Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.432
Total de mensagens
369.481
Total de tópicos
26.919
  • Complexo de superioridade
    Iniciado por PouPou
    Lido 4.956 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
 :laugh:

Complexo de superioridade refere-se a um mecanismo subconsciente de compensação neurótica desenvolvido por um indivíduo como resultado de sentimentos de inferioridade. Os sentimentos de inferioridade deste complexo específico são freqüentemente despertados por rejeição social, possivelmente como resultado da desatenção do indivíduo para com a higiene pessoal, má aparência ou baixa inteligência quando comparada a de outrem. A expressão foi criada por Alfred Adler, como parte de sua escola de psicologia individual.

Características
Aqueles que manifestam o complexo de superioridade geralmente projetam seus sentimentos de inferioridade nos outros que percebem como seus inferiores, possivelmente pelas mesmas razões pelas quais podem ter sido colocados em ostracismo, isto é, encarando os outros como "feios" ou "estúpidos", e inferiores. Acusações de arrogância e insolência são freqüentemente feitas por outrem quando se referem ao indivíduo que manifesta o complexo de superioridade.

Comportamentos relacionados a este mecanismo podem incluir uma opinião exageradamente positiva do valor e capacidade próprias, expectativas exageradamente altas em objetivos e realizações pessoais e para outrem, vaidade, vestuário extravagante (com o intuito de atrair atenções), orgulho, sentimentalismo e exaltação afetada, convencimento, tendência para desacreditar opiniões alheias, esforços direcionados à dominação daqueles considerados mais fracos ou menos importantes, credulidade e outros.

Afastamento social, divagações e isolamento podem também esta associados ao complexo de superioridade, como forma de fugir ao medo ou falha relacionados aos sentimentos de inadequação face ao mundo real.

Os complexos de superioridade e inferioridade são freqüentemente encontrados juntos como expressões diferentes da mesma patologia, e podem coexistir num mesmo indivíduo. este complexo também pode ser causado pelo transtorno de estresse pós-traumático.

Wikipédia
Aude id scire, memento, ut obliviscatur!
https://www.facebook.com/tutuga.fotografia.7?fref=ts

costuma se dizer que vemos nos outros as nossas proprias imperfeições
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.

Felizmente este "chapeu" não me cabe. Muitos poderão caber, este não. =)
ainda bem. =)
Aude id scire, memento, ut obliviscatur!
https://www.facebook.com/tutuga.fotografia.7?fref=ts

Ou então que aquilo que vemos nos outros e não gostamos é aquilo que não vemos em nós...

Citação de: askyfullofstars em 30 março, 2015, 21:12
Ou então que aquilo que vemos nos outros e não gostamos é aquilo que não vemos em nós...

é mais isto!

=D
Aude id scire, memento, ut obliviscatur!
https://www.facebook.com/tutuga.fotografia.7?fref=ts

Geralmente os outros é que tem os defeitos todos lol. Também graças a Deus não me acho superior a ninguém. Será o nosso Ego que as vezes nos fazem ver os defeitoa nos outros e não repararmos nos nossos?
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.

Sim nós falamos muito dos outros mas às vezes somos os piores!
I see now that the circumstances of one's birth are irrelevant, is what you do with the gift of life that determines who you are"

Exato... é por isso que se costuma dizer que se deve olhar ao espelho antes de se criticar os outros...

Eu vá lá que não me encaixo neste tipo de pessoas...

#8
Todos nós temos capacidade de ver e saber quais são os nossos defeitos. Há que saber admitir, também.

Aí está a diferença. Vocês sabem quais os vossos e admitem?
Eu sei os meus e admito.

Eu arranjava um espelho para que as pessoas pudessem ver a sua personalidade e se apercebessem de certas atitudes.
Aude id scire, memento, ut obliviscatur!
https://www.facebook.com/tutuga.fotografia.7?fref=ts

Eu admito que às vezes tenho atitudes de merd* (desculpem a expressão.) Eu posso ser extremamente narcisista, arrogante, maniento...enfim...eu admito-o.

I see now that the circumstances of one's birth are irrelevant, is what you do with the gift of life that determines who you are"

Eu defeitos até considero-me uma pessoa quase toda cheia deles...

As minhas atitudes eu faço-as consoante as pessoas a quem eu as dirijo.

No geral: mau feitio, orgulhosa e rancorosa e teimosa.
Aude id scire, memento, ut obliviscatur!
https://www.facebook.com/tutuga.fotografia.7?fref=ts

BlackMiau
Isso explica muita coisa ::)

Defeitos? Ui, tantos. Sou teimosa e perfeccionista, entre outros. Mas a teimosia transformo-a em persistência, o perfeccionismo aplico-o no meu trabalho. Os outros dependem da situação para se revelarem. Felizmente não sou negativa ou vingativa, muito menos guardo rancor seja do que for. Tenho mais que fazer com o meu tempo :)

Vamos chamar as coisas pelos nomes, ok?

Não há defeitos... se vocês usam a palavra defeito, significa que não tem cura, não tem remédio. Aquilo que nós temos, são pontos de melhoria! Significa que todos eles são passíveis de ser melhorados... ok?

Todos temos pontos de melhoria, e ainda bem senão a vida era tão enfadonha, não acham?

A questão do complexo de superioridade é interessante, porque ele manifesta-se como tal, mas na verdade esconde é um complexo de inferioridade... Quer um, quer o outro são mecanismos que utilizamos para não sofrer... são por isso legítimos. Não temos é que levar com eles em cima de nós ;)
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

BlackMiau
Outro ponto de melhoria, aproveitando a "refilice" justificada da Faty, em que estou a trabalhar é a zanga. Quando era adolescente, tinha ataques de raiva que era pontapés às coisas, atirar coisas pelos ares e etc. Ainda hoje tenho um buraco na parede do quarto para me lembrar dessa altura. Hoje em dia, se me zango por qualquer razão, saio de casa. Vou dar uma voltinha, beber um cafézito, fumar um (ou três) cigarritos e passa. Há-de chegar o dia em que tenha motivos para me zangar e me passe ao lado :)