Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.431
Total de mensagens
369.480
Total de tópicos
26.919
  • Porque razão os líderes espirituais nos dececionam?
    Iniciado por Faty Lee
    Lido 4.547 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Vários são os exemplos de líderes espirituais que deixaram "marcas" impressionante nos seus ensinamentos, proclamando o poder do pensamento positivo e a necessidade de nos entregarmos aos desígnios divinos. No entanto, a par desta proclamação divina, as suas vidas pessoais criam um contrassenso: como é que líderes espirituais nos dececionam?

A título exemplificativo vou falar-vos de Sathya Sai Baba.



Sathyanarayana Raju seu verdadeiro nome, nasceu a 23 de novembro de 1926. Aos 14 anos declarou-se como a reencarnação de Sai Baba de Shirdi, que havia falecido em 1918. Em 1944 realiza a sua primeira viagem como sábio à região de Bangalore, começando a vestir a túnica cinza-clara, depois branca e finalmente cor de açafrão. Entre 1948 e 1950 construiu a Morada da Paz Suprema (Prasanthi Nilayam), uma espécie de adoração. Há 2 560 Centros denominados de "Sai" pelo mundo fora. Sai Baba saiu da Índia somente uma vez em 1968 para a Uganda. Ele não criou uma nova religião, seita ou culto, o que terá estado na origem da proliferação dos seus adeptos. Ele pretendeu apenas estimular e motivar o indivíduo na busca da autorrealização. "As pessoas que têm sua própria fé, devem aprofundar-se nela, sem que sejam perturbadas". Sai Baba ficou conhecido e famoso pelas suas curas, pelas materializações de diversas substâncias que distribuía ao público (e.g., comidas quentes e líquidos), pela sua capacidade de bilocação (e.g., enquanto descansava em seu quarto, podia estar a dar uma palestra a milhares de pessoas), teletransporte, levitação, precognição e outros fenómenos luminosos. Foi objeto de limitados estudos por diversos investigadores psíquicos do Ocidente, que não puderam provar a validade das suas proezas paranormais. Sai Baba recusou-se a submeter-se a experiências controladas a fim de verificar as suas faculdades psíquicas, sendo por isso obterem-se provas irrefutáveis. Em 4 de dezembro de 2000, na revista India Today, um artigo de ex-devotos de Sai Baba conta toda a verdade sobre este líder. Os ex-devotos referem que Sathaya Sai Baba é como se tivesse sido um "deus que perderam para sempre", ele foi uma desilusão imensa.  Este grupo faz denúncias graves, alegando que Sai Baba é um abusador sexual de crianças e jovens. Um deles é Jeff Young, um norte-americano que até pouco tempo era Presidente da Organização Sai, na região Sul Central dos EU. Young, afirma que o seu filho Sam foi molestado sexualmente pelo homem-deus, desde 1997, quando tinha 16 anos, até fazer 19 anos de idade. A família alega que, em apenas uma visita, Sam foi para entrevista privada com Sai Baba 21 vezes. Outras alegações de outras pessoas têm emergido pelo mundo fora, constituindo-se em verdadeiras denúncias sobre Sai Baba. No Reino Unido, nos EUA, Europa e Austrália surgiram vítimas de abuso sexual de Sai Baba. Até ao momento, no entanto, não há queixas formais que tenham feito na Índia. Porque será? Será que os jovens ocidentais não tendo nada a perder denunciaram Sai Baba, enquanto os indianos não? Sai Baba mandava erguer custosos edifícios novos, possuía um Jaguar e outros carros caros como Mercedes, BMW da linha mais cara. Sai Baba referiu que iria viver até aos 96 anos de idade, todavia partiu aos 84 anos. Quando morreu foi encontrado em um dos seus santuários no sul da Índia, 116 milhões de rúpias em dinheiro, 98 quilos de ouro e 307 quilos de prata. Um verdadeiro mestre da deceção.

Fonte: Acidigital
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Citação
Porque razão os líderes espirituais nos dececionam?

porque são todos uns charlatões mentirosos que só querem ganhar dinheiro às custas dos males dos outros... tal como qualquer padre...  ::)

mas há muitos "lideres" espirituais verdadeiros... aqui pelo PP por exemplo, considero alguns como tal... ;)
a minha religião é a verdade...

Puca
Porque só o facto de alguém se achar um "líder espiritual" e patrocinar a sua posição de Guru com legiões de seguidores, mostra o seu "enorme" Ego a funcionar em beneficio próprio. Nós temos a capacidade de ser o nosso próprio "Líder Espiritual" fazendo o nosso trabalho interno de eliminação do ego e trazendo á superfície os Valores da Alma.

Nunca ouviram dizer "O Sábio Cala." :)

É verdade o que vocês dizem... de facto, não deixam de ser "seres humanos". Mas há lideres, e ainda bem, espirituais que não nos criam qualquer deceção, porque colocam na prática das suas vidas aquilo que transmitem aos outros. Mas é triste ver que há pessoas que precisam de ajuda e por vezes se ancoram nestes líderes que vão surgindo e depois, claro está, compreendem que por detrás deles há ainda o avatar do Ser Humano muito presente. Como é possível alguém tão "espiritual" ter comportamentos e atitudes tão dissonantes daquilo que prega?

Outro caso caricato é o de Osho! Eu nunca o considerei como um líder espiritual. Aliás das poucas coisas que já dele, encontro sempre contradições que me fazem pensar que de facto, a teoria é uma coisa e a prática é outra. E não me refiro à questão dos 95 Rolls Royce que ele tinha... refiro-me a coisas concretas, que ele escreveu sobre o "amar-se a si próprio". Por isso acho que devemos ser muito seletivos... será que o nosso verdadeiro líder espiritual existe fora de nós ou estará ele dentro de nós? E se assim for, porque razão as pessoas estão tão cegas e não se apercebem disso?

Deixo estas questões para refletirem. Ah e não me respondam que tem que ver com a educação, ok? Porque muitos dos seguidores destes líderes são pessoas cultas.
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

sofiagov
Citação de: Faty Lee em 30 janeiro, 2015, 12:10
É verdade o que vocês dizem... de facto, não deixam de ser "seres humanos". Mas há lideres, e ainda bem, espirituais que não nos criam qualquer deceção, porque colocam na prática das suas vidas aquilo que transmitem aos outros. Mas é triste ver que há pessoas que precisam de ajuda e por vezes se ancoram nestes líderes que vão surgindo e depois, claro está, compreendem que por detrás deles há ainda o avatar do Ser Humano muito presente. Como é possível alguém tão "espiritual" ter comportamentos e atitudes tão dissonantes daquilo que prega?

Outro caso caricato é o de Osho! Eu nunca o considerei como um líder espiritual. Aliás das poucas coisas que já dele, encontro sempre contradições que me fazem pensar que de facto, a teoria é uma coisa e a prática é outra. E não me refiro à questão dos 95 Rolls Royce que ele tinha... refiro-me a coisas concretas, que ele escreveu sobre o "amar-se a si próprio". Por isso acho que devemos ser muito seletivos... será que o nosso verdadeiro líder espiritual existe fora de nós ou estará ele dentro de nós? E se assim for, porque razão as pessoas estão tão cegas e não se apercebem disso?

Deixo estas questões para refletirem. Ah e não me respondam que tem que ver com a educação, ok? Porque muitos dos seguidores destes líderes são pessoas cultas.

isso é ser educada Faty ( ;D ;D ;D ;D estou a brincar....)

o facto é que para se ser lider é preciso muito mais...todos sabemos mandar, dar ordens, dizer para fazer, porque é assim e não de outra forma...mas ser-se líder, é necessariamente manter-se ao lado e incitar ao bem comum....trabalhar como um todo e não só para proveito próprio.

há uma frase que não me lembro bem e por isso talvez não vou dizer correctamente,  foi de Salazar... mais ou menos isto ( perdoem-me por a dizer assim pois é como me lembro).

" se soubesses o que custar mandar preferias obedecer..."

não sei, em que moldes ele a disse certamente nada a ver com este assunto mas referi a mesma porque aqui é preciso que estes lideres tenham a capacidade (e com certeza têm) de nos toldar a mente fazer seguir e obedecer a certos fanatismos.
E isto não é para qualquer um...


 

#5
Eu não lhes chamaria líderes espirituias mas sim, orientadores espirituais. Homens que estudam a religião/religiões para orientarem os seus fieis. Equiparo-os a professores. E, como em qualquer profissão, há os que são bons e maus. Os que foram para lá por vocação e os que foram para arranjar um emprego. Talvez aqui, bastasse aplicar o ditado "Olha para o que eu digo e não para o que eu faço". Padres, pastores... e todos os nomes que as diferentes religiões lhe dão, são unicamente pessoas  com defeitos e virtudes. Geralmente, pregam o bem, muito embora não o pratiquem.
Para mim, que sou católico - embora não praticante - o meu verdadeiro Líder é Jesus. Esse nunca me decepcionou e creio Nele.

O único líder que nunca decepcionou foi/é Jesus. Tudo o resto é...o resto.

Lendo o topico com atençao ele até fez coisas boas, creio que seria um espirito dedicado ao amor mas nao sucumbio ao materialismo.. Fazia bem as pessoas mas por outro lado tinha o seu lado de luxuria, dinheiro carros, mulheres, tudo o que fazem um homem perder a cabeça. Mas vamos ver agora e por as coisas na balança. Os conhecimentos que ele deu e as pessoas que ajudou nao superariam as suas luxurias? Qual será o lado que pesa mais?
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.

Citação de: oculto em 30 janeiro, 2015, 12:54
Eu não lhes chamaria líderes espirituias mas sim, orientadores espirituais. Homens que estudam a religião/religiões para orientarem os seus fieis. Equiparo-os a professores. E, como em qualquer profissão, há os que são bons e maus. Os que foram para lá por vocação e os que foram para arranjar um emprego. Talvez aqui, bastasse aplicar o ditado "Olha para o que eu digo e não para o que eu faço". Padres, pastores... e todos os nomes que as diferentes religiões lhe dão, são unicamente pessoas  com defeitos e virtudes. Geralmente, pregam o bem, muito embora não o pratiquem.
Para mim, que sou católico - embora não praticante - o meu verdadeiro Líder é Jesus. Esse nunca me decepcionou e creio Nele.
São orientadores é certo, mas neste caso são líderes porque têm imensos seguidores... Os professores não são líderes porque normalmente ensinam e não têm necessariamente que ter seguidores (bem a não ser no Clube dos Poetas Mortos, este sim foi um professor líder). Mas independentemente disso, eu acho que as pessoas já devem estar tão desorientadas na sua vida que acabam por encontrar alguém ainda mais desorientado e depois retroalimentam-se... porque razão é que elas ficam "cegas" e não percebem que algo está mal? Talvez porque fiquem "deslumbradas" o que é sinónimo de cegueira :(

Há seitas que acabam em mortes coletivas para chegarem mais rápido ao paraíso... tudo isto me parece um delírio de quem, na verdade, se encontra perdido.
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Puca
Todos estes orientadores, lideres, gurus, etc. São seres humanos com os seus defeitos e qualidades. Podem ter ideologias, filosofias muito válidas e modos de estar na vida decadentes. Ora isso significa que são uns teóricos, não refletem na vida a prática dos seus ensinamentos.

Existe um equilíbrio entre "O Ser" e o "Saber" que todos sem excepção devíamos procurar na vida, isso é que nos torna pessoas credíveis, sensatas, equilibradas. Eu posso saber  na ponta da língua todos os preceitos da espiritualidade, mas se não os assimilar internamente e não os refletir no dia a dia, continuo a ser tão medíocre como antes.

É este equilíbrio que não consigo encontrar em nenhum dos ditos "lideres" por isso não os sigo o que não implica que não retire algumas ideias dos seus ensinamentos e lhes conceda validade. "Em terra de cegos quem tem olho é rei" é nesta máxima que a maioria destas pessoas se baseia para o seu protagonismo espiritual.

sofiagov
Citação de: Faty Lee em 30 janeiro, 2015, 14:08
...(bem a não ser no Clube dos Poetas Mortos, este sim foi um professor líder)...

Grande filme, "GRANDE" actor...uma história incrível e um líder nato na história do filme ....
as coisas que trazes Faty....tão bom.
(isto é um off-toppic)

O misticopt28 disse uma coisa interessante.

Ele também fez coisas positivas ao que parece, será que estas suas ações poderão neutralizar as que não foram positivas?

E se as pessoas estiverem a inventar por qualquer motivo? Que impacto terá isto no seu processo evolutivo?


(Aviso você agora entrará em off-topic - Lol)
Sofia, adoro esse ator, tinha uma sensibilidade fora de série! Que esteja na Luz, pois é isso que lhe desejo sinceramente. Ele tinha um olhar de bodhisattva (compaixão).... fazia rir os outros para ocultar as lágrimas da sua alma. Sempre o vi desta forma  :P
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Mas tambem temos que ver que o dinheiro estava no templo nao estava na conta dele. Nao usaria ele esse dinheiro pra ajudarcas pessoas e pra fazer as obras que fez...ta bem que se deu alguns luxos a ele mas se formos a ver o vaticano é podre de rico e nao da nada a ninguem e tampoco sao censurados.....talvez as calunias sejam pa denegrir a sua imagem
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.

Não se sabe... e pelo sim, pelo não... seguiremos o nosso Mestre Interior.
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Citação de: Faty Lee em 30 janeiro, 2015, 19:55
Não se sabe... e pelo sim, pelo não... seguiremos o nosso Mestre Interior.
isso é vrdade . A Cabala ensina sempre a nao acreditar naquilo que ouve ou lê...só se pode confirmar depois de ver resultados positivos
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.