Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.434
Total de mensagens
369.481
Total de tópicos
26.919
  • Fé, Mãe da Esperança e da Caridade
    Iniciado por sofiagov
    Lido 1.393 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
sofiagov
No Evangelho segundo o Espiritismo por Allan Kardec vem o seguinte :

A fé, para ser proveitosa, deve ser activa; não pode adormecer. Mãe de todas as virtudes que conduzem a Deus, deve velar atentamente pelo desenvolvimento das suas próprias filhas.

A esperança e a caridade são uma consequência da fé. Essas três virtudes formam uma trindade inseparável. Não é a fé que  sustenta a esperança de se verem cumpridas as promessas do Senhor; porque, se não tiverdes fé, que esperareis? Não é a fé que vos dá o amor? Pois,se não tiverdes fé, que reconhecimento tereis, e por conseguinte, que amor?

A fé, divina inspiração de Deus, desperta todos os sentimentos que conduzem o homem ao bem: é à base da regeneração. É, pois, necessário que essa base seja forte e durável, pois se a menor dúvida puder abafá-la, que será do edifício que construístes sobre ela? Erguei, portanto, esse edifício, sobre alicerces inabaláveis. Que a vossa fé seja mais forte que os sofismas e as zombarias dos incrédulos, pois a fé que não desafia o ridículo dos homens, não é a verdadeira fé.

A fé sincera é dominadora e contagiosa. Comunica-se aos que não a possuíam, e nem mesmo desejariam possuí-la; encontra palavras persuasivas, que penetram na alma, enquanto a fé aparente só tem palavras sonoras, que produzem o frio e a indiferença. Pregai pelo exemplo da vossa fé, para transmiti-la aos homens; pregai pelo exemplo das vossas obras, para que vejam o mérito da fé; pregai pela vossa inabalável esperança, para que vejam a confiança que fortifica e estimula a enfrentar todas as vicissitudes da vida.

Tende, portanto, a verdadeira fé, na plenitude da sua beleza e da sua bondade, na sua pureza e na sua racionalidade. Não aceiteis a fé sem comprovação, essa filha cega da cegueira. Amai a Deus, mas sabei porque o amais. Crede nas suas promessas, mas sabei por que o fazeis. Segui os nossos conselhos, mas conscientes dos fins que vos propomos e dos meios que vos indicamos para atingi-los. Crede e esperai, sem fraquejar; os milagres são produzidos pela fé.
fonte:evangelhoespirita


eu faria esta pergunta e os que não tem Fé? se não tem não conseguem entender...nunca a poderão por em prática?
sofreram eles mais por isso?


Citação de: sofiagov em 30 janeiro, 2015, 16:20
No Evangelho segundo o Espiritismo por Allan Kardec vem o seguinte :

A fé, para ser proveitosa, deve ser activa; não pode adormecer. Mãe de todas as virtudes que conduzem a Deus, deve velar atentamente pelo desenvolvimento das suas próprias filhas.

A esperança e a caridade são uma consequência da fé. Essas três virtudes formam uma trindade inseparável. Não é a fé que  sustenta a esperança de se verem cumpridas as promessas do Senhor; porque, se não tiverdes fé, que esperareis? Não é a fé que vos dá o amor? Pois,se não tiverdes fé, que reconhecimento tereis, e por conseguinte, que amor?

A fé, divina inspiração de Deus, desperta todos os sentimentos que conduzem o homem ao bem: é à base da regeneração. É, pois, necessário que essa base seja forte e durável, pois se a menor dúvida puder abafá-la, que será do edifício que construístes sobre ela? Erguei, portanto, esse edifício, sobre alicerces inabaláveis. Que a vossa fé seja mais forte que os sofismas e as zombarias dos incrédulos, pois a fé que não desafia o ridículo dos homens, não é a verdadeira fé.

