Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.509
Total de mensagens
369.625
Total de tópicos
26.967
  • Fumo e Bebida na Umbanda, são bons exemplos?
    Iniciado por Moreno Wilson
    Lido 8.826 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
FUMO E BEBIDA NA UMBANDA, SÃO BONS EXEMPLOS?

VEJAMOS UM TEXTO DE UM UMBANDISTA QUESTIONANDO ESSAS QUESTÕES.
Sandro da Costa Mattos - APEU - Associação de Pesquisas Espirituais Ubatuba - www.apeu.rg.com.br


1)Muitos dizem que na Umbanda se usa o fumo porque o Preto-Velho Pai Antônio pediu um cachimbo na sua primeira manifestação no médium Zélio Fernandino de Moraes em 16 de novembro de 1908. Na verdade, olhando bem a história, notaremos que Pai Antônio, quando perguntado do que ele sentia falta da época em que estava na Terra (ou seja, no que ele ainda sentia necessidade) ele disse: "meu pito, que deixei no toco no momento da minha passagem" (daí vem o ponto cantado).

Observem que ele não pediu o cachimbo como elemento de trabalho, mas sim, para "matar" uma saudade dos tempos em que estava no corpo físico.
Na verdade o primeiro elemento colocado por ele e que, aliás, foi o primeiro elemento material usado na Umbanda, foi uma guia de rosário.
Outros alegam que é uma tradição indígena, mas esquecem que apenas o pajé e seus poucos aprendizes eram os conhecedores da magia da fumaça e não todos os índios da tribo (nem todo caboclo que atua na Umbanda foi pajé).
Algum tempo atrás descobri que a Tenda São Jorge (uma das casas fundadas pelo Caboclo das Sete Encruzilhadas), não utilizava cachimbo e charuto em seus trabalhos e que mudou anos depois por influência de um novo sacerdote que assumiu a casa.

Isso deixa claro (na minha visão) que as entidades não necessitam desses artifícios para atingirem seus objetivos, e mais, que não é uma coisa recente, como eu mesmo acreditava (há tempos venho percebendo que o número de casas que estão deixando de utilizar esses elementos em seus rituais vem crescendo, sendo que em algumas, primeiro deixaram de adotar a bebida, em outras, o tabaco também).
O USO DO FUMO E PRINCIPALMENTE DA BEBIDA ALCOÓLICA É, NO MÍNIMO, UM PÉSSIMO EXEMPLO PARA NOSSA JUVENTUDE, PRINCIPALMENTE NUM PAÍS EM QUE O NÚMERO DE VICIADOS JOVENS É CADA VEZ MAIOR.

Isso sem contar com a saúde. Muitos alegam que a entidade não é viciada e que ela não aspira, ou seja, não traga a fumaça do cigarro, pois apenas a utiliza como defumação. Mas essa defumação seria tão importante assim se todos são defumados previamente no terreiro? E o efeito dela, vale mais à pena do que o perigo exposto à saúde das pessoas?
Digo isso porque, mesmo não sendo tragada, a fumaça entra na boca do médium. Talvez poucos se atentem a isso, mas o câncer de boca (e esôfago) é um dos que mais matam no Brasil.
E SABE QUAL É UM DOS PRINCIPAIS DESENCADEADORES DO CÂNCER DE BOCA? O TABACO, PRINCIPALMENTE QUANDO ASSOCIADO AO USO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS (CORRIQUEIRO NA MAIORIA DAS TENDAS).
CÂNCER DE PULMÃO: ÍNDICES ELEVADÍSSIMOS MOSTRAM QUE TANTO QUEM FUMA COMO QUEM RESPIRA (FUMANTE PASSIVO), CORREM RISCOS. NUM AMBIENTE FECHADO, COMO É UMA TENDA DE UMBANDA, COMO FICAM AQUELES QUE SÃO OBRIGADOS A RESPIRAR AQUELA FUMAÇA DE TABACO?

