Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.426
Total de mensagens
369.467
Total de tópicos
26.918
  • Exercicio com Tarot.
    Iniciado por Puca
    Lido 5.377 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Puca
Já está disponível no fórum um curso de Tarot com a informação essencial para começar a estudar.

Proponho agora um exercício para se familiarizarem com as vossas cartas e treinar a sensibilidade. Aconselho que escrevam as vossas experiências num caderno para futura referência. Usem arcanos maiores e menores.

Vamos esquecer as interpretações formais de cada carta e focar apenas na imagem transmitida pela carta. Separamos as cartas em 3 montinhos consoante a sensação que cada uma transmite: Positiva, negativa ou neutra.

Qual é o montinho que ficou com mais cartas? E com menos? Algum naipe, numero, símbolo ou tipo de imagem que predomina em cada um desses montinhos? Qual o sentimento que atribuem a cada uma das cartas (sincera, traição, empenho, desleixo, mudança, inicio,etc.). Definam o vosso baralho segundo a sensação que vos transmite.

Podem partilhar as vossas experiências. :)

É um exercício que vou fazer mal tenha acesso ao meu baralho, quase do dia para a noite deu-me esta súbita vontade de aprender a ler as cartas, depois do meu namorado me oferecer um livro sobre o tema, que ja vinha de uma prima. A sensação é que olho para as cartas e parece que as conheço, que ja trabalhei com elas, algures numa vida distante, sei la.

Puca
Que bom Cristininha. O Tarot, é um mundo mágico, cheio de conhecimento, arte e sensibilidade. Espero que gostes tanto como eu! :)

Não esquecer que para a escolha das cartas procura um baralho com que identifiques, que olhes para ele e sintas que ele te chama, pelas cores, imagens, símbolos ou arte. Há tantos, lindíssimos! :)

#3
Nem por acaso, após varias horas a pesquisar por assuntos de tarot aqui no forum e não so, coisa que nunca tinha feito antes,  o tal interesse súbito pelo tarot de que falei, parei para lanchar antes de ir á cama e deparo-me de repente com um programa a estrear na TVI "cartas das almas", já fava no dito canal a televisão e simplesmente começou a dar...enfim, achei uma coincidência enorme, mas isso sou eu a pensar até porque nunca vi programa semelhante na tv , só me deu foi mais vontade de perceber o assunto. Basicamente a senhora lança as cartas a quem lhe liga e há outra senhora em privado a entender outras pessoas, viste o programa Puca ? Alguém viu? O que acharam? Deu por volta das 2h da manha, dia 23 de Fevereiro, assim sendo.

Ainda está a dar!

Puca
Não vi o programa, nem sabia que existia. Aproveita o entusiasmo, pega num caderninho e começa a estudar. Quando as tiveres, já as conheces melhor. :)

#5
ola Puca! ja comprei o meu baralho mas ponho-me aqui a ver estes rituais de consagração das cartas, expor á lua e ao sol, palavra passe...nao sera demais? Ja tive a mexer nele sem o consagrar, fiz mal? obrigada

rituais de que falava Faty Lee

Citação de: Cristininha em 23 fevereiro, 2015, 17:36
ola Puca! ja comprei o meu baralho mas ponho-me aqui a ver estes rituais de consagração das cartas, expor á lua e ao sol, palavra passe...nao sera demais? Ja tive a mexer nele sem o consagrar, fiz mal? obrigada

rituais de que falava Faty Lee

O ritual só deve ser feito se eventualmente utilizar o baralho para outros... se não o fizer, pode utilizá-lo sem ritual. No entanto, nos primeiros momentos, enquanto não houver troca de energia entre si e o seu baralho, releve alguns dos resultados que possam surgir.

Em diversos cursos que já ministrei, muitas vezes surgem algumas discrepâncias de respostas, decorrentes precisamente da ausência/presença do ritual de consagração... não deixa de ser um ritual simbólico e é apenas um compromisso seu com o Universo no sentido de utilizar corretamente o Tarot.

Bem-haja!
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

#7
Muito obrigada Faty Lee ,já estava a ficar preocupada.
Puca, fiz o exercício que propuseste mas só com os arcanos maiores. O montinho maior dos três foi o neutro, nas cartas positivas so selecionei a Lua, só seleccionei uma carta aqui porque sim, não sei, destacou-se das outras, e nas negativas O Carro, A Roda da Fortuna, A Torre , O Diabo e A Morte. Decidi fazer o teste sem saber muito do significado real de cada carta, para assim ser uma opinião mais isenta.

