Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.431
Total de mensagens
369.480
Total de tópicos
26.919
  • Algumas reflexões bíblicas para católicos
    Iniciado por PortugueseGirl
    Lido 2.280 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
        A intenção deste tópico é apenas fornecer informação para quem for católico considerar, de um ponto de vista bíblico. Não levem isto como um ataque pessoal, toda a gente tem direito a ter a sua fé. Abri o tópico porque quando eu era católica gostava que alguém me tivesse dito estas coisas.

   Há quem não queira saber e está no seu direito: a essas pessoas peço que ignorem e passem à frente, assim ninguém perde tempo desnecessariamente; é simples. O tópico também não é para debater algo geral como a crença na existência de Deus, uma vez que foi criado por uma pessoa que crê na Bíblia e é dirigido para pessoas que também crêem na Bíblia.

   Este assunto é muito extenso e por isso não pode ser abordado aqui na totalidade, deixo só alguns pontos para reflexão. Se alguém quiser falar comigo através de mensagem privada, sinta-se à vontade.

   Ao ler os tópicos, lembre-se destes versos:

"Deus não é homem para mentir, nem filho de homem para mudar de opinião". - Números 23:19

"E eu declaro a todos os que ouvem as palavras da profecia deste livro: "Se alguém lhe acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele os flagelos descritos neste livro; e, se alguém tirar alguma palavra do livro desta profecia, Deus tirar-lhe-á a sua parte da Árvore da Vida e da Cidade Santa descrita neste livro." - Apocalipse 22:18-19

"Vão é o culto que Me rendem, e as doutrinas que ensinam não passam de preceitos humanos. Anulais a vosso prazer o mandamento de Deus para observardes a vossa tradição." - Marcos 7:7-9

1. A Bíblia ensina que Jesus é o único intercessor entre Deus e as pessoas.

   A Bíblia ensina claramente que Jesus é o único meio para se chegar a Deus, não santos, nem anjos, nem Maria:

[Jesus disse] "Eu Sou o caminho, a verdade e a Vida, ninguém vem ao Pai  senão por mim." - João 14:6

"Porque há um só Deus e um só mediador ente Deus e os homens, Jesus Cristo." - 1 Timóteo 2:5

   Jesus é o único que morreu pelos nossos pecados, por isso é o único que pode interceder entre nós e Deus:

"Também Cristo morreu uma vez pelos nossos pecados - o Justo pelos injustos para nos conduzir a Deus. Morreu segundo a carne, mas foi vivificado segundo o espírito." - 1 Pedro 3:18

"Por isso, pode salvar perpetuamente os que por Ele se aproximam de Deus, vivendo sempre para interceder em seu favor." - Hebreus 7:25

"Filhinhos meus, escrevo-vos estas coisas para que não pequeis; mas, se alguém pecar, temos um advogado junto do Pai, Jesus Cristo, o Justo. Ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo." - 1 João 2:1-2

   Por Jesus ser o próprio Deus encarnado é que nos pode salvar; e por Ele ser o salvador, é que pode interceder por nós.

"Os que O ouviram disseram: "Quem pode então salvar-se?". Jesus respondeu: "O que é impossível aos homens é possível a Deus." - Lucas 18:26-27

         Se o sacrifício de Jesus não fosse a única maneira de obter a nossa salvação, Ele não teria de ter morrido por nós e a Sua morte teria sido em vão.

"E não há salvação em nenhum outro, pois não há debaixo do céu qualquer outro nome dado aos homens que nos possa salvar." - Actos 4:12

"Porque Deus amou de tal modo o mundo que deu o Seu Filho único, para que todo o que n'Ele crer não pereça, mas tenha vida eterna." - João 3:16

"E a vida eterna consiste nisto: que Te conheçam a Ti, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste." - João 17:3

   A Bíblia nunca afirma que algum santo ou Maria seja mais piedoso(a) e misericordioso(a) do que Deus.  A Bíblia menciona unicamente a piedade de Deus:

"Mas Vós, ó Senhor, sois o Deus piedoso e compassivo, paciente, grande na bondade e fidelidade." - Salmos 86:15

"Deixe o ímpio os seus caminhos e o pecador os seus projectos; volte-se para o Senhor, que terá piedade dele, para o nosso Deus que é generoso em perdoar." - Isaías 55:7

