Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.433
Total de mensagens
369.481
Total de tópicos
26.919
  • Introversão e Extroversão
    Iniciado por Littlelight
    Lido 723 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Dentro de cada um de nós existe um santuário tranquilo para o qual nos podemos retirar a qualquer momento e sermos nós próprios.
Herman Hesse

A introversão e a extroversão são temperamentos, que se situam ao longo de uma escala de energia. A forma como cada pessoa eleva os seus níveis de energia é o que determina o seu temperamento. Existem três diferenças fundamentais entre estes temperamentos: a energia, a estimulação e a profundidade.

Quando falamos em energia, a diferença mais marcante entre um introvertido e um extrovertido, falamos na forma como cada temperamento vai recarregar as suas energias. Um introvertido tem no seu mundo interno o lugar ideal para se reabastecer. Não são anti-sociais nem distantes, apenas focam-se no seu interior. Para um extrovertido, dá-se o oposto. Um extrovertido energiza-se através dum enfoque fora de si, num ambiente carregado de estímulos, de pessoas, de actividades. Ambientes sossegados são desmotivantes e consumidores de energia para os extrovertidos. Num mundo acelerado, o introvertido necessita de mais tempo para restaurar energias, que se gastam mais rapidamente do que a de um extrovertido.


Fonte da imagem: Hypeorlando

Quanto à estimulação, os extrovertidos gostam de vivenciar muitas experiências, ao passo que os introvertidos gostam de saber muito acerca de cada experiência que vivenciam. Por isso, muitas vezes sentem-se esmagados, pois conseguem perceber a vastidão de algum tema que os interesse. Se não houver pressão, e se puderem concentrar-se em apenas uma ou duas áreas em simultâneo, apreciam a complexidade. Também as actividades e as próprias pessoas podem ajudar a esvaziar o depósito de energia dos introvertidos. Isso não significa que um introvertido não goste das pessoas nem das actividades mais estimulantes; simplesmente, a partir de determinada altura, começam a sentirem-se desgastados, necessitando da solidão para recarregar. Para eles, lugares sossegados, pouca gente, ambientes com pouco estímulo e o seu próprio mundo interno ajudam-no a sentirem-se plenos. Ambientes muito estimulantes, com muita gente, gastam rapidamente as suas reservas.

Em relação à profundidade, um extrovertido aprecia a largueza: muitos amigos, muitas experiências, saber de tudo um pouco. Já o introvertido, aprecia temas com grande conteúdo, sendo que a chamada conversa de chacha não os estimula, ao contrário dum extrovertido. Um introvertido limita as suas experiências, mas sente-as de forma mais profunda. Procura mais a riqueza do que a abundância.


Fonte da imagem: Fractal Enlightenment

Calcula-se que, por cada introvertido, exista três extrovertidos. Sentem-se isolados, devido não só à percentagem mais pequena de introvertidos, mas também devido ao que se considera como temperamento ideal para funcionar na sociedade. Julga-se que características como pensamento rápido, constante energia, actividades múltiplas, todas elas definidoras de um extrovertido, são o que define um indivíduo saudável. Um introvertido, com características bem diferentes, considera-se não ter uma adequada sociabilização; é o outro, o que não atingiu um desenvolvimento saudável.


Fonte da imagem: Penso Logo o Digito

No início de 1900, ao trabalhar com Freud e Adler, Jung percebeu que, quando estes discutiam sobre os mesmos casos de estudo de pacientes, cada um concentrava-se em informações diferentes. Pensou que ambos tinham percebido algo valioso. Jung via Freud como um extrovertido, cuja orientação pessoal se fazia para o exterior, para as pessoas, locais e coisas, e via Adler como um introvertido, já que o enfoque das suas teorias se dirigiam para os pensamentos e sensações das pessoas. As diferenças teóricas entre os três levou-os à sua separação. O conceito de introversão como algo negativo, como foi adoptado por Freud, passou a significar que a introversão é algo não saudável, conceito errado que permanece nos nossos dias.