Acho que isto também tem um pouco a ver com o baralho utilizado, ha alguns com algumas imagens mais perturbadoras que outras que pode induzir a "falsas sensações", o baralho que adquiri é bem "soft" a nível iconográfico, por assim dizer. No entanto quando olho para o de Marselha, parece-me mais simples e mais directo, apesar do aspecto das imagens ser pesado e grotesco parece mais esclarecedor e elucidativo no que respeita ao seu significado. Estes baralhos mais modernos por vezes são um pouco deturpadores, até porque ja vi o queria dizer a carta "A Lua" e não era coisa muito agradável, pelo menos onde li.

Puca
Olá!
Quanto á consagração das cartas já está bem explicado pela Faty, agora para o estudares e fazer as tuas experiências apenas aconselho que sejas a única pessoa a utilizá-lo.

Já agora, qual foi o baralho que escolheste?

#9
Diz que é Tarot Dourado, a mim parece castanho, inspirado em Visconti-Sforza e Rider Waite, 78 cartas, na Bertrand.

Sim, não vou deixar ninguém usa-lo. Agora também não queria utiliza-lo em ninguem, mas se assim for como começo a treinar? faço perguntas a mim própria e eu própria respondo? confuso...aliás, já experimentei com perguntas simples e rotineiras, com uma tirada de 3 cartas, as respostas enfim, batem certo, algumas bastante ate, mas ponho sempre a hipótese de tar a fazer qualquer coisa mal e ser tudo coincidência. Até porque não verbalizo, fico no silencio e faço a pergunta mentalmente, é errado? sinto que quando falo me perco nas palavras e me distraio com o som delas, enfim tontices minhas talvez.

Puca
Na minha opinião antes de fazer leituras deves familiarizar-te com as cartas, para isso tens o exercício acima, com arcanos maiores e menores. Procura nos 3 montinhos em que separaste as cartas coisas em comum, especialmente nos positivos e negativos, símbolos, cores, imagens, mais de certo naipe, repetição de um numero, etc.

Reflete sobre cada uma delas, porque é que a colocas-te naquele montinho, o que ela te transmitiu.

Depois podes ir ver o significado dessa carta e perceber a lógica de a teres sentido como positiva, negativa ou neutra.

Aprender Tarot, demora, requer dedicação, empenho e paciência. Deve-se estudar e conhecer muito bem as cartas antes de se começar a fazer leituras. :)

Sim Puca, eu compreendo, mas também acho interessante relacionar uma carta com outra, pois também já percebi que uma carta sozinha diz uma coisa, mas se for lida com outras em simultâneo o caso pode mudar de figura, é mais essa relação que me importa no momento do que propriamente leituras e tal..descobrir coisas da vida, nada disso, é só para ter confronto entre cartas. Tenho a sensação de quando tento isolar muito uma carta para tentar perceber mais dela individualmente, fecho-me um pouco nela e deixo de ter a perspectiva geral e esqueço-me dos múltiplos significados que pode ter quando relacionada com outras cartas, a Faty Lee quando explica cada carta, no fim, estabelece a relação dessa carta com outras resumidamente e isso é uma boa luz para intercalar as ideias e para nunca esquecer que o tarot, como já li, é um todo e conta uma história numerada, de etapas e estágios. Mas compreendo perfeitamente o que dizes. Cada carta terá sempre a sua individualidade e sentido generalista e isso merece toda a atenção com certeza, bem como também compreendo a importância da questão das sensações de que falas a cada carta ou a cada pontinho, quase como um apuramento da sensibilidade desprovida de qualquer caracter simbólico, faz todo o sentido, por isso é que te disse logo que ia fazer isso exercício! :)

Olá boa tarde desculpem desenterrar o tópico mas surgiu-me uma dúvida que achei por bem perguntar :) . Para fazer este exercício primeiro deve-se fazer a consagração?  Grata desde já :)

Puca
Olá Shanoca, até nisso o Tarot é intuitivo, se sentires que deves fazer, faz.

Eu pessoalmente gosto de ter um baralho pessoal, só para mim, para os meus estudos e minhas consultas. Esse não está consagrado, mas é limpo e preservado de ser tocado por outros. Outro baralho que uso maioritariamente para deitar cartas a outros, escolhi consagrá-lo.

No Tarot e noutra práticas energéticas, são-nos dadas directrizes e procedimentos padrão, mas deves sentir o que se aplica a ti, á tua própria prática e sensibilidade.

Tudo de Bom! :)

Puca muito grata pela tua resposta vou seguir então  a minha intuição 

Beijinhos e abraços com muita luz :*