Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.426
Total de mensagens
369.467
Total de tópicos
26.918
  • Experiência fora do corpo-Relato
    Iniciado por Exodus
    Lido 2.731 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Boa tarde, venho vos contar um episódio que aconteceu comigo em adolescente. Este espisódio marcou-me porque foi aí que me apercebi que já tinha tido experiências deste tipo anteriormente.

Tinha cerca de 14 anos e tinha o costume de me deixar adormecer com musica, mas tendo sempre o cuidado de não pensar em nada, ou pelo menos tentar. Sentia por vezes que entrava num estado de quase transe (percebo agora que era isto, após estudo sobre o assunto).

Naquela noite estava a dormir com a minha irmã, que na altura teria cerca de 20 anos.
Uso lentes de contacto desde os 13, pelo que na mesa de cabeceira da cama costumava ter o recipiente para as lentes, e o frasco com o liquido próprio. Tinha tirado as lentes e estava a ouvir musica como era costume. A minha irmã estava a estudar deitada na cama.
Passado algum tempo, senti uma espécie de «limpeza» mental. Parecia que não pensava em nada, não sei explicar bem.
De repente estou a ver o meu corpo deitado na cama, a minha irmã a meu lado, como se estivesse no tecto, virado para baixo. Vi a minha irmã com a suas folha, a estudar e reparei no frasco do liquido das lentes, de repente este cai ao chão do nada.
Tudo acabou e voltei ao escuro, pois estava de olhos fechados.
Mantendo os olhos fechados disse à minha irmã:
-Caiu o liquido das lentes da mesinha do meu lado.
E ela perguntou:
-Como sabes?
Eu respondi que tinha visto.
E a conversa ficou por aí.
No dia seguinte é que me apercebi o que tinha acontecido e falei com a minha irmã, ela disse que também não fez ideia como aquilo aconteceu, mas foi algo que nao falamos mais.

Poderá ter sido uma experiência destas ou apenas sugestão?

Origado a todos

boas

vou fazer 2 comentários, mas entenda que pouco lhe posso dizer sobre EQM's pois tirando um livro que li sobre o assunto e alguns tópicos aqui no forum... pouco mais sei.

Alguns "cientistas" dizem que estes episódios estão relacionados com uma capacidade do nosso cerebro que "desconhecemos".

Nós sabemos que quando estamos a dormir o único sentido que não desliga é a audição. Isso tem a ver com a nossa segurança, pois qualquer barulho nos vai fazer reagir e acordar, podendo desta forma evitar eventuais perigos a que estejamos sujeitos.

O que alguns "cientistas" alegam é que durante o sono (ou no caso de operações, durante a anestesia) o nosso cerebro tem como que a capacidade de criar uma expecie de "modelo 3d" do ambiente à nossa volta baseado apenas na audição. Como sabemos, o que vê não são os olhos, mas o cerebro. Então, tecnicamente, isso será possivel.

CitaçãoTinha cerca de 14 anos e tinha o costume de me deixar adormecer com musica

nunca façam isso...  :( ...nem musica nem tv nem coisa nenhuma...

pelo mesmo motivo. A audição não desliga durante o sono. E as pessoas a dormir não têm capacidade de escolher o que querem (ou devem) ouvir. Então, durante todo o sono, o nosso cerebro está a receber informações que muitas vezes não queremos receber ou que nos podem prejudicar.

Lembro-me que quando era jovem também tinha esse "vicio"... e lembro-me também de algo que aconteceu e até hoje não esqueci...

Acordei uma manha e pensei que tinha sonhado que o freddie mercury tinha morrido... só quando cheguei a escola e devido aos comentários de toda a gente é que percebi que não tinha sonhado, mas que o homem tinha morrido mesmo...

O que eu acho que aconteceu é que durante a noite deve ter passado nas noticias essa informação... Eu não me lembro de ter acordado durante a noite nem de ouvir isso, mas ja tinha assimilado essa informação...

cumps
a minha religião é a verdade...