   O próprio Jesus disse:

"Vinde a Mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e aliviar-vos-ei. Tomai sobre vós o Meu jugo, e aprendei de Mim, que sou manso e humilde de coração, e achareis alívio para as vossas almas, pois o Meu jugo é suave e o Meu fardo é leve." - Mateus 11:28-30

   Não há razão para rezar a qualquer outro que não Deus. Até porque ao fazê-lo estão a honrar e servir "mais a criatura do que o Criador". - Romanos 1:25

   Na Bíblia, sempre que alguém reza, é a Deus. Exemplos:

"Piedoso e temente a Deus, como aliás toda a sua casa, dava largas esmolas ao povo e rezava continuamente a Deus." - Actos 10:2

"Fizeram, então, a seguinte oração: "Tu, Senhor, que conheces o coração de todos os homens(...)" - Actos 1:24

   Para além disso, vejamos o que Pedro disse quando alguém se ajoelhou perante ele:

"Na altura em que Pedro entrava, Cornélio foi ao seu encontro e, caindo-lhe aos pés, prostrou-se. Mas Pedro levantou-o, dizendo: "Levanta-te, que eu também sou homem." - Actos 10:25-26

   As pouquíssimas passagens bíblicas que a Igreja Católica usa para justificar a sua posição nem sequer se referem a intercessões. Vejamos este exemplo:

   Em João 2:3 Maria diz a Jesus que já não havia vinho. Maria não ordenou a Jesus para dar mais vinho, apenas informou. Repare na resposta de Jesus:
"Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora". - João 2:4

   Jesus não disse "sempre às ordens!", mas sim reiterou a ideia de que não aceitava ordens de Maria, e tomaria acção quando fosse chegada a altura de agir.

Depois Maria disse "Fazei tudo o que ele vos disser." - João 2:5

   Mais uma vez, a mensagem bíblica é de que as pessoas façam o que Jesus disser, e não sigam outros, não importa quem sejam.

   Então e Moisés?

   Moisés era o mediador dos israelitas no Velho Testamento, Jesus é o mediador da nova aliança - a do Novo Testamento. Para além disso, ninguém rezava a Moisés, nem lhe faziam procissões, nem santuários, etc..

   Outro ponto importante de referir é que para os santos ou Maria poderem ouvir todas as orações que lhes são dirigidas, em todas as línguas, ao mesmo tempo, vindas de vários países do mundo, teriam de ser omniscientes e omnipresentes, características essas que são de Deus apenas. E a Bíblia diz que:

"E esta é a confiança que temos que, se pedirmos alguma coisa segundo a Sua vontade, Ele nos ouve." - 1 João 5:14

Para além de tudo isto, ainda há outro pormenor: na Bíblia, a palavra santo é sinónimo de cristão e não apresenta o sentido católico do termo. Na Bíblia, "santo" significa alguém que tem fé em Jesus.

"à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Jesus Cristo, chamados à santidade, com todos os que, em qualquer lugar, invocam o nome de Jesus Cristo Senhor" - 1 Coríntios 1:2

"Paulo Apóstolo de Jesus Cristo pela vontade de Deus, aos santos e fiéis, em Cristo Jesus, que estão em Éfeso" - Efésios, 1:1

"Paulo e Timóteo, servos de Cristo Jesus a todos os Santos em Cristo Jesus que estão em Filipos" - Filipenses, 1:1


2. O segundo mandamento.

   Faremos agora a comparação entre os mandamentos que são ensinados na catequese e os mandamentos que realmente estão na Bíblia.

   Mandamentos católicos:

1 - Adorar a Deus e amá-Lo sobre todas as coisas.
2 - Não invocar o santo nome de Deus em vão.
3 - Santificar os Domingos e festas de guarda.
4 - Honrar pai e mãe (e outros legítimos superiores).
5 - Não matar (nem causar outro dano no corpo, ou na alma, a si mesmo ou ao próximo).
6 - Guardar castidade nas palavras e nas obras.
7 - Não furtar (nem injustamente reter ou danificar os bens do próximo).
8 - Não levantar falsos testemunhos (nem de qualquer outro modo faltar à verdade ou difamar o próximo).
9 - Guardar castidade nos pensamentos e nos desejos.
10 - Não cobiçar as coisas alheias.