Entendo que existem pessoas que defendem o uso do fumo e da bebida (essa, pra mim, pior ainda), mas em pleno século 21, muitos dizem que a Umbanda está evoluindo e se desprendendo dos elementos materiais; e se está, porque então não abolir esses costumes de vez, auxiliando assim muitos órgãos que lutam bravamente para acabar com esses vícios pelo mundo?

As entidades se adaptam rapidamente sem esses elementos, pois muitas vezes os utilizam, mais por necessidade do médium e até do consulente, que precisa de algo material para acreditar que ali tem mesmo um espírito atuante.
Lembro-me de uma vez em que o Exu da casa em que freqüento chegou muito chateado. Ele nos disse que havia visitado um outro terreiro e quando lá incorporou num médium, logo foi recebendo um charuto e um copo de cachaça (marafa). Quando o Exu (que é de Lei) avisou que não bebia e nem fumava, pois já havia entendido que não precisava disso para fazer caridade, foi vítima de risos, e falaram para ele que ele não era um Exu.
Isso mostrou que a dificuldade para o umbandista aceitar um guia que não fuma e bebe ainda é muito grande (quando é um Exu ou um marinheiro ou baiano então, nem se fala).
Mas voltemos ao uso do fumo e de bebidas nos terreiros de Umbanda!

Entendemos que a tenda de Umbanda é um local sagrado, não é mesmo? Assim como outros templos religiosos. Então porque só a Umbanda abre espaço para usar esses elementos em suas "igrejas" (entenda igreja como local sagrado = casa de Deus). Até mesmo no Candomblé não existe a ingestão de bebida e fumo com o orixá manifestado (bolado) nos médiuns.

Os estudiosos da aura humana já escreveram vários artigos, entre os quais chamo atenção para o livro "Os Chakras", escrito por C.W. Leadbeater, que alerta sobre a má influência do uso do cigarro, da bebida e das outras drogas sobre nossa tela protetora que recobre o perispírito e protege os chakras (essenciais para a prática da mediunidade).

A maioria dos terreiros solicita aos seus médiuns para que fumem menos e se abstenham da bebida alcoólica no dia dos trabalhos. Pra que? Tal solicitação não faz sentido, se no terreiro esses mesmos elementos são liberados (em alguns casos, até fora de controle, causando problemas mais sérios)? Certa vez presenciei isso numa festa de Iemanjá, no município de Praia Grande/SP, onde um dirigente chorava desesperado porque duas das suas filhas-de-santo haviam morrido afogadas e que teriam sido levadas pelas "Santas" para o mar – detalhe: o próprio dirigente tinha um forte cheiro de álcool na boca. Eu como umbandista fiquei chocado; imagine uma pessoa que não conhece a religião e acha que todo terreiro trabalha dessa forma!

E como fica uma pessoa que tem ojeriza ao cheiro do tabaco (e do álcool), ou mesmo alguém que sofre de asma e/ou bronquite? Não poderá ser umbandista? Eu mesmo já precisei sair mais cedo quando visitava um terreiro, porque não agüentava o cheiro forte e a fumaça que fazia me arder os olhos (quem tem problemas respiratórios, como uma simples rinite, sabe o que estou dizendo).

ALGUMAS CASAS PERMITEM QUE APENAS MÉDIUNS DESENVOLVIDOS POSSAM FUMAR E BEBER. LEGAL! ISSO É IMPORTANTE, PARA NÃO ATRAPALHAR A PSIQUE DO MÉDIUM NOVATO. MAS SE DURANTE ANOS O GUIA NÃO PRECISOU BEBER E FUMAR PARA TRABALHAR, PORQUE PRECISARÁ DE UMA HORA PARA OUTRA?

Outra questão importante é sobre o tratamento a pessoas viciadas. Todas as religiões possuem trabalhos importantes nesse sentido, e vemos constantemente pessoas que se livraram das drogas e do álcool através da religião. Mas como servir de exemplo a essas pessoas, se utilizamos tais elementos dentro do culto? Fica difícil convencer alguém através do "faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço", não é mesmo?