Citação de: incertus em 12 janeiro, 2015, 21:21


nunca façam isso...  :( ...nem musica nem tv nem coisa nenhuma...

pelo mesmo motivo. A audição não desliga durante o sono. E as pessoas a dormir não têm capacidade de escolher o que querem (ou devem) ouvir. Então, durante todo o sono, o nosso cerebro está a receber informações que muitas vezes não queremos receber ou que nos podem prejudicar.

Incertus, não me desanimes! Eu aqui a pensar em gravar uns áudios com meditações e afirmações positivas para ouvir enquanto durmo, e tu a dizer para não ouvirmos coisa nenhuma! Então, se eu é que vou escolher o que vou ouvir, não deve ser assim tão mau, não é? Ai ai...
"Onde está Deus?" - perguntei à minha sobrinha de três anos.
"O que é Deus?" - indagou ela. "Deus é Amor." - respondi-lhe.
"Está aqui!" - disse ela, envolvendo-me no abraço mais delicioso do mundo!

Citação de: incertus em 12 janeiro, 2015, 21:21

O que alguns "cientistas" alegam é que durante o sono (ou no caso de operações, durante a anestesia) o nosso cerebro tem como que a capacidade de criar uma expecie de "modelo 3d" do ambiente à nossa volta baseado apenas na audição. Como sabemos, o que vê não são os olhos, mas o cerebro. Então, tecnicamente, isso será possivel.


Sim isso é verdade, já utentes relataram que ouvem o pessoal a falar durante a cirurgia ou até mesmo utentes em coma, normalmente coma induzido relataram que ouviram tudo à sua volta.

Relativamente ao assunto de dormir com música ou outro tipo de sons.
Já falei com vários neurologistas sobre este assunto e normalmente dividem se em duas facções:
Ou desaconselham devido à estimulação excessiva do nosso cérebro durante o sono, sendo que como referiu a audição mantêm-se activa, algo vindo dos nossos antepassados que necessitavam de se manter alerta para quaisquer situação de perigo.

Outros dizem que apesar disto, o nosso cérebro, ao contrário do que algumas pessoas pensam fica super activo durante o sono. Durante as várias fazes REM do sono, o nosso cérebro «organiza, trata, compila, associa e memoriza»  o passado durante o dia (memórias, situações etc), sendo por isso que surjam os sonhos e a causa destes serem mirabolantes (devido à associação que o cérebro utiliza para memorizar). Porém dizem que nem todos os sons são benéficos, ou melhor, só alguns sons são benéficos. Sabe-se que a música pode ter um poder calmante,(atenção ao tipo de múscia, diferentes frequências, diferentes efeitos no cérebro), porém certos tipos de ruidos causam esforço em demasia para o cérebro. As televisões são o melhor exemplo devido aos variados sons que existem. Eu sou uma pessoa dessas, posso adormecer perfeitamente com a música e acordo restaurado, porém se adormecer na sala com televisão acesa acordo ainda mais cansado.
Houve até um exemplo que durante a sua formação gravava a sua voz a ler a matéria e durante a noite ouvia e que conseguia assimilar e decorar com muita mais rapidez.


Citação de: Littlelight em 12 janeiro, 2015, 21:30
Incertus, não me desanimes! Eu aqui a pensar em gravar uns áudios com meditações e afirmações positivas para ouvir enquanto durmo, e tu a dizer para não ouvirmos coisa nenhuma! Então, se eu é que vou escolher o que vou ouvir, não deve ser assim tão mau, não é? Ai ai...

;D pronto... também não será assim tão linear... nesse caso voce escolheu o que queria ouvir...  ;)

tal como o amigo Exodus explicou, pode ser benefico, desde que saiba quais as informações que pretende assimilar.

CitaçãoHouve até um exemplo que durante a sua formação gravava a sua voz a ler a matéria e durante a noite ouvia e que conseguia assimilar e decorar com muita mais rapidez.

francamente nunca experimentei, mas um amigo meu está sempre a ouvir livros (daqueles falados  ::)) durante o sono e a verdade é que depois a debater esses assuntos ele lembra-se do conteudo apesar de o ter ouvido a dormir...

