Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.443
Total de mensagens
369.500
Total de tópicos
26.923
  • Samsara: O Significado da Roda da Vida
    Iniciado por sofiagov
    Lido 1.203 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
sofiagov

A Roda da Vida: A chave para a nossa existência

A roda da vida (bhavachakra em sânscrito, ou samsara para os outros) é frequentemente encontrada nas paredes exteriores dos mosteiros, em cada lado da entrada principal. Ela representa samsara, que é um sinônimo da palavra vida. A "roda" também passa a ser um sinônimo de samsara, como pode também significa "ciclo" ou "rotação".

Significado da Bhavachakra

Por Samsara (bhavachakra) estamos a falar de todas as existências que são condicionadas por:. Ignorância, do sofrimento e do fluxo inexplicável de tempo, muitas vezes representado por Yama segurando a roda da vida Nirvana, por outro lado, representa o mundo afetado por emoções negativas , que, por definição, é a natureza da verdadeira felicidade.
A noção de uma rotação ou ciclo, é explicado pelo fato de que os seres humanos ou seres, como vou chamá-los para o restante deste artigo, não ocupam um lugar estável dentro de Samsara, mas dependendo do seu Karma vai passar de um tipo de existência de uma outra.



Os três venenos - Combustível para Samsara
O motor da Roda da Vida

Os três venenos ou três sofrimentos fundamentais (por isto quero dizer as três coisas de que sofremos a cada hora de cada dia, até que alcançar o nirvana) ocupam o centro da roda da vida, como eles agem como "combustível" dar impulso ao "wheel".

3 Venenos do Samsara

Desejo: representado por um galo.
Ódio / Inveja: representada pela cobra.
Ignorância: Representado por um porco.

Bardo: entre a morte eo renascimento ..

O próximo círculo fora da roda da vida é chamado de Bardo e mostra espíritos puxado para baixo pelos Demônios (à direita), como eles se esqueceram de Dharma e deixar os três venenos superá-los. E os discípulos de dharma a ser levar para cima, tendo lutado para superar os três venenos, eo negativo karmaque ele traz.
O termo Bardo não tem tradução direta, uma vez que se enraíza no conceito de re-nascimento, algo que eu considero ser relativamente novo para o "oeste". Ela representa o estado que nossos espíritos se encontram no momento entre a vida ea morte - o Estado Intermediário.
Samsara começa no estado subconsciente de Bardo, continua até o nascimento e termina no momento da morte, portanto, as imagens ou literal tradução: a Roda da Vida.
Os 6 Mundos da Roda da Vida

Samsara - De mãos dadas com Karma


Como o nosso Karma amadurece, ele vai encontrar-se no seu "mundo" correspondente.
Se os indivíduos encontram-se com Karmas semelhante, sua consciência vai experimentar, através de percepções comuns, um mundo idêntico. Os seres humanos, por exemplo, todos têm órgãos sensoriais idênticas (os 5 sentidos) que lhes garante o acesso a um mundo idêntico (o nosso). Budismo no entanto permite uma multiplicidade de possíveis manifestações, cada funcionamento em um "universo" paralelo.
Existe 6 mundos: Deuses, Titãs, seres humanos, animais, espíritos famintos e do inferno. Nós, como seres humanos só podem perceber 2 do mundo humano (o nosso) eo mundo animal. Do ponto de vista budista, o fato de que não podemos perceber os outros mundos não condena a sua existência, mas ainda prova que estamos cegos pelo o que podemos ver, tocar, provar, ouvir e cheirar. A existência se os 6 mundos é demonstrada pelos inúmeros seres iluminados que possuem faculdades que são muito superiores aos nossos.
Os dois grupos principais: a essência da Samsara

Os 6 mundos da Roda da Vida também podem ser divididos em 2 grupos:
Três Mundos Superiores: que agrupa Deuses, Titãs e Os seres humanos, em que a felicidade é maior do que o sofrimento.
Três Mundos Inferiores: que agrupa animais, espíritos famintos e inferno, em que o sofrimento é maior do que a felicidade.



