Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.431
Total de mensagens
369.480
Total de tópicos
26.919
  • Wicca - Uma religião da Natureza
    Iniciado por LilithP
    Lido 3.639 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Ola :)
Mais uma vez decidi partilhar aqui um post do meu blog. Desta vez sobre a religião Wicca.

Espero que gostem

-------
Olá!

Lembram-se das bruxas que foram queimadas durante a inquisição?
Hoje venho falar da religião de algumas delas. Não, elas não adoravam o diabo (na realidade nem acreditam nele!) e não elas não provocavam pragas.

Estou a falar das, hoje, conhecidas como Wiccans.
Embora esta religião seja uma muito flexivel - raras são as wiccans que fazem ou acreditam em tudo exatamente da mesma maneira - existem certas coisas que tendem a ser comuns a todas.

De forma resumida vou tentar partilhar essas crenças comuns.

O que é

A religião Wicca é um ramo do Paganismo. É uma religião moderna mas baseada na Antiga Religião que apareceu na pre-historia e foi sobrevivendo e evoluindo ate aos dias de hoje.

Esta religião, ou caminho como muitos wiccans preferem chamar, venera a natureza nas suas muitas formas.

Existem wiccans solitarios e covens (grupos ou familias que praticam a Wicca em conjunto).

Historia

O termo "wicca" surgiu em Inglaterra no sec. XX. Gerard Gardner adaptou conhecimentos religiosos pre-cristãos recriando assim uma religião neopagã moderna.
Depois de se tornar publico muitos pagãos pelo mundo começaram a sair "dos armarios" onde se tinham metido depois da epoca da inquisição e mostrarm-se ao mundo.

As crenças da religião

Ao contrario do que algumas religiões organizadas dizem, a Wicca é uma religião de paz e harmonia intimamente ligada a natureza e aos seres vivos. Não obriga ninguem a pensar como "ela" e não aceita que lhe faça isso.

Partindo do principio que tudo tem energia e esta vivo,  os wiccans veneram a natureza.
A maior parte associa imagens as diferentes faces/energias da Natureza (Deusa Gaia por exemplo pode ser considerada a Deusa na forma de mãe ou seja o Verão, quando a terra da os seus frutos e esta a pulsar de vida).
A Deusa representa a energia feminina (yin) e o Deus a energia masculina (yang).

A Roda do Ano é o conjunto de celebrações anuais que se faz para respeitar e entrar em sintonia com a natureza. Os sabats são os festivais solares; os esbats são os festivais lunares.



As wiccans acreditam no karma (ou lei do retorno), tudo o que dás ao universo volta para ti. Por isso mesmo, ao contrario do que se pensa, a religião não acredita num diabo nem no purgatorio. Tu só sofres aquilo que fazes de mal e não o vais sofrer depois de partires.

A unica regra conhecida e praticada por todos é "Se não magoares ninguem, faz o que quiseres."

Wicca e Magia

A Wicca está muitas vezes associada a bruxaria. E a verdade é que a grande maioria das wiccans é tambem bruxa (pratica magia). No entanto, wicca e bruxaria não estão necessariamente ligadas. Uma pessoa pode ser wicca sem ser bruxa e vice versa.
É por causa da grande maioria ser ambas as coisas que as wiccans ainda hoje são chamadas de bruxas (e tendem a não se importar).

13 metas da Wicca (aka 13 Metas de um Bruxo)

Não isto não é o equivalente wicca dos 10 mandamentos. Não se vai sofrer terrores por não atingirmos todas as 13 metas. No entanto, os wiccans acreditam que a verdadeira felicidade só é alcançada quando se consegue.

1. Conhecer a si mesmo
2. Conhecer a sua arte
3. Aprender
4. Aplicar o conhecimento com sabedoria
5. Manter o equilíbrio
6. Manter as suas palavras em ordem
7. Manter seus pensamentos em ordem
8. Celebrar a vida
9. Sincronizar-se com os ciclos da terra
10. Respirar e comer corretamente
11. Exercitar o corpo
12. Exercitar a mente (meditar)
13. Honrar a Deusa e o Deus

Decidi hoje escrever sobre esta religião porque é a minha religião e ainda é mal compreendida. É uma religião aberta e pacifica, ao contrario de outras religiões como o cristianismo. Viu-se ameaçada na idade media quando as pessoas perseguiam quem pensava de maneira diferente mas sobreviveu ate hoje.