Fonte da imagem: Youth of a Nation

***

Auto-avaliação para introvertidos

Faça este teste num dia em que esteja descontraído. Arranje um lugar onde não seja interrompido. Considere cada afirmação como aquilo que é verdadeiro ou falso para si, não aquilo que gostaria que fosse. Não analise nem pense demasiado em cada afirmação. Normalmente, a primeira impressão é a melhor. Responda com Verdadeiro ou Falso, some o total de Verdadeiro e verifique se é um introvertido, se se situa a meio da escala, ou se é um extrovertido.

- Quando preciso de descansar, prefiro passar tempo sozinho ou com uma ou duas pessoas mais chegadas, em vez de estar com um grupo.

- Quando trabalho em projectos, prefiro ter períodos de tempo maiores e não interrompidos, do que intervalos mais pequenos.

- Por vezes, ensaio as coisas antes de falar, e de vez em quando escrevo notas para mim próprio.

- Em geral, gosto mais de ouvir do que falar.

- As pessoas por vezes pensam que sou calado, misterioso, distante ou calmo.

- Gosto de partilhar ocasiões especiais com apenas uma pessoa ou alguns poucos amigos íntimos, e não tanto de ter grandes celebrações.

- Necessito habitualmente de pensar antes de responder ou de falar.

- Tendo a reparar em pormenores que muitas pessoas não vêem.

- Se duas pessoas acabaram de ter uma discussão, sinto a tensão no ar.

- Se eu disser que farei algo, quase sempre cumpro.

- Fico ansioso se tiver um prazo a cumprir, ou sentir pressão para terminar um projecto.

- Posso "desaparecer" se estiver muita coisa a acontecer.

- Gosto de observar uma actividade durante algum tempo antes de me decidir a entrar.

- Tenho relacionamentos duradouros.

- Não gosto de interromper os outros; não gosto de ser interrompido.

- Quando assimilo muita informação, levo algum tempo a classificá-la.

- Não gosto de ambientes sobreestimulantes. Não consigo imaginar porque é que alguém há-de querer ir a um filme de terror ou andar de montanha russa.

- Por vezes, tenho reacções fortes a cheiros, sabores, alimentos, clima, ruídos, etc.

- Sou criativo e/ou imaginativo.

- Sinto-me esgotado após eventos sociais, mesmo quando me divirto.

- Prefiro ser apresentado, a ter de apresentar alguém.

- Posso ficar rabugento se estiver demasiado tempo com pessoas ou dedicando-me a actividades.

- Sinto-me muitas vezes desconfortável em novos ambientes.

- Gosto que as pessoas venham a minha casa, mas que não fiquem demasiado tempo.

- É frequente não me apetecer responder a telefonemas.

- A minha mente fica por vezes em branco quando encontro pessoas, ou quando me pedem inesperadamente para falar.

- Falo devagar ou tenho vazios no meu discurso, especialmente se estiver cansado ou se estiver a tentar falar e pensar ao mesmo tempo.

- Não penso nos conhecimentos casuais como amigos.

- Sinto-me como se não pudesse mostrar aos outros o meu trabalho, ou as minhas ideias, até estarem totalmente formuladas.

- Os outros podem surpreender-me pensando que eu sou mais inteligente do que aquilo que eu acho que sou.


Some o número de Verdadeiros. Leia de seguida o texto que se segue, para perceber onde se situa.

20-29 Verdadeiros: Muitíssimo introvertido. Em resultado disso, é extremamente importante que compreenda qual a melhor forma de manter a sua energia a fluir e o modo como o seu cérebro processa a informação. O leitor relaciona-se com a vida através das suas ideias, impressões, esperanças e valores. Não se encontra à mercê do seu ambiente externo.