Os 6 Mundos do Samsara:


Mundo dos Deuses
1 - Deuses - Maior ordem dentro da Roda da Vida

Os deuses (deva), durante o curso de vida extremamente longos, desfrutar do prazer de todas as coisas. Seu sofrimento vem no final de suas vidas, onde são rejeitadas por suas comunidades e olhar sobre o mundo em que eles vão ser re-nascido que, por definição, será um mundo menor, depois de ter esgotado os seus méritos banho durante séculos em mais luxos que podemos sonhar.
Orgulho associada a grandes quantidades de karma positivo pode levar você a ser re-nascido nesta parte da Roda da Vida.



2 - Os Titãs - Samsara no trabalho

Os Titãs (Assoura) ou semi-deuses são seres muito poderosos, cuja ocupação e sofrimento principal é ser constantemente envolvido em conflitos e argumentos.
Diz a lenda que a árvore da vida cresce neste mundo, mas o fruto da vida eterna que carrega, cai no mundo dos deuses. Qual é a natureza por trás de sua inveja e conflito constante com os deuses.
O ciúme associado com algum bom karma leva ao renascimento neste reino da Roda da Vida.



3 - Os seres humanos - Nossa parte da Roda da Vida

Os seres humanos (mansuya) sofrem principalmente de: nascimento, envelhecimento, doença e morte, mas também de muitos outros sofrimentos e dificuldades. Ao contrário dos outros mundos, é possível obter ensinamento espiritual neste mundo, que não é o caso para os outros mundos.
Desejo, juntamente com uma capacidade superior para um bom karma de karma ruim, leva ao renascimento neste reino da roda da vida.



4 - Animais - Everyday Samsara

Animais (tiryanca) sofrem de frio, fome, doença, canibalismo, escravidão e exploração de seres humanos. Eles também sofrem de inteligência muito limitada.
O karma negativo que está associado à ignorância leva ao renascimento no mundo animal Samsara.
Wheel of Life - Hungry Spirits
Mundo dos Espíritos Famintos


5 - Espíritos Famintos - O início da roda da vida do "inferno"

Os espíritos famintos sofrem de fome e sede que nunca pode ser extinto ou satisfeito pelas ocasiões raramente eles encontrar comida ou água.
A ganância e o carma negativo associado a ela levará ao renascimento neste reino da Roda da Vida.



6 - The Damned - Inferno na Roda da Vida

Os condenados (Naraka) são aqueles que vivem no inferno budista, mundos de intenso sofrimento em que a vida é extremamente longo. O ser que se encontram lá estão sujeitos a tortura com fogo e gelo e vários outros sofrimentos.
Karma negativo associado ao ódio, vai levar ao renascimento em Samsara inferno.


Um Buda para cada mundo: Samsara

O entendimento da roda da vida ou Samsara como alguns preferem chamá-lo, não seria completa sem essa peça vital de informação: O mundo humano, devido a um equilíbrio entre o bem e o mal, torna a prática espiritual mais fácil de realizar, e, portanto, é favorecido pelos Budas. Mas não é porque eles favorecem nosso mundo (humano) que eles não intervir em todos os mundos para diminuir os encargos de sofrimento que todos os seres transportar e, se possível, levá-los a para o caminho da libertação (Iluminação). Existem 6 grupos de Budas que actuam em cada mundo:

INDRA "Ofertas cem vezes" - cor branca, para os Deuses
VEMACITRA "Spendid Robe" - de cor verde, para os Titãs.
SHAKYASIMHA "Leão do Shakyas" - de cor amarela, para o mundo humano.
DHRUVASIMHA "Unmovable Leão" - de cor verde, para o Mundo Animal.
JVALAMUKHA "Flamboyant Mouth" - na cor vermelha, para o mundo dos Espíritos Famintos.
Dharmaraja "Rei do Dharma" - na cor preta, para o Inferno.


Yama - Régua de todos os seres em Samsara
in aumagic

Muito Obrigado pelo esclarecimento.
Partilhar o conhecimento é oferecer uma dádiva.
Bom Ano e bem haja.
Tokobá
"Sabemos o que está certo, sabemos o que está errado, fazemos o que esta certo e evitamos o que está errado"