   Mandamentos bíblicos:

1 - Não terás outro deus além de Mim.
2 - Não farás para ti imagens esculpidas. Não te prostrarás diante delas e não lhes prestarás culto.
3 - Não pronunciarás o nome do Senhor em vão.
4 - Guardarás o dia de Sábado, para o santificar, como te ordenou o Senhor.
5 - Honra o teu pai e a tua mãe.
6 - Não matarás.
7 - Não cometerás adultério.
8 - Não roubarás.
9 - Não levantarás falso testemunho contra o teu próximo.
10 - Não cobiçarás a casa do teu próximo, nem coisa alguma que lhe pertença.
(Êxodo 20:3-17 e Deuteronómio 5:7-18)

   Repare no segundo mandamento. Deus proíbe estátuas que representem algo/alguém a quem se preste culto ou reverência (adoração ou veneração). Isso porque essas pessoas estão a prestar culto a algo/alguém que não é Deus, violando os 2 primeiros mandamentos. Veja alguns dos muitos versos que existem na Bíblia acerca de imagens esculpidas (estátuas), e o que Deus diz acerca disso:

"Congregai-vos, e vinde; chegai-vos juntos, os que escapastes das nações; nada sabem os que conduzem em procissão as suas imagens de escultura, feitas de madeira, e rogam a um deus que não pode salvar." - Isaías 45:20

"Eu sou o Senhor; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura. " - Isaías 42:8

   No capítulo 3 de Daniel, 3 homens recusaram-se a adorar uma estátua sob pena de morte na fogueira. Este mandamento é importante e é para ser levado a sério! No capítulo 13 do Apocalipse (que ainda está por acontecer), quem adora a imagem, não tem o seu nome escrito no livro da vida.

"Tendo conhecido a Deus, não O glorificaram como a Deus que é, e Lhe renderam graças, antes se desvaneceram nos seus pensamentos, obscurecendo-se, deste modo, o seu insensato coração. Considerando-se sábios, tornaram-se néscios, e trocaram a glória de Deus incorruptível por figuras de homem corruptível, de aves, de quadrúpedes e de répteis. Por isso, Deus, segundo os desejos dos seus corações, os entregou à impureza, a fim de que neles se degradassem os próprios corpos, eles que trocaram a verdade de Deus pela mentira e que veneraram a criatura e lhe prestaram culto de preferência ao Criador, o Qual é bendito por todos os séculos. Ámen." - Romanos 1:21-25

"O nosso Deus está nos céus: faz tudo quanto lhe apraz. Prata e ouro são os ídolos deles, simples obras das mãos dos homens: têm boca e não falam, olhos e não vêem, ouvidos e não ouvem, nariz e não cheiram; com as suas mãos não apalpam, com os seus pés não caminham; nem as suas gargantas emitem sons. Como eles serão os que os fabricam, e todos quantos neles confiam." - Salmos 115:3-8

"A quem podereis comparar-Me ou igualar-Me? Quem poreis em paralelo Comigo, que Me seja igual? Aqueles tiram o ouro da sua bolsa, pesam a prata na balança, ajustam com um ourives para que faça um deus, diante do qual se prostram em adoração; levam-no às costas, transportam-no; onde o colocam, ali fica; não se move do seu sítio. Por muito que gritem, não responde, não os salva da tribulação. Lembrai-vos disto e sede prudentes, reflecti, ó prevaricadores! Lembrai-vos dos tempos passados, desde o princípio. Sim, eu sou Deus e não há outro, eu sou Deus e não há nenhum semelhante a Mim." - Isaías 46:5-9





     Agora, para além do facto de se tratar de estátuas, façamos a comparação entre o que a foto retrata e o que o anjo disse a João (como Pedro também disse):

"Sou eu, João, que vi e ouvi estas coisas. Depois de as ver e ouvir, prostrei-me aos pés do anjo, que mas mostrava, para o adorar. Mas ele disse-me: "Não faças isso! Sou um servo, como tu, como os teus irmãos, os profetas, e como aqueles que giardam as palavras deste livro. Adora a Deus." - Apocalipse 22:8-9



     Repare também nestes versos:

