Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.432
Total de mensagens
369.481
Total de tópicos
26.919
  • Meditação pode (mesmo) ajudar a melhorar a performance do cérebro
    Iniciado por VodGas
    Lido 3.321 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
A meditação é uma prática com milhares de anos, no entanto, apenas há uns quantos se tornou 'moda' no mundo ocidental. Agora que cada vez mais pessoas pelo mundo fora enveredam por esta prática, são cada vez mais os estudos que salientam os benefícios para o cérebro, entre outras coisas, deste tipo de exercício.

Meditar é bom para o cérebro. A conclusão é de um estudo de uma faculdade norte-americana que liga a prática a benefícios cognitivos, nomeadamente a capacidade de melhor os índices de atenção e concentração, ou, por exemplo, de reduzir sintomas ligados à ansiedade.

O declínio do cérebro começa, explica o artigo do Huffington Post, ainda antes dos 30, sendo que a partir daí começamos a perder volume e peso.

Meditar reverte alguns destes processos, porque além de melhorar o nosso bem-estar físico e psicológico, segundo os cientistas, previne o surgimento de doenças neurodegenerativas como a demência, Alzheimer ou Parkinson. 

"Nas pessoas que meditam, a relação entre a perda de matéria cinzenta e a idade não foi tão pronunciada como nas restantes pessoas", refere Florian Kuth, oum dos autores do estudo, ao Huffinton Post. "Surpreendentemente, o processo não foi tão pronunciado em várias áreas do cérebro. Esperávamos observar esta tendência em algumas pequenas partes do cérebro... mas a verdade é que foi muito mais extenso do que isso", conclui.

Para chegar a estas conclusões, os investigadores examinaram as TAC's de 50 pessoas que meditavam há uma média de 20 anos, comparando com as de 50 indivíduos que não tinham este hábito.

Fonte: Notícias ao Minuto
Se um rema e outro cruza os braços ou rema para outro lado... mais vale abandonar o barco e seguir sozinho.

VodGas

Excelente Tópico. Ainda bem que o trouxe para partilhar.

Ficaria surpreendido se eu lhe dissesse que a meditação sistematizada, em sua vida, aporta "alterações" profundas no seu ser físico e espiritual. Sabe que através da meditação, por exemplo, você pode atenuar drasticamente a influência das suas vidas passadas? Sabe que através dela, muitos dos karmas acumulados podem ser limpos? Sabe que com o seu uso diário e organizado você pode "dar saltos quânticos" na sua evolução espiritual e inclusivamente ascender vibracionalmente, tornando-se num Ser de Luz? Pois é verdade.

A meditação aporta muitas modificações que as pessoas não têm muita consciência. Tudo é um trabalho de ressonância e de frequência. Os povos primitivos sabiam harmonizar-se com a natureza e com o Universo. Os diversos descritos de transe xamânico e não só, onde eram utilizadas músicas, tambores, movimentos, etc... são verdadeiras formas de meditação.

A meditação ajuda o ser humano a harmonizar-se com todos os ritmos do universo e, claro está, com o seu próprio corpo. Você pode aprender a acelerar ou abrandar o seu ritmo cardíaco, você pode "preparar" o seu corpo para combater uma doença... Ela proporciona, sem dúvida, um equilíbrio total no nosso ser. :)
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

#2
Faty, obrigado pela explicação. E por favor, não me trates por você.

Pelo que eu tinha compreendido do estudo, deve ser feita de forma diária.

Eu costumo fazer meditação quando sinto necessidade ou me dá na bolha, mas sendo assim, vou tentar fazer de forma diária, para tentar melhorar a minha vida.

Uma vez mais obrigado, muita Luz e Paz
Se um rema e outro cruza os braços ou rema para outro lado... mais vale abandonar o barco e seguir sozinho.


Se um rema e outro cruza os braços ou rema para outro lado... mais vale abandonar o barco e seguir sozinho.

#5
A grande dificuldade das pessoas meditarem é conseguirem a concentração desejada do pensamento.

Eu sou uma pessoa hiper acelerada mentalmente. No início foi complicado e desistia. Mas depois comecei a insistir, porque não temos que meditar logo de uma vez.

Eu fiz assim e resultou muito bem:
- Disse para mim mesma que iria fazer meditação durante 21 dias seguidos, sem qualquer desculpa. Tudo começa com o nosso compromisso interior. 21 dias porque é o tempo necessário para q2ue o hábito se instale.