E PARA COMPLETAR, NO FINAL DOS TRABALHOS, SERIA CORRETO, ELEVAR O PENSAMENTO A DEUS, FAZER PRECES E NO DIRIGIR ÀS ESFERAS DO ASTRAL SUPERIOR (ARUANDA), COM UM TREMENDO "BAFO-DE-CANA" NA BOCA?

Muitas pessoas que defendem o uso do álcool alegam que o cheiro da bebida não altera o hálito do médium, porém sabemos que isso seria impossível. O que ocorre é que o mesmo é mascarado pela mistura do álcool com a fumaça do fumo.

Bom, eu poderia enumerar várias outras situações, mas paro por aqui. Não estou criticando quem usa, nem vou achar que uma entidade é de Luz ou não por usar o fumo, muito pelo contrário. Respeito todos, até porque, na casa que freqüento, por algum tempo também se usou o fumo e a bebida, porém essa prática foi abolida pelo mentor há mais de 25 anos. E sei também que maravilhas acontecem em todos os terreiros de Umbanda, independente do ritual utilizado.

Também não posso deixar de explicar que não sou contra o uso de bebidas em centros de segurança, pois sei que são fontes de energia e utilizadas para defesa da casa na firmeza de pontos especiais (como a tronqueira, por exemplo). Também sei que são utilizadas como componentes de determinados banhos especiais, assim como em certas oferendas. Além disso, entendo que tais elementos possam e muitas vezes devem ser utilizados como material de trabalho pela entidade manifestada, desde que não ocorra sua ingestão, pois sabemos que os espíritos precisam na verdade da parte etérea dos mesmos, e para isso, não é necessário que seja colocado uma gota de álcool no organismo do médium. Isso é claramente comprovado em muitas casas em que as bebidas ficam em copos ou "coités", dentro do ponto firmado da entidade, sem a necessidade do espírito beber o líquido ali contido.
De qualquer forma, buscando plantar a semente de um debate democrático e respeitoso, acho que esse é um ponto que merece um momento para reflexão.
Postado por Fraternidade Espírita Monsenhor Horta

Sandro C.Mattos28 de maio de 2013 11:46
Agradeço pela confiança, já que este artigo escrevi a muitos anos atrás para ser editado na Revista Umbanda Centenária (em 2008). Sandro da Costa Mattos - APEU - Associação de Pesquisas Espirituais Ubatuba - www.apeu.rg.com.br

2)Colocações inteligentes de  um umbandista que raciocina, muito bom.
Vou realçar algumas observações.
O USO DO FUMO E PRINCIPALMENTE DA BEBIDA ALCOÓLICA É, NO MÍNIMO, UM PÉSSIMO EXEMPLO PARA NOSSA JUVENTUDE, PRINCIPALMENTE NUM PAÍS EM QUE O NÚMERO DE VICIADOS JOVENS É CADA VEZ MAIOR.

Isso sem contar com a saúde. Muitos alegam que a entidade não é viciada e que ela não aspira, ou seja, não traga a fumaça do cigarro, pois apenas a utiliza como defumação. Mas essa defumação seria tão importante assim se todos são defumados previamente no terreiro? E o efeito dela, vale mais à pena do que o perigo exposto à saúde das pessoas?

E SABE QUAL É UM DOS PRINCIPAIS DESENCADEADORES DO CÂNCER DE BOCA? O TABACO, PRINCIPALMENTE QUANDO ASSOCIADO AO USO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS (CORRIQUEIRO NA MAIORIA DAS TENDAS).
CÂNCER DE PULMÃO: ÍNDICES ELEVADÍSSIMOS MOSTRAM QUE TANTO QUEM FUMA COMO QUEM RESPIRA (FUMANTE PASSIVO), CORREM RISCOS. NUM AMBIENTE FECHADO, COMO É UMA TENDA DE UMBANDA, COMO FICAM AQUELES QUE SÃO OBRIGADOS A RESPIRAR AQUELA FUMAÇA DE TABACO?

