Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.426
Total de mensagens
369.467
Total de tópicos
26.918
  • Sonho em Leiria?
    Iniciado por DIANA
    Lido 5.180 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Homem ... foste la  directamente!!! nem acredito... so falta haver no centro uma coisa com correntes onde no sonho 'o rapaz' estava de joelhos a chorar baba e ranho...
Sabes de houve la a queda de uma torre? ja vi que foi alvo de guerras e terramotos etc...
Tu pessoalmente ja la foste? Quando? Se sim gostaste?
Tento ser o que sou, sempre a descobrir o que poderei vir a ser.

white92
#16
Citação de: DIANA em 21 dezembro, 2009, 10:30
Homem ... foste la  directamente!!! nem acredito... so falta haver no centro uma coisa com correntes onde no sonho 'o rapaz' estava de joelhos a chorar baba e ranho...
Sabes de houve la a queda de uma torre? ja vi que foi alvo de guerras e terramotos etc...
Tu pessoalmente ja la foste? Quando? Se sim gostaste?

Correntes? Será o poço que se encontra ao centro?

Eu penso que pelo menos uma torre foi totalmente reconstruída, mas só pesquisando na biblioteca..

Cumps.

Citação de: white92 em 21 dezembro, 2009, 10:35
Correntes? Será o poço que se encontra ao centro?

Eu penso que pelo menos uma torre foi totalmente reconstruída, mas só pesquisando na biblioteca..

Eu vivo em Porto de Mós.. ;)

Cumps.

Muito possivel que seja um poço sim...Ja vi que o local foi alvo de varias reconstruções ao longo dos anos. ;)
Bem valeu a pena a espera pela tua participação, esclareceste me algumas questões existenciais lol.
Muito obrigado por não me achares maluca :-[ ... ou pelo menos não o dizeres directamente :P
Tento ser o que sou, sempre a descobrir o que poderei vir a ser.

white92
Citação de: DIANA em 21 dezembro, 2009, 10:56
Muito possivel que seja um poço sim...Ja vi que o local foi alvo de varias reconstruções ao longo dos anos. ;)
Bem valeu a pena a espera pela tua participação, esclareceste me algumas questões existenciais lol.
Muito obrigado por não me achares maluca :-[ ... ou pelo menos não o dizeres directamente :P


Envia-me PM com o teu MSN ou assim ;)

Cumps.

#19
Olá, andei a pesquisar um pouco sobre o castelo de porto de mós, espero que vos possa ajudar.

História
Antecedentes
Acredita-se que a ocupação do sítio remonte à pré-história, conforme fragmentos de cerâmica resgatados pela pesquisa arqueológica. Do período da ocupação romana, de quando se crê date a primeira defesa da povoação, foram recolhidas moedas e identificadas inscrições latinas em duas cantarias. Essa primitiva defesa teria sido aumentada nos séculos seguintes, sucessivamente por Visigodos e Muçulmanos.

O castelo medieval
À época da Reconquista cristã da península Ibérica, tendo as forças de D. Afonso Henriques (1112-85) avançado até à linha do rio Tejo, Porto de Mós tornou-se um ponto estratégico na defesa de Leiria e de Coimbra. Conquistada em 1148, a tradição refere como seu Alcaide, o ilustre D. Fuas Roupinho. Pouco tempo mais tarde os mouros reconquistaram este castelo, tendo D. Fuas logrado a fuga, para retomá-lo em seguida, com reforços, em definitivo.

Com o incentivo ao povoamento sob o reinado de D. Sancho I (1185-1211), a povoação prosperou, tendo a sua defesa recebido importantes obras de beneficiação. Ciosa de seus direitos e deveres, foi uma das raras localidades portuguesas que se constituíram em Concelho por iniciativa própria, independentemente da concessão de Carta de Foral. Novas obras foram promovidas durante o reinado de D. Dinis (1279-1325), que lhe outorgou foral (1305), quando se iniciou a sua adaptação à função de residência senhorial.

