Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.426
Total de mensagens
369.472
Total de tópicos
26.918
  • Lenda de Estremoz
    Iniciado por Baterodalo
    Lido 5.885 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Boas eu venho aqui contar-vos uma lenda que me foi contada pelo meu pai e confirmada por muita gente, se ja existir um topico disto peço desculpa.

Então é assim a uns bons anos 6-7 já não me lembro bem o meu pai comprou um quinta em Borba (o que também tem bastantes historias para contar mas aqui não e o local indicado falo disso mais tarde), e íamos muitas vezes visitar o meu tio que também tinha uma casa ali ao lado em Arcos que fica nos arredores de Estremoz bem perto de Borba  (é o único nome que me lembro que as pessoas de la chamam mas acho que não é o nome verdadeiro porque já procurei no google maps e não encontrei nada) e sempre que la íamos eu perguntava ao meu pai sobre a estátua de um fauno que se encontrava numa praça onde faziam/fazem  a feira, o meu pai contou-me que e uma lenda antiga de que existe um Fauno que assombra as casa abandonadas, e que ele mesmo acredita por já lhe aconteceram coisas devido a essa estátua. Uma delas foi que ele a muitos anos atrás 30+ estava em frente aquela estátua dentro do carro e a dizer para ele que não acreditava naquilo que era tudo mentira e quando foi a ligar o carro para se ir embora ficou com o volante do carro na mão partido (coincidencia ou não e bem creepy) eu não me lembro muito mais porque na altura tinha 11-12 anos e não liguei muito aquilo.
Se alguém souber alguma coisa acerca dessa lenda agradecia que partilhassem.

Cumps Baterodalo

Sinceramente, conheco Borba mais ou menos, e tenho dois familiares que são de lá, mas não conheço tal lenda por isso não posso ajudar...

Quanto ao volante... Ainda noutro dia tive um acidente depois de fazer ciclismo... Se o tivesse logo depois de ir a missa ou de fazer uma investigação paranormal numa casa assombrada, o que diriam ou especulariam? O universo interliga-se por acasos dignos de uma peça de arte imortal... Resta ao teu pai saber porque aquele acaso...
"Eu não preciso dos padres do mundo, porque não preciso do Deus do céu. Isto quer dizer, que tenho meu Deus dentro de mim" - Eça de Queirós

Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

Eu não cheguei a falar bem da lenda...
Sei que envolve pessoas ouvirem passos de um animal com casco em casas abandonadas e verem vultos a passam de divisao para divisao e a silhueta era de um homem com pernas de cabra.
É mais o menos assim pelo que me lmebro.

Depois de muito tempo a passar por memorias e procurar no google maps consegui encontrar e tirei um print.


#5
Tenho familia em Estremoz, vou lá umas 5 ou 6 vezes por ano! Já tinha ouvido falar de uma lenda, e embora nao me lembre muito bem, penso que nao era contada da mesma forma!! até o nome que dão à estatua é outro! (nao me lembro do nome em concreto, mas tem algo a haver com chibo) e se nao me engano tinha a ver com um menino que nasceu com casacos de bode porque a sua mãe era pecadora! mas nao me lembro de muito mais...

Outras das historias (lendas) que sei é que O Quartel, a Igreja da Misericordia e algumas casas (entre elas a da minha familia) estao todas interligadas por tuneis, onde se diz que encontraram um corpo metade humano metade animal. Adorava explorar esses tuneis, mas infelizmente a aventureira da minha familia que poderia ir comigo e que tinha o poder de conferir magia a tudo..ja nao esta entre nos.
A propria casa da minha familia tambem  tem um quarto (onde nasceu o meu avô) que está assombrado (so la entrei uma vez, a medo) e varias pessoas (empregadas e familiares meus) já viram um espirito todo vestido de cinzento ao que apelidaram precisamente "Homem de cinza"..Muita gente da minha familia de Estremoz tem (ou tinha infelizmente) capacidades extrasensoriais...


Já me lembrei do nome da estátua! Sátiro!!!

Boa noite. Sou novo aqui. Mas ao ler este post, em relação ao fauno não sei de nada. Agora, em relação ao quartel estar ligado há igreja. Conheço bem o quartel (Regimento de Cavalaria 3), pois fui lá militar 1 ano (2010/2011), mas nunca ouvi falar de tais tuneis. Ouvi várias vezes histórias de uma freira que havia estado na igreja (ou no quartel, não me recordo bem), há muitos anos e que havia falecido lá. Depois disso a sua alma não passou para o outro mundo e ficou a vaguear pela igreja e quartel. Um facto de que eu sei ser verdade foi de um militar que estava lá colocado, e numa noite de serviço algo aconteceu e o homem faleceu. O estranho foi o facto de que, apesar de o terem encontrado apenas algumas horas depois, o cadaver estava já com algum estado de decomposição, com bichos e um cheiro a podridão. Seja qual tenha sido o motivo disso, diz-se ainda hoje que ele continua lá. E verdade seja dita, há noite, certas partes daquele quartel são realmente assustadoras, onde alguns dos soldados que ainda hoje lá estão não se atrevem a entrar sozinhos. E eu sei do que falo, pois muitas vezes lá sozinho, apanhei grandes sustos ao ouvir ruidos quando estava sozinho em determinado local. De onde vinham, nunca descobri ;-)

Lol que cena, muito interessante, e ainda mais dito na primeira pessoa...

#8
Citação de: CatarinaTaborda em 19 março, 2013, 17:01
Tenho familia em Estremoz, vou lá umas 5 ou 6 vezes por ano! Já tinha ouvido falar de uma lenda, e embora nao me lembre muito bem, penso que nao era contada da mesma forma!! até o nome que dão à estatua é outro! (nao me lembro do nome em concreto, mas tem algo a haver com chibo) e se nao me engano tinha a ver com um menino que nasceu com casacos de bode porque a sua mãe era pecadora! mas nao me lembro de muito mais...

Outras das historias (lendas) que sei é que O Quartel, a Igreja da Misericordia e algumas casas (entre elas a da minha familia) estao todas interligadas por tuneis, onde se diz que encontraram um corpo metade humano metade animal. Adorava explorar esses tuneis, mas infelizmente a aventureira da minha familia que poderia ir comigo e que tinha o poder de conferir magia a tudo..ja nao esta entre nos.
A propria casa da minha familia tambem  tem um quarto (onde nasceu o meu avô) que está assombrado (so la entrei uma vez, a medo) e varias pessoas (empregadas e familiares meus) já viram um espirito todo vestido de cinzento ao que apelidaram precisamente "Homem de cinza"..Muita gente da minha familia de Estremoz tem (ou tinha infelizmente) capacidades extrasensoriais...


Já me lembrei do nome da estátua! Sátiro!!!

Também tenho família em Estremoz. nunca tinha ouvido falar dessa história.
Mas muito interessante.
A única lenda deste género que conheço de Estremoz, é que para os que conhecem Estremoz, tem um lago chamado "Lago do Gadanha", e ao pé tem uns chafariz. Então a minha bisavó contava-me sempre esta história:
Havia um homem, que vivia nas muralhas do castelo, que todas as noites passava na rua da minha bisavó, que ficava no caminho do castelo aos chafariz. A casa ainda hoje, se mantêm igual, com um postigo na porta. A minha bisavó no verão deixava sempre o postigo aberto, e corria a cortina.
Então todas as noites que o homem passava a frente da casa da