Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.509
Total de mensagens
369.625
Total de tópicos
26.967
  • Ouvir Estalidos
    Iniciado por catuxo
    Lido 4.979 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
catuxo
boas

este é o meu primeiro topico, embora ja tenha andado aí por outros topicos a mandar umas postas de pescada.

Considero-me uma pessoa Cética quanto a assuntos de fantasmas, bruxas e afins, no entanto, acontecem-me "coisas" que nao consigo explicar "racionalmente". Na maioria das vezes, deixo-me ir na corrente a ver onde vai dar, acabando quase sempre por voltar ao inicio...  ::)

Não tendo encontrado nada identico (pelo menos nos posts que li) e sendo algo que acontece comigo à muitos anos, nem sei precisar quantos, decidi criar um topico, uma vez que ainda não encontrei uma explicaçao que me satisfaça.

bom... passando ao que interessa... vou tentar explicar a coisa...

À muitos anos que à minha volta, independentemente do local em que esteja, ouço uma expecie de "estalidos". A melhor forma de os explicar é tipo aqueles "estalos" que a madeira faz quando esta a expandir ou retrair devido à humidade, identico a bater com uma unha no tampo da mesa, e tanto quanto me apercebi ate agora não têm hora ou local para acontecerem que se destaque de outro qualquer.

Esses estalidos, embora raramente sejam muito sonoros, sempre se destacaram (para mim) do resto do som ambiente, mesmo em locais barulhentos e seja la por que motivo for, sempre me chamaram a atençao. Quase como uma sensaçao de ser dirigido a mim ou influenciado por mim.

Inicialmente, quando ouvia esses "estalidos", ficava como que "assustado", com um sentimento identico a quando a nossa mae ou o nosso pai estão a ralhar após termos feito um disparate do qual temos consciencia e nao temos como argumentar as desculpas.  ::)

A partir de determinado momento, nem sei bem quando ou porque, comecei a associar esses "estalidos" a uma expecie de "aprovaçao" ou "reprovaçao" sobre os meus pensamentos.

Por exemplo, se eu estiver a pensar sobre tomar determinada decisao (normalmente coisas importantes), la vem o "estalido". Tipo... eu penso: "-sera que devo fazer isto?" ...e logo de imediato... TAC...

Ou se estou com maus instintos, outra vez o "estalido". por exemplo estar a "desatinar" com alguem, tipo: "-aquele gajo fez-me isto ou aquilo o que eu devia fazer era pagar na mesma moeda." ...logo de seguida... TAC... sendo que nestes casos, eu quase consigo ouvir um "NÃO" na minha cabeça.

É como se os "estalidos" fosses acompanhados de um sentimento positivo ou negativo. O som e o mesmo, mas a sensaçao é diferente.

Claro esta que ja inumeras vezes tentei verificar a sua veracidade e fiz as perguntas: "-isto é mesmo real? esta mesmo a acontecer?" ...ficando a espera do "estalido" de confirmaçao que destas vezes nunca acontece... ...mas 2 min depois, viro o pensamento para outra coisa e... TAC...  ::)

Tem dias que acontece muitas vezes, tem dias que nao acontece nenhuma. Como disse, nao tem hora ou local para acontecer, pode ser em casa, no carro, na rua, etc...

E por mais ridiculo que vos possa parecer, apesar de continuar a afirmar-me Cético, já à muito tempo me rendi à situaçao e basicamente sigo os "conselhos" do... "estalido".  ::) ...Se estiver indeciso sobre algo e ouvir o "estalido", nem penso mais sobre o assunto.  ;D

Na verdade, ate acho que quando nao sigo, as coisas nunca correm como previsto.  :P

Comentem, critiquem, deixem o nº de um bom psiquiatra...  ::) ...enfim... o que quiserem...

Abraços

O que acontece contigo é bastante interessante mas eu penso que seja apenas a tua voz interior ou como queiras chamar, a tua intuição. Acho que fazes bem em seguir o conselho do "estalido" já que pelo que parece acertar sempre no que deves fazer.  :)
Céptico ou não todos temos intuição, uns mais aflorada que outros, uns é uma voz, outros um "estalido"!