A maioria dos terreiros solicita aos seus médiuns para que fumem menos e se abstenham da bebida alcoólica no dia dos trabalhos. Pra que? Tal solicitação não faz sentido, se no terreiro esses mesmos elementos são liberados (em alguns casos, até fora de controle, causando problemas mais sérios)? Certa vez presenciei isso numa festa de Iemanjá, no município de Praia Grande/SP, onde um dirigente chorava desesperado porque duas das suas filhas-de-santo haviam morrido afogadas e que teriam sido levadas pelas "Santas" para o mar – detalhe: o próprio dirigente tinha um forte cheiro de álcool na boca. Eu como umbandista fiquei chocado; imagine uma pessoa que não conhece a religião e acha que todo terreiro trabalha dessa forma!

ALGUMAS CASAS PERMITEM QUE APENAS MÉDIUNS DESENVOLVIDOS POSSAM FUMAR E BEBER. LEGAL! ISSO É IMPORTANTE, PARA NÃO ATRAPALHAR A PSIQUE DO MÉDIUM NOVATO. MAS SE DURANTE ANOS O GUIA NÃO PRECISOU BEBER E FUMAR PARA TRABALHAR, PORQUE PRECISARÁ DE UMA HORA PARA OUTRA?

E PARA COMPLETAR, NO FINAL DOS TRABALHOS, SERIA CORRETO, ELEVAR O PENSAMENTO A DEUS, FAZER PRECES E NO DIRIGIR ÀS ESFERAS DO ASTRAL SUPERIOR (ARUANDA), COM UM TREMENDO "BAFO-DE-CANA" NA BOCA?

3) Essas colocações e questionamentos são racionais e inteligentes desse umbandista que tem coragem para questionar tais praticas .
Como vocês analisam essas questões????
Wilson Moreno na busca da Verdade.

Saudaçoes meu caro Moreno.

Doces e longas são suas palavras. Ainda para mais contra uma minoria religiosa.

Agora lhe faço um desafio mais sério, até mesmo para ver até onde vai sua coragem:

O que tem a dizer sobre o Islão?

Concorda com suas práticas?


Obrigado.

Caro Lancelot, após vários comentários a tópicos do nosso amigo Moreno, posso assegurar-lhe uma coisa. Embora ele esteja a mudar um pouco, o Moreno muito, mas mesmo muito raramente ou mesmo nunca, responde ás perguntas que lhe são colocadas, ou então responde com um extenso texto, em que rediz tudo o que disse da primeira vez.

Mas talvez tenha sorte.

Boas buscas. Bem haja.
Chegasteis até aqui,
Não chegarás mais além.

Citação de: Lancelot em 13 junho, 2014, 15:24
Saudaçoes meu caro Moreno.

Doces e longas são suas palavras. Ainda para mais contra uma minoria religiosa.

Agora lhe faço um desafio mais sério, até mesmo para ver até onde vai sua coragem:

O que tem a dizer sobre o Islão?

Concorda com suas práticas?


Obrigado.

Aqui está uma questão que gostaria que fosse respondida, de preferência sem o recurso ao crtl+c e crtl+v.
"O conceito de um deus pessoal, que interfere com os acontecimentos naturais ou que é a causa independente dos acontecimentos naturais, transforma Deus num objecto natural ao lado de outros, um objecto entre outros, um ser entre seres, talvez o mais alto, mas mesmo assim, UM ser. Isto, de facto, é a destruição de qualquer ideia significativa acerca de Deus."
Paul Tillich, Teólogo Protestante

Colagens com cuspo também escorregam. Tens razão. Mas acho que será extremamente complicado que alguém consiga ser imparcial no que diz respeito a esse assunto... por ser uma religião demasiado enraizada (mais enraizada que muitas outras) e por provavelmente vir a provocar grandes discussões acaloradas no tópico...
Chegasteis até aqui,
Não chegarás mais além.

