos e recebemos pensamentos intencionais, com visões ou outros descritores relevantes, com seres encarnados ou desencarnados.


Sonhos premonitórios 

São muito idênticos aos sonhos telepáticos, em que o espírito tem uma projeção de consciência e aventura-se numa viagem de descoberta. São sonhos especiais, porque nos revelam algo do futuro, sobre nós ou sobre outros, permitindo que o sujeito que os sonha tenha acesso a uma informação num tempo ainda não acedido pelos demais.

Estes sonhos, só serão categorizados como premonitórios se o evento sonhado se concretizar na prática. Se isso não acontecer, poderá ser que se tratem apenas de sonhos telepáticos.


Pesadelos

Os pesadelos são uma categoria de sonhos muito particular, devido à sua intensidade emocional e psicológica. Normalmente, são sonhos ligados à primeira infância. Antes dos três anos, ainda não temos completamente desenvolvido o nosso sentido de consciência do certo e do errado. Os pesadelos são representações dos medos e receios reprimidos, criados a partir de padrões morais que nos são transmitidos.   

Neste tipo de sonhos, você pode perceber um aviso para si ou para outra pessoa. Estar avisado é estar preparado, pois muitas vezes ao ver um evento terrível num sonho pode evitar que esse evento aconteça na realidade, ou seja, o acontecimento é projetado para o sonho, evitando o seu acontecimento real.

Todavia, nem todos os pesadelos são previsões ou sinais desagradáveis e prejudiciais. Ele poderá relacionar-se com um problema passado que não se encontra resolvido, sendo que é tão difícil encará-lo que acabamos por acordar em terror e não conseguimos encontrar a solução que ele nos pretendia fornecer.


Para além destas considerações, importa ainda elucidar o conceito de Paralisia ou Catalepsia do Sono – que surge quando o cérebro acorda, mas os músculos não e, por isso, o sujeito não consegue mexer-se ou imediatamente antes de adormecer.

Apesar de ser um fenómeno aparentemente normal, que ocorre todas as noites, nem sempre é percetível. Momentos antes de a mente despertar, a paralisia cessa. Por isso, raramente se tem consciência da sua existência. Se, porventura, a mente despertar antes do mecanismo de paralisação ser desativado, ocorre a consciência da paralisia do sono.

O sujeito está numa fase intermédia entre o sono e a vigília e a paralisia surge durante alguns minutos, levando o sujeito a uma situação aflitiva e muitas vezes aterradora. Isto acontece porque podem surgir, nesta altura, alucinações hipnagógicas: presença de uma pessoa, ouvir vozes ou sons, sensação de flutuação ou de se sair do próprio corpo, imagens de pessoas, visualização de objetos, sensação de ver em redor mesmo tendo os olhos fechados, entre outras.


Fontes: Adaptado de enigmático.com.br; Wikipédia e HypeScience
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Boa tarde desde já devo dizer que este tópico é excelente! Excelente mesmo!

Como está referido no texto quando sonhamos muitas vezes com a mesma coisa quer dizer que uma aprendizagem não está a ser realizada corretamente, mas e quando sonhamos sistematicamente com o mesmo objeto? Tem um significado semelhante?

Quanto aos sonhos telepáticos, isso é quando duas pessoas sonham com a mesma coisa na mesma noite?
I see now that the circumstances of one's birth are irrelevant, is what you do with the gift of life that determines who you are"

Muito interessante! Mais uma excelente partilha, obrigada!

Pelo que entendi, o estado hipnagógico é aquele entre o sono e a vigília. Já me aconteceu algumas vezes ouvir mensagens muito claras nesse estado e, sempre que desperto, anoto as mensagens. Isto porque acabei por perceber que essas mensagens tinham sempre um significado para mim, que eu conseguia perceber mais claramente do que através dum sonho. E todas as mensagens tinham um cunho positivo, no sentido de me dar força para as minhas lutas...  :)

E há uns anos aconteceu o que, através deste tópico, percebi ser um sonho telepático. Conversava com uma rapariga que conheci na net, e de repente a conversa processava-se apenas a nível de pensamento; ela transferia os seus pensamentos para mim, e eu os meus para ela. O que me impressionou, apesar de não recordar agora do conteúdo das conversas, era a extrema clareza que eu sentia durante o sono; era como se nenhuma informação se perdesse. Muito fixe!
"Onde está Deus?" - perguntei à minha sobrinha de três anos.
"O que é Deus?" - indagou ela. "Deus é Amor." - respondi-lhe.
"Está aqui!" - disse ela, envolvendo-me no abraço mais delicioso do mundo!

