Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.426
Total de mensagens
369.467
Total de tópicos
26.918
  • Duvida sobre vídeo
    Iniciado por Perdido
    Lido 7.307 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
anaferreira
Olá a todos!
Se me perguntam qual a minha religião, pois sou católica pois sou baptizada e depois dos rituais da Igreja nunca fiz outros de outra religião qualquer para que  possa considerar que mudei de religião.
Todas as religiões como já foi dito...foram criadas por homens e mulheres como tal todas elas tem coisas certas e erradas.
A Igreja católica já cometeu crimes horríveis em nome de uma fé ou um Deus e isso não me deixa orgulhosa....
Detesto gente fanática... e lamento que a maioria dos padres sejam isso mesmo...uns fanáticos e é por causa desse fanatismo...dessa falta de respostas....do tal diabo, que os fieis se vão afastando em busca de outras respostas...
Estou ligada ao ocultismo ou paranormal ou lá o que lhe queiram chamar à 12 anos e nunca vi o diabo ou fiz qualquer pacto com ele ou com outra entidade seja ela "branca ou negra".
Levo a minha vidinha com a minha crença e descrença assim como a maioria de vós e por isso que cada vez que vejo este tipo de comentários vindos de gente com alguma notoriedade numa religião me irrita profundamente essa cegueira e vontade de cegar...
Viva a diferença!
Viva a liberdade religiosa!
Os tempos da inquisição já lá vão e esperemos que o feitiço nunca se volte contra o feiticeiro ...o que me parece que já esteve mais longe!

#16
Citação de: LilithP em 16 outubro, 2013, 23:44
(Culto é o banco do vaticano e o que lá se passa se posso adicionar)


eu respondo:Os podres do vaticano não são para aqui chamados, toda a gente sabe a podridão que por lá vai... Isso nada tem que ver com Deus nem com todos os padres, tal como nós são apenas homens e também caiem na tentação e se perdem no seu caminho, como pode acontecer a qualquer ser humano. Mas isso não nos dá direito de pensar que todos os padres são corruptos, pedófilos ou más pessoas... e por consequência que a igreja seja uma instituição sem credibilidade... Isso é um preconceito que se formou contra a igreja. As pessoas afastaram-se e quase que marginalizaram a igreja porque há pessoas corruptas dentro dela, ISSO É APENAS OLHAR SUPERFICIALMENTE PARA A COMPLEXIDADE DA IGREJA... Ou então é o mesmo que dizer que não damos credito a uma família inteira apenas porque nela houve um criminoso e então pomos toda a família em causa, é uma forma de ver as coisas, é a forma como a maioria vê. Se as pessoas dão credito a todo tipo de crendice e culto que foi surgindo porque não vêm que não é a religião católica que está "perdida", são algumas pessoas que fazem parte dela, são como um cancro que se desenvolveu na igreja mas que culpa tem a igreja em si e Deus??? porque é que as pessoas retiraram o credito que tinham dado á igreja?? tudo o que é bom apenas porque dentro dela a pessoas imperfeitas?? Enfim, bem sei que isto é como discutir o sexo dos anjos...Isto não passam de perguntas retoricas... ninguém leve a mal, mas pensem um pouco porque não "perdoar" os pecadores que fazem parte da igreja? e dar novamente credito e procurar a igreja e Deus, através da igreja para resolver os nossos problemas com o sobrenatural? A igreja está a mudar e já sabe há milhares de anos como lidar com o demónio e forças malignas. O que o padre do vídeo esta a tentar é alertar para as forças ocultas que as pessoas vão procurar sem saberem sequer com o que estão a lidar, porque sabemos todos muito bem que há muitos charlatões que trabalham é com o demónio e invocam forças e entidades que são tudo menos do bem, na igreja podemos ter a certeza que estamos a lidar com o bem e apenas com o bem, já nas outras praticas, cultos e etc, nisso cada um acredita que esta a lidar com aquilo que quer acreditar O QUE NAO QUER DIZER QUE SEJA VERDADE.  

Muita paz e luz é o que desejo a toda a gente e que se virem para Deus na procura da solução para os seus problemas.