Fica bem e boa noite

Estimado Catuxo, penso que o que lhe está a acontecer não tem nada de maluqueira e, antes sim, a ver com comunicação. Todavia, antes de me alargar em considerandos, gostaria de pedir-lhe que na altura em que ouve esses estalidos tentasse gravá-los. Se o que penso que está a acontecer consigo estiver certo, não vai ter dificuldade em gravá-los. Já agora diga-me por favor se os seus estalidos, por vezes, não lhe fazem lembrar as antigas emissões telegraficas. Mais ainda, o som desses estalidos parecem soar a uma distância não mais de um metro de si.                 

catuxo
#3
boas

obrigado pelas respostas :)

relativamente aos sons, os melhores exemplos que encontro para os defenir sao mesmo os que usei. se bater com a unha ou a ponta de uma caneta no tampo de uma mesa vai obter um som muito identico e parecido ao da madeira a expandir ou retrair.

Uma coisa eu tenho a certeza, nao sou o unico a ouvir. Ja muitas vezes tive oportunidade de perguntar a pessoas que estavam junto a mim se tambem ouviram. A resposta e sempre a mesma: "-sim. sao os materiais a dilatar. ou -e a madeira a estalar."

Outras vezes quando se dao esses estalidos as pessoas institivamente olham para a zona de onde sao provenientes, o que me indica logo que tambem ouviram.

Essas explicacoes seriam "aceitaveis" nao fosse o facto de os sons parecerem estar sincronizados como meu pensamento e de fazerem "disparar" essas sensacoes de "sim" e "nao".

importa dizer que muitas outras vezes, ouco o que efetivamente e a madeira a "estalar", mas nessas situacoes, embora o som seja muito parecido eu reconheco de imediato como sendo isso mesmo. Quero dizer... na minha cabeca sao sons completamente diferentes, embora muito identicos... ::) ...se e que ma faco entender.

quanto a grava-los... nao acho que seja impossivel... e uma questao de deixar o microfone do pc ou outro ligado... eventualmente acabo por conseguir. o que nao consigo fazer e "interagir" com isso. acredite, ja tentei. e como se fosse algo que apenas acontece quando e necessario e nao por minha vontade ou porque eu pedi. :/

edit: faltou responder a pelo menos 1 pergunta, sory... :p

se esses sons me fazem lembrar o som dos antigos telegrafos?
francamente, nunca tinha pensado por ai, mas agora que fala nisso, nao me parece ser uma comparacao que nao se possa fazer. principalmente quando sao mais "audiveis".

quanto a distancia... e sempre relativamente perto... nao diria sempre a menos de um metro, mas nunca muito mais do que isso... diria... entre 50cm a 3m... por ai.

cumps

#4
Caro amigo,

Eu passei um período da minha vida em que isso acontecia comigo, atribuía os sons, tal como o Catuxo a diversas coisas, inclusivamente andava até a espreitaros estalos que antigamente, por vezes, produziam as linhas telefónicas. Todavia os sons apareciam qundo "lhes dava na gana" e às vezes chegavam a incomodar a minha mulher se isso acontecia quando já estavamos deitados. E, se no início eram ocasionais, com o tempo, passaram a acontecer inúmeras vezes, em qualquer local e a qualquer hora. Comecei a ficar aborrecido quando estava em qualquer reunião e as pessoas começavam a procurar perto de mim a sua origem. Tentando eu sempre disfarçar para que pensassem que, também eu, os ouvia pela primeira vez. Por tudo isto fui a um neurologista, contei-lhe o que se passava e comecei a fazer todo o tipo de exames, electroencefalograma, em repouso, a dormir ... radiografias e tudo o mais para despiste. Depois seguiu-se um neurocirurgião famoso e... durante uma consulta lá começaram os célebres barulhinhos. Aí, o médico disse-me o seguinte: Vejo por aquilo que tenho falado consigo que o senhor é um homem de mente aberta. Por isso vou-lhe dizer o seguinte, se quer parar com os seus barulhinhos eu receito-lhe uma medicação e ao abrandar a sua actividade cerebral, os barulhos desaparecem. No entanto, quero dizer-lhe que o que o senhor tem denomina-se como capacidades extra sensoriais. O senhor é um receptor transmissor. Assim, recebe informação e emite-a através de ectoplasma que se forma perto de si. nunca mais que a um metro de distância. Assim, dado que não é uma situação muito incomodativa, aconselho-o a não tomar nada. Isso pode desapareder sem fazer nada ou mais tarde pode ser que ouça vozes ou desenvova outras capacidades. Não tomei nada e com o tempo essa situção abrandou para dar lugar a outras capacidades no âmbito da Percepção extra-sensorial. Se esta situação lhe parce semelhante à sua, não se preocupe. Acrescento ainda que os sons aconteciam sempre do meu lado direito.