"Estou admirado de que, tão depressa, passeis d'Aquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho. Na verdade, não há outro Evangelho; há apenas os que semeiam a confusão entre vós e pretendem perverter o Evangelho de Cristo. Mas ainda que alguém - nós mesmos ou um anjo do Céu - vos anuncie outro evangelho, além do que vos tenho anunciado, esse seja anátema." - Gálatas 1:6-8

   Quando se fala neste tema, há quem o tente invalidar (fazendo com que Deus se contradiga a Si próprio) com os casos da serpente de bronze, os querubins do templo e a arca da aliança. Vejamos:

   Ponto número 1 aplicável a todos estes exemplos: Deus mandou fazê-los. Esse não é o caso para estátuas de santos ou de Maria.

   - a serpente de bronze (Números, 21): a serpente estava lá para que quem olhasse para ela, ficasse curado. As pessoas começaram a prestar culto à serpente e Ezequias destruí-a, de acordo com a vontade de Deus (2 Reis 18:3-4).

   No catolicismo, as imagens esculpidas são objectos de culto, as pessoas beijam-nas, fazem procissões com elas, ajoelham-se perante elas, acendem-lhes velas, etc..













        - os querubins do templo: ninguém prestava culto aos querubins do templo. Apenas enfeitavam o templo, não eram objectos de adoração.

   - a arca da aliança: Josué prostrou-se diante da arca. E o que é que Deus lhe disse (verso 10)? Leia Josué 7:6-10:

7:6 Então Josué rasgou as suas vestes, e se prostrou em terra sobre o seu rosto perante a arca do SENHOR até à tarde, ele e os anciãos de Israel; e deitaram pó sobre as suas cabeças.
7:7 E disse Josué: Ah! Senhor DEUS! Por que, com efeito, fizeste passar a este povo o Jordão, para nos entregares nas mãos dos amorreus para nos fazerem perecer? Antes nos tivéssemos contentado em ficar além do Jordão!
7:8 Ah, SENHOR! Que direi? Pois Israel virou as costas diante dos inimigos!
7:9 Ouvindo isto, os cananeus, e todos os moradores da terra, nos cercarão e desarraigarão o nosso nome da terra; e então que farás ao teu grande nome?
7:10 Então disse o SENHOR a Josué: Levanta-te; porque estás prostrado assim sobre o teu rosto?

     Deus não concordou com isso.


3. Maria não é superior às outras pessoas.

   A doutrina católica ensina que Maria nunca pecou (se acha que não é bem assim, faça o favor de ler os dogmas católicos). Vejamos o que a Bíblia afirma:

"Maria disse então: "A minha alma glorifica ao Senhor e o meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador." - Lucas 1:46-47

   Neste verso, Maria disse claramente que precisava de um Salvador = Jesus. De que é que as pessoas são salvas? Dos seus pecados:

"Ela dará à luz um filho e pôr-Lhe-ás o nome de Jesus; porque Ele salvará o povo dos seus pecados." - Mateus 1:21

   Uma explicação católica é que Jesus salvou Maria de uma maneira diferente, ao nascer a partir dela. Esta ideia não tem qualquer tipo de base bíblica. A Bíblia deixa claro que toda a gente peca, excepto 1 homem. O único que nunca pecou foi Jesus, devido a ser O próprio Deus encarnado.

"Todos pecaram e estão privados da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente pela Sua graça, por meio da redenção que se realiza em Jesus Cristo." - Romanos 3:23-24

"Ele que não cometeu pecado, e cuja boca não proferiu mentira" (Pedro está a falar de Jesus) - 1 Pedro 2:22

"Porque não temos um Sumo Sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas. Pelo contrário, Ele mesmo foi provado em tudo, à nossa semelhança, excepto no pecado." - Hebreus 4:15

"Aquele que não havia conhecido pecado, Deus O fez pecado por nós para que nos tornássemos n'Ele justiça de Deus." - 2 Coríntios 5:21

   "Aquele" aqui claramente quer dizer "o único". A Bíblia fala apenas numa excepção: Jesus.