#17
Citação de: LilithP em 16 outubro, 2013, 23:44
(Culto é o banco do vaticano e o que lá se passa se posso adicionar)

Citação de: Gandalf em 17 outubro, 2013, 16:48

eu respondo:Os podres do vaticano não são para aqui chamados, toda a gente sabe a podridão que por lá vai... Isso nada tem que ver com Deus nem com todos os padres, tal como nós são apenas homens e também caiem na tentação e se perdem no seu caminho, como pode acontecer a qualquer ser humano. Mas isso não nos dá direito de pensar que todos os padres são corruptos, pedófilos ou más pessoas... e por consequência que a igreja seja uma instituição sem credibilidade... Isso é um preconceito que se formou contra a igreja. As pessoas afastaram-se e quase que marginalizaram a igreja porque há pessoas corruptas dentro dela, ISSO É APENAS OLHAR SUPERFICIALMENTE PARA A COMPLEXIDADE DA IGREJA... Ou então é o mesmo que dizer que não damos credito a uma família inteira apenas porque nela houve um criminoso e então pomos toda a família em causa, é uma forma de ver as coisas, é a forma como a maioria vê. Se as pessoas dão credito a todo tipo de crendice e culto que foi surgindo porque não vêm que não é a religião católica que está "perdida", são algumas pessoas que fazem parte dela, são como um cancro que se desenvolveu na igreja mas que culpa tem a igreja em si e Deus??? porque é que as pessoas retiraram o credito que tinham dado á igreja?? tudo o que é bom apenas porque dentro dela a pessoas imperfeitas?? Enfim, bem sei que isto é como discutir o sexo dos anjos...Isto não passam de perguntas retoricas... ninguém leve a mal, mas pensem um pouco porque não "perdoar" os pecadores que fazem parte da igreja? e dar novamente credito e procurar a igreja e Deus, através da igreja para resolver os nossos problemas com o sobrenatural? A igreja está a mudar e já sabe há milhares de anos como lidar com o demónio e forças malignas. O que o padre do vídeo esta a tentar é alertar para as forças ocultas que as pessoas vão procurar sem saberem sequer com o que estão a lidar, porque sabemos todos muito bem que há muitos charlatões que trabalham é com o demónio e invocam forças e entidades que são tudo menos do bem, na igreja podemos ter a certeza que estamos a lidar com o bem e apenas com o bem, já nas outras praticas, cultos e etc, nisso cada um acredita que esta a lidar com aquilo que quer acreditar O QUE NAO QUER DIZER QUE SEJA VERDADE.  

Muita paz e luz é o que desejo a toda a gente e que se virem para Deus na procura da solução para os seus problemas.

Não estou a falar de Deus. Sinceramente ate tenho "pena" Dele por causa das coisas que fazem em Seu nome.
E depois também não estou a falar de todos tal como disse :) E não falei em ser pedofilos ou más pessoas. O que me incomoda mesmo é o fanatismo e a politica de "só nos temos a verdadeira religião e bla bla" que sinceramente parece-me estar a ser provada no video e nas tuas respostas (por favor tou a dar opinião tal como tu não leves a mal).

E eu não me estou a basear em algumas pessoas, estamos a falar de seculos disto (inquisição, fanatismo, hipocrisia, etc).

Nunca disse que todos são assim. E estava a falar do padre da noticia que está a condenar praticas e pessoas que não tem nem fazem nada de mal :)

E sem querer ofender mas "na igreja estamos a lidar com o bem e apenas com o bem" é contraditorio. A igreja é a instituição a frente da religião cristã e consequentemente o vaticano é a igreja. Afinal é tudo podre ou é tudo o bem? :)

Que ninguem entenda mal a minha opinião por favor. Não tenho praticamente nada de mal contra a RELIGIÃO, so não concordo com a IGREJA e os seus metodos ao longo dos anos.

E lamento mas na minha opinião aquilo em que tu acreditas também não quer dizer que seja a verdade :)
http://esotericbjarkan.blogspot.pt/
"Men have enslaved each other... since they invented gods to forgive them for doing it."
"Compassion for animals is intimately associated with goodness of character, and it may be confidently asserted that he who is cruel to animals cannot be a good man."

Peço a todos que não respondam dentro da citação da pessoa que pretendem referir.
Para isso, escrevam as vossas respostas sempre depois de onde diz [/quote] .
Obrigada :)

#19
Citação de: Perdido em 01 junho, 2013, 13:05
Boas no meio desta polémica toda o papa fazer exorcismo encontrei um video de um padre a falar sobre o assunto ....
e ele diz uma coisa que me deixou baralhado de todo , ele diz que as pessoas como medius taros astrologos REIKI para o fazerem fazem um pacto com o diabo ?

