Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.435
Total de mensagens
369.482
Total de tópicos
26.920
  • O teste das 6 fatias de queijo Meio-Gordo do Pingo Doce
    Iniciado por Acnamon
    Lido 2.783 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Certamente todos já tivemos a sensação de quando os comerciantes pesam os produtos atiram os produtos para a balança e rapidamente carregam no botão para marcar o preço dos mesmos.

No inicio pensei que seria apenas por um questão eficiência, mas no fundo sempre desconfiei que se tratava de um engodo para "roubar" mais umas gramas.

Sendo assim decidi fazer o teste das 6 fatias de queijo meio-gordo Pingo Doce, mas no entanto podem se estar a perguntar, mesmo que não vou fingir que sim:

"Oh acnamon mas porque 6 fatias de queijo meio-gordo Pingo Doce ?" :)

Mas as razoes simples e claras, porque gosto de queijo (embora faça me mal), compro meio-gordo por uma questão de descargo de consciência e no Pingo Doce porque é ao lado de casa, sendo que o 6 foi apenas um número completamente aleatório.

Então o teste consiste em:

Ir ao secção de charcutaria, frutaria, etc, desde que seja feito por um dos funcionários, e pedir um produto qualquer podendo ser em gramagem, mas resulta melhor se for pedido em quantidade, para se poder comprar com outros testes.

Quando chegarem à caixa peçam ao funcionário da caixa para pesar o mesmo o produto na balança.

Do me resultado:

E embora não fosse surpresa conclui que as 116 gramas das fatias de queijo eram na realidade 88 gramas na balança da caixa, uma diferença de 14 cêntimos, mas aqui não é o valor, mas sim o acto em sí, sendo que é mais do que o valor de um saco.

Pedi para chamar a gerente de loja, que com uma cara de medo disse que ia resolver a situação devolvendo-me o dinheiro, tentei então passar a ideia que não era a questão do dinheiro mas sim pelo facto de reparar sempre que os produtos eram atirados para cima da balança em vez de colocados calmamente para que registasse a pesagem real e não a pretendida.

Rapidamente a senhora aumenta meio-tom e começa com "sim sim claro" repetidamente enquanto punha o seu código de alteração de preço, e decidi então entrar em monologo, mas de um modo muito calmo.

"Pois realmente o que dá a parecer é que há uma corria por parte das funcionárias suas colegas a garantir uma maior venda dos produtos, que para além do habitual ´só isso´ parece que ganham à comissão pelas gramas vendidas, caso contrário não haveria necessidade de tentar enganar o cliente"

E a senhora reponde "sim sim claro irei falar com as colegas" ! decidi aceitar e não entrar em confrontação, mas ficando com o papel para posteriormente apresentar queixa se se verificar a mesmo situação futuramente.

Finalizando devolveram-me os 14 cêntimos, agradecendo a minha disponibilidade.

Agora o teste e que apelava a quem tiver paciência para fazer isso, seria repetir o processo, pedir o produto e quando chegarem à caixa pedirem para pesar mais ainda se repararem que a funcionária excedeu na forma como colocou o produto na balança.

Da minha parte irei continuar a fazer o teste sempre que lá for, tanto para saberem quem sou, como para ficarem com a ideia que sou um auditor fantasma eheheh (mauzinho)


BlackMiau

Bolas, eu já sabia destas coisas. Mas é incrível como somos roubados.

Vou contar o que aconteceu hoje mesmo no PD:

Fui fazer compras e resolvi comprar latinhas para a gata. E vi que elas custam normalmente 0.29€ mas as de atum e salmão estavam em promoção, custavam 0.19€. Resolvi trazer 16 de salmão e 8 de frango porque a gata gosta muito. Cheguei à caixa e a senhora registou 24 caixas a 0.29€ e eu, atenta como sempre disse-lhe: "mas o preço está a 0.19€" e ela respondeu: "talvez o desconto venha no final, vamos ver". E eu disse, sim terá que vir apenas para as 16 porque as 8 restantes está correto. Ela nem sequer me quis ouvir. Retirou o talão e disse, como vê o desconto é de 2.40€....

Não fiz mais nada... vim-me embora porque falei com uma porta mesmo. Na verdade, o PG ficou a perder comigo... trouxe as 24 latas a 0.19€ ;D
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

as saudades que eu tenho da "venda"...  ::) ...ia lá, trazia o que queria e ainda deixava acente no livrinho preto... depois ia pagar quando me desse jeito... era mais bem servido e tinha sempre a garantia da qualidade do produto... depois... inventaram a ASAE...
a minha religião é a verdade...

Depois de reler o texto verifico que eu é que estava com fome pela quantidade de palavras que comi, viva a dislexia :)

Depois de escrever revejo o texto sempre 2 vezes e as palavras estão todas lá, mas depois parece que desaparecem... o nosso cérebro é mesmo engraçado!

Por acaso é uma das coisas que tenho sempre em atenção, é as pesagens e o troco.  :)
Se fossem daquelas balanças antigas** em que tinha um ponteiro a marcar as gramas / kilos era mais dificil de enganar, porém estas balanças electrónicas são fácilmente influenciáveis quando mandam o produto para cima dando a entender à balança que o produto é mais pesado.

balança antiga**




Porém como nos hipermercados é meio mundo a enganar a outra metade do mundo, aprendi umas técnicas para beneficiar um pouco com a ignorância de quem me quer enganar.
Ou seja quando compro frutas, frutos secos a vulso, gomas a vulso, entre outros, sou sempre eu que peso e tiro o talão com o valor para depois pagar na caixa.
A técnica passa por colocar pouco conteudo dentro do saco de maneira que não pague muito, porém deixo o saco aberto...
Após isso tiro o talão do valor e colo no saco... Agora vem a parte engraçada...  ;D
Encho o saco depois com mais conteudo do que pretendo e finalmente dou o nó no saco... Dirijo-me à caixa self-service e faço os pagamentos tranquilamente sem levantar suspeitas  ;D
"Tudo aquilo que o homem ignora não existe para ele. Por isso o universo de cada um se resume ao tamanho de seu saber." - Albert Einstein

Amigo Indigo,
Não faça aos outros o que não gostaria que lhe fizessem a si.

Voltando ao tema.

Se estiverem atentos, no Continente há geralmente 3 tipos de tomate, os preços são diferentes e há sempre um mais barato do que os outros.Depois, 2 dias depois, será contemplada com o preço mais baixo o que há  2 dias era o mais caro e assim alternadamente...
SE não estiver atento, na caixa, colocam-lhe sempre o preço mais elevado e, quando chama a atenção ao verificar a factura, ouve sempre a mesma explicação,"Desculpe! enganei-me e não reconheci a categoria"

sofiagov
o quanto somos enganados sem sabermos ou dar por isso... >:(

Citação de: oculto em 17 março, 2015, 08:52
Amigo Indigo,
Não faça aos outros o que não gostaria que lhe fizessem a si.


Sim tem razão caro oculto.
Porém quando somos enganados 1, 2, 3 vezes, essas entidades não pensão o mesmo e ainda reagem com arrogância às queixas do cliente.
É certo que não sou um "santo", porém quando a reclamação perde o efeito, há que fazer alguma coisa. (No meu caso, apenas faço o que certamente já deve ter ouvido nas publicidades "Leve tanto por tão pouco") :)
"Tudo aquilo que o homem ignora não existe para ele. Por isso o universo de cada um se resume ao tamanho de seu saber." - Albert Einstein