               


Olá a todos,

Este tópico é muito interessante. Li as respostas de todos e acho que ainda vai originar muita troca de ideias. Aproveito para sugerir a mudança de nome do tópico se possível (do tipo: ouvir estalidos, por exemplo, para ser mais claro).
Aqui fica a minha experiência:
Desde há muitos anos, também eu "ouço" estalidos semelhantes e outros sons: o som parecido com o rádio antigo sem sintonização (aquilo a que chamo de chuva electrónica, ruído branco), pequenos assobios ao pé do meu ouvido, chamar o meu nome, embora sem ninguém ao meu lado, a que eu possa atribuir o chamado.
Atribuo isso à comunicação do meu espirito protector. Sempre que ouço este tipo de sons, agradeço à entidade e depois deixo de pensar nisso. Li num livro sobre anjos, que são formas de introduzir no nosso subconciente o que devemos saber sobre a nossa missão enquanto seres viventes. Quando for importante e adequado, surgem pensamentos intuitivos na nossa mente consciente.
Tal como o Oculto disse, é o desenvolvimento de capacidades extra sensoriais.

Tudo de bom para todos.
Cleo :)
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

Bom tópico. Às vezes há autênticas sinfonias de estalidos, para quem os consegue ouvir, desses que vocês falam. Eu só consigo mesmo ouvir os da madeira, os da televisão ou do computador quando o desligo...

Templa - Membro nº 708

catuxo
#7
ola

obrigado aos dois pelas respostas. :)

Assunto do tópico alterado para: "Ouvir Estalidos". ;) ...tem razao cleopatra, mais claro e mais logico. boa sugestao, obrigado.

relativamente a outros barulhos que referiu, apenas me identifico com uma especie de assobio, identico ao "carregar de um flash" mas quase impercetivel. segundo os medicos, coisa normal... bla bla bla, deixe la isso...::)

Amigo Oculto, permita-me começar por lhe dizer que tenho apreciado muito as suas intervenções neste e em outros topicos. Parece-me uma pessoa bastante consciente e informada, por isso acredito que não me vai levar a mal que eu "mastigue" um pouco a sua resposta.  ;D

Como ja reparou eu tenho a mania que sou cético acerca destas coisas e por isso gosto de "esfocinhar" até onde conseguir. :P

Tomar medicamentos ou o que for para isto parar esta fora de questao, ate porque francamente nao me incomoda em nada.

Por outro lado, pela sua descriçao relativamente ao seu caso, tambem não acho que comigo seja tao evidente. Quero dizer, acho que nunca ninguem estranhou os sons ou foram tao repetitivos ao ponto de as pessoas procurarem a origem perto de mim ou de alguma forma os associarem a mim. Tanto quanto sei, são coisas da minha cabeça. ::)

Francamente tambem nunca reparei se são sempre do mesmo lado ou nao. Tenho pensado sobre isso e nao consigo chegar a nenhuma conclusão. :( (aparentemente eles tambem nao querem dizer :P)

Ainda assim, e assumindo que "algo se passa", permita-me uma pergunta; qual seria o meu proximo passo para entender melhor o fenomeno? partindo do principio que exista alguma expecie de "manual" que me possa orientar...