REIKI faz pacto com o diabo ?


deixo aqui o video

http://videos.sapo.pt/EAq4ZOo0LekQVUGgq5uI#share
gostava que alguém me esclarecesse isto fiquei confuso ..... Pensei que pelo menos reiki nao tivesse nada a ver com o diabo .... e medios tinha ideia que ha medios "do bem " por assim dizer

Perdido,

Sobre o Reiki, encontrei na internet dois artigos que me parece importante serem aqui divulgados:

Os católicos não apoiam a prática do reiki, em primeiro lugar porque a fé cristã não compartilha a cosmovisão espiritual orientalista; em segundo lugar, por considerá-lo uma técnica que não pode demonstrar sua efetividade cientificamente.

O reiki se apresenta como um método de cura por meio de energias e parte da base de que tudo o que existe é energia.

O reiki, criado no Japão por Mikao Usui (1865-1926), diz ser um método de cura que utiliza a "energia universal de vida" e uma conjunção de duas energias muito poderosas. A primeira energia seria guiada por uma consciência superior que alguns chamam de "Rei" (Deus) ou seu próprio "ser superior", isto é, não seria produzida pelo curador, mas pelo próprio ser superior. A outra energia – a pessoal – que moveria o ser humano, é chamada de "Ki".

Quem pratica o reiki considera que tudo o que existe é energia – do pensamento até os elementos – e nós seríamos, por conseguinte, uma irradiação dessa energia. Segundo esta concepção, o "campo eletromagnético" que produz a energia que nos cerca é composto por várias camadas que nos envolvem; ao longo das nossas vidas, esse campo vai se nutrindo de traumas e problemas emocionais que ficam presos nele, como em uma rede, produzindo bloqueios no fluxo da energia universal de vida. Esta energia, supostamente essencial para a vida (e inclusive mais importante que o ar e a água), se estabilizaria mediante a cura reiki, que a ajudaria a desbloquear os problemas energéticos que seriam os indicadores da doença física.

O reiki tem 5 princípios que aparecem como uma suposta guia para os "canais" (reikianos) e foram estabelecidos por Mikao Usui e outras pessoas, como o Dr. Hayashi e a Sra. Takata. São eles:

1. Só por hoje, não se preocupe.
2. Só por hoje, não se aborreça.
3. Só por hoje, honre seus pais, professores e idosos.
4. Só por hoje, ganhe sua vida honestamente.
5. Só por hoje, demonstre gratidão por tudo o que é vivo.

Seu tratamento consiste na colocação das mãos sobre o corpo humano para que a energia flua, cure e inclusive conecte com guias espirituais.

Acredita-se que, ao colocar as mãos sobre o corpo do paciente, o terapeuta reikiano permite que a energia mane entre duas ou mais pessoas, com o único propósito de compartilhar a cura. O reiki também pode ser autoaplicado. Diante de uma região considerada de interesse, é possível manter as mãos sobre ela durante o tempo necessário.

Os sistemas variam de acordo com o terapeuta reikiano, mas em geral se trabalha em uma primeira sessão chamada "limpeza dos 21 dias", durante os quais se supõe que a energia trabalha limpando os chacras (centros de energia imensurável situados no corpo humano, segundo algumas culturas da Ásia), começando pelo chacra raiz e culminando no chacra coroa. Esta energia fluiria três vezes através dos chacras, no transcurso de três semanas, e depois se daria o "alinhamento", no qual a energia trabalharia em um nível maior.

Alguns terapeutas reikianos consideram que, além de curar, o reiki ajuda a conectar-se com os nossos "guias espirituais".

O reiki se fundamenta em uma cosmovisão orientalista panteísta e está influenciando diversas religiões e práticas.

Antes da chegada da filosofia budista ao Japão, existia na região uma espécie de religiosidade primitiva, similar a outras de diversos povos arcaicos, denominada sintoísmo no século VIII, para diferenciar-se do budismo. Surgiu do culto à natureza feito pelas religiões populares. Isso se reflete em cerimônias que invocam os poderes misteriosos da natureza. Em 1945, o sintoísmo estatal (que concebia o imperador como descendente do deus Sol) perdeu seu lugar oficial e atualmente o culto é privado.