Citação de: cody sweets em 04 abril, 2015, 16:03
Como está referido no texto quando sonhamos muitas vezes com a mesma coisa quer dizer que uma aprendizagem não está a ser realizada corretamente, mas e quando sonhamos sistematicamente com o mesmo objeto? Tem um significado semelhante?
Quanto aos sonhos telepáticos, isso é quando duas pessoas sonham com a mesma coisa na mesma noite?

Sim, cody com um objeto a mesma coisa. O objeto é "simbólico" de algo que tens que ver o que poderá estar associado.... sabes que o objeto pode não ser o objeto em si, mas uma carga emocional que lhe está associada?

No sonho telepático uma das pessoas está a dormir e a outra pode ou não estar a dormir. Ela pode estar acordada e mesmo assim existir uma transmissão telepática. A tua ligação com ela é de tal forma subtil que mesmo a dormir consegues captar as vibrações da pessoa.

Citação de: Littlelight em 04 abril, 2015, 16:07
Pelo que entendi, o estado hipnagógico é aquele entre o sono e a vigília. Já me aconteceu algumas vezes ouvir mensagens muito claras nesse estado e, sempre que desperto, anoto as mensagens. Isto porque acabei por perceber que essas mensagens tinham sempre um significado para mim, que eu conseguia perceber mais claramente do que através dum sonho. E todas as mensagens tinham um cunho positivo, no sentido de me dar força para as minhas lutas...  :)

Sim o estado hipnagógico ocorre quando vamos dormir ou quando acordamos, é aquilo que designo de "limbo"... nessas alturas podem surgir informações variadas de extrema importância para nós. Os meus "devaneios" oníricos com Mestres de Luz surgem precisamente nesta fase também... as mensagens são sempre muito positivas e apaziguadoras, sendo que consigo inclusivamente não apenas ouvir essas mensagens com "palavras", mas também telepaticamente. A última que me aconteceu, a presença do ser era tão "forte" que eu simplesmente me senti "paralisada" (e não era paralisia do sono), queria mover-me e não conseguia... depois uma luz enorme e uma vibração boa começou a transmitir-me informação útil para mim de forma serena e tranquila... Amei!

Sobre os sonhos telepáticos... bem estes são mesmo maravilhosos, nós não precisamos de ouvir palavras para compreender o que está ali ser dito. Acontece-me muitas vezes, mas com imagens... ou seja estou a sonhar com alguém e quando essa pessoa me quer mostrar algo que não consegue dizer por palavras mostra-me uma imagem que para mim tem sempre um significado brutal!

Ainda bem que gostaram do tópico!
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Citação de: Faty Lee em 04 abril, 2015, 15:54
Quando um sonho se repete frequentemente, significa que há algum tipo de aprendizagem que não está a ser realizada, sendo que o mesmo desaparece quando se encontra a sua interpretação e a aprendizagem se realiza.

Suponho que a aprendizagem não tenha que ser a um nível consciente, pois não? Ou seja, ela pode acontecer se a pessoa sentir necessidade de mudança na vida, independentemente de compreender ou não as mensagens do sonho...
"Onde está Deus?" - perguntei à minha sobrinha de três anos.
"O que é Deus?" - indagou ela. "Deus é Amor." - respondi-lhe.
"Está aqui!" - disse ela, envolvendo-me no abraço mais delicioso do mundo!

#5
Obrigada pelo excelente tópico, ainda por cima é um assunto que me interessa bastante. Já adicionei aos favoritos  :D

Enquanto lia o  tópico, surgiu-me uma dúvida:

Citação de: Faty Lee em 04 abril, 2015, 15:54Estes sonhos surgem quando você pode, de alguma forma controlar aquilo que está a sonhar. Você, por exemplo, está a ser atacado e sabe que está a sonhar e por isso, pode arranjar uma forma “sobrehumana” para se defender. Você pode, também, decidir o que vai sonhar antes de dormir e sonhar precisamente com aquilo que você decidiu.

Então sendo assim se eu estiver a ser atacada e souber que não passa de um sonho, posso arranjar uma forma "sobrehumana" em que sentido? E se eu sonhar com aquilo que decidi antes de dormir, então esses sonhos podem trazer na mesma alguma mensagem ou nem por isso, tendo em conta que foi quase da nossa vontade aquele sonho ter acontecido?