10-19 Verdadeiros: Algures no meio. Como se fosse ambidextro, o leitor é simultaneamente introvertido e extrovertido. Poder-se-á sentir dividido entre a necessidade de estar só e a vontade de "andar por aí". É por isso muito útil aperceber-se de quando e como se sente, de forma consistente, mais cheio de energia. Avalia-se a si próprio tanto através dos seus próprios pensamentos e sentimentos, como pelos padrões dos outros. Isso proporciona-lhe uma visão alargada, mas por vezes poderá ser apanhado vendo ambos os lados de uma situação, sem saber de que lado se posicionar. É importante aprender a avaliar o seu temperamento, por forma a manter a sua energia e equilíbrio.

1-9 Verdadeiros: Você é mais extrovertido. Avalia-se a si próprio à luz dos valores e da realidade dos outros. Trabalha no interior dos limites daquilo que existe, para induzir a mudança. Ao chegar à meia idade, quando o seu corpo abrandar, poderá surpreender-se a si próprio querendo fazer um intervalo na vida social ou precisando de tempo para si próprio, sem saber o que fazer de seguida. Poderá desenvolver técnicas para se ajudar a si próprio a lembrar-se daquilo que é melhor para si fazer, quando necessitar de solidão. Para isso, terá que equilibrar as suas competências extrovertidas, aprendendo mais competências introvertidas.

Se não tem ainda certeza se é um intro ou um extro, considere a seguinte questão: numa crise, tende a sentir-se desligado e de alguma forma distante e a responder em câmara lenta? Ou tende, pelo contrário, a movimentar imediatamente o corpo, passando à acção sem sequer chegar a pensar? Durante um acontecimento indutor de ansiedade, nós regressamos às nossas características básicas pré-definidas. Se tende a recuar ou a interromper, sentindo um silêncio tombando sobre si como um nevoeiro, então é mais introvertido. Caso seja mais extrovertido, reagirá empurrando-se a si próprio para a acção. Existem vantagens em cada uma das reacções.

Fonte: baseado no livro "As Vantagens de ser Introvertido", de Marti Olsen Laney; o teste aqui colocado foi copiado integralmente do livro.
"Onde está Deus?" - perguntei à minha sobrinha de três anos.
"O que é Deus?" - indagou ela. "Deus é Amor." - respondi-lhe.
"Está aqui!" - disse ela, envolvendo-me no abraço mais delicioso do mundo!

sofiagov
 Littlelight, um excelente tópico.....sem dúvida.

Excelente! Identifico-me mesmo bastante com a imagem que foi retirada do "Youth of a Nation"... :)

Parabens pelo topico. Gostei muito.

Pontuaçao: 25  ::)

Excelente tópico!!!

A minha namorada é introvertida já eu sou extrovertido contudo fazemos o que às pessoas consideram um casal perfeito :angel:
I see now that the circumstances of one's birth are irrelevant, is what you do with the gift of life that determines who you are"

Littlelight, muito bom tópico.

Apenas dois pensamentos para poderem refletir.

- Há pessoas que possuem a natureza introvertida e extrovertida, ao mesmo tempo, conseguindo equilibrar muito bem a sua introversão e a sua extroversão! ou seja, não são pessoas polarizadas, estabelecem contactos profícuos com os seus interlocutores, mas não deixam de ser reservados e até é possível no meio de tanta extroversão, corarem...

- A natureza humana é muito diferenciada e única. Imagine que você é dono de uma empresa grande ou multinacional, que pretende selecionar pessoas proativas, comunicativas, enérgicas, etc... certamente que se você fizer uma entrevista a duas pessoas, uma extrovertida e outra introvertida, certamente optará pela extrovertida... porque será? Ao longo de inúmeros anos em processos de avaliação psicológica me debati com esta situação... pois rapidamente quem será o escolhido será aquele que se "apresenta" e não aquele que se "reserva" e, muitas vezes, este último, detém outra série de competências elevadíssimas... mas que não são visíveis  :-\
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334