CitaçãoEu aqui a pensar em gravar uns áudios com meditações e afirmações positivas para ouvir enquanto durmo

teoricamente, isso não lhe deve fazer mal...  ;)

eu estava mais a referir-me ao tipo de informação que não consegue controlar... por exemplo... se adormecer em frente à televisão, não se admire se de manhã acordar com uma vontade enorme de comprar uma máquina de abdominais que não funciona e uma batedeira especial de corrida que faz bacalhão à zé do pipo sozinha...  ::)
a minha religião é a verdade...

sofiagov
este tópico é fantástico, pelo facto de estar sempre a aprender...
Exodus, experiência fantástica tivestes...e um pouco assustadora. :)

Incertus não sabia isso da adormecer com musica ou Tv...realmente desconhecia e fiquei triste porque até gosto de adormecer assim, parece que é mais rápido.... :D :D.



"eu estava mais a referir-me ao tipo de informação que não consegue controlar... por exemplo... se adormecer em frente à televisão, não se admire se de manhã acordar com uma vontade enorme de comprar uma máquina de abdominais que não funciona e uma batedeira especial de corrida que faz bacalhão à zé do pipo sozinha... "

;D ;D ;D ;D...mas isto não me parece que vá acontecer .... ;D ;D ;D...

Eu não passo um único dia sem adormecer em frente à TV... Sabe-me tããão bem! :)


De facto uma experiência interessantíssima, já me contaram algo semelhante, mas sem músicas, a dormir normalmente no silêncio da noite. Acho impressionante. :)

Olá exodus!

Eu penso que tiveste mesmo uma experiência fora  do corpo . Como explicar o que viste ? Essas experiências acontecem a muitas pessoas durante o

sono não sendo preciso estar entre a vida e a morte. Existem estudos sobre este assunto. Mas não te posso ajudar porque não me lembro de

alguma vez ter estado fora do corpo ;)

Incertus, claro que as coisas não são assim tão lineares. Mas como vi ali a expressão "coisa nenhuma", achei que devia dizer alguma coisa, para que esse assunto ficasse um pouco mais claro.  ;)  Já tinha ideia de que a mente poderia assimilar muita informação enquanto dormimos, e já ouvi falar de casos de pessoas que aprenderam línguas estrangeiras durante o sono.

Mas como o Exodus, muito bem, referiu, também há o perigo de estimulação excessiva; se eu muitas vezes não consigo desligar as minhas vozes interiores depois de um dia estimulante, certamente não preciso de continuar a me ouvir durante o sono. Acho que, como tudo na vida, há que saber encontrar o equilíbrio: quando recorrer ao estímulo, e quando recorrer ao sossego.

Bom, e se adormecer em frente à tv, é preferível acordar de manhã com vontade de comprar máquinas de abdominais, em vez de deixar ligado algum canal de notícias 24h e nos sujeitarmos a absorver mentiras, ódios, guerras, e por aí vai...
"Onde está Deus?" - perguntei à minha sobrinha de três anos.
"O que é Deus?" - indagou ela. "Deus é Amor." - respondi-lhe.
"Está aqui!" - disse ela, envolvendo-me no abraço mais delicioso do mundo!

#9
e fez muito bem em corrigir-me  :P

e já que me deu a deixa vou aproveitar e apimentar mais um bocadinho a conversa...  ;D

estive a pouco na conversa com um amigo e no meio não sei de quê veio o vinho a conversa... toda a gente sabe que um copito de vinho ou um cigarro animado não faz mal a ninguém... mas a verdade é que também ninguém viu um cão, um gato, elefante, leao, etc, etc, preocupado em beber um copo de vinho...

por um motivo simples... o organismo deles está optimizado para funcionar a água...  ;)

também funciona com vinho, mas os testes mostram que a coisa pode dar para o torto...  ::)

CitaçãoTinha cerca de 14 anos e tinha o costume de me deixar adormecer com musica, mas tendo sempre o cuidado de não pensar em nada, ou pelo menos tentar. Sentia por vezes que entrava num estado de quase transe (percebo agora que era isto, após estudo sobre o assunto).