Sinto-me orgulhosa^^
Espero que tenha sido util

Blessed be )0(

-----------

Escrevi este texto do meu ponto de vista e do ponto de vista de outras wiccans que conheço :)
Espero que gostem

Blessed be
http://esotericbjarkan.blogspot.pt/
"Men have enslaved each other... since they invented gods to forgive them for doing it."
"Compassion for animals is intimately associated with goodness of character, and it may be confidently asserted that he who is cruel to animals cannot be a good man."

muffin.of.doom
#1
Citação de: LilithP em 24 abril, 2014, 11:29
Ola :)
Mais uma vez decidi partilhar aqui um post do meu blog. Desta vez sobre a religião Wicca.

Espero que gostem
-------
Olá!

Lembram-se das bruxas que foram queimadas durante a inquisição?
Hoje venho falar da religião de algumas delas. Não, elas não adoravam o diabo (na realidade nem acreditam nele!) e não elas não provocavam pragas.

As "bruxas" da inquisição não eram nem bruxas nem pagãs. Eram mais tipo as "benzedeiras", aquele pessoal que faz mézinhas e cura com ervas, mas a maioria eram cristãs.
A ideia de que as bruxas eram pagãs perseguidas é romântica mas não é verdadeira. A histeria era tanta que qualquer mulher com um sinal estranho na cara podia ser acusada. Na altura da inquisição a Europa já tinha sido toda cristianizada há séculos. A maior parte das pessoas mal sabiam a biblia (porque a missa era dada em latim e elas não sabiam ler) quanto mais terem conhecimentos de paganismo.

CitaçãoHistoria

O termo "wicca" surgiu em Inglaterra no sec. XX. Gerard Gardner adaptou conhecimentos religiosos pre-cristãos recriando assim uma religião neopagã moderna.
Depois de se tornar publico muitos pagãos pelo mundo começaram a sair "dos armarios" onde se tinham metido depois da epoca da inquisição e mostrarm-se ao mundo.

Por muito que fosse bonito acreditar que sim, as tradições pagãs de hoje são inspiradas nos relatos do mundo antigo, mas não houve uma continuação secreta das tradições.
O wiccanismo tem mais a ver com a magia cerimonial europeia (já que o gardner era rosacruz, maçon e estudou com o Crowley) do que com o paganismo dos tempos idos.

fonte: The Place of Enchantment: British Occultism and the Culture of the Modern , Alex Owen

Tal como disse escrevi de acordo com o que leio.
É uma visao moderna do que a wicca é considerada hoje :)

E embora nao fossem todas bruxas ou pagãs sei que haviam algumas que eram.

Obrigada pelo esclarecimento ^^
http://esotericbjarkan.blogspot.pt/
"Men have enslaved each other... since they invented gods to forgive them for doing it."
"Compassion for animals is intimately associated with goodness of character, and it may be confidently asserted that he who is cruel to animals cannot be a good man."

muffin.of.doom
Lilith, acredita que não estou a dizer isto pra enxovalhar nem nada, mas quero que tenhas noção da realidade histórica das coisas. Quando estamos a falar de História, não é uma questão de opinião.
Se queres ler algo sobre o assunto (e acho que devias) não é o que encontras em sites e blogs, porque estão a espalhar a mesma informação errada de cada vez que copiam artigos de uns para os outros.
Se de facto te identificas com isto, entao procura informar-te.
Não ponhas o paganismo antigo e a wicca ou outra religiões neo pagãs no mesmo saco, porque não têm uma relação directa.Sugiro-te fazer um pequeno estudo de caso. Saca os "papiros graeco-egipcios" que são textos magicos da antiga grécia e, portanto, do mais pagão encontras. Vê como é que as coisas lá eram feitas. Lê uma ou outra peça de teatro grega (eles n tinham uma "biblia", as historias dos deuses contavam-se no teatro). Depois lê o book of shadows do Gerald Gardner e vê se tem algo em comum.
Depois, vê os escritos da golden dawn, os seus rituais, inclusive, a forma como fazem um circulo. A golden Dawn é do final do sec. 19 e não propriamente pagãos, são uma ordem de magia cerimonial. E depois vai ver os escritos do Gardner. Até as palavras são as mesmas! Usam-se palavras de poder hebraicas (Judaicas!) nos circulos wiccan!

