Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.427
Total de mensagens
369.472
Total de tópicos
26.918
  • Convendo de Almiara / Mosteiro de verride
    Iniciado por catarino
    Lido 4.981 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
A descoberta deste monumental mosteiro, foi para mim uma surpresa proporcional ao seu tamanho, não só pela imponência e pelas memórias, como também pelo seu estado de conservação, poucas são as pessoas se aventuram a entrar neste edificio, devido a alguns acontecimentos paranormais.
Está situado em Verride,(40º 08' 29'' N 8º 42' 47'' O) a poucos quilómetros de Montemor-o-Velho e a sua história é bem longínqua.
O terreno foi doado em 1194 por Afonso Geraldes e sua mulher, Belide Soares, a frades regrantes do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, que foram os responsáveis pela sua edificação.
Foi idealizado para o descanso e recreio dos frades desta ordem, era como uma colónia de férias para estes homens de Deus, que ali nas margens do rio Mondego passavam o Verão. Foram também os frades que introduziram na região o cultivo de arroz, cultura que ainda hoje ali perdura...O Mosteiro de Verride terá entretanto mudado de mãos e foi vendido aos monges da ordem de Santana, sendo novamente  vendido aos monges de Santa Cruz em 1285 e que o ocuparam até 1834.
Da estrutura arquitectónica primitiva e da sua índole medieval pouco ou nada resta. O mosteiro sofreu intervenções em 1580, e mais tarde durante os séculos XVII e XVIII foi acrescentado o torreão e remodelada a capela, conjugando elementos de arquitectura dos períodos  barroco e neoclássico.O seu interior era ricamente decorado com painéis de azulejos e o chão era revestido a pedra mármore, hoje quase desaparecidos pela espoliação continuada levada a cabo por gatunos sem escrúpulos, todo o estado de conservação inspira cuidados e necessita urgentemente de uma profunda intervenção para evitar uma derrocada.A sua ampla fachada pombalina é quase simétrica e adornada ao meio por uma varanda sustentada por quatro colunas com um frontão neoclássico e o corpo esquerdo é arrematado por um torreão, já o corpo direito está completamente derrocado no primeiro andar , a falta do torreão leva-nos a crer que o projecto ficou inacabado.Já dentro do mosteiro, tendo-me introduzido pelas cavalariças impregnadas de um ambiente nostálgico, onde há ainda vestígios da vida monástica e rural, o ambiente quase nos faz regredir aos seus gloriosos tempos. Ao fundo deste espaço há umas velhas escadas que nos conduzem  por aí ao primeiro andar.Tal como muitos outros monumentos eclesiásticos, este também foi condenado à ruína quando foram extintas as ordens religiosas. O decreto de 30 de Maio de 1834 foi uma das maiores injustiças da história da nação!!!
Após a guerra liberal e aquando a convenção de Évora Monte, em que foi assinada a capitulação de D. Miguel, uma das primeiras medidas apresentadas a D. Pedro IV pelo novo governo de Duque da Terceira e pela mão de Joaquim António de Aguiar, ministro das pastas da Justiça e dos Negócios Eclesiásticos, foi a extinção das ordens religiosas masculinas.

As Fotografias despensam palavras.......

















Fonte: http://ruinarte.blogspot.pt/2011/09/convento-de-almiara-mosteiro-de-verride.html

Bom tópico. Está muito bem concebido, achei óptimo teres colocado a história do mosteiro.

Boas noites!!

Gostei bastante do tópico! Tudo explicadinho e fotografias brutais!!  :)

Já foste a mais algum local o qual possas postar?
" Uma língua perfeita, em que cada ideia fosse expressa por um termo próprio, evitaria muitas discussões." - Allan Kardec

Ola boa Noite a todos,

Sim Anastasia, terei todo o gosto em partilhar convosco alguns Locais que visitei e que me marcaram, felizmente a minha vida profissional permite-me conhecer edifícios Históricos, visto estar ligado de alguma forma á reabilitação dos mesmos!
Poderás ver que também criei um tópico do Castelo de Marialva, que para além de ter uma historia interessante, é um local muito interessante para explorar!

 

Está claro que também já vi esse tópico, ando sempre "à caça"  ;D

As fotografias estavam fantásticas também!!

Então bora, posta mais!!

Realmente parece ser uma boa profissão! poder visitar todos esses locais e ainda ficar por dentro das histórias... Muito bom! :)
" Uma língua perfeita, em que cada ideia fosse expressa por um termo próprio, evitaria muitas discussões." - Allan Kardec

#5
Acabaram de me dizer que em Verride lhe chamam a Igreja do Diabo ... porque ele lá apareceu ..... !!!!!????? >:D

#6
isso faz me lembrar a Sé de Lisboa, para quem já la foi, concerteza reparou, num "sinal da cruz" feito na parede a meio da escadaria, dizem que foi quando o diabo apareceu á frente, a pessoa que viu ( não me lembro agora o nome) fez o dito sinal na parede com o dedo, e o diabo desapareceu, o que é certo é que hoje em dia está lá um sinal da cruz feito na parede..