O budismo foi fundado por Gautama (563-483 a.C.) e é uma religião filosófica, ainda que, em sentido estrito, seja mais uma filosofia, porque Gautama negou a utilidade de qualquer deidade. Baseia suas crenças em que o sofrimento (dukkha) é causado pelos desejos e que, portanto, é preciso eliminar o desejo para eliminar o sofrimento. Isso se alcançaria mediante a finalização das sucessivas reencarnações através da senda óctupla e sua culminação no nirvana (desatar) ou libertação espiritual.

A cosmovisão espiritual orientalista (hinduísmo e budismo) é panteísta. O panteísmo é uma doutrina que ensina que Deus é a substância de todas as coisas, ou seja, que "tudo é deus" (imanência). A síntese desta doutrina aplicada às religiões orientais citadas é a crença no Atman ou alma espiritual do homem e no Brahman, Deus sem forma ou espírito do mundo. Em outras palavras, para o conceito religioso orientalista, Deus seria uma energia e nós, parte, reflexo ou pedaços materiais dessa energia cósmica.

Tanto nos upanishad hinduístas como na crença vajrayāna, tântrica ou esotérica do budismo tibetano, menciona-se e acredita-se na existência de 6 pontos energéticos situados em diversas partes do nosso corpo, chamados chacras (círculos). Estes fariam parte de um corpo de energia e seriam mais sutis que o corpo físico. Seu estado de equilíbrio se refletiria em nossa saúde física e mental, e a energia reiki estabilizaria tais centros energéticos.

Mikao Usui não esteve livre da influência destas religiões e práticas, além de ter sido um "monge cristão". A utilização da terapia reiki como sistema de cura pode ter sua origem na época em que o Japão vivia a abertura cultural e na influência das religiões orientais já citadas mais as do "novo pensamento" ocidental (entre outras coisas), que promoveram a criação de muitos novos movimentos religiosos japoneses (shinshūkyō), já desde o final do século XIX.

O reiki não é uma ciência; seu conhecimento é alcançado mediante certa forma de iluminação. Apresenta-se como uma maneira de curar doenças, mas seu tratamento não é comprovável.

O conhecimento científico se resume em 3 qualidades: geral, social e legal. A geral se refere à validez da experiência, que pode se repetir e nutrir de conhecimentos gerais e não individuais.

A social exige que este conhecimento possa ser comunicado de maneira que qualquer pessoa com capacidade e empenho possa acessá-lo. Esta característica distingue a ciência, tal como é conhecida no Ocidente, dos conhecimentos que integram as doutrinas esotéricas, como o ioga e o zen, que não poderiam se comunicar por meio da linguagem, mas apenas ser alcançados mediante certa forma de iluminação.

A terceira qualidade do conhecimento científico, a legal, se refere às leis que integram as ciências e a aplicação prática das ciências que constituem a técnica.

Certamente, alguns terapeutas reikianos e seus pacientes não atribuem ao reiki o caráter de ciência, mas afirmam que cura doenças físicas. O reiki não é uma ciência, não é factual, não pode diagnosticar, seu tratamento não é comprovável, não previne, não oferece provas e não pode refutar outros resultados oferecidos pela ciência.

Por sua carga orientalista, possui determinismo filosófico, já que afirma que as consequências são causais (causa-consequência) e nada aconteceria por acaso.

Outro ponto a ser destacado é o seu sobrenaturalismo, porque considera, em sua prática, a mediação de forças não pertencentes ao âmbito científico, o que o faria sair de seu campo pretendido.

É uma prática de magia de cura e, como tal, está ligada à superstição. Seus efeitos são inexistentes.

O ser humano primitivo chegou a uma etapa na qual acreditou, mediante diversas práticas, poder apaziguar e controlar as forças da natureza por meio da magia ou feitiçaria.

O reiki diz administrar e dominar uma "energia universal de vida" que provém de uma consciência cósmica (à qual muitos chamariam de "Deus") e que, bem utilizada, pode curar doenças.

No estudo da mente religiosa primitiva, será útil destacar que às vezes se compara religião e magia, ao não haver evidências realmente demonstradas para doenças físicas.