Littlelight já imaginou, minha querida, a quantidade de aprendizagem que você realiza sem estar dela consciente? É o mesmo que acontece no sonho... eles "resolvem" muitos conflitos interiores, porque o seu inconsciente encontra paralelismos entre determinadas informações e, consequentemente, arquiva a informação que já não gera qualquer pulsão. Ainda bem que não temos "consciência" de muitas dessas aprendizagens, pois é a "alma" que as aprende, não o nosso corpo físico :)

askyfullofstars as formas sobrehumanas, são formas comuns por exemplo, você ganha asas e voa, você fica invisível, você ganha uma força sobrenatural... isto acontece muito em sonhos. Normalmente, quando sonho com coisas que começam a ser desagradáveis, como por exemplo uma perseguição, eu tenho consciência (lucidez) de que estou num sonho e por isso fico invisível e os perseguidores passam por mim, mesmo olhando nos meus olhos, eu firmo o pensamento de que "tu não me vês" e vão embora :)

Sim, se você antes de dormir disser que quer sonhar com "X" pessoa para compreender o que se passa com ela, você sonhará com ela e a informação que você poderá recolher poderá ser muito importante para si... pois o sonho poderá ser "telepático", porque a sua intenção de saber de X já está dentro de si, compreende?
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Sim, já estou a perceber.

Citação de: Faty Lee em 04 abril, 2015, 17:22
Sim, se você antes de dormir disser que quer sonhar com "X" pessoa para compreender o que se passa com ela, você sonhará com ela e a informação que você poderá recolher poderá ser muito importante para si... pois o sonho poderá ser "telepático", porque a sua intenção de saber de X já está dentro de si, compreende?

Não sabia que isso era possível, mas sendo assim já sei :) Lembrei-me agora de outra coisa: se eu sonhar por exemplo com uma pessoa x e que essa pessoa diz-me algo no sonho e depois mais tarde isso acontecer mas através de outra pessoa, é considerado na mesma um sonho premonitório, apesar de não ter sido com a pessoa do sonho? Dei o exemplo de dizerem me algo durante o sonho mas também pergunto o mesmo para outro tipo de ações...

Claro que é premonitório!

Nunca se esqueça que o sonho tem duas componentes: a real (quando você sonha com a pessoa que lhe diz algo e acontece ser essa mesma) e a simbólica ou mascarada (não era necessariamente aquela pessoa, mas o conteúdo que lhe foi dito é que importa). :)
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334


Tópico muito interessante. Amiúde, sonho com pessoas que já não vejo há muito. Aparecem apenas para me dizer que estão bem, por exemplo.
Não sabia que esses são sonhos telepáticos.   ;)
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

Sim, Cleo, pelos vistos... significa que há qualquer "sintonia" com essas pessoas. Também, por vezes, sonho com pessoas com quem já não estou há imenso tempo e o mais engraçado é que são sempre sonhos positivos :)
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Acho que fiquei com a ideia de que a repetição tinha a ver com o ter que ser uma aprendizagem consciente, mas o que diz faz mais sentido.

Citação de: Faty Lee em 04 abril, 2015, 17:40
Claro que é premonitório!

Nunca se esqueça que o sonho tem duas componentes: a real (quando você sonha com a pessoa que lhe diz algo e acontece ser essa mesma) e a simbólica ou mascarada (não era necessariamente aquela pessoa, mas o conteúdo que lhe foi dito é que importa). :)

O real e o simbólico correspondem ao que se disse num outro tópico, creio, ao conteúdo manifesto e latente (não necessariamente relacionado com sonhos premonitórios)? Fiquei sem perceber muito bem o que é o manifesto e o latente; se puder explicar, agradecia...
"Onde está Deus?" - perguntei à minha sobrinha de três anos.
"O que é Deus?" - indagou ela. "Deus é Amor." - respondi-lhe.
"Está aqui!" - disse ela, envolvendo-me no abraço mais delicioso do mundo!

#13
Todos os sonhos têm um conteúdo manifesto e um conteúdo latente. Manifesto é aquilo que você vê, sente, toca, cheira, etc... por exemplo, o comboio que descarrila, você a voar, conversas tidas, cheiros de flores, etc.... o conteúdo latente é o que tudo isso simboliza, ou seja, a mensagem interpretada do conteúdo manifesto, o seu simbolismo.

Se quisermos fazer a analogia o conteúdo manifesto é o real (o que acontece) e o conteúdo latente é o que está mascarado, simbolizado (o que quer dizer).

Fui clara? :)
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

#14
Claríssima! ;)

Muito obrigada pela explicação!
"Onde está Deus?" - perguntei à minha sobrinha de três anos.
"O que é Deus?" - indagou ela. "Deus é Amor." - respondi-lhe.
"Está aqui!" - disse ela, envolvendo-me no abraço mais delicioso do mundo!