   Maria não era superior às outras pessoas e, tal como toda a gente, era pecadora:

"Quando se cumpriu o tempo da sua purificação, segundo a lei de Moisés, levaram-n'O a Jerusalém para O apresentarem ao Senhor, conforme está escrito na lei de Deus: "Todo o primogénito varão será consagrado ao Senhor", e para oferecerem em sacrifício, como se diz na lei do Senhor, um par de rolas ou duas pombinhas." - Lucas 2:22-24

     Qual é a finalidade deste sacrifício?

"Quando terminar o tempo da sua purificação, para um filho ou para uma filha, apresentará ao sacerdote, à entrada da tenda da reunião, um cordeiro de um ano, como holocausto, e uma pomba ainda nova ou uma rola, sacrifício expiatório. O sacerdote oferecê-los-á ao Senhor, fará expiação por ela, e será purificada do fluxo de sangue. Esta é a regra relativa à mulher que dá à luz um filho ou uma filha. Se não tiver meios para oferecer um cordeiro, tomará duas rolas ou duas pombas ainda novas, uma para o holocausto e outra para o sacrifício expiatório; e o sacerdote fará a expiação por ela e será purificada." - Levítico 12:6-8

   Para que servem os sacrifícios expiatórios?

"Porque o sangue é o princípio vital da carne, que vos concedo sobre o altar, a fim de vos servir de expiação, pois o sangue é que faz expiação pela pessoa." - Levítico 17:11

"E quase tudo, segundo a Lei, é purificado com sangue; sem efusão de sangue não há remissão." - Hebreus 9:22

   Tal como vemos através destes versos, o sangue faz expiação pelos pecados da pessoa, para que a pessoa seja purificada. Se Maria fez uma oferta de um par de rolas ou duas pombas que, como diz na lei de Moisés, servem de expiação pelos pecados, é porque ela era pecadora.

   Outros dogmas católicos afirmam que Maria permaneceu virgem eternamente e não teve outros filhos para além de Jesus. Analisemos as seguintes passagens:

"Estava Ele ainda a falar à multidão, quando apareceram Sua mãe e Seus irmãos" - São Mateus 12:46

"Não é Ele o carpinteiro filho de Maria e irmão de Tiago, de José, de Judas e Simão? E as Suas irmãs não estão aqui entre nós?" - São Marcos 6:3

"Sua mãe e Seus irmãos vieram ter com Ele" - Lucas 8:19

   Facilmente se conclui que Maria teve outros filhos, uma vez que as passagens falam em irmãos de Jesus. Um dos argumentos católicos é o de que a palavra "irmãos" tem um sentido espiritual e não carnal. Ou seja, ao dizer "irmãos" nestas passagens, o autor estava a referir-se a seguidores de Jesus. No entanto, vemos que esta ideia não pode estar correcta, pois imediatamente a seguir Jesus afirma que os verdadeiros irmãos Dele são os que seguem a palavra de Deus, notando-se, portanto, que primeiro se estava a referir a irmãos de sangue e a demarcar a diferença entre os dois. Vejamos:

"Sua mãe e Seus irmãos vieram ter com Ele, mas não podiam aproximar-se por causa da multidão. Anunciaram-Lhe: "Tua mãe e Teus irmãos estão lá fora e querem ver-Te.". Mas Ele respondeu-lhes: "Minha mãe e Meus irmãos são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática." - Lucas 8:19-21

(Estes versos também indicam que Jesus não tinha Maria num estatuto de superioridade em relação às outras pessoas.)

   Também podemos analisar a seguinte passagem:

"Disseram-Lhe, pois, os Seus irmãos: "Sai daqui e vai para a Judeia, a fim de os Teus discípulos também verem as obras que Tu fazes, pois ninguém, que pretenda ser conhecido, actua em segredo. Já que fazes estas coisas, manifesta-Te ao mundo". De facto, nem os Seus irmãos acreditavam Nele." - João 7:3-5

Mais uma vez, podemos ver que "irmãos" não se pode estar a referir a irmãos enquanto gente que acreditava Nele. Esta passagem diz claramente que os Seus irmãos não acreditavam Nele, por isso, tem de estar a referir-se a irmãos de sangue e não a irmãos no sentido espiritual.