#5
Entendo o que queres dizer Arghallad. Mas repara que no final talvez faça sentido.

O nosso amigo Wilson, ao bom estilo evangélico, fez um raid pela web procurando alertar o publico em geral sobre os supostos " vícios" das entidades " inferiores" e sobre a "enorme e incongruente" matança religiosa animal, pegando nas palavras dos saudosos e iluminados espíritos da verdade e de luz.

Não esqueçamos também, que os visados são uma minoria, que num contexto religioso nem cócegas fazem às grandes e poderosas religiões actuais.

Por isso eu gostaria de saber, o que o Wilson pensa, das matanças, violações, etc, levadas a cabo por extremistas islâmicos pelo mundo inteiro.

O que é que os espíritos de luz e da verdade têm a dizer sobre este assunto?

E se ficou chocado com a foto da cabra sem cabeça, e muitos outros ficaram, como ficarão entao a verem seres humanos assim?

Ou será que só os umbandistas, wiccans, bruxos, etc é que são seres inferiores?

Será que Exu é ruim mesmo, perante estes factos?

Ou será que só colocamos aquilo que nos convém?


Lancelot

Ola meus amigos.
Todas as religiões são de origem humana e como tal apresenta coisas certas e erradas, coisas positivas e negativas, coisas boas e ruins.
No mundo espiritual ou plano astral não existem religiões, nem raças e nem partidos políticos, religião é uma coisa que pertence ao mundo terra, na desencarnação o espírito humano abandona as suas condições matérias.
Existe espíritos desencarnados apegados a matéria e a vida terrena, eles mantém seus pensamentos ligados as coisas matérias, podemos encontrar no plano astral inferior católicos desencarnados, evangélicos desencarnados, espíritas desencarnados, umbandistas desencarnados, são espíritos ainda apegados a vida material que levaram na sua ultima encarnação.
Não é a religião que vai melhorar o ser humano e sim a PRATICA das virtudes, da caridade, do amor, da honestidade, da fraternidade, ser educado, cordial, amar e respeitar os animais, ajudar os necessitados, cultivar pensamentos elevados e nobres, combater os vícios e maus desejos.
Temos que trilhar o caminho do Bem e das Virtudes, sem isso ficaremos travados no processo evolutivo.
Minguem vai conseguir se melhorar moralmente e espiritualmente sendo falso, desonesto, arrogante, picareta, malandro, racista, vicioso, evolução espiritual é aprimoramento moral.

São as Virtudes que vai depurar os espíritos humanos, não adianta usar velas, amuletos, talismã, despachos, roupas brancas, imagens de santos ou de Jesus.
Essas coisas não funcionam, coisas matérias não depuram o espírito, somente as VIRTUDES vão melhorar e depurar o ser humano.
Religião é nosso comportamento moral reto é ser forte e ético para lutar e vencer na vida.
Não existe religião divina e perfeita, todas são criações humanas, criadas pela mente limitada dos homens.
A melhor religião é aquela que promove o bem, a caridade, a honestidade, o respeito pela vida, o respeito pelos animais, as virtudes, a justiça, a moralidade, a paz.
Portanto, as VIRTUDES são superiores as religiões.

Sobre o assunto do tópico, esses espíritos que pedem bebidas alcoólicas, cigarros, charutos, despachos, velas e sacrifícios de animais, são espíritos ignorantes apegados a matéria e aos vícios e desejos terrenos, espíritos sem luz sem esclarecimentos.
Os espíritos de luz estão apegados as Virtudes, essa é a diferença.
Cuidado com essas entidades que bebem e fumam, são espíritos enganadores, espertos, malandros, mentirosos, sabem manipular a linguagem e as palavras para seduzir e mistificar.
Evitem o contato com esses espíritos inferiores.
Para afastar os maus espíritos só existe um caminho, cultivar pensamentos elevados, positivos e firmes no Bem e praticar as virtudes.