- Dividi a meditação em 7 tópicos, escolhidos por mim, para meditar por três dias seguidos. Por exemplo, nos três primeiros dia só meditei sobre a morte. Nos três seguintes, só sobre o sofrimento humano. Nos três seguintes, sobre a verdade e a mentira da vida. Nos três seguinte..... por ai fora

- Comecei por 5 minutos apenas. O que eu fazia era tentar respirar, focalizar a minha atenção na minha respiração e depois deixar que a mente me levasse ao tópico em questão. Naturalmente que a agitação da mente é de tal ordem que outras imagens, pensamentos e ideias surgiam que não tinha nada a ver com o tópico. Quando isso acontecia eu fazia de sensor, ou seja, não, não quero pensar nisso agora... agora quero pensar sobre "isto"...

- Comecei a notar, que a mente acalmava imenso sempre que meditava... depois, já não conseguia fazer só 5 minutos... tive necessidade de aumentar o tempo. Quando terminei os 21 dias, já estava a fazer 1 hora... nem acreditei.

- Muitas vezes, devido às coisas que nos acontecem diariamente, tendemos a começar a meditar e a pensar no problema que nos surgiu. Nesses casos, eu procurava primeiro pensar um pouco no problema e se ele tivesse relação com o tema que estava a meditar, eu incluía a sua análise na meditação. Se não tivesse que ver, dizia para mim mesma. Vou encontrar um dia para encaixar este problema, não hoje.

-  E pronto, foi assim... pode ser que este método resulte também para alguém. Hoje em dia, se estiver por exemplo, na fila do supermercado que é uma seca, fecho tranquilamente os meus olhos e medito pelo tempo que for preciso e até me esqueço que estou no supermercado e nem sequer oiço os barulhos ou as pessoas....

Sobre os ruídos eu incluía-os na meditação. Por exemplo, dizia que todos os ruídos, sons e outras coisas que pudesse ouvir, não iriam tirar a minha concentração, pelo contrário iriam aumentar ainda mais os meus níveis de concentração.
:)
VodGas:
"E por favor, não me trates por você" - desculpa acho que são as tuas barbas que impõem muito respeito :)
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Citação de: VodGas em 07 fevereiro, 2015, 15:31
Não consegues meditar?

Não, sou demasiado impulsiva e ansiosa. Concentrar me é complicado, deve ser do excesso de energia :(

Relativamente à meditação, tenho constatado que um grande número de pessoas afirma que por uma ou outra razão, tem dificuldade em controlar a respiração, abstrair-se dos pensamentos, encontrar o estado de harmonia com o universo, etc etc. Resultado da ocidentalização da definição de meditação, sendo que a meditação (budista) original, surgiu (tão só e apenas) como tentativa de encontrar a resposta para a questão da existência.

Posto isto, como pode alguém afirmar que não consegue meditar? Não conseguimos todos relaxar, reflectir, ponderar, concentrar-nos? Porquê ver a meditação como um processo que só funciona cumprindo todos os passos apresentados em guias (meramente) indicativos do processo de relaxamento, que facilitam a meditação?
O que se encontra em vídeos, manuais ou qualquer outro suporte sobre o assunto, são técnicas baseadas em experiências pessoais, que os autores descrevem como os passos que adoptaram para si mesmos.
Quem não conhece alguém que só consegue (a título de exemplo) estudar num ambiente livre de ruídos e perturbações? E aqueles que pelo contrário só conseguem com música ligada?
Com a meditação passa-se exactamente a mesma coisa, ou seja, varia de um indivíduo para o outro!

Penso que cada um se conhece melhor a si mesmo, do que qualquer manual de auto conhecimento. O que é preciso é autonomia, confiança, originalidade, paciência, sapiência...
Vamos lá a meditar um pouco sobre isto!
Tempus fugit!

Eu para meditar sou terrível  ;D

Sento-me no chão, de maneira confortável, como não consigo ficar na posição de lótus, cruzo as pernas, coloco uma turmalina negra ou um ónix à minha frente e pouso as mãos em cima das pernas e aí vou eu...

Por vezes até tenho um certo receio dessa capacidade de meditar  :(
Se um rema e outro cruza os braços ou rema para outro lado... mais vale abandonar o barco e seguir sozinho.