Não discuto contigo no resto, dos sabaths, do que é que as pessoas sentem e como praticam. Que me digas que existem wiccans solitários (que é coisa moderna que nem o gardner nem o Alexander nunca teriam aprovado) eu até aceito. Mas dizer que o wicca é um reviver de um paganismo que nunca desapareceu, bem, isso simplesmente não é verdade. Não tens provas nenhumas disso.

Tu dizes que sabes que algumas bruxas eram pagãs, sabes baseado no quê? O paganismo não era uma religião organizada, na altura.
Isto não tem que influenciar a maneira como praticas o neopaganismo, mas não feches os olhos à realidade historica dos factos só porque são menos interessantes que o mito que se anda a espalhar em blogs desde o inicio da internet.

Ok obrigada :)

Eu estou a basear nos livros que li, não em blogs. Mas a verdade é que hoje em dia existem muitos livros que contem informação errada ou modificada de acordo com o que o autor quer.
Vou ver os que sugeriste :)

Ja agora nao coloquei o neopaganismo no mesmo saco do paganismo, embora na minha opinião o neopaganismo seja de certa forma um ramo do paganismo mesmo.

Por o paganismo nao ser uma religião organizada na altura acredito e mais uma vez, com base nos livros que li, acho bastante provável algumas das pessoas acusadas pela inquisiçao terem sido pagãs e sabios mais ligados aos seus conhecimentos e praticas do que as ideias da igreja. E a igreja livrou-se deles.

Ao contrario do que aparentemente pensas eu prefiro saber os factos a ficar com informaçao errada.
E por causa disso obrigada pela informaçao :)
http://esotericbjarkan.blogspot.pt/
"Men have enslaved each other... since they invented gods to forgive them for doing it."
"Compassion for animals is intimately associated with goodness of character, and it may be confidently asserted that he who is cruel to animals cannot be a good man."

boa noite,a religião wicca e composta somente por pessoas do sexo feminino?

muffin.of.doom
A Wicca original é para os dois sexos, claro, até porque defende um equilibrio da natureza (incluindo a fertilidade) e adora um deus e uma deusa. Mas com o tempo surgiram outras versões da religião.
Entretanto já existe uma tradição americana chamada Wicca Dianica que apenas aceita mulheres e existe pelo menos uma tradição, penso que é Wicca faery que só aceita homens homossexuais mas estas são exceções.

Saudações luminosas. A wicca é uma velha nova religião baseada noA contato com a Natureza,na adoração da Deusa e do Deus através da oração e da prática de magia. A magia não é mais do que direcionar a nossa energia interior de forma a produzir efeitos. No entanto é baseado numa regra: não prejudicar ninguém. Identifiquei-me com a Wicca há cinco anos atrás e posso garantir que não há a veneração do diabo,amarrações ou outro tipo de atrocidades como o sacrificio de animais. Simplesmente sou aquela pessoa que vive da Natureza para trabalhos de cura,a roda do ano e a veneração dos Deuses e amar o próximo. Tudo o que farei pelo outro a mim retornará 3 vezes. Por isso mesmo,convém que se pense bem antes de fazer mal a alguém,até porque isso não é Wicca. Espero ter ajudado em partilhar um pouco  daquilo que vivo. Abençoados sejam!

Muito bom o tópico, desconhecia essa religião, "Wicca"! Sempre a aprender! :D
Os teus segredos mantêm-me pacifico, as tuas mentiras mantêm-me seguro, estás satisfeito com a minha ignorância?

Já tinha ouvido falar, mas não sabia como é. Parabéns pelo tópico.
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

Sky
Citação de: LilithP em 24 abril, 2014, 11:29
Ola :)
Mais uma vez decidi partilhar aqui um post do meu blog. Desta vez sobre a religião Wicca.

