Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.432
Total de mensagens
369.481
Total de tópicos
26.919
  • Complexo de superioridade
    Iniciado por PouPou
    Lido 4.957 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Fazem-me sentir como se andasse a distribuir chapadas e tiros...
Eu percebo o vosso ponto de vista, mas não creio que seja tão má como pintam.
e mesquinha.
e vingo-me com palavras... e esse tipo de vingança é pior quese eu desse um tiro a algum.
Aude id scire, memento, ut obliviscatur!
https://www.facebook.com/tutuga.fotografia.7?fref=ts

Estimada menina, eu não a chamei de má.
No entanto, penso que os sentimentos de vingança são como uma cereja que mina uma cesta cheia desses adoráveis frutos.
Tenha cautela que a vingança será sempre pior para si do que para quem a dirige.

sofiagov
Citação de: BlackMiau em 30 março, 2015, 22:14
Outro ponto de melhoria, aproveitando a "refilice" justificada da Faty, em que estou a trabalhar é a zanga. Quando era adolescente, tinha ataques de raiva que era pontapés às coisas, atirar coisas pelos ares e etc. Ainda hoje tenho um buraco na parede do quarto para me lembrar dessa altura. Hoje em dia, se me zango por qualquer razão, saio de casa. Vou dar uma voltinha, beber um cafézito, fumar um (ou três) cigarritos e passa. Há-de chegar o dia em que tenha motivos para me zangar e me passe ao lado :)
:) :)

PouPou, estou contigo nesta. :)

Eu também sou assim... já o disse no fórum, quando me fazem mal, eu não corro atrás para acertar contas, isso não (porque realmente nem apetece), mas quando surge a oportunidade... não deixo fugir, isso não. :P

#34
Citação de: oculto em 31 março, 2015, 08:59
Estimada menina, eu não a chamei de má.
No entanto, penso que os sentimentos de vingança são como uma cereja que mina uma cesta cheia desses adoráveis frutos.
Tenha cautela que a vingança será sempre pior para si do que para quem a dirige.

Agradeço. Mas volto a repetir: vingo-me de quem merece. de quem REALMENE merece.

Ainda não sofri com isso... porque o que é feito, a pessoa aprende sempre que não devem andar por aí como se fossem eles os reis da vida! Eu nem sei se já me fiz entender...

Citação de: cepticooucrente em 31 março, 2015, 09:37
PouPou, estou contigo nesta. :)

Eu também sou assim... já o disse no fórum, quando me fazem mal, eu não corro atrás para acertar contas, isso não (porque realmente nem apetece), mas quando surge a oportunidade... não deixo fugir, isso não. :P
Exacto! Há sempre oportunidades que me fazem pensar: "momento ou altura ideal para fazer isto aquela pessoa.!"
Contudo não ando a engendrar planos de vongança nem tenho um laboratório de coisas maléficas! =)
E não vou vingar-me: "aquela pessoa disse que eu era mesquinha, vou já tratar da sua saúde.!"

Não, de todo.
E eu vou tolerando, até certo ponto. Porque sou como uma pipa, vou enchendo, depois tem que começar a sair por algum buraco, né verdade??

=)

E ir atrás de quem me fez mal? Nunca. Fico sentada a espera da altura certa. =)
Aude id scire, memento, ut obliviscatur!
https://www.facebook.com/tutuga.fotografia.7?fref=ts

BlackMiau
#35
Bem... já que o tópico descambou para a vingança... Posso dizer que, à partida, não confio em quem se orgulha de ser vingativo. Como o artigo que o Oculto colocou refere, a vingança reflecte o Mal, mesmo que a pessoa não seja má. Porque é que não confio? Porque basta uma coisa mínima que vá contra a "sensibilidade" da pessoa, para esta pensar logo em vingar-se. Ora como eu não tenho paciência para mudar a minha maneira de ser para conforto da pessoa vingativa, prefiro nem me dar com ela.

Claro que há excepções, há pessoas vingativas que até são excelentes pessoas, mas até à data ainda só conheci uma, que admite que o é mas não se orgulha nem um pouco de o ser.


Citação de: cepticooucrente em 31 março, 2015, 09:37Eu também sou assim... já o disse no fórum, quando me fazem mal, eu não corro atrás para acertar contas, isso não (porque realmente nem apetece), mas quando surge a oportunidade... não deixo fugir, isso não. :P
Isto é diferente. Admites que és vingativa, mas não me parece que te orgulhes de o ser, certo? :)


O que me leva a perguntar, voltando ao assunto do tópico... Não terá alguém orgulhoso de algo negativo uma dosezinha de complexo de superioridade?

Citação de: BlackMiau em 31 março, 2015, 12:10
Isto é diferente. Admites que és vingativa, mas não me parece que te orgulhes de o ser, certo? :)


O que me leva a perguntar, voltando ao assunto do tópico... Não terá alguém orgulhoso de algo negativo uma dosezinha de complexo de superioridade?

Não, não me orgulho nada, pelo contrário, orgulhar-me-ia era se o deixasse de ser! Espero conseguir um dia. :)

Fazes uma boa pergunta...mas se calhar é mais uma dosezinha algo a melhorar no seu carácter, não te parece? Não sei, digo eu... :P

#37
Bem... já que o tópico descambou para a vingança... Posso dizer que, à partida, não confio em quem se orgulha de ser vingativo. Como o artigo que o Oculto colocou refere, a vingança reflecte o Mal, mesmo que a pessoa não seja má. Porque é que não confio? Porque basta uma coisa mínima que vá contra a "sensibilidade" da pessoa, para esta pensar logo em vingar-se. Ora como eu não tenho paciência para mudar a minha maneira de ser para conforto da pessoa vingativa, prefiro nem me dar com ela.

Claro que há excepções, há pessoas vingativas que até são excelentes pessoas, mas até à data ainda só conheci uma, qua admite que o é mas não se orgulha nem um pouco de o ser.



Volto a referir: eu vingo-me só de algumas pessoas, aquelas que me fazem mesmo mal.
Chamaste-me mesquinha (indirectamente), vinguei-me?
Por amor de Deus...
Nunca matei niguém. E não por aí feita parva a vingar-me. Oh tropecei numa pedra, vou vingar-me. A vingança não mora no meu cérebro NEM faço disso vida.

A última pessoa que me fez mal, deu-se mal sozinha. Eu fiz alguma coisa? Ri-me ao descobrir o que lhe aconteceu. =)

Se me orgulho? epa, sou sádica sim, por isso... sou má pessoa e daí?
Se me deres a mão eu faço o mesmo, mas se me deres uma chapada também o faço.

Complexo de superioridade por ser orgulhosa? Não.
O orgulho fica num campo diferente, eu acho!

E acho qeue stá aqui uma confusão entre vingança e sede de vingança. Aquela ansia que certas pessoas têm para se vingaram de tudo e todos, assim com tu referiste. "Porque basta uma coisa mínima que vá contra a "sensibilidade" da pessoa, para esta pensar logo em vingar-se", essas querem a todo o custo vingança, procuram isso, são raivosas.

É uma diferença que dev ser levada em conta, para que depois não confundam tudo e todos...
Aude id scire, memento, ut obliviscatur!
https://www.facebook.com/tutuga.fotografia.7?fref=ts

#38
A vingança não tem nada que ver com o complexo de superioridade ou de inferioridade. Estes dois são "falhas" na organização narcísica do sujeito que pode espelhar-se na "mania de superioridade" ou na "mania de inferioridade", que é exatamente a mesma coisa, ou seja, ambos advêm da "fragilidade do ego" da pessoa... apenas se mostram de formas diferentes.

