Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.426
Total de mensagens
369.472
Total de tópicos
26.918
  • Problemas com o sono
    Iniciado por Manu20
    Lido 2.145 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Bom dia,

Antes de mais peço desculpa se estou a escrever isto no tópico errado.

Tenho 27 anos e desde criança nunca tive muita facilidade em adormecer, nunca consegui ter a sorte de muitos em cair na cama e dormir, tinha que esperar cerca de 1 ou 2h e depois então adormecia e dormia sempre a média recomendada, umas 8h.

Mas há cerca de quase ano e meio para cá que as coisas têm vindo a piorar, em especial há quatro meses que não tenho conseguido dormir nada! Chego até perto da meia noite quando começo a sentir os olhos pesados a querer dormir, nessa altura tento dormir e assim que desligo a TV e me deito, perco logo a vontade de dormir e passo o tempo todo a revirar-me na cama para um lado e para o outro, as horas vão passando e umas vezes faço mesmo directas, outras apenas durmo uma ou duas horas.

Ao início metia folhas de arruda debaixo da cama porque tinha ouvido dizer que afastava qualquer "coisa" que pudesse estar no quarto e até resultava, neste momento deixou de resultar e sinceramente começo a ficar farto disto tudo e como tudo na vida tem limites, o meu está a chegar ao fim e já só penso que prefiro suicidar-me em vez de passar o resto da vida nesta situação.

Não sei o que se passa cá em casa, se existe algo paranormal cá, não costumo ver ou ouvir nada que possa dizer que seja disso, mas foi desde que um familiar meu morreu o ano passado, a quem ajudei nos seus últimos dias de vida que o meu sono se tem vindo a degradar.

Alguém já passou pelo mesmo que me possa ajudar?

Obrigado desde já. :)
"The fear of death follows from the fear of life. A man who lives fully is prepared to die at any time." - Mark Twain

Olá Manu...

Imagino que a tua situação não deva ser nada facil, tendo em conta a importância do sono para a nossa saude fisica e mental.
Olha eu dava-te um concelho: esqueçe as mezinhas e parte mesmo para um tratamento. Procura um psicologo ou um psiquiatra que te ajude, porque muito provavelmente sofres de algum tipo de ansiedade que não te deixa repousar e está claramente a interferir com a tua qualidade de vida.
Digo-te isto essencialmente porque me parece que estás a chegar a uma situação limite. Se já é uma situação que te persegue desde criança não me parece estar ligada ao falecimento desse teu familiar. Já experimentaste algum tipo de tratamento alternativo com um terapeuta experiente?

"Listen: this world is the lunatic's sphere,
Don't always agree it's real,
Even with my feet upon it
And the postman knowing my door...
My address is somewhere else."

Olá Blackstar. Obrigado pela tua resposta.

Não experimentei ainda qualquer terapia ou tratamento alternativo porque estou desempregado nesta altura, e o dinheiro é escasso...
Também me recuso a tomar comprimidos para dormir por medo de causar dependência. Neste fim de semana se dormi 3/4 horas foi muito, e durante o dia também não consigo
dormir, mesmo andando quase sempre ensonado. Mas vou ver se aqui perto existe algum terapeuta em conta e vejo se posso fazer alguma coisa, porque ando mesmo farto disto,
dormir bem que era das coisas que mais valorizava passou a ser impossível, e cada vez gosto menos da altura em que fica de noite por isto mesmo..
"The fear of death follows from the fear of life. A man who lives fully is prepared to die at any time." - Mark Twain

Manu se me permites a sugestão... podes também sacar da net algumas faixas de meditação ( encontras facilmente no youtube ) que te permita fazer um bom relaxamento antes de dormir. Acredita que isto ajuda muito! Para além disso tenta tomar um chá calmante antes de te deitares, pode ser de cidreira ou camomila... e de seguida poes os phones e deixas-te repousar enquanto ouves a faixa de meditação.

;)
"Listen: this world is the lunatic's sphere,
Don't always agree it's real,
Even with my feet upon it
And the postman knowing my door...
My address is somewhere else."

Obrigado pela sugestão Blackstar!  :)

Vou experimentar, neste momento já estou por tudo.. :P
"The fear of death follows from the fear of life. A man who lives fully is prepared to die at any time." - Mark Twain

Não me parece que seja algo de sobrenatural ou paranormal. Estou de acordo com a Blackstar e tenta relaxar. Acredito que sejas uma pessoa ansiosa, principalmente quando chega a hora de dormir pois mesmo com sono acaba por te vir á cabeça esta tua dificuldade em adormecer o que te faz ficar desperto quando te preparas para dormir. Quando isso acontecer não forces o sono ou seja não fiques na cama ás voltas a "obrigar-te a dormir". Aproveita para ouvir uma sessão de relaxamento ou lê um livro para distrair a mente.
Não me trates por VOCÊ!!!
Respeito mais tratando-te por TU do que tu a tratares-me por VOCÊ!

Isso acontece-me muito, especialmente até à uma semana atrás. Mas arranjei a solução. Ouvir um pouco de música relaxante ajuda como já disseram aqui. E eu costumo agarrar-me a algo que me sinta protegida. Pega em algo com que te sintas protegido, um objecto qualquer (não aconselho facas :P ) e experimenta. Sabes às vezes não é nada de paranormal, apenas a nossa mente que fica com "macaquinhos na cabeça" ou então por estares preocupado com algo faz com que não consigas descansar.

Outra coisa que é capaz de ajudar, mas que exige muita força de vontade, é ir correr depois do trabalho. É, parece de doidos, mas resulta comigo. Eu faço-o depois do jantar (porque janto cedo e à noite não como muito) e assim mal chego a casa fico cansada e acabo por adormecer.


São algumas dicas, mas suicidio não. Tudo tem solução.
"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."
- Chico Xavier

Lê isto com atenção :

"Para que serve a valeriana?

A valeriana (valeriana  officinalis) é uma planta de muita utilidade nos quadros de insônia ou outros problemas relacionados ao sono, pois ela relaxa, ajuda a dormir ou a ter uma boa noite de sono, sem a sensação de desorientação ao despertar, comum ao se usar um sonífero químico. Também é uma auxiliar poderosa para quem está tentando se livrar de algum vício, como o tabagismo, pois funciona como um ansiolítico, por isso, é especial para ser usada em casos de ansiedade e estresse. Para aquelas pessoas que são hiperativas, não conseguem relaxar quase nunca, atua no sistema nervoso e acalma, sendo excelente para alívio da musculatura tensionada e não interfere na concentração.

Há registros de que a planta já fosse usada por incas como unguento para massagens e os anglo-saxões a utilizassem como tratamento do sistema nervoso.


Efeitos comprovados do chá das raízes desta planta

Esta é a única planta que tem seus efeitos soníferos comprovados por numerosos estudos, tendo suas raízes efeitos equivalentes aos dos medicamentos químicos, tendo a vantagem de apresentar menos reações colaterais e nenhum risco de dependência, ao contrário dos químicos.

A OMS (Organização Mundial de Saúde) também reconhece as propriedades da valeriana para tratamento de ansiedade. Os efeitos dessa planta são um pouco mais demorados do que os de soníferos químicos.

Uma curiosidade é que ela é conhecida popularmente como "erva-dos-gatos", porque causa um efeito enlouquecedor nesses animais, deixando-os em estado de euforia ou excitamento, portanto, não é conveniente deixar a planta em contato com os gatos.

É comum a associação da valeriana, através de cápsulas ou comprimidos, ao lúpulo para facilitar ainda mais o adormecimento.

A planta pode ser utilizada através de infusão, de tintura, de decocção da raiz, que é mais forte do que o chá de valeriana e também é comercializada em cápsulas ou comprimidos.

Deve-se ter cuidado com o uso prolongado, já que pode causar dores de cabeça ou estado de sonolência.

Como preparar o seu chá
1.Ferver uma xícara de água;
2.Desligar o fogo e acrescentar uma colher de chá das raízes e do caule de valeriana e deixar em infusão, tampada, por cinco minutos e coar.
3.Tomar uma xícara dessa infusão de uma a três vezes ao dia.

Obs.: Gestantes não devem tomar o chá; não se deve utilizar por mais de dez dias, após esse tempo, fazer um intervalo de trinta dias sem tomá-lo."



Fonte: blog Remédio Caseiro

Tens a facilidade de poder comprar as raízes de valeriana num hipermercado na secção de chás em erva, geralmente estão junto aos produtos dietético.
ps- as raízes têem um cheiro horrível, mas depois de feitas, o chá é agradável. Tenta não usar muito açúcar porque a ideia é ser um chá calmante. :)