Eu até achava estranho se respondesses às questões.

Citação de: Lancelot em 13 junho, 2014, 21:00
Entendo o que queres dizer Arghallad. Mas repara que no final talvez faça sentido.

O nosso amigo Wilson, ao bom estilo evangélico, fez um raid pela web procurando alertar o publico em geral sobre os supostos " vícios" das entidades " inferiores" e sobre a "enorme e incongruente" matança religiosa animal, pegando nas palavras dos saudosos e iluminados espíritos da verdade e de luz.

Não esqueçamos também, que os visados são uma minoria, que num contexto religioso nem cócegas fazem às grandes e poderosas religiões actuais.

Por isso eu gostaria de saber, o que o Wilson pensa, das matanças, violações, etc, levadas a cabo por extremistas islâmicos pelo mundo inteiro.

O que é que os espíritos de luz e da verdade têm a dizer sobre este assunto?

E se ficou chocado com a foto da cabra sem cabeça, e muitos outros ficaram, como ficarão entao a verem seres humanos assim?

Ou será que só os umbandistas, wiccans, bruxos, etc é que são seres inferiores?

Será que Exu é ruim mesmo, perante estes factos?

Ou será que só colocamos aquilo que nos convém?


Lancelot
Citação de: Lancelot em 13 junho, 2014, 15:24
Saudaçoes meu caro Moreno.

Doces e longas são suas palavras. Ainda para mais contra uma minoria religiosa.

Agora lhe faço um desafio mais sério, até mesmo para ver até onde vai sua coragem:

O que tem a dizer sobre o Islão?

Concorda com suas práticas?


Obrigado.

Antes de Julgar, procura ser justo; antes de falar, aprende. Eclesiástico cap 18 verc 19

Eu só posso dar a mesma resposta a LUZ é mais forte que a escuridão.

Você confia nessas entidades que bebem e fumam????
Você confia nessas entidade que pedem sangue e sacrifícios de animais????

Os espíritos de luz são os espíritos de Deus mensageiros das Virtudes, da Caridade, da Justiça, da Moral, da fraternidade, do respeito pela vida e pelos seres vivos.
Os espíritos de Deus não destroem a Vida e não pedem sacrifícios de pobres animais.
Os espíritos de Deus defendem a Vida.
Os espíritos da escuridão do lado negativo da Vida não respeitam os seres vivos criados por Deus, eles querem destruir a Obra Divina e difundir os vícios, a imoralidade, os crimes, a prostituição, esses espíritos são maliciosos, espertos, malandros, sabem SEDUZIR para mistificar, cuidado são lobos em pele de ovelhas.
A escuridão não brinca em serviço.