Um abraço a ambos e obrigado pelos comentarios  :)

edit: Desculpe Templa, ainda nao tinha visto o seu comentário quando respondi. Um abraço aos três... ;)

sim, tambem consigo ouvir esses...  :laugh: ...mas nao me incomodam pois um é normal e de alguma forma tenho "controle" sobre os outros dois... a falta de "controle" sobre os outros é que me chateia...  >:(

cumps

Citação de: Marta149 em 08 junho, 2014, 00:45
O que acontece contigo é bastante interessante mas eu penso que seja apenas a tua voz interior ou como queiras chamar, a tua intuição. Acho que fazes bem em seguir o conselho do "estalido" já que pelo que parece acertar sempre no que deves fazer.  :)
Céptico ou não todos temos intuição, uns mais aflorada que outros, uns é uma voz, outros um "estalido"!

Fica bem e boa noite

Jung chamava a intuição de subconsciente (sem entrarmos muito em psicologia).

catuxo sem entrar muito num debate sobre seres ceptico a melhor coisa que fazes é de facto ouvir a intuição e continuar a ouvir os estalidos (enquanto nao te trocarem as voltas claro).

Pode ser o teu subconsciente ou uma entidade (energia) a tentar ajudar-te a seguir o teu caminho.

Boa sorte
Blessed be

http://esotericbjarkan.blogspot.pt/
"Men have enslaved each other... since they invented gods to forgive them for doing it."
"Compassion for animals is intimately associated with goodness of character, and it may be confidently asserted that he who is cruel to animals cannot be a good man."

Olá catuxo, és um velhinho engraçado, gosto da maneira leve como tratas estas questões, do alto do teus 114 anos - risos

Desculpa mas fui coscuvilhar o teu perfil

Quanto ao resto, estou de acordo, nunca menosprezes a tua intuição,

Abraço
Templa - Membro nº 708

Estimado Catuxo,
penso não existir qualquer tipo de manual. Segundo o médico que me diagnosticou o que ele chamou de garganta ectoplasmática, existem muito poucas pessoas com este tipo de alteração/dom. Não é comum, segundo ele, os médicos falarem sobre isto, muito embora alguns saibam que os seus pacientes não estão na verdade doentes. O mais comum é receitarem-lhe algo para aque a situação se mantenha "adormecida". O meu conselho, para verificar se os seus estalidos têm algo a ver com isto, é que se mantenha atento. Comigo, os tais sons, inicialmente, eram muito esporádicos e, com o tempo, vieram a intensificar-se na sua periodicidade. Também só resolvi consultar um especialista quando começaram a intervir nas minhas actividades profissionais. A seguir a isso e tal como o médico me avisou, sucederem-se algumas coisas interessantes, não querendo alongar-me aqui para não entrar em off.topic, posso dar-lhe alguns exemplos, como: fixar qualquer objecto e ele começar a arrastar-se na minha direcção, durante essa fase tantava não olhar para nada fixamente. Outra situação era quando estava calmamente sentado ou deitado - parcialmente parado - as minhas mãos começavam a ficar com um tom dourado, parecendo que emitiam uma luminosidade dourada, se não me mexesse rapidamente, o tom/luminosidade alastrava-se a todo o corpo. Enfim... algumas novidades.

catuxo
obrigado a todos pela resposta. :)

lilithp, eu sou cetico mas nao sou cego :p ...por isso, cetico ou nao, quando comecamos a "ver" que algo que nao percebemos esta a acontecer devemos procurar respostas. afinal, ser cetico e uma condicao que pode mudar a qualquer instante. ;)

ate penso que desde que descobri o PP as minhas capacidades "mediunicas" aumentaram. por exemplo: o meu precentimento diz-me que a templa e um pouco preguicosa. ;D