Boa noite. Sou um dos membros mais recentes do forum. Formei há pouco tempo com um grupo de amigas e já visitámos três casas. Visitamos esta casa em questão há uns dias.  A casa possui acessos um poucos complicados o que dificultou a sua visita. existem silvas a crescer por todo o lado, o que torna quase difícil caminhar no seu interior. Existem no entanto alguns trilhos o que indica que algumas pessoas por ali vagueiam.
A casa encontra-se rodeada por pinhal e campo por quase todos os lados, dando-lhe assim um aspecto mais sombrio e opressivo.
Bem eu e o resto do grupo visitamos a casa por volta das duas da manha. Íamos todos com um certo receio pois existem diversos relatos de serem realizados rituais e magia negra no local. Durante a visita ouvimos alguns barulhos estranhos e difíceis de explicar. Ouvimos duas pancadas no segundo andar da casa e por duas vezes ouvimos um barulho que parecia vendo misturado com um certo zumbido que sinceramente nos pareceu aterrador, pois não estava absolutamente vento nenhum.
A certa altura da visita um dos elementos deparou.se com uma série de garrafas posicionadas em forma de circulo numa encruzilhada, o que confirmou as nossas suspeitas de rituais. Nesse momento a visita parou. Assim entendermos ser melhor, dadas as nossas crenças e um dos elementos não se sentir muito bem. não visitámos tudo. À capela não fomos e seria um dos pontos mais interessantes a explorar.
Se a casa está assombrada não foi conclusivo. Dado o que sucedeu não se pôde continuar a visita. Que se ouve ruídos estranhos e se realizam rituais no seu interior é um fato, o que pode atrair entidades ou algo do género.

Cumprimentos a todos

Não tiraram fotos do local ou gravaram um vídeo?  ::)
Era interessante ver as fotos  ;)
Patrícia

Boas. Não tiramos fotos mas ficou acordado lá voltarmos em breve. Já temos algumas casas em mente e possivelmente iremos visitar este fim de semana uma. Esta ficará para mais tarde pois não acabámos a visita e a nossa preparação não era a melhor


Citação de: ryder em 23 outubro, 2013, 16:55
Boas. Não tiramos fotos mas ficou acordado lá voltarmos em breve. Já temos algumas casas em mente e possivelmente iremos visitar este fim de semana uma. Esta ficará para mais tarde pois não acabámos a visita e a nossa preparação não era a melhor



Hum  ::) Espero que depois partilhem aqui o vosso trabalho  ;)
Boa sorte e ... cuidado ...  com as entidades, mas principalmente com os vivos  ;D
Patrícia

Para falar verdade tenho mais receio disso do que propriamente fenómenos paranormais. Há gente mesquinha e maldosa. Com isso sim é realmente preciso ter cuidado:)

Olá boa tarde :) Acabei mesmo agora de me registar, por isso devo ser a membro mais recente x)
Eu vivi até aos meus 12 anos numa aldeia chamada Abrunheira, que fica mesmo ao lado de Verride, e passava muitas vezes por esta 'grande casa cor de rosa' e sempre pensei para mim que tinha um ar muito sinistro e que havia qualquer coisa de estranho. Talvez pq está envolto em silvas e com ninhos de cegonhas em cima, o que dá logo um aspecto mais assustador.
Anyway, sempre tive curiosidade acerca deste mosteiro(fiquei agora a saber o que era), e gostava muito de o visitar e saber se se passa algo lá ou se é só mito. Estou a viver na Figueira da Foz, e ainda tenho casa na Abrunheira, os únicos incómodos é que para além de não ter carro, não conheço ninguém interessado neste tipo de coisas. Por isso se alguém estiver interessado em lá ir fazer uma visitinha, terei todo o gosto em ir também :p

Se vão colocar aqui uma transcrição do trabalho de outras pessoas e fotografias de outras pessoas talvez seja interessante creditar os autores que neste caso foi o Gastão, fundador do projecto Ruin'Arte.

( http://ruinarte.blogspot.pt/2011/09/convento-de-almiara-mosteiro-de-verride.html )

#14
Citação de: Carmilla em 05 novembro, 2013, 15:29
Se vão colocar aqui uma transcrição do trabalho de outras pessoas e fotografias de outras pessoas talvez seja interessante creditar os autores que neste caso foi o Gastão, fundador do projecto Ruin'Arte.


Obrigado Carmilla, Já coloquei a fonte no texto.