Somente espíritos inferiores, atrasados e ignorantes como são essas pomba giras ou Maria mulambo podem fazer trabalhos para o mal, os espíritos luminosos jamais vão fazer alguma coisa para prejudicar uma pessoa, evocar espíritos desencarnados para fazer trabalhos de amarrações ou separar casais, mostra claramente a pobreza moral dessas entidades das sombras.
E quem pratica essas patifarias vai sofrer mais tarde as consequências disso tudo.
Quem planta o mal vai colher o mal.
Quem é maldoso, olho grande, invejoso, picareta, arrogante, desonesto, faz trabalhos sujos de magia para prejudicar outras pessoas, faz trabalhos imundos de amarrações ou para separar pessoas vai atrair somente desgraças para sua vida material e espiritual, o mal gera o mal.
Vamos colher o que plantamos.
Essas pomba giras são espíritos imundos, as vagabundas do plano astral que se associam com as do plano terreno, para fazer maldades e patifarias, essa corja do plano extrafisico estão avagar aos milhões na psicosfera terrena em bandos ou falanges, são espíritos imorais, sacanas, debochados, espertos, mentirosos, imundos, essas pomba giras ou vagabundas desencarnadas entram em sintonia com pessoas ignorantes para realizarem esses trabalhos porcos de magia.
Porém, se a pessoa visada tiver pensamentos elevados, positivos e nobres, vai repelir essas energias negativas, o bem repele o mal.
A verdadeira Magia é voltada para o bem e para a luz, para ajudar as pessoas se melhorarem Moralmente seguindo o caminho do Bem e das virtudes, é por isso que a Magia da Luz é pouco entendida e praticada, poucos conhecem seus fundamentos que se baseia na força mental, e com pensamentos que manipula as energias do plano astral.
Pomba giras espiritos imundos, promovem separações de casais, amarrações, mentiras, vicios, prostituição.
Espiritos de luz, promovem as virtudes, o bem, a caridade, a elevação moral e a vitoria.
Essas pomba giras são as vagabundas do plano astral.
Realmente é lamentável, eles endeusam essas entidades estão obcecados por esses espíritos desencarnados, devemos evitar esse endeusamento de entidades do plano astral, eles são seres humanos sem seus corpos físicos, somente isso.
Ignorantes seria os espíritos que promovem maldades contra os animais, faz amarrações, pedem muita cachaça, cigarros, charutos, manda degolar, mutilar e torturar animais para derramar o sangue que esta repleto de fluidos vitais para poderem absorverem pela osmose psíquica, são vampiros desencarnados e ficam endeusando tais entidades, como se eles fossem espíritos puros e santificados.

Você confia nessas entidades que bebem e fumam?????


catuxo
permitam-me atravessar-me na conversa... entendo que os fumos e bebidas que alguns apresentam nos textos são usados nos rituais de comunicação com outras entidades, por isso pergunto...

eu conheço muito boa gente que fuma e ou bebe e são optimas pessoas e com um bom sentido moral. Deveria no entanto não confiar nas suas "entidades" no pressuposto de elas eventualmente morrerem e eu conseguir posteriormente comunicar com elas, se eventualmente eles "pedissem" uns "bafos"?

abraço

#11
Citação de: catuxo em 15 junho, 2014, 22:40
permitam-me atravessar-me na conversa... entendo que os fumos e bebidas que alguns apresentam nos textos são usados nos rituais de comunicação com outras entidades, por isso pergunto...

eu conheço muito boa gente que fuma e ou bebe e são optimas pessoas e com um bom sentido moral. Deveria no entanto não confiar nas suas "entidades" no pressuposto de elas eventualmente morrerem e eu conseguir posteriormente comunicar com elas, se eventualmente eles "pedissem" uns "bafos"?

abraço

Meu caro Catuxo, não é nada disso que está aqui em causa.

O nosso amigo Moreno, condena as praticas Afro-brasileiras. Mesmo sem as conhecer. Simplesmente é contra. Entao pega nos relatos luminosos de alguns guias, manipula-os, e já está. Agora vou condenar os religiosos afro brasileiros pelas suas praticas, mas não condeno o milenar xamanismo, druidismo, etc que têm praticas semelhantes.

No fundo, ele nem deve saber o que é xamanismo, druidismo,.....

Ele nem tem opiniao sobre os islamitas radicais, ..., ou não sabe o que são,..., ou.....rsrsrstrsrs

catuxo
efetivamente também reparei que o amigo Moreno aparenta ter dificuldade em sintetizar as respostas. ::)

Pelo que pude compreender a questão que se coloca terá a ver com os "meios" para atingir os fins.

Usando uma comparação um pouco idiota... deixaria uma pergunta no ar:
Para chegar do ponto A ao ponto B, sendo irrelevante o tempo gasto na viagem, será melhor usar um carro potente que gasta muito ou um carro mais fraco que gasta pouco?

Não posso deixar de referir que em termos "técnicos" a diferença do Deus do velho testamento para o Novo testamento é virtualmente nenhuma. Não pedia o Deus do Velho Testamento sacrificios de animais?