Espero que gostem



Embora esta religião seja uma muito flexivel - raras são as wiccans que fazem ou acreditam em tudo exatamente da mesma maneira - existem certas coisas que tendem a ser comuns a todas.


O que é

A religião Wicca é um ramo do Paganismo. É uma religião moderna mas baseada na Antiga Religião que apareceu na pre-historia e foi sobrevivendo e evoluindo ate aos dias de hoje.

Esta religião, ou caminho como muitos wiccans preferem chamar, venera a natureza nas suas muitas formas.

Existem wiccans solitarios e covens (grupos ou familias que praticam a Wicca em conjunto).



As crenças da religião

Ao contrario do que algumas religiões organizadas dizem, a Wicca é uma religião de paz e harmonia intimamente ligada a natureza e aos seres vivos. Não obriga ninguem a pensar como "ela" e não aceita que lhe faça isso.




As wiccans acreditam no karma (ou lei do retorno), tudo o que dás ao universo volta para ti. Por isso mesmo, ao contrario do que se pensa, a religião não acredita num diabo nem no purgatorio. Tu só sofres aquilo que fazes de mal e não o vais sofrer depois de partires.

A unica regra conhecida e praticada por todos é "Se não magoares ninguem, faz o que quiseres."


13 metas da Wicca (aka 13 Metas de um Bruxo)

Não isto não é o equivalente wicca dos 10 mandamentos. Não se vai sofrer terrores por não atingirmos todas as 13 metas. No entanto, os wiccans acreditam que a verdadeira felicidade só é alcançada quando se consegue.

1. Conhecer a si mesmo
2. Conhecer a sua arte
3. Aprender
4. Aplicar o conhecimento com sabedoria
5. Manter o equilíbrio
6. Manter as suas palavras em ordem
7. Manter seus pensamentos em ordem
8. Celebrar a vida
9. Sincronizar-se com os ciclos da terra
10. Respirar e comer corretamente
11. Exercitar o corpo
12. Exercitar a mente (meditar)
13. Honrar a Deusa e o Deus

Decidi hoje escrever sobre esta religião porque é a minha religião e ainda é mal compreendida. É uma religião aberta e pacifica, ao contrario de outras religiões como o cristianismo. Viu-se ameaçada na idade media quando as pessoas perseguiam quem pensava de maneira diferente mas sobreviveu ate hoje.


Blessed be

Viva LilithP

Bom tema

Muito parecido com a minha filosofia de vida.

Parabéns

;)
Não procuro apenas nas estrelas o que pode estar sob os meus pés.

Queria viver tudo numa noite...<br />Isis

Puca
Olá

Nas primeiras respostas a este tópico verifiquei uma certa confusão em relação á Wicca e ao conceito de paganismo. É considerado paganismo todas as religiões, práticas e crenças pré-cristãs. Neopaganismo refere-se ao renascer destas religiões numa época mais actual pós-cristianismo e aqui enquadra-se a Wicca com esta designação. As suas origens encontram-se na mitologia celta em paralelo com o Druidismo e o culto aos ciclos da Natureza que é designado pela Roda do Ano. A associação de Wicca com Bruxaria está relacionada com a utilização de certos objectos ritualísticos (caldeirão, punhal, vassoura,etc.) e com a utilização de ervas em cerimónias e para tratamentos. Se bem que o conceito depreciativo de "Bruxa" nada tem a ver com Wicca senão o preconceito patrocinado pelo próprio cristianismo.

Um praticante consciente de Wicca não deve utilizar o seu conhecimento para manipular os outros á sua vontade (a isto chamo magia negra seja dentro da Wicca ou em outra prática qualquer), mas sim em prol de um bem maior e com consentimento expresso do próprio.

Espero ter sido útil.  :)

Ainda bem que o topico foi util ^^
http://esotericbjarkan.blogspot.pt/
"Men have enslaved each other... since they invented gods to forgive them for doing it."
"Compassion for animals is intimately associated with goodness of character, and it may be confidently asserted that he who is cruel to animals cannot be a good man."