Citação de: VodGas em 07 fevereiro, 2015, 17:17
Eu para meditar sou terrível  ;D

Sento-me no chão, de maneira confortável, como não consigo ficar na posição de lótus, cruzo as pernas, coloco uma turmalina negra ou um ónix à minha frente e pouso as mãos em cima das pernas e aí vou eu...

Por vezes até tenho um certo receio dessa capacidade de meditar  :(

Aqui está um excelente exemplo do que escrevi anteriormente.
Para o VodGas e muitas outras pessoas, a posição de lótus seria desconfortável. Significa isso que por não cumprir uma etapa de um dos métodos existentes, já não seria capaz de meditar? Claro que não, até porque o conforto é essencial e indispensável. A solução encontrada, passa por uma alternativa pessoal reflectida.
O facto de utilizar os itens mencionados, leva a crer que estes têm um significado e que funcionam como auxiliares ao processo global. Raciocínio aliado à originalidade!
Tempus fugit!

Apoio totalmente esta notícia,

Nunca me senti "burro" mas depois de começar o processo de meditação melhorei consideravelmente todas as minhas capacidades mentais, de concentração, pensamento rápido, controlo do pensamento, intuição, criatividade.. wow.. como isto muda a nossa vida para melhor.

Um à parte, para quem é fumador, sabe como é que aqueles 5/7 minutos em que estamos sozinhos junto a janela com o nosso cigarro e vem aquela ideia brilhante.. claro que não é do cigarro, mas é sim do total momento de abstracção de todas as formas de pensamento, que trazem a ideia brilhante que já dentro de nós mas não permitimos que saia, com a meditaçao é um efeito parecido se nos conseguirmos abstrair de todas as formas de pensamento.
(mas não é pensar que não estamos a pensar eheh)

Mas para além das excelente explicação e dicas da Faty, deixo-vos um vídeo que já foi postado no forum e explica muito bem como se deve fazer, para quem precisa, como eu, de exemplos visuais.

Não é necessário sentar em posição de Lotus, se bem que seria o ideial, mas pelo menos seguir como indica no video aquele mudra das mãos.

Parte da meditaçao:
http://www.youtube.com/watch?v=e0rSmxsVHPE#

Video completo (vale mesmo a pena ver)
http://www.youtube.com/watch?v=P1Dlsa8tbvU#

Agora aguardo que por favor venha um espirita dizer que são os desencarnados que não deixam a pessoa meditar, ou um evangélico dizer que são os demónios, para apimentar mais a conversa  >:D

Faço meditação quando estou deitada para dormir.
Deito-me na cama, conto de 50 a 1.
Quando chego ao 1 ja estou relaxada.
É só permanecer assim.
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

#12
Citação de: cleopatra em 07 fevereiro, 2015, 19:56
Faço meditação quando estou deitada para dormir.
Deito-me na cama, conto de 50 a 1.
Quando chego ao 1 ja estou relaxada.
É só permanecer assim.
É uma técnica excelente! Resulta sempre?
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Citação de: Faty Lee em 07 fevereiro, 2015, 20:31
É uma técnica excelente! Resulta sempre?

Sim resulta. Se me sentir mais ansiosa, leva um pouco mais de tempo. Mas nada que não se resolva.
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

#14
Citação de: cleopatra em 07 fevereiro, 2015, 19:56
Faço meditação quando estou deitada para dormir.
Deito-me na cama, conto de 50 a 1.
Quando chego ao 1 ja estou relaxada.
É só permanecer assim.

Boa boa, faço esse exercício antes de ir dormir e ao acordar, alem de relaxar imenso aumenta me radicalmente os sonhos lúcidos (voar :) ), fico imóvel de barriga para cima durante meia hora, mas em vez de contar foco-me nas imagens que vão aparecendo e na respiração a diminuir até ao ponto de não a sentir e dar um salto na cama, porque o corpo pensa que estou a morrer eheh


Já agora, eu faço isso seja de manha, ou seja a noite vejo uma bola de luz na tela dos olhos (fechados claro) a ir de mim para fora, geralmente de cor branca azulada, com uma pinta no meio roxa, é realmente muito divertido, e ajuda-me a focar para nao me perder com os pensamentos, nem adormecer. Mas mais alguém vê também essas bolas de luz.