A fé sincera é dominadora e contagiosa. Comunica-se aos que não a possuíam, e nem mesmo desejariam possuí-la; encontra palavras persuasivas, que penetram na alma, enquanto a fé aparente só tem palavras sonoras, que produzem o frio e a indiferença. Pregai pelo exemplo da vossa fé, para transmiti-la aos homens; pregai pelo exemplo das vossas obras, para que vejam o mérito da fé; pregai pela vossa inabalável esperança, para que vejam a confiança que fortifica e estimula a enfrentar todas as vicissitudes da vida.

Tende, portanto, a verdadeira fé, na plenitude da sua beleza e da sua bondade, na sua pureza e na sua racionalidade. Não aceiteis a fé sem comprovação, essa filha cega da cegueira. Amai a Deus, mas sabei porque o amais. Crede nas suas promessas, mas sabei por que o fazeis. Segui os nossos conselhos, mas conscientes dos fins que vos propomos e dos meios que vos indicamos para atingi-los. Crede e esperai, sem fraquejar; os milagres são produzidos pela fé.
fonte:evangelhoespirita


eu faria esta pergunta e os que não tem Fé? se não tem não conseguem entender...nunca a poderão por em prática?
sofreram eles mais por isso?


Linda partilha Sofia e grandes questões que coloca!

Em primeiro lugar tem que definir o que é fé, para estarmos no mesmo registo. Senão vou começar a escrever imensas coisas que não vão ao encontro da sua ideia de fé.

Fé é acreditar. Por isso quando refere, e os que não têm fé... eu questiono, quem não tem fé? Todos, de alguma forma, teremos fé, porque acreditamos, não lhe parece?

Depois de me responder, respondo-lhe às outras questões também :p
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

sofiagov
Citação de: Faty Lee em 30 janeiro, 2015, 17:00
Linda partilha Sofia e grandes questões que coloca!
Em primeiro lugar tem que definir o que é fé, para estarmos no mesmo registo. Senão vou começar a escrever imensas coisas que não vão ao encontro da sua ideia de fé.
Fé é acreditar. Por isso quando refere, e os que não têm fé... eu questiono, quem não tem fé? Todos, de alguma forma, teremos fé, porque acreditamos, não lhe parece?
Depois de me responder, respondo-lhe às outras questões também :p

Perguntava sobre os que não acreditam...generalizei.
Mas de um grosso modo no que deixam de acreditar que duvidam ... seja em si mesmos, no divino, etc....
talvez mais em contexto de crença...mas pode ser de uma forma mais geral.

De certa forma todos temos uma ponta de fé...mas há os que a perdem pelo caminho das suas vidas.
mas Faty não se preocupe em divagar um pouco...não quero que vá pelo meu conceito de fé.





Haahaha boa resposta!

Mas eu não quero divagar. Quero ir ao cerne da questão :)

Como já disse, todos nós acreditamos em alguma coisa, nem que seja no "não acreditar". Aquele que "não acredita em nada" está a mentir-se a si próprio. Porque na verdade, pelo menos, acredita "que não acredita em nada", logo, já acredita em alguma coisa!!

Para responder às outras questões vou buscar uma frase de Sai Baba que apesar de tudo, deixou algumas frases giras e muito corretas: não importa quantas orações você faz... o que importa é a sua ação!!

Posso não assumir que tenho fé porque simplesmente não a vejo como tal... mas estou todo o dia a ajudar pessoas, a tentar apaziguar a sua dor e sofrimento... não será a minha ação mais "forte" aos olhos D'Ele? Ah! então eu tenho fé... de alguma forma se estou a ajudar é porque acredito que aquilo que faço pode efetivamente apaziguar o sofrimento dos outros, não é verdade?

Agora, se me sinto cansada, mas antes de dormir, lhe disser: Obrigada meu Pai pelo dia de hoje... certamente que ai ele já estará comigo ao colo, não lhe parece? Porque a ação é consonante com a fé!

---- Alerta off-topic------
Agora vou zumbar e regresso daqui a umas horas:)
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

sofiagov
 ;D ;D

excelente resposta, Faty....

(boa zumbada... ;D ;D)