Por outro lado, o que em grande parte diferencia o Judeismo do Catolicismo é a crença deste ultimo na encarnaçao de "deus" atravez de Jesus, que não é partilhada pelos Judeus. No entanto, Jesus é considerado pelo Islão como "mais um" profeta e respeitado como qualquer outro, sendo que o unico nome femenino que aparece no corao é "Maria" mae de Jesus.

Não estaremos todos a falar de varios pontos de vista sobre a mesma "coisa"? E efectivamente haverá um ponto de vista mais correto que o outro?

Mais concretamente acerca do assunto deste topico, o acto de "sacrificar" um animal num contexto ritualizado e com um objetivo expecifico, não poderá ser entendido como a maxima expressão de sacrificio e entrega a Deus?

Não era isso que o Deus do antigo e do novo testamento pretendia demonstrar ao pedir o sacrificio do proprio filho? quer o filho Dele como o filho de quem diz acreditar Nele...

não será então benevolente se apenas pedir uma galinha ou outro animal "necessário" À sobrevivencia do Homem?

nos dias de hoje e na nossa sociedade "civilizada", felizmente temos Hipermercados, no entanto, ainda existem sociedades em que matar uma simples galinha é um sacrificio bem maior do que comer peixe em dias de "Jejum".

Se a "intenção" do "sacrificio" for identica... qual será o sacrificio mais apreciado pelos "Deuses"?

cumps

São varias questões a ser analisadas.

Deus é a Perfeição em tudo e para tudo, o Criador do universo e da vida, por que o Criador iria pedir sacrifícios de animais, para que???
O verdadeiro sacrifício é de ordem Moral e espiritual, devemos sacrificar nossos maus pensamentos, vícios, erros, sacrificar as nossas imperfeições morais, para podermos ser pessoas melhores, mais justas e corretas.
Se você fosse um animal você gostaria de ser degolado vivo, mutilado vivo, torturado???
Os animais sentem dor, eles sagram, gritam de pavor pela morte, sofrem, sentem fome e sede.
Eles sentem o que nós sentimos.
Se uma pessoa enfiar uma faca na sua garganta você vai sentir DOR, você vai sofrer e sangrar, da mesma forma os animais também sentem isso.
Sejamos mais justos e caridosos com os pobres animais.
As guerras, os crimes, as drogas, a miséria, são criações humanas, os animais não criaram isso, portanto, eles são mais corretos que o ser humano que tem conciencia das coisas erradas que fazem pelo raciocínio.


catuxo
permito-me depreender pela sua resposta que o amigo Moreno nunca passou fome.

Julgo que se tal tivesse acontecido o amigo facilmente compreenderia o sacrificio de trocar a possibilidade de várias refeições pela fé em determinada entidade, seja ela qual for.

Ainda que possa concordar com o amigo se falarmos de sujeitos pertencentes a classes e condições sociais médias altas, sendo que para estes tal sacrifico é insignificante, aos olhos de um pobre, abdicar de comer nao o será assim tao pouco.

Importa por isso analizar as origens de tais rituais e a sua evoluçao e ramificações no tempo e espaço.

Por ventura, nos dias que correm, importaria mais enquanto sacrificio trocar os "bichinhos" por "tablets" ou um qualquer "gadget" de ultima geração. Ainda assim tudo o resto importa que fique de modo a conservar a identidade e integridade de tais rituais.

Não sei no entanto, qual o preço quer do alcool quer dos charutos por não ser consumidor de tais produtos, mas na condiçao de pobre, o simples facto de os adquirir ja seria para mim um sacrificio considerável.

Importa tambem referir que qualquer quantia que me visse forçado a retirar do meu salário em prol de uma qualquer religiao consideraria igualmente penoso.

Nesta linha de raciocinio devo então concluir que desde que a carne nao seja desperdiçada, nenhum mal lhe poderá ser associado. Qualquer sacrificio desde que efectivamente verdadeiro deve surtir o mesmo efeito.

abraço