Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.427
Total de mensagens
369.472
Total de tópicos
26.918
  • Meditação - Fortalecimento do Ego
    Iniciado por Faty Lee
    Lido 4.925 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Fortalecimento do Ego

O Ego é o mesmo que o Eu.

Trata-se de uma aceção automática que temos sobre nós próprios. Não deixa de ser um conceito equivocado e limitado. Se, por um lado há quem afirme que o Ego precisa de ser fortalecido para se poder transcender ou evoluir, potenciando a nossa autoestima e a estima pela vida, há quem defenda que o fortalecimento do Ego nos torna ainda mais egoístas do que aquilo que já somos. Na verdade, defendo que antes de ajudarmos as pessoas que conhecemos a "arrumar a sua própria casa" é preciso termos praticado essa "arrumação na nossa própria casa". Para nos tornarmos altruístas, temos primeiro que ter experimentado ser egoístas para perceber as diferenças.

As inúmeras observações empíricas de pessoas que sofrem, mostram-nos claramente, que o cultivo da calma mental, a presença e a desidentificação com pensamentos catastróficos associados a diversos tipos de bloqueio, são qualidades fundamentais para que a pessoa se conheça a si mesma e que se transcenda, ou seja, seja capaz de superar as limitações que ela própria assume em sua vida.  Curiosamente, a questão do fortalecimento do Ego assume particular preponderância nos países ocidentais, sendo que a sua relevância é mínima nos países orientais. 
 
As abordagens transpessoais enfatizam o fortalecimento do Ego enquanto processo de individuação (i.e., de auto-iluminação) que se opera a partir do momento em que o próprio Ser percebe que existe uma parte de si com valor e, uma outra, de não valor. O Ego seria não-valor, expresso pela não utilização das caraterísticas próprias essenciais que é o Amor.

Ao fortalecer o seu Ego, o sujeito começa um movimento interior, que visa proporcionar que essa parte de si (não-valor) possa ser transformada em valor. Isto só é possível através do despertar para a realidade do Amor, já que ele percebe que há uma parte de si que "destoa" do todo que ele É e com isso, passa a desejar ou a querer que o "todo" esteja harmonioso, uno e integrado.


Esta meditação, pretende, portanto, que todos possam ser capazes de se harmonizar interiormente, de forma progressiva, dentro do seu "todo" enquanto Seres que se constroem, que se amam e que evoluem... e não seres que simplesmente nascem prontos!

Que todos os Seres, de todos os Universos, possam ser Felizes!

https://soundcloud.com/fatymartins/meditacao-fortalecimento-do-ego
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Obrigado mais uma vez faty pela sua participação excelente neste fórum!
I see now that the circumstances of one's birth are irrelevant, is what you do with the gift of life that determines who you are"

Faço minhas as palavras do Cody Sweets!
"Onde está Deus?" - perguntei à minha sobrinha de três anos.
"O que é Deus?" - indagou ela. "Deus é Amor." - respondi-lhe.
"Está aqui!" - disse ela, envolvendo-me no abraço mais delicioso do mundo!

..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Vou tentar esta meditação hoje a noite :D
Se um rema e outro cruza os braços ou rema para outro lado... mais vale abandonar o barco e seguir sozinho.

Fazes bem. Depois diz-me como está o som ok?
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Obrigada pelo mp3, Faty. Ainda não tive oportunidade de ouvir, mas claro que tinha que agradecer o envio!  :)
"Onde está Deus?" - perguntei à minha sobrinha de três anos.
"O que é Deus?" - indagou ela. "Deus é Amor." - respondi-lhe.
"Está aqui!" - disse ela, envolvendo-me no abraço mais delicioso do mundo!

Oh pá eu adormeço sempre!!! Como é possível?!
I see now that the circumstances of one's birth are irrelevant, is what you do with the gift of life that determines who you are"

Bom dia Cody,

Talvez porque estejas cansado, não? Ou sentado demasiadamente confortável :)

Adormecer não faz mal, mas não é esse o objetivo, lol, se bem que mesmo dormindo o teu inconsciente está a trabalhar.

Tenta fazer durante o dia e não à noite, só mesmo para ver como te sentes e se há diferenças.

Bem-hajas!
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Vou ver se consigo fazer a tarde e se tento não adormecer ;)

Obrigado
I see now that the circumstances of one's birth are irrelevant, is what you do with the gift of life that determines who you are"

Costumo dizer... O estado da nossa casa, reflecte o estado da nossa mente :).
DeepGirl

#11
Olá Faty Lee,

Muito obrigada pelo envio do audio, ainda não consegui ouvir mas o farei se possível ainda hoje..

Tenho uma questão:

Li algures que para crescimento espiritual teríamos que "matar" o ego.

A sua opinião é que temos que fortalece-lo? Transforma-lo? Quando o transformamos não é a mesma coisa que o matar e fazer renascer outra coisa? :)

Não sei se me fiz entender hahaha :D

Obrigada por sempre nos esclarecer  com a maior paciência e contribuir com os seus conhecimentos para o amadurecimento espiritual de cada um de nos q aprecia o seu ótimo trabalho.

Bem-haja querida

Olá landa

A sua questão é muito pertinente e por isso comecei por dizer, no início do tópico que o Ego é um conceito equivocado e limitado. Na verdade, segundo determinadas correntes o Ego não deve ser fortalecido, mas sim anulado, pois ele é a maior fonte de todos os nossos problemas.

Estas correntes não deixam de ter razão, todavia referem-se ao Ego inchado, aquele Ego que coloca o sujeito no centro de tudo e acima de tudo, ou ao Ego contraído, que não se deixa expressar... que está completamente anulado... Este Ego é, para os budistas, o falso Ego, o Ego não saudável... e para a Psicologia Transpessoal a parte do Ego sem valor!
No entanto, você tem uma parte do seu Ego que é saudável, uma parte que possui valor, que lhe permite ter amor-próprio, autoconfiança, autoestima, etc... Esta parte do seu Ego é um Ego fortalecido... um Ego saudável que lhe permite evoluir.

É precisamente neste contexto que surge esta meditação. Fortalecer o Ego significa "curar" as feridas, as dores que transformaram o seu Ego em debilitado ou exacerbadamente inchado. Repare que normalmente as pessoas com um Ego inchado, são pessoas com "dores e sofrimentos" que escondem e por isso, exacerbam o seu Ego como mecanismo de defesa para não se magoarem mais... Por isso, fortalecer o seu Ego é importante pois ajuda a abrir a sua consciência para aquilo que realmente existe dentro de si... a sua essência e não a sua existência... aquilo que verdadeiramente você possui como recursos interiores, que são peça fundamental para reconhecer as suas limitações, os seus pontos positivos, os pontos de melhoria, os seus erros, etc... é a aceitação equilibrada de tudo isto que faz parte de si que permite a sua libertação de um Ego não saudável, fortalecendo o Ego saudável na sua caminhada.

Espero ter conseguido responder à sua questão.

Bem-haja!
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

#13
Entendi que devemos manter o ego na medida certa, ter amor-proprio e auto-confiança, talvez acrescentando humildade no "bolo" do ego teremos a receita ideal. :D beijinho

Uma pergunta. Já vi que o Ego não é o mesmo que a Criança Interior. Mas podem complementar-se, certo? As duas meditações são diferentes.
Obrigada, mais uma vez, pela partilha.
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem