Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.427
Total de mensagens
369.473
Total de tópicos
26.918
  • Algum de vós pode elucidar-me no sentido de entender e ajudar a minha neta de 4 anos?
    Iniciado por PQP
    Lido 3.486 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
PQP
Não entendo nem conheço grande coisa sobre paranormalidade, e por isso, pensei que neste forum pudessem ajudar-me no sentido de entender e ajudar a minha neta de 4 anos. Outro dia, ao conversar comigo perguntou:
- Vó, sabes que até os galos cantam?
Perguntei-lhe onde fora buscar tal coisa e ela respondeu que "à noite, os ouve falar". Quando perguntei quem, respondeu somente "eles" e de seguida "sonhei"!
Dois ou três dias depois, perguntou à mãe (ao deitar) se tinha a certeza que estavam só as duas em casa e depois de lhe ser dito que sim, voltou a insistir: tens a certeza?
Para além disso, é uma criança que acorda com frequência com "medos" e mesmo depois de acompanhada e perfeitamente acordada, muitas vezes ergue o lençol na frente dos olhos, como se pretendesse deixar de ver algo que, para ela, ali permanece.
Sinto que a garotinha tem alturas de puro pânico e queria ajudá-la, mas não sei como.
Se puderem dar-me alguma dica, agradeço.

Entendo o que diz. E aquilo que me parece a fazer, desde ja, é acalmar a menina (como de resto tem feito) e tirar-lhe o medo... Explicar-lhe que não deve ter medo, que está segura...
Às vezes ha truques... ja experimentou a ensinar uma oração simples? Ou uma canção que a criança possa cantar antes de dormir? explique que é uma cantiga mágica que quando se canta tem bons sonhos... As crianças são muito sensíveis e muito receptivas ao poder dos mantras e das orações....
Desenvolvam um "ritual" da noite: com um chá de tilia diluído em agua morna, a canção dos bons sonhos e o beijinho para dormir bem... Isso pode deixa-la mais tranquila e essa "boa vibração" afastará não só os medos, mas também possíveis vibrações mais pesadas.
Boa Sorte
Saúde e Luz
"Sabemos o que está certo, sabemos o que está errado, fazemos o que esta certo e evitamos o que está errado"

Dizem que as crianças têm facilidade em ver e sentir espíritos e outras entidades. Ela até pode realmente ver ou sentir algo, mas por ser tão pequena é normal que sinta medo.
Não sou entendida no assunto, mas talvez pudesse chamar alguém para ir lá a casa, ou então fazer uma limpeza para afastar essas energias e deixar a menina mais sossegada.

Pelo que já me aconselharam aqui também no fórum, pode defumar a casa com ervas como a arruda ou o alecrim, que servem mesmo como limpeza, ou simplesmente acendendo umas velas brancas para pedir luz a quem quer que seja que está lá em casa e que encontre a paz e deixe de importunar a menina.
Mas como digo não sou muito entendida e também visito o fórum para tentar compreender muitas coisas, pelo que será mesmo melhor falar com alguém com experiência na matéria.

Em todo o caso concordo com o que Tokobá del Rey refere. Importante que a menina vá para a cama calminha e relaxada. Se for já com receio de que vai ver alguma coisa não só não vai ter um soninho reparador e descansado como pode atrair essas "visitas".

Espero que tudo corra pelo melhor. :)

Só uma opinião:
Defumar a casa, sim pode ser uma boa ideia, apesar de não ir alterar grande coisa.
Velas, ja não me parece muito aconselhável. Para alem de ser uma factor que pode impressionar a criança, quando as pessoas acendem uma vela, não sabem que entidades estão a atrair...
Acho que sobretudo passa por acalmar a criança.
Também me parece prematuro, chamar alguém para "limpar a casa"... pois, se a questão passa pelo que a criança "vê", "ouve" e "sente", não acho que tenha a ver com a casa em si, mas sim com a menina que tem de apreder a viver com a sua mediunidade... coisa que como muitos de nós sabemos, é algo que passamos a vida toda a fazer: aprender a viver com a mediunidade....
Sobretudo é preciso acalmar a menina e mostrar-lhe que não tem de ter medo...
Saúde e Luz

"Sabemos o que está certo, sabemos o que está errado, fazemos o que esta certo e evitamos o que está errado"

Tokobá del Rey compreendo o que diz, mas se a menina estiver a sentir energias negativas não deverá fazer algo para as afastar? Já agora, PQP, isso só acontece em casa ou já se aperceberam em outros locais?
Defumar e acender velas foi algo que li aqui. Pelo que percebi, defumar serve como limpeza e as velas para pedir a luz aos espíritos, que até podem ser nossos familiares.
Mas entendo o que diz, que também faz sentido.
brrr isto não é fácil... :S

Penso que inventar uma oração juntamente com a sua neta, pedindo protecção, é uma excelente forma de afastar os possíveis espíritos inferiores que ela possa estar a ver. Invoque o Anjo da Guarda dela e Jesus Cristo. Pode até explicar-lhe, pois com 4 anos já tem uma certa capacidade de compreensão do visível e invisível, que o Anjo da Guarda é alguém que ela pode não conseguir ver, mas que a está sempre a proteger e que você também tem um; Jesus Cristo é simbólicamente conhecido por ser um "cavaleiro" que luta contra os "maus", e sempre que ela precisar, ele virá em seu auxílio.
DeepGirl

DeepGirl deu uma boa ideia. Assim a menina quando sentir a presença, ao pensar que é um protector acaba por se sentir segura e dorme bem. :)

Isa Mar
Bom dia,
em primeiro lugar e antes de partir para outros campos, é necessário ter em conta que existem idades com características e susceptibilidades, a criança está numa idade em que se desenvolvem os medos, receios, terrores noturnos, os amigos imaginários... isto é muito importante.
Recordo-me que por nessa idade sonhava e imaginava uns bicharocos e a coisa à noite, pelo escuro, isolamento e silêncio, toma uma dimensão maior. Uma situação recente: uma criança via uns olhos, é possível que fosse da luz dos aparelhos que tinha no quarto, mas na cabeça dele iam ficando maiores e olhavam para ele, disse-lhe que quando tal acontecesse chamasse a mãe, o que aconteceu, e perguntou-se onde estavam os olhos, ele apontou e acendeu-se a luz, não havia nada e apagou-se e eles apareciam... a imaginação e a mente da criança está em plena abertura, por isso eles aprendem tudo tão depressa, mas também imaginam muita coisa.
Existem livros sobre este tema dos medos, que dão dicas simples de como lidar caso seja necessário, é normal, assim como existe a idade dos porquês.
Por outro lado, as crianças também são mais sensíveis a certos fenómenos e até certa idade podem pressentir mais qualquer coisa.
Começar já com rituais pode assustar a criança. O próprio medo por si só é uma vibração negativa.
Acho muito sensata e diria o mesmo, a sugestão do Toboka del Rey, fazer uma espécie de ritual, uma história,  uma oração , sugeria a do anjo da guarda, é muito simples, existe uma para crianças, e será fácil de explicar ou inventar uma forma de tranquilizar a criança, um chá de tília ou um copo de leite morno, e um beijinho e aconchego de boa noite.

Cumpts

Penso que o ToKobá tem toda a razão. Além disso o Tokobá pretende instituir uma rotina do sono e, essas rotinas é que dão segurança às crianças.

Aconselho a não entrar por limpezas e queima de velas e demais rituais para alterar o estado da criança. É bom não esquecer a idade da menina e o facto de ser normal da idade esse tipo de comportamentos.
Aconselho um acompanhamento mais próximo dos adultos que não considerem os medos e a imaginação da pequena algo de paranormal e que precise de rituais virados pro além.

As dicas do Tokobá são suficientes e bem colocadas.
Não me trates por VOCÊ!!!
Respeito mais tratando-te por TU do que tu a tratares-me por VOCÊ!

#10
As minhas dicas são apenas fruto da minha experiência não só enquanto consultor espiritual, mas também como pai de crianças. Haverão outras pessoas com formação cientifica que terão outras opinões, talvez mais válidas que as minhas.
Sobre rotinas de sono, considero que as rotinas de sono dão segurança as crianças e são fundamentais para os adultos.
Principalmente para quem trabalha espiritualmente. É muito importante dormir as horas que precisamos. Dormir bem. É importante não só a nível de saúde física e mental, mas também  é muito importante para podermos sonhar. Muitos recados e revelações vêm através dos sonhos. E devemos "educar" o nosso sono primeiro, para depois "educar" os nossos sonhos. Mas isto seria outro tópico.  ;)
"Sabemos o que está certo, sabemos o que está errado, fazemos o que esta certo e evitamos o que está errado"

Caro amigo

AS crianças nessa idade ainda estão a desenvolver as capacidades cerebrais.

O que nos permite compreender o mundo que nos rodeia, basicamente, é a capacidade que o nosso cerebro tem de comparar as memorias que temos com as coisas com que vamos sendo confrontados diáriamente.

Assim, uma vez que ela (criança) ainda não tem um "arquivo" suficientemente extenso para lhe permitir uma comparação adquada, muitas vezes acaba por confundir imaginação ou sonhos com a realidade.

Vamos colocar uma hipotse...

Não sei se é o seu caso, mas eu vivo numa zona semi-rural (pois já não existem zonas rurais "verdadeiras")... eu não tenho, mas vários vizinhos meus têm capoeiros.

Nada mais normal que o meu filho de (quase) 4 anos acordar de madrugada com o cantar do galo do vizinho... voltando a dormir e tendo sido introduzida a imagem do galo na cabeça, não seria de surpreender que o sonho seguinte fossem 2 galos a "conversar", porque eventualmente ele até estava a sonhar que estava a conversar com um amigo, por exemplo...

as possibilidades são infinitas... um adulto, habituado "à coisa", de manhã a primeira coisa que pensa é que teve um sonho parvo... já uma criança pode ficar a pensar que os galos também falam...  ::)

CitaçãoE aquilo que me parece a fazer, desde ja, é acalmar a menina (como de resto tem feito) e tirar-lhe o medo... Explicar-lhe que não deve ter medo, que está segura...
Às vezes ha truques... ja experimentou a ensinar uma oração simples? Ou uma canção que a criança possa cantar antes de dormir? explique que é uma cantiga mágica que quando se canta tem bons sonhos...

Estes pequenos "truques" que o amigo Tokobá refere, também ajudam a criança a separar realidade de imaginação...

Actualmente estou a travar essa guerra... explicar-lhe que os sonhos estão na cabeça dele e são só "faz de conta" e principalmente tenho tentado incutir-lhe que a cabeça é dele e portanto ele pode fazer o que quiser nos sonhos dele... lá ele é o "super heroi"... ;)

abraço
a minha religião é a verdade...

Saudações.

Cada caso é um caso e todos os casos que entram crianças são complexos.

Tokobá deixou o necessário, pouco mais há a acrescentar.

Mas gostava de acrescentar um pequeno parênteses: PQP. preste atenção há forma como você e o resto da família se dirige a essa criança. Não a vejam como maluquinha, doentinha ou coisa do género. Ela é perfeitamente normal. Mediunidade não é doença nenhuma.

Lancelot referiu um ponto importantíssimo, sem dúvida. O bem-estar da menina acima de tudo e apesar de tudo.

Olá, eu quando era pequena tinha muitos medos e passei maus bocados porém a minha avó ensinou me uma reza e eu sentia me segura quando a rezava. Também dormia com um terço ao pescoço e ainda hoje o coloco caso me sinta mais insegura e acabo por dormir bem
Muita saúde e muita paz! 🕊