Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.509
Total de mensagens
369.625
Total de tópicos
26.967
  • Culto dos Antepassados
    Iniciado por Tokobá del Rey
    Lido 1.248 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
"Desde sempre que xamanes, religiosos e místicos consideram que o mundo visível está ligado ao invisível por necessidade mútua.
O “Culto aos Antepassados” foi o fundamento de todas as religiões do mundo.
Há duas formas originais de veneração aos ancestrais: o culto doméstico e o culto comum; noutras palavras, a veneração dos antepassados da família e a veneração dos antepassados do clã ou da tribo. A primeira é a religião de casa; a segunda é a religião das divindades. Das duas formas de veneração aos ancestrais mencionadas, o culto da família é o mais antigo na ordem da evolução.
Quando usamos o termo família abrangemos a família com todas as outras ramificações descendentes dos mesmos ancestrais ou da mesma linhagem. Da nossa linhagem.
A história da evolução da veneração aos ancestrais foi mais ou menos igual em todas as civilizações antigas.
Hierárquico.
Acredita-se que os espíritos dos mortos mantém comunicação constante com o nosso mundo. Todos os espíritos dos mortos, eram considerados divindades.
O conceito chave deste culto assenta no principio que um espírito ancestral cultuado continua a promover uma força benigna sobre os seus familiares dando-lhes saúde e felicidade.
Segundo esta perspectiva, o bem estar dos nossos mortos depende de nossa atenção, e nosso bem estar depende da consideração aos nossos mortos.
Como fazer um altar para cutuar os antepassados?
Escolhe um local calmo e de preferência com luz natural dentro da tua casa. Constrói aí o altar dos antepassados. Pode ser uma mesa baixa ou outra base escolhida por ti, opta por madeira.
Cobre a mesa com um pano branco.
Ao centro e acima das imagens deixa um espaço para a representação de uma entidade que consideres apropriada, Buda, Jesus Cristo, Oxalá, Iansã, ou outras.
Deixa uma área central para poder colocar as suas ofertas. Flores, incenso, velas, perfume... aqui a sua memoria e intuição devem determinar o culto.
Dispõem as fotografias seguindo o critério da sua intuição. Escolhe imagens de antepassados que conheceste, ou que sem ter conhecido, consideras que devem ser lembrados.
Mantém os espaço limpo e arrumado e cultua segundo a tua intuição e vontade. Uma vela quando se faz um pedido, flores numa data especial, um incenso porque sim....
Sobretudo, serve-te do altar que criaste como um espaço de gratidão e de culto às tuas próprias memorias de infância e de alguma forma devolve o carinho e amor com que te trataram aqueles que já não estão presentes.
Vais sentir-te bem.
E terás algumas surpresas agradáveis."
(fonte: casadamaegrande)
"Sabemos o que está certo, sabemos o que está errado, fazemos o que esta certo e evitamos o que está errado"