No contexto da crise de 1383-1385, a povoação e o seu castelo tomaram o partido do Mestre de Avis. As forças portuguesas, sob o comando do soberano, aqui acamparam a caminho da batalha de Aljubarrota (1385). A povoação, o castelo e seus domínios integraram a ampla doação de terras e direitos feita pelo soberano ao Condestável, D. Nuno Álvares Pereira. Por falecimento deste, oram legados em testamento à sua filha e genro, os primeiros duques de Bragança. Em meados do século XV, o filho do 1o duque de Bragança, D. Afonso, 4° conde de Ourém e 1° marquês de Valença, interessando-se por várias vilas destes domínios, foi o responsável por várias melhorias em Porto de Mós, entre as quais a transformação do seu castelo medieval em um solar renascentista, projeto que os seus descendentes conservaram e ampliaram. No seculo XVI foi alvo do primeiro sismo, que destruiu grande parte do castelo.

Do terramoto de 1755 aos nossos dias
A sua estrutura defensiva do castelo foi severamente danificada pelo terramoto de 1755 e, novamente, em menor grau, pelo de 1909, comprometendo em particular o alçado norte.
Em 1810, com as invasoes francesas, o castelo serviu de refugio para os povos das regioes vizinhas.
No século XX, foi classificado como Monumento Nacional por Decreto publicado em 23 de Junho de 1910. A intervenção do poder público só se fez sentir, entretanto, a partir da década de 1960, por iniciativa da Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais (DGEMN). Uma nova campanha de intervenção e restauro teve lugar a partir de 2001.

(wikipedia)

O mais parecido com o teu sonho são os dois sismos do qual foi alvo e as invasoes francesas, onde o castelo serviu de refugio dos povos das regioes proximas durante alguns meses.
"Não somos seres humanos vivendo uma experiência espiritual, somos seres espirituais vivendo uma experiência humana." Teilhard de Chardin

Ola suzy obrigada, a torre no sonho estava a arder quando tombou portanto leva me a querer que tenha sido numa invasao... Pretendo la ir para averiguar a situacao, no minimo estranha :)
Tento ser o que sou, sempre a descobrir o que poderei vir a ser.

Fazes bem, Diana. :)
Se sonhaste com isso é porque é importante.
Tem uma mensagem que deves descobrir qual é.
"Não somos seres humanos vivendo uma experiência espiritual, somos seres espirituais vivendo uma experiência humana." Teilhard de Chardin

tvneves
eu tambem sou de leiria e devo dizer que tenho um fascinio por castelos e igrejas antigas...e o castelo de porto de mos é lindo!! o mosteiro da batalha tambem! tem que vir ca visitar!! diana esse teu sonho é mesmo muito curioso..será que remonta ao passado? ou simboliza algo que acontecerá no futuro? tu no sonho sentias que era passado? antes havia o mito de que o castelo de leiria tinha sido construido em cima de uma zona vulcânica, falava-se muito nisso, mas nao creio. acho que nao passa de um mito. bjs ;)

Citação de: tvneves em 11 agosto, 2010, 08:28
eu tambem sou de leiria e devo dizer que tenho um fascinio por castelos e igrejas antigas...e o castelo de porto de mos é lindo!! o mosteiro da batalha tambem! tem que vir ca visitar!! diana esse teu sonho é mesmo muito curioso..será que remonta ao passado? ou simboliza algo que acontecerá no futuro? tu no sonho sentias que era passado? antes havia o mito de que o castelo de leiria tinha sido construido em cima de uma zona vulcânica, falava-se muito nisso, mas nao creio. acho que nao passa de um mito. bjs ;)
Também sou de Leiria e posso afirmar com toda a certeza que o Castelo se encontra sobre um vulcão, tenho contacto com algumas pessoas da camara municipal que também já me confirmaram esse facto, existe também no alto de uma colina sobre a cidade a igreja da nossa senhora da encarnação


Be good or bad.... Your Call.