( :) desculpe-me templa. foi so uma pequena piada que acredito nao tenha percebido, mas vai acabar por perceber... e eventualmente achar graca :p)

mano oculto... ja me arrependi de ter perguntado. ;D

agora a serio... sou cetico, mas no fundo quero acreditar. e entre uma coisa e outra reservo-me o direito de ter um pouco de inveja de si. nao dos "dons" que tem em particular, mas pelo facto de que apenas por possui-los, responde automaticamente a muitas das questoes que me atormentam.
acredito que abra outas tantas ou mais questoes... talvez seja esse o caminho que cada um deve fazer individualmente. :)

abracos

Bom, Catuxo, até estou com medo de tu estares certo quanto à minha preguiça, mais já agora podias dizer-me onde é que eu devo "atacar"?- risos -De facto,  ando um pouco preguiçosa, tantas coisas para fazer e não sei por onde começar! Olha e já agora também,  que raio de teclado é este que usas que não tem acentos? Como vez, o cérebro ainda funciona! - risos - Hoje mesmo tenho uma festa em Matosinhos e não me apetece ir....Que dizem os teus "estalidos" acerca desta minha letargia? Ou serão as minhas aparências, quase geminação, com a Betty  que te fazem pensar em mim como uma preguiçosa? - risos

Abraço centenário!

Templa

" ate penso que desde que descobri o PP as minhas capacidades "mediunicas" aumentaram. por exemplo: o meu pressentimento diz-me que a templa e um pouco preguicosa. Grin

( Smiley desculpe-me templa. foi so uma pequena piada que acredito nao tenha percebido, mas vai acabar por perceber... e eventualmente achar graca :p)"
Templa - Membro nº 708

catuxo
#13
:)

ola templa,

Frequento o forum de duas formas distintas. quando estou em casa uso o pc e na rua uso o iphone... neste segundo caso, nao tenho acentos. ;)

como vê tinha razão quanto à sua preguiça... ;D ...mas antes de nos alongar-mos mais sobre as minhas capacidades "mediunicas", convido-a a deixar um pouco dessa preguiça de lado e ir dar-me as boas vindas ao forum. ;)

abraço

catuxo
a mim tambem me acontece isso  ::)

depois de ler o topico comecei a prestar mais atençao e percebi que acontece de ambos os lados, no entanto quando acontece do lado direito parece ser mais "alto" que do lado esquerdo 

:-\


Caro Catuxo,
esteja atento e verá que com o decorrer do tempo, vai perceber ques esses estalidos antecedem sempre uma situação nova. SE for apontando as situações vai começar a entender algo sobre os referidos estalidos é uma questão de verificar no memorandum as situações que ocorreram.

Boa tarde a todos  :)

Esta discussão já é muito antiga, para quem conhece Freud e Jung sabe que eles chegaram a resmungar um com o outro por causa destes "estalidos". Jung foi um "discípulo 2 de Freud, no entanto contrariamente ao seu mentor, Jung acreditava em fenómenos extrasensoriais e isto dava origem a discussão entre os 2. Há o relato de um episódio (que é posteriormente retratado no filme "A dangerous method") em que os dois discutem sobre a existência destes fenómenos e Freud defende que tudo isto tem explicações plausíveis, Jung tentando provar-lhe que talvez não seja bem assim diz-lhe algo do género "Então como explicas que dentro de 30s a madeira da estante vai estalar e tanto eu como tu vamos ter a oportunidade de ouvir?". Como podem constatar os grandes génios da psicanálise também tinham estes "atentamentos de alma" ;D
Quanto á minha experiência pessoal, não é algo que conte publicamente mas sempre ouvi esses "estalidos" desde criança. Há casos em que ou por serem muito repetidos ou por serem muito audíveis, soam quase a uma chamada de atenção. Como já disseram anteriormente, é normal os materiais, a madeira inclusivé estalarem com a sua dilatação, mas a meu ver esse estalar é diferente daquele a que me refiro. O que é em concreto não sei, mas lembro-me de os ouvir toda a minha vida. E lembro-me que em pequenina, havia um sitio em particular onde os ouvia sempre e isso me causava um grande desconforto.

Será que estamos todos chalupas?  ;D
E ninguém acendendo uma candeia, a põe em oculto, nem debaixo do alqueire, mas no velador, para que os que entram vejam a luz!