Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.509
Total de mensagens
369.625
Total de tópicos
26.967
  • Benzimentos
    Iniciado por sofiagov
    Lido 1.016 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
sofiagov
BENZIMENTOS
A palavra benzer vem de: "tornar bento"; bendizer; abençoar; fazer a cruz sobre algo; rezar por alguém; etc. O ato de bendizer existe há milênios e representa a medicina dos antigos. Era o único recurso disponível para os pagãos, aldeões e pessoas da plebe, pois, antigamente, as pessoas rezavam e esperavam por um milagre quando ocorriam as epidemias e pandemias. Foi por isso que Jesus e seus discípulos foram aclamados pelo povo, pois curavam sem gratuitamente. Eles eram a solução para os males da população e a certeza de melhorias para todos.



A perseguição aos "benzedores", "curandores" e outros remedieiros populares, efetivou-se na Idade Média, quando eles começaram a se sobrepor aos médicos, pois começaram a morrer mais pessoas ricas do que pessoas pobres por causa das doenças. Então, principalmente mulheres, eram acusadas de "bruxaria" porque sabiam curar e a medicina era considerada uma arte masculina. A classe feminina começou a instruir e a incitar seus maridos e filhos a lutar pelos seus direitos. A Coroa e a Igreja, para não perder o poder e a hegemonia, criaram a ilusão da "bruxaria" e com isso impediram o acesso da classe pobre ao conhecimento e ao estudo. Os plebeus começaram a ser uma ameaça aos desmandos do Governo, pois passaram a pensar e a agir por conta própria.



Mas, a arte de "benzer", curar, tratar com unguentos e poções, saber cozinhar, auxiliar a parir, entre outras funções, existia no mundo todo, nas diversas aldeias e vilas, pois era a manifestação cultural de todas as populações isoladas dos novos continentes, como os celtas, nórdicos, africanos, aborígenes e ameríndios. Dessa  forma, esses povos sobreviveram utilizando o xamanismo, a pajelança, o druidismo, o pragmatismo e assim por diante.



Quando os romanos começaram suas conquistas por território, os gauleses foram os primeiros povos a sofrer perseguição em nome de uma crença. E assim, sucessivamente, ocorreu com o passar dos séculos. Por preconceito e ganância, muitos outras raças se perderam e muitas outras culturas foram massacradas pelos conquistadores. E a arte de benzer e curar com ervas e orações, quase se perdeu...



Hoje em dia, o que é conhecido por benzimento, recebe outros nomes, como: Reiki, Johrei, Cura Prânica; Passe Magnético; Passe Mediúnico; Imposição das Mãos; Fluidificação; Bioenergética, etc. As pessoas voltaram seus olhares para a natureza e para o sagrado e passaram a praticar novamente as coisas simples. A medicina tradicional se efetivou, mas a medicina alternativa também tem seu espaço.



asomadoholismo


    Gostei bastante da "parte" histórica do artigo mas, o "benzimento", a "benzedura" ou "acto de benzer" nada tem a ver com reiki ou o resto que mencionou. Benzimento continua a ser benzer mesmo - com uma oração e passar uma cruz pelo corpo (no mundo ocidental cristão) ou, a passar umas ervas próprias pelo corpo e dizer também uma oração a uma entidade espiritual superior de luz (no mundo dos africanos e dos índios da a américa latina). Ah, os defumadouros também são uma forma de benzer (não têm como efeito apenas limpar) com ervas próprias para o efeito.
    Antigamente, para certos casos, também se benzia (dizia uma oração própria) com azeite; espalhava-se o azeite com movimentos circulares na barriga e fundo das costas (zona do epigástrio) . Ainda há "quem talhe o bicho" - que é quando um bichito qualquer passa pelo corpo da pessoa e deixa marcas que não saem com nada, nem pomadas nem pomaditas (que é feito através de uma oração também e de um pauzito em brasa duma árvore própria (acho que é  de oliveira) que tem de se passar pela zona afetada (o pauzito em brasa tem como intenção o efeito cicratizante; não toca na pele; passa muito, muito perto mas não toca)) ; a papeira e mais coisas.
   Isto era a sabedoria curativa popular no seu melhor; e resulta....até para os mais cépticos (eu era uma delas).
   É uma prática, que infelizmente, caiu em desuso e já quase ninguém sabe fazer.

sofiagov
#2
Benzimento e Reiki

Benzer significa tornar Bento ou Santo

É uma prática muito antiga a muitas culturas.
O Benzimento se da no conjunto de rezas, na formulação de garrafadas, seja de proteção ou de dosagem; manipulação de ervas, velas e água benta, existem Benzimentos para proteção de casas, crianças, animais de estimação, plantas, proteção do corpo e de espírito.
Para um bom Benzimento não existe hora e nem lugar, não importa o dia e nem a Lua.
Não é preciso ser médium nem ter nenhum tipo de pré-requisito além da vontade de ajudar ao próximo.
Sendo assim o Benzimento é livre a qualquer pessoa e também traz o mesmo benefício sendo enviado a distância.
Utilizar técnicas de benzimento com Reiki, é um casamento perfeito. É de facto incrível.
Portanto, pratiquem benzimento e reiki e transforme sua vida.
somostodosum

Então benzimento, passe espírita e outras formas de imposição de mãos como o Reiki, são canalizações de forças externas movidas sobre a vontade do impositor de mãos.
perdido.co

de facto...e até pode haver um junção de ambos...

infelizmente tem razão das práticas que menciona ...estão a desaparecer.

No Cadomblé, o acto de benzer está directamente associado ao acto de abençoar.
Quando um iniciado chega ao Terreiro, pede a benção ao Pai de Santo e aos seus Irmãos Mais Velhos. Este acto de ser abençoado é por si mesmo um processo de descarrego.
Naturalmente há outras situações em que se fazem rituais de benzedura, que podem ser específicos para "limpar" ou "purificar" e que podem ser usadas ervas, defumações ou banhos a acompanhar...
Bem Haja a todos
"Sabemos o que está certo, sabemos o que está errado, fazemos o que esta certo e evitamos o que está errado"