Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.431
Total de mensagens
369.479
Total de tópicos
26.919
  • França aprova sedação terminal
    Iniciado por Littlelight
    Lido 4.109 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
isso chama se suicidio...acabar com o sofrimento???? boa desculpa..voces sabem lá o motivo do porque daquilo...Lembrem se que o Pai nao dá um fardo ao seu filho se ele nao o puder carregar...o sofrimento espiritual é bem pior que os sofrimentos terrenos
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.

#16
Citação de: misticopt28 em 18 março, 2015, 21:11
isso chama se suicidio...acabar com o sofrimento???? boa desculpa..voces sabem lá o motivo do porque daquilo...Lembrem se que o Pai nao dá um fardo ao seu filho se ele nao o puder carregar...o sofrimento espiritual é bem pior que os sofrimentos terrenos

Eu não sei se é pior ou não, mas supondo que seja...não é por haver algo pior que possamos passar, que não se deve tentar evitar o sofrimento seja ele qual for....
"Quem vive pela espada morre pela espada...Vivo pelo que digo, morrerei pela palavra"

Citação de: anascorpion em 18 março, 2015, 20:38
Concordo com a Littlelight. Não sabemos se a missão daquela pessoa seria passar meses ou anos em coma. E quem nos garante que depois de tanto tempo em coma ela não volta à vida?
Quem somos nós para decidir sobre a vida de alguém? Todas as pessoas têm direito à vida mesmo que isso implique viver com muitas dificuldades.
Agora, quando a pessoa tem uma doença grave e não aguenta tanto sofrimento, acho que tem o direito de escolher desde que ela tenha capacidades mentais para tal. Ah e sem influencia de terceiros...


Ana, para mim, isto torna-se bem mais delicado quando a pessoa sofre uma brutalidade como nos casos de acidente, e não clarificou a sua posição quanto a esta questão antes de sofrer o acidente. A decisão recai sobre a família e eu não queria de maneira nenhuma ver-me numa situação dessas. Se não sabemos o que a pessoa acidentada está a passar, sem dúvida que o sofrimento da família deve ser extremamente doloroso... :(
"Onde está Deus?" - perguntei à minha sobrinha de três anos.
"O que é Deus?" - indagou ela. "Deus é Amor." - respondi-lhe.
"Está aqui!" - disse ela, envolvendo-me no abraço mais delicioso do mundo!

Citação de: Littlelight em 18 março, 2015, 22:00
Ana, para mim, isto torna-se bem mais delicado quando a pessoa sofre uma brutalidade como nos casos de acidente, e não clarificou a sua posição quanto a esta questão antes de sofrer o acidente. A decisão recai sobre a família e eu não queria de maneira nenhuma ver-me numa situação dessas. Se não sabemos o que a pessoa acidentada está a passar, sem dúvida que o sofrimento da família deve ser extremamente doloroso... :(

Sim, acredito que será muito complicado mas eu penso o que faria se estivesse nessa situação onde tivesse de escolher entre desligar as máquinas ou não. A minha resposta seria sempre não. Não poderia carregar esse peso em cima de mim para o resto da vida. :(

Concordo consigo. Mas imaginemos o inverso. Desligamos a máquina e poupamos sofrimento ao doente. Será que o familiar que permitiu o desligar não se sentiria culpado se não o fizesse? Imagine que não desliga a máquina e o doente mantém-se em estado comatoso por largos anos. Será que o familiar não sentiria que esse é um peso muito grande para carregar, e por isso opta por desligar as máquinas?

Isto é tudo muito complicado. É uma daquelas situações em que eu não consigo dizer clara e convictamente: é assim que eu agiria. À partida concordo com a legalização, mas com o acto em si, tenho muita dificuldade em saber como agiria. Acho que só quem passa por isso sabe a dor que é...
"Onde está Deus?" - perguntei à minha sobrinha de três anos.
"O que é Deus?" - indagou ela. "Deus é Amor." - respondi-lhe.
"Está aqui!" - disse ela, envolvendo-me no abraço mais delicioso do mundo!