Alguns afirmam que religião e magia são a mesma coisa e que a dualidade magia-religião é posterior a um período mais primitivo, no qual ambas as práticas estavam relacionadas. Frazer sustentou que a magia seria mais antiga que a religião e alegou que aquela é um fenômeno esotérico, e não religioso. Assim, a religião envolve o homem em um vínculo de reciprocidade desigual com a divindade, manifestação própria do fato religioso, enquanto a magia não se detém na adoração de nenhum ser. A influência orientalista (budista) no reiki afasta toda divindade, substituindo-a por essa força ou energia cósmica, essa consciência que supostamente agiria mediante o reiki.

O reiki não se diferenciaria muito de uma prática "xamânica" ou "druídica", excetuando-se que não utiliza nenhum remédio ou poção alucinógena. Da mesma forma, afirma não ser nem querer substituir a medicina tradicional ou alopática. A medicina alopática é a terapêutica cujos medicamentos provocam no organismo sadio fenômenos diferentes dos que caracterizam as doenças em que são empregados e é científica porque é conhecimento verdadeiro das coisas pelos seus princípios e causas (corpo de doutrina ordenado e formado com sujeição a um método que constitui um ramo particular do saber humano.

Considerando que não é e diz tampouco querer substituir a medicina tradicional ou alopática, bem como carecer de sustentação científica (ainda que afirme curar e considerar-se terapia alternativa) e não ser uma religião (apesar de atribuir seus resultados a uma energia sobrenatural à qual alguns conheceriam como Deus ou seu próprio "ser superior"), conclui-se que o reiki encaixaria então na definição de uma prática mágica curadora. O reiki diz administrar e transmitir uma suposta energia sobrenatural para um benefício – e o suposto controle de uma força de igual natureza para diversos fins é o que se conhece como magia.

A magia é concebida no pensamento do homem primitivo e das crianças. Está aferrada na superstição popular e, ainda que seja levada à prática e seguida por algumas pessoas, seus efeitos são inexistentes.

Seu suposto efeito curativo dista muito do conceito cristão de cura pela graça, pela imposição sacramental e pela oração.

Aproximar-se da prática do reiki induz ao abandono da adoração a Deus. A magia é superstição e esta é alheia à fé (e à ciência), desviando a crença por um caminho equivocado.

Com relação ao pretendido efeito de cura do reiki, o conceito cristão de "cura pela graça divina", por imposição sacramental ou pela oração também dista muito da "energia universal de vida" que o reiki diz administrar de maneira individualista e confusa sobre a proveniência desta suposta energia.

A superstição nasce na ignorância e tal ignorância também pode levar ao afastamento da "cura por poderes naturais" (medicina tradicional), de maneira que a pessoa pode utilizar o reiki não somente como terapia alternativa complementar, mas como terapia única, colocando em risco (talvez ainda mais) a sua saúde. Vários bispos da Igreja Católica afirmaram que o reiki "não seria apropriado para as instituições católicas".

Fonte: Site Aleteia

O famoso médico e estudioso de terapias alternativas Edzard Ernst escreveu um artigo onde avalia o Reiki.
Ele sente-se fascinado pela área "alternativa". Aliás, ele começou a sua carreira de médico num, assim chamado, hospital homeopático em Munique. Felizmente, ele não perde o cérebro racional quando analisa as chamadas terapias alternativas, por isso muitas vezes desilude-se com os resultados que encontra.
E, afinal, que conclui ele do Reiki?

A conclusão do doutor Ernst é simples: o Reiki não é plausível, não é eficaz, nem sequer é inofensivo.

Que não é plausível, penso que toda a gente percebe: uma "energia mística" que ninguém sabe o que é, é concentrada nos dedos de alguns "mágicos" e que depois passa para os pacientes curando-os de tudo e mais alguma coisa: desde a dor de cabeça até ao cancro (nós temos bandoletes quânticas que garantimos que detêm a mesma plausibilidade e aplicabilidade).