   Em favor disto também temos o Salmo 69, que fala acerca dos irmãos de Jesus não acreditarem Nele, e vemos que fala dos "filhos de minha mãe":

"Tornei-me um estranho para meus irmãos, um desconhecido para os filhos de minha mãe." - Salmos 69:9

   E Gálatas 1:19, pois está a dar a entender que, dos Apóstolos, apenas um seria irmão de Jesus:

"Não vi mais nenhum dos Apóstolos a não ser Tiago, irmão do Senhor." - Gálatas 1:19

   No seguinte verso vemos, novamente, que se faz distinção entre irmãos e discípulos:

"Depois disto, desceu a Cafarnaúm com a mãe, os irmãos e os discípulos, e ali ficaram alguns dias." - João 2:12

   Outro argumento católico é dizer que, na realidade, os irmãos de Jesus eram meios-irmãos, e seriam irmãos Dele por parte de José, e não da parte de Maria. Mas Marcos 6:3 diz "Não é Ele o carpinteiro filho de Maria e irmão de Tiago, de José, de Judas e Simão? E as Suas irmãs não estão aqui entre nós?". Perante esta afirmação, o que é mais razoável pensar? Que os irmãos de Jesus eram apenas meios-irmãos por parte de José, ou que eram irmãos Dele por parte de Maria? O que é lógico pensar é que eram irmãos de Jesus, filhos de Maria, pois a própria frase nem sequer refere José, mas diz "...filho de Maria e irmão de Tiago...". Para além disso, o Salmo 69 também fala em "filhos de minha mãe".

   Então... Mas Maria não era "cheia de graça"?

"Ao sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem chamado José, da casa de David, e o nome da virgem era Maria. Ao entrar em casa dela, o anjo disse-lhe: "Salvé, ó cheia de graça, o Senhor está contigo." Ao ouvir estas palavras, ela perturbou-se e inquiria de si própria o que significava tal saudação. Disse-lhe o anjo: "Não tenhas medo, Maria, pois achaste graça diante de Deus." - Lucas 1:26-30

   Será que isto significa algo único e exclusivo a Maria?

"Predestinou-nos para sermos Seus filhos adoptivos por meio de Jesus Cristo, por Sua livre vontade, para fazer resplandecer a Sua maravilhosa graça, pela qual nos tornou agradáveis em Seu amado filho." - Efésios 1:5-6

     Deus dá graça a todos os crentes, o facto de Gabriel ter dito a Maria que ela era "cheia de graça" não significa que ela nunca pecou ou que de alguma maneira superior. Deus derrama a Sua graça a todos os crentes. O termo "graça" também é utilizado nos seguintes versos:

"Cheio de graça e força, Estêvão fazia extradionários milagres e prodígios entre o povo." - Actos 6:8

"Além disso, Ele dá uma graça mais abundante, conforme a palavra da Escritura: "Deus resiste aos orgulhosos, mas dá a Sua graça aos humildes." - Tiago 4:6

"Porque é pela graça que fostes salvos, mediante a fé. E isto não é a vós que se deve; é dom de Deus." - Efésios 2:8 - Este verso, para além de ser mais uma prova em como Maria não é a única que recebe graça de Deus, mostra claramente que quando alguém recebe graça de Deus isso é um dom de Deus, e não quer dizer que a pessoa é especial de alguma maneira ou nunca pecou.

"O Senhor seja contigo. A graça seja convosco." - 2 Timóteo 4:22 - Este verso é equivalente a "Maria cheia de graça, o Senhor é convosco", sendo que o apóstolo Paulo está a escrever a Timóteo.

"Crescei na graça e no conhecimento de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A Ele seja dada glória, agora e eternamente!" - 2 Pedro 3:18

"Mas o Senhor compadeceu-se e usou de misercórdia para com eles. Deu-lhes, de novo, a Sua graça, por causa da Sua aliança com Abraão, Isaac e Jacob." - 2 Reis 13:23

   Estes são apenas alguns exemplos. A própria Maria afirma que Deus lhe fez grandes coisas a ela (isso deve-se a Deus, não a Maria):

"Maria disse então: "A minha alma gorifica ao Senhor e o meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador. Porque olhou para a humilde condição da Sua serva. De facto, desde agora todas as gerações me hão-de chamar ditosa, porque me fez grandes coisas o Omnipotente. É Santo o seu nome e a Sua misericórdia vai de geração em geração para aqueles que O temem. Exerceu a força com o Seu braço e aniquilou os que se elevavam no seu próprio conceito." - Lucas 1:46-51