A vingança é um comportamento (des)adaptativo quando perante situações que não conseguem ser "engolidas". É uma forma de agressividade! Por isso, é um mecanismo de defesa que pode surgir em sujeitos com complexo de superioridade e também com complexo de inferioridade. São termos muito diferentes.
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

BlackMiau
#39
Citação de: cepticooucrente em 31 março, 2015, 12:18
Não, não me orgulho nada, pelo contrário, orgulhar-me-ia era se o deixasse de ser! Espero conseguir um dia. :)

Fazes uma boa pergunta...mas se calhar é mais uma dosezinha algo a melhorar no seu carácter, não te parece? Não sei, digo eu... :P
Concordo contigo. É um daqueles pontos de melhoria que a Faty referiu. E acredito que sejas uma das excepções que falei, o que é um óptimo ponto de partida :)


Citação de: PouPou em 31 março, 2015, 12:25Chamaste-me mesquinha (indirectamente), vinguei-me?
Chamei? Apenas estou a comentar no tópico e até estava a falar para o Cody. Mas é como se diz, se a carapuça serviu... ::)


Editado:

Citação de: Faty Lee em 31 março, 2015, 12:33
A vingança não tem nada que ver com o complexo de superioridade ou de inferioridade. Estes dois são "falhas" na organização narcísica do sujeito que pode espelhar-se na "mania de superioridade" ou na "mania de inferioridade", que é exatamente a mesma coisa, ou seja, ambos advêm da "fragilidade do ego" da pessoa... apenas se mostram de formas diferentes.

A vingança é um comportamento (des)adaptativo quando perante situações que não conseguem ser "engolidas". É uma forma de agressividade! Por isso, é um mecanismo de defesa que pode surgir em sujeitos com complexo de superioridade e também com complexo de inferioridade. São termos muito diferentes.
Faty, sempre com a resposta acertada :)

Sky
PouPou temos muito em comum. Sejam defeitos ou não, admito-os e aceito-os. Tento corrigir os que considero errados, mas não os escondo só porque vou ser "mal visto". Muitos pensam e agem da mesma maneira, apenas não o admitem.
Não procuro apenas nas estrelas o que pode estar sob os meus pés.

Admito ser uma pessoa má e vingantiva!!!

Mas não me sinto superior a ninguém nem tento ser superior nem ter a razão em tudo o que digo ou faço ou wtvr.

Não serviu a carapuça porque não uso dessas coisas, fazem-me psoríase.

É giro vires falar e depois afinal não o fizeste...

Nem quero saber... sinceramente este forum perde muito com pessoas como tu, querem expulsem-me daqui.

Estou-me nas tintas... fogo
Aude id scire, memento, ut obliviscatur!
https://www.facebook.com/tutuga.fotografia.7?fref=ts

#42
Bem, tanta confusão se faz com o que é vingança e o que não é.
Eu acho que o que a Poupou quer dizer é que se lhe derem uma bofetada, ela devolve essa bofetada. Vingança, seria se lhe dessem uma bofetada e ela desse outra numa pessoa qualquer sem lhe ter feito mal nenhum, certo?

Vingança foi o que o piloto fez quando soube que seria impedido para sempre de pilotar e  despenhou-se levando 150 pessoas com ele.

Diz Jesus que se te derem uma bofetada, oferece-lhe também a outra face. Lamento mas também não consigo ter tamanho gesto de desprendimento.

Quanto ao tema do tópico, não me revejo em nada com o complexo de superioridade. :P

Sky
Ups... Fiquei mesmo entre os comentários de "guerra". Já julgava que estava a sobrar para mim...
Não procuro apenas nas estrelas o que pode estar sob os meus pés.

BlackMiau
Citação de: Sky em 31 março, 2015, 12:50Ups... Fiquei mesmo entre os comentários de "guerra". Já julgava que estava a sobrar para mim...
Tranquilo, o problema não é contigo. Nem a mim me diz respeito ;)