O nosso organismo está optimizado para dormir no silencio... durante milhões de anos não ouve postes e eletricidade na rua e por isso o pessoal à noite como não via um palmo a frente dos olhos, ia dormir... No silencio...

Como o amigo Exodos refere, dormir com a musica ligada colocava-o numa expecie de "transe".

Será que a musica não estava a funcionar como catalizador e provocou a experiencia que o amigo relata?

Se assim for... é como o vinho... anti natural para o nosso organismo...

mas é prejudicial? até que ponto?
a minha religião é a verdade...

Citação de: incertus em 13 janeiro, 2015, 18:51
e fez muito bem em corrigir-me  :P

(...)

O nosso organismo está optimizado para dormir no silencio... durante milhões de anos não ouve postes e eletricidade na rua e por isso o pessoal à noite como não via um palmo a frente dos olhos, ia dormir... No silencio...

(...)

A minha intenção não era corrigi-lo, apenas levá-lo a complementar informação. Desculpa se pareceu uma correcção...

Quanto ao sono, se me permitem um ligeiro off-topic, acrescento apenas que um neurotransmissor importante para um sono repousante é a melatonina, que a par com a serotonina, regulam os ciclos de sono/vigília. E um dos factores que contribuem para a diminuição da produção da melatonina é a luz; por isso, se querem um sono mesmo reparador, escuridão total no quarto!
"Onde está Deus?" - perguntei à minha sobrinha de três anos.
"O que é Deus?" - indagou ela. "Deus é Amor." - respondi-lhe.
"Está aqui!" - disse ela, envolvendo-me no abraço mais delicioso do mundo!

#11
não não

faço questão que seja uma correcção  ;D

eu efectivamente escrevi "nem coisa nenhuma"... mas a verdade é que apesar de o vinho nos ser antinatural à estudos que mostram que o vinho tinto (moderado) pode ser benefico para o coração... mais do que isso... já ouvi alguém afirmar que esse é o segredo das tão famosas dietas do mediterraneo... são sempre acompanhadas de um copito e será esse copito que faz bem, não a comida em si...

portanto... acredito que determinados sons, mantras, ressonancias o que for, possam ser beneficas para o corpo... desde que não nos "emborrachemos"...  ;)
a minha religião é a verdade...

Então considere-se corrigido!  ;)

A propósito de mantras e sons, alguém já experimentou algo que creio que se chama frequências binaurais, ou algo semelhante? Agora não tenho presente o termo exacto, mas já li que essas tais frequências são muito boas para criar estados alterados de consciência, afectando as ondas cerebrais e propiciando com mais facilidade as experiências fora de corpo. Mas não me debrucei muito sobre o assunto, e não tenho bem certeza se eram frequências binaurais...
"Onde está Deus?" - perguntei à minha sobrinha de três anos.
"O que é Deus?" - indagou ela. "Deus é Amor." - respondi-lhe.
"Está aqui!" - disse ela, envolvendo-me no abraço mais delicioso do mundo!

temos andado a discutir isso por aqui...

https://portugalparanormal.com/index.php/topic,31481.0.html

pessoalmente não lhe sei dar nenhuma resposta concreta... além de que não aconselham à noite...  :laugh: lol
a minha religião é a verdade...

Obrigada. Já vi por alto o tópico que me indicou, mas acho que não era bem isso... De qualquer maneira, depois vou ler com mais calma. E se me lembrar do que queria partilhar, eu volto cá.
"Onde está Deus?" - perguntei à minha sobrinha de três anos.
"O que é Deus?" - indagou ela. "Deus é Amor." - respondi-lhe.
"Está aqui!" - disse ela, envolvendo-me no abraço mais delicioso do mundo!