   Por fim, será que alguém exaltou Maria na Bíblia? A resposta é sim. E o que disse Jesus a quem fez isso, "falas muito bem"? Não, Jesus disse para essa pessoa, em vez de exaltar Maria, escutar a palavra de Deus e pô-la em prática:

"Enquanto Ele falava, uma mulher, levantando a voz do meio da multidão, disse: "Felizes as entranhas que Te trouxeram e os seios que Te amamentaram!". Ele, porém, retorquiu: "Diz antes: Felizes os que escutam a palavra de Deus e a põem em prática." - Lucas 11:27-28

   A mensagem bíblica é simples. Este é o Evangelho:

"Mas, que diz a Escritura? "Perto de ti está a Palavra, na tua boca e no teu coração", isto é, a palavra da fé, que nós pregamos. Porque, se confessares com a tua boca o Senhor Jesus e creres no teu coração que Deus O ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque com o coração se crê para alcançar a justiça, e com a boca se confessa para alcançar a salvação. Pois a Escritura diz: "Todo o que n'Ele crer não será confundido." - Romanos 10:8-11

   Se quer manter a sua fé católica, é livre de fazê-lo. Mas agora já está mais informado.

 
CitaçãoEste assunto é muito extenso e por isso não pode ser abordado aqui na totalidade, deixo só alguns pontos para reflexão. Se alguém quiser falar comigo através de mensagem privada, sinta-se à vontade.

Porquê falar com a menina através de mensagem privada?
Estas são as suas opiniões e tem todo o direito a elas. Penso que estas reflexões servem a qualquer um. Todos nós conhecemos várias interpretações da Bíblia e não é por isso que somos mais ou menos crentes. Penso que estas suas reflexões não vão mudar em nada a opinião que cada um já tem formada.

Claro que nao muda Oculto, a igreja tem os seus fiés completamente de olhos fechados. Quero recordar lhe que foi essa propria instituição que matou e persegui-o  187milhões de pessoas na época da inquisição. Ou se convertiam ou eram torturados e mortos
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.

Alguns que "de olhos fechados" vêem mais do que outros de olhos abertos.

O problema é que depois de chegar ao outro lado a venda é desfeita e afinal vêm que afinal as coisas nao sao bem assim como aprenderam. Cada um acredita no que quiser, só nao devemos ficar presos aos dogmas da religiao e abrir a consciencia a novas coisas e dar pelo menos o beneficio da duvida
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.

A Dúvida é o caminho mais rápido para o Conhecimento.

Não vejo realmente necessidade de utilizarem as crenças de cada um para se atacarem, sou católico sim, mas tenho uma relação muito própria com Deus, certamente muito padre me chamaria blasfemo até pois eu se quiser falar com Deus falo não rezo, mas isso são outras contas, quanto aos santos, imagens etc... acredito que as pessoas as tenham começado a criar e adorar para se sentirem mais próxima de Deus, e pedirem a Sua graça a algo tangível, não acredito que por isso Deus as considere pecadores, ou alguém me vai dizerque tuo o que é budista fica à porta do céu?
O único ensinamento que é importante é o que muito bom crente (independentemente da religião) tem dificuldade em cumprir
Amem-se uns aos outros como Eu vos Amei... 
No inicio o Universo foi criado com a mesma matéria e cada um de nós é um grão de pó na sua imensidão, sou pó de estrelas mas nem por isso deixamos todos e cada um de ser uma estrela por direito próprio

#7
Mas acho que se esqueceram que Deus é Misericordioso...
Que aquele que é enganado, Deus pode dar-lhe a Salvação. Eu tenho dito aqui que O livro da Verdade Revela muita coisa, claro isso sou eu que estudo a bíblia e acredito em tudo que venha do Céu, já rezou alguma vez o terço?

Sim, o texto é grande, mas eu gostei da partilha. :)

Boas,

O texto é grande e vai-me dar trabalho tentar responder a tudo o que colocou.

Todavia até lá, fiquei com uma duvida que gostaria que desfizesse e diz respeito a esta frase:

" Abri o tópico porque quando eu era católica ...."

Se já foi católica agora é o quê?

Cumprimentos