Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.432
Total de mensagens
369.481
Total de tópicos
26.919
  • Casamento e Divórcio
    Iniciado por misticopt28
    Lido 1.719 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Divórcio, edificação adiada, resta a pagar no balanço do espírito devedor.

Isso geralmente porque um dos cônjuges, sócio na firma do casamento, veio a esquecer que os direitos na instituição doméstica somam deveres iguais.

A Doutrina Espírita elucida claramente o problema do lar, definindo responsabilidades e entre mostrando os remanescentes do trabalho a fazer, segundo os compromissos anteriores em que marido e mulher assinaram contrato de serviço, antes da reencarnação.

Dois espíritos sob o aguilhão do remorso ou tangidos pelas exigências da evolução, ambos portando necessidades e débitos, combinam encontro ou reencontro no matrimónio, convencidos de que união esponsalícia é, sobretudo, programa de obrigações regenerativas.

Reincorporados, porém, na veste física, se deixam embair pelas ilusões de antigos preconceitos da convenção social humana ou pelas hipnoses do desejo e passam ao território da responsabilidade matrimonial, quais sonâmbulos sorridentes, acreditando em felicidade de fantasia como as crianças admitem a solidez dos pequeninos castelos de papelão.

Surgem, no entanto, as realidades que sacodem a consciência.

Esposo e esposa reconhecem para logo que não são os donos exclusivos da empresa.

Sogro e sogra, cunhados e tutores consanguíneos são também sócios comanditários, cobrando os juros do capital afetivo que emprestaram, e os filhos vão aparecendo na feição de interessados no ajuste, reclamando cotas de sacrifício.

O tempo que durante o noivado era todo empregado no montante dos sonhos, passa a ser rigorosamente dividido entre deveres e pagamentos, previsões e apreensões, lutas e disciplinas e os cônjuges desprevenidos de conhecimento elevado, começam a experimentar fadiga e desânimo, quanto mais se lhes torna necessária a confiança recíproca para que o estabelecimento doméstico produza rendimento de valores substanciais em favor do mundo e da vida do espírito.

Descobrem, por fim, que amar não é apenas fantasiar, mas acima de tudo, construir.

E construir pede não somente plano e esperança, mas também suor e por vezes aflição e lágrimas.

Auxiliemos, na Terra, a compreensão do casamento como sendo um consórcio de realizações e concessões mútuas, cuja falência é preciso evitar.

Divulguemos o princípio da reencarnação e da responsabilidade individual para que os lares formados atendam à missão a que se destinam.

Compreendamos os irmãos que não puderem evitar o divórcio porquanto ignoramos qual seria a nossa conduta em lugar deles, nos obstáculos e sofrimentos com que foram defrontados, mas interpretemos o matrimónio por sociedade venerável de interesses da alma perante Deus.


André Luiz
Psicografia de Waldo Vieira
Do livro: Sol nas Almas
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.

A meu ver, casamento e divorcio vão muito mais para além do que está escrito :)

Os dois testes mais duros no caminho espiritual são a paciência para esperar o momento certo e a coragem de não nos decepcionar com o que encontramos.
Paulo Coelho

Citação de: flor123 em 22 março, 2015, 20:35
A meu ver, casamento e divorcio vão muito mais para além do que está escrito :)



Dentro da visao Espirita antes de se encarnar "assina-se um contrato" no mundo espiritual, o divorcio logo após é opcional do espirito por varias razoes.
"Quebrar um contrato" durante a encarnaçao nao se cumpre a tarefa a que se veio destinado, mas também sobe a visao Espirita quando há filhos é sempre melhor a "quebra desse contrato" do que as crianças sobram as consequencia, assim que é toleravél, mas sempre se devia fazer todos os forços para o evitar.
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.

Sem dúvida que é um contrato espiritual. Mas há contratos espirituais que podem ser quebrados... pela incapacidade do espírito dar seguimento ao mesmo. Daí hoje em dia, se mudar de marido, ou companheiro como se muda de camisa :)

Não sei bem se este texto teve alguma ressonância em mim e isto unicamente porque como é que se justifica que certas pessoas passam em nossa vida, ficam durante uns tempos e após isso, já outras pessoas estavam "destinadas" a surgir? :)
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Ninguém entra na nossa vida por acaso, alguma ligação tem que haver de vidas passadas. Algumas trazem-nos provações, enquanto outras coisas boas
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.

#5
Citação de: Faty Lee em 23 março, 2015, 00:47
Sem dúvida que é um contrato espiritual. Mas há contratos espirituais que podem ser quebrados... pela incapacidade do espírito dar seguimento ao mesmo. Daí hoje em dia, se mudar de marido, ou companheiro como se muda de camisa :)

Não sei bem se este texto teve alguma ressonância em mim e isto unicamente porque como é que se justifica que certas pessoas passam em nossa vida, ficam durante uns tempos e após isso, já outras pessoas estavam "destinadas" a surgir? :)


Faty, pôs as palavras certas... o que escreveu é o que eu sinto.

Depende dos casais, depende dos pactos que se fez antes de reencarnar...depende de muita coisa..... nao há uma generalização, quanto muito...situaçoes parecidas.

Citação de: misticopt28 em 23 março, 2015, 13:01
Ninguém entra na nossa vida por acaso, alguma ligação tem que haver de vidas passadas. Algumas trazem-nos provações, enquanto outras coisas boas

Guru... BINGO

E nao imagina quando passamos por uma situação em que nesta vida nao nos é possivel ficarmos juntos...sabermos que fomos casados 'n' vezes noutras vidas... é realmente uma coisa de outro mundo... e como é que sabemos isso?? Nao sei responder. Mas que é algo que sai deste mundo fisico, sem sombra de duvidas que é. O estar junto nada tem a ver com o carnal...ultrapassa
Os dois testes mais duros no caminho espiritual são a paciência para esperar o momento certo e a coragem de não nos decepcionar com o que encontramos.
Paulo Coelho

Mas isso pode ter a ver com fatores externos flor, provaçoes, magias..etc..
De qualquer das formas eu acho que se realmente temos que ficar com alguem os meios chegeram até nós para que isso se concretize, seja daqui a 1mes,1ano ou 10 anos.

Bem haja
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.

Citação de: misticopt28 em 23 março, 2015, 14:52
Mas isso pode ter a ver com fatores externos flor, provaçoes, magias..etc..
De qualquer das formas eu acho que se realmente temos que ficar com alguem os meios chegeram até nós para que isso se concretize, seja daqui a 1mes,1ano ou 10 anos.

Bem haja

no meu caso 27 anos :)
Os dois testes mais duros no caminho espiritual são a paciência para esperar o momento certo e a coragem de não nos decepcionar com o que encontramos.
Paulo Coelho