Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.426
Total de mensagens
369.467
Total de tópicos
26.918
  • Tarot - Marselha ou Rider-Waite :: Diferenças
    Iniciado por Filipa84
    Lido 9.304 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Boa tarde

Estou a começar a estudar o Tarot, neste momento encontro-me numa fase muito inicial do estudo, lendo muito sobre as simbologias e significados de cada arcano maior.

Tenciono ler e conhecer tanto o tarot de Marselha como o de Rider-Waite, mas gostaria de saber quais as principais diferenças entre um e outro, nomeadamente se as simbologias dos arcanos menores são iguais.

Já agora, para quem conhece bem os dois métodos, qual preferem? O de Marselha ou o de Rider-Waite? E porquê?

Obrigada,
Filipa B.
"A ciência não só é compatível com a espiritualidade; é uma profunda fonte de espiritualidade" - Carl Sagan

Marselha...
mas tem que se ter atenção, que existem no mercado umas cartas, que embora se chamem Marselha, a numeração não é a correta, e isso leva a grandes erros, de tradução/interpretação...

Boa noite, eu também tenhos os dois baralhos, mas prefiro o de Marselha, por uma razão muito simples, quando se adquir um baralho de Tarot não somos nós que o escolhemos, são os baralhos que nos escolhe a nós, portanto, se tens os dois usa aquele que te diz algo e que gostes mais e também que te chama a atenção. Espero que te tenha ajudado ;)
MIGUEL DO TAROT

mais certeiro são as cartas á moda antiga ;D
Quanto maiores forem os dons, maior deve ser sua humildade, lembrando de que tudo lhe foi dado como empréstimo...

Cartas a moda antiga?
O de marselha é o mais parecido com o original usado em frança.

Eu pessoalmente prefiro baralhos diferentes mas o que uso tem as bases do de marselha
:)

Os metodos nao dependem do baralho na minha opinião, dependem da pessoa que lança as cartas.

Blessed be
http://esotericbjarkan.blogspot.pt/
"Men have enslaved each other... since they invented gods to forgive them for doing it."
"Compassion for animals is intimately associated with goodness of character, and it may be confidently asserted that he who is cruel to animals cannot be a good man."

Olá Filipa!
Tal como aqui já foi dito, deixa que as cartas te escolham, pega nos dois baralhos, um em cada mão e vê qual te transmite energia. Existem varias versões de cartas modernas, que têm como origem o Marselha e o Rider Waite. Trabalha com aquele que te disser algo mais...
Existem videos no YouTube, que te ajudam nos significados e nos vários métodos de as deitares...
Depois vai da tua intuição... tens é que sentir uma ligação especial com o teu baralho! ;)
What Goes Around Comes Around

MIGUEL DO TAROT

Citação de: LilithP em 17 julho, 2014, 22:57
Cartas a moda antiga?
O de marselha é o mais parecido com o original usado em frança.

Eu pessoalmente prefiro baralhos diferentes mas o que uso tem as bases do de marselha
:)

Os metodos nao dependem do baralho na minha opinião, dependem da pessoa que lança as cartas.

Blessed be
não me expliquei quando dizia cartas á moda antiga referia me ás cartas normais e não o tarot,como votava s.cipriano,
eu voto das 2 maneiras--cartas normais e tarot e digo vos as cartas normais são muitos certas nas previsoes
Quanto maiores forem os dons, maior deve ser sua humildade, lembrando de que tudo lhe foi dado como empréstimo...

Olá a todos,

Respondendo às perguntas,

"Tenciono ler e conhecer tanto o tarot de Marselha como o de Rider-Waite, mas gostaria de saber quais as principais diferenças entre um e outro, nomeadamente se as simbologias dos arcanos menores são iguais."

No fundo são a mesma coisa apesar de pertencerem a duas escolas iniciáticas diferentes ambos têm inspiração egipcia portanto vão dar ao mesmo. A única diferença para mim e para poder aconselhar a simbologia do de Marselha é mais complicada do que a do Rider Waite, é preciso usar mais a intuição portanto para alguém que é iniciante e está a começar eu recomendo vivamente o Rider Waite. E não vá nessa cantiga de escolher o tarot pela intuição, porque um iniciante normalmente não tem a intuição calibrada e daí ou compra um baralho que não liga com ele e arruma-o esquecendo o estudo por achar demasiado dificil, ou tem que comprar vários baralhos até chegar ao certo. A minha recomendação é trabalhe com o Rider Waite no inicio e depois o tarot certo vai aparecer e nao tem necessariamente que ser o marselha pode ate ser outro. Eu recomendo se nao quiser gastar muito dinheiro o rider waite mini, eu usei à alguns anos atrás e é muito bom, pode guardar no bolso são cartas de qualidade e não custam tanto como um baralho maior penso que deve andar entre os 14 e 16 euros se nao me engano.
Pelas suas imagens ricas é um baralho fantástico para começar (eu uso este baralho à 13 anos), se quiser continuar nesse baralho sugiro que compre as cartas gigantes do rider waite e medite com as mesmas isso ajudará a aprender sempre mais e mais e a usar mais a sua intuiçao.


"Já agora, para quem conhece bem os dois métodos, qual preferem? O de Marselha ou o de Rider-Waite? E porquê?"

Rider Waite. Imagens mais ricas em simbologia e também por ser adepto da Golden Dawn e o tarot de Rider Waite ser o seu ex libris. Use e vai ver que não se arrepende. De futuro se pretender algo com simbologia mais abstrata igual ao de marselha eu acompanho o meu numero dois que é o tarot de toth. Mas para iniciar não entre pelo de Marselha a menos que vá frequentar curso ou workshop e que voce goste mesmo das cartas, porque para aprender com a intuição e meditação nos arcanos é 1000 vezes melhor o Rider Waite. Depois pode escolher o que quiser há inumeros tipos de tarot eu só aconselho a que escolha tarots na base dos 72 arcanos porque há muito tarot bom mas também há muita gente a querer inventar. Os três melhores são sem dúvida o tarot de toth, o rider waite e o stella's tarot (dentro do sistema de toth).

O mais importante é sobretudo trabalhar a sua intuição porque o baralho nunca pode fazer o mestre e sim o mestre o baralho.

Cumprimentos,
Rui


93 93/93

Concordo com o ruimanuel_22 , eu tenho 2 baralhos com que "trabalho".

1 deles é Albano- Waite podemos dizer ser igual ao Rider-Waite.
2  é as cartas Ciganas ou Baralho cigano.
Os 2 baralhos são muito ricos em  simbologia adoro estes 2 baralhos.


Agora é assim eu fui por aqueles baralhos que me apareceram e chamaram atenção, sem saber quais eram... e já agora bem vinda a este mundo maravilhoso... Namastê
A Vida não é uma pergunta a ser respondida. É um mistério a ser vivido.