Citação de: Littlelight em 18 março, 2015, 22:18
Concordo consigo. Mas imaginemos o inverso. Desligamos a máquina e poupamos sofrimento ao doente. Será que o familiar que permitiu o desligar não se sentiria culpado se não o fizesse? Imagine que não desliga a máquina e o doente mantém-se em estado comatoso por largos anos. Será que o familiar não sentiria que esse é um peso muito grande para carregar, e por isso opta por desligar as máquinas?

Isto é tudo muito complicado. É uma daquelas situações em que eu não consigo dizer clara e convictamente: é assim que eu agiria. À partida concordo com a legalização, mas com o acto em si, tenho muita dificuldade em saber como agiria. Acho que só quem passa por isso sabe a dor que é...

Sim, concordo que só quem passa por elas é que sabe. Como estamos a falar no ramo das hipóteses, existem muitas variáveis. Seria mais fácil dar uma resposta concreta se:

a) soubéssemos que a pessoa está a sofrer,
b) a pessoa alguma vez tivesse expressado o desejo de desligar as máquinas caso estivesse nessa situação,
c) as hipóteses dessa pessoa acordar seriam 0%


Infelizmente, não é fácil dar uma resposta concreta...
"Onde está Deus?" - perguntei à minha sobrinha de três anos.
"O que é Deus?" - indagou ela. "Deus é Amor." - respondi-lhe.
"Está aqui!" - disse ela, envolvendo-me no abraço mais delicioso do mundo!

O problema nesta questão é que não temos nunca certezas de nada. Imaginem alguém que se encontra num sofrimento terrível com uma determinada doença para a qual não tem cura... e ao decidir fazê-lo é exatamente pelo facto de não ter qualquer esperança... e se a esperança entretanto surge e ela já decidiu?

No caso de serem terceiros a decidir, bolas acho que tudo vira mesmo ao contrário. Não gostaria de ter que passar por uma situação destas mesmo... acho que seria difícil, não apenas a decisão mas o ter que viver com ela uma vida inteira presa nos "ses"....  :-\
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Pergunto-me se alguma vez avançaremos dum ponto de vista espiritual, emocional e até tecnológico para termos alguma certeza sobre este processo, e se esse avanço não significa que esse tipo de situações acabam por se tornar evitáveis, devido precisamente a esse avanço...
"Onde está Deus?" - perguntei à minha sobrinha de três anos.
"O que é Deus?" - indagou ela. "Deus é Amor." - respondi-lhe.
"Está aqui!" - disse ela, envolvendo-me no abraço mais delicioso do mundo!

o livre arbitreo dá-me o direito de enfiar um tiro nos cornos se assim bem o intender...
a minha religião é a verdade...

Citação de: Littlelight em 18 março, 2015, 23:01
Pergunto-me se alguma vez avançaremos dum ponto de vista espiritual, emocional e até tecnológico para termos alguma certeza sobre este processo, e se esse avanço não significa que esse tipo de situações acabam por se tornar evitáveis, devido precisamente a esse avanço...

Bolas Littlelight espero bem que sim! Não estou aqui a "passar férias" e espero bem que todo o ser humano evolua na sua compreensão relativamente a tudo isto, não? Estas são as verdadeiras questões éticas, morais, bioéticas que norteiam a nossa condição atual de ser humano, dada a nossa compreensão das coisas, mas espero sinceramente que a consciência humana evolua em algum sentido para que isto deixe ser colocado em questão! :)
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Citação de: Faty Lee em 18 março, 2015, 23:15
Bolas Littlelight espero bem que sim! Não estou aqui a "passar férias" e espero bem que todo o ser humano evolua na sua compreensão relativamente a tudo isto, não? Estas são as verdadeiras questões éticas, morais, bioéticas que norteiam a nossa condição atual de ser humano, dada a nossa compreensão das coisas, mas espero sinceramente que a consciência humana evolua em algum sentido para que isto deixe ser colocado em questão! :)

Concordo plenamente!
"Onde está Deus?" - perguntei à minha sobrinha de três anos.
"O que é Deus?" - indagou ela. "Deus é Amor." - respondi-lhe.
"Está aqui!" - disse ela, envolvendo-me no abraço mais delicioso do mundo!