Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.426
Total de mensagens
369.467
Total de tópicos
26.918
  • mouras
    Iniciado por borboleta rosa
    Lido 1.330 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
boa noite pessoal desde sempre ouço falar das mouras em contexto sobrenatural.
o que são?
agradeço desde já a quem souber satisfazer esta minha curiosidade:)


obrigada

Citação de: borboleta rosa em 03 julho, 2013, 00:58
boa noite pessoal desde sempre ouço falar das mouras em contexto sobrenatural.
o que são?
agradeço desde já a quem souber satisfazer esta minha curiosidade:)
obrigada

As moiras ou mouras encantadas são espíritos, seres fantásticos com poderes sobrenaturais dos folclores português e galego. São "seres obrigados por oculta força sobrenatural a viverem em certo estado de sítio como que entorpecidos ou adormecidos, enquanto determinada circunstancia lhes não quebrar o encanto".1 Segundo antigos relatos populares, são as almas de donzelas que foram deixadas a guardar os tesouros que os mouros encantados esconderam antes de partirem para a mourama.

As lendas descrevem as mouras encantadas como jovens donzelas de grande beleza ou encantadoras princesas e "perigosamente sedutoras".2 3 Aparecem frequentemente cantando e penteando os seus longos cabelos, louros como o ouro ou negros como a noite, com um pente de ouro, e prometem tesouros a quem as libertar do encanto.

Podem assumir diversas formas e existe um grande número de lendas, e versões da mesma lenda, como resultado de séculos de tradição oral. Surgem como guardiãs dos locais de passagem para o interior da terra, os locais "limite", onde se acreditava que o sobrenatural podia manifestar-se. Aparecem junto de nascentes, fontes, pontes, rios, poços, cavernas, antigas construções, velhos castelos ou tesouros escondidos.


(In wikipédia)

Se morares perto de Rio de Mouro, em Sintra, vai ao Centro Comercial e na parte de baixo, existia à uns anos, um mini centro histórico da região, junto com o grupo folclórico, onde estão imensas lendas sobre Mouros, o Rio e outras curiosidades.
O equilíbrio consegue-se entre o que é espírito e o que não o é.

Citação de: Lilith Lua Negra em 03 julho, 2013, 01:04

Se morares perto de Rio de Mouro, em Sintra, vai ao Centro Comercial e na parte de baixo, existia à uns anos, um mini centro histórico da região, junto com o grupo folclórico, onde estão imensas lendas sobre Mouros, o Rio e outras curiosidades.

Boa noite!

Qual é o centro comercial em Rio de Mouro? Fitares shopping?
Desculpa intrometer-me, é que moro ao lado de Rio de Mouro e desconhecia  ;)

Obrigada!!
" Uma língua perfeita, em que cada ideia fosse expressa por um termo próprio, evitaria muitas discussões." - Allan Kardec

olá pessoal obrigada a quem respondeu, fiquei esclarecida.
moro no porto, não faço ideia de que shopping falas muito menos desse centro histórico lol mas obrigada pela disponibilidade:)

O Fitares Shopping não é em Rio de Mouro, mas sim na Rinchoa, aquele a que me refiro é onde hoje existe, no piso de cima, um supermercado, ou hiper, não sei se é Pingo Doce, não vou lá à uns anos, à cerca de 5 anos era só Centro Comercial, com uma pequena mercearia no piso superior algumas lojas, talhos, mercado etc, na parte de baixo havia mais lojas e o tal local, com lendas e tradições de Rio de Mouro, se ainda existir, é um bom local para perguntar de assombrações, eles têm uma pequena área dedicada a lendas, mitos e coisas no género.
O equilíbrio consegue-se entre o que é espírito e o que não o é.