Que não é eficaz, penso também que toda a gente percebe: se eu puser as minhas mãos sobre um carro, ele não fica milagrosamente com gasolina nem milagrosamente passa a ter mais potência no motor (apesar dos mecânicos não se importarem nada que a realidade funcionasse dessa forma). Da mesma forma não curo tumores malignos nem sequer simples cortes num dedo, pondo as minhas mãos sobre a zona, apesar de não lhe tocar fisicamente. É óbvio que isto funciona em filmes, mas quem consegue separar a realidade da fantasia percebe que os filmes servem para entretenimento e não como fonte de informação credível.
Por outro lado, já existem inúmeros estudos objectivos feitos ao Reiki, e todos apontam no mesmo sentido: naqueles que mostram resultados positivos, esses resultados positivos são claramente um placebo.

Que não é inofensivo parece um pouco mais difícil de entender. Afinal, se a técnica nada faz, então também não pode fazer mal. O mesmo se aplica também à homeopatia... perdão, aos copos de água. Mas o problema destas (e de todas as outras) crenças pseudo-religiosas é que a grande maioria das pessoas não lê as experiências feitas e limita-se a acreditar naquilo que os vendedores de banha de cobra lhe dizem. E muitas vezes, a cura de determinada doença depende da rapidez com que ela é tratada. Se em vez de se seguir aquilo com provas dadas objectivamente na cura de determinada doença, se prefere, mesmo que temporariamente, seguir algo completamente irracional só porque "alguém" nos disse que pode fazer bem (sem entenderem o que é o efeito placebo), pode acontecer aquilo que por exemplo aconteceu ao Steve Jobs: uma vítima famosa entre tantas outras não tão famosas das crenças irracionais.

Termino com esta pergunta: Sabem como se chamam as "terapias alternativas" que funcionam? Medicina


Fonte: Site Astropt

Cumprimentos.

"Procurai primeiro o reino de Deus e a sua justiça, e tudo o mais se vos dará por acréscimo." Jesus Cristo

Olá!

Os artigos foram interessantes :)
Mas na minha opinião, tal como na medicina normal ha tratamentos que funcionam com umas pessoas e outros que não, no reiki e na medicina alternativa acontece o mesmo.
Pode haver pessoas que o reiki não faz efeito (pode ate ser assim por causa de medicamentos) e depois ha pessoas que resulta.

Eu fiz e ajudou-me. Talvez seja o "poder da sugestão", acreditei que fosse resultar e resultou. Mas se por acreditarmos resulta, não entendo porque é ineficaz :)

http://esotericbjarkan.blogspot.pt/
"Men have enslaved each other... since they invented gods to forgive them for doing it."
"Compassion for animals is intimately associated with goodness of character, and it may be confidently asserted that he who is cruel to animals cannot be a good man."

o vaticano não quer ninguém a fazer exorcismos para cobrar 50€ a primeira consulta e depois cobrar ainda mais,em lisboa D.Armando queria 600€ só para fechar o cofre a uma pessoa que conheço diz ele que tinha o cofre aberto,imagino quanto não custa um exorcismo deviam era ter vergonha e nem sequer comentar porque se alguém trabalha para o diabo são todos os padres e pastores das igrejas que andam por ai,quando falam o nome de DEUS ou do seu FILHO deviam lavar bem a sua boca imunda o filho de DEUS nunca fez nada por dinheiro

Bem, eu, se tivesse um cofre e estivesse aberto só tinha duas preocupações:
1. Como raio descobriram a combinação que o abre!!
2.E se o abriram porque deixaram a porta aberta depois do assalto?!!! >:D

Organizações religiosas que inventam rituais para ajudar coitadinhos só enganam quem quer ser enganado e a diferença entre os que cobram e os que o fazem de forma gratuíta é só mesmo a tabela de preços...

Se eu disser que a qualidade do ar numa floresta virgem é inferior e  prejudicial para a nossa saúde e a qualidade do ar de uma cidade industrializada é que é superior e benéfica pra saúde e conseguir convencer um numero considerável de pessoas de que esta ideia é verdadeira....se esse número de pessoas duplicar ou triplicar a cada década daqui a uns séculos ver-se-á humanos a fazer piqueniques no campo ligados a mascaras com ar poluído de Tóquio ou de outra grande cidade industrializada, e tambem aí a diferença do ar vai estar na tabela de preço.
Não me trates por VOCÊ!!!
Respeito mais tratando-te por TU do que tu a tratares-me por VOCÊ!

Esse Sr. "Dom" Armando, com os seus anúncios nos jornais e revistas deve ser uma bela peça deve.
They say he died ten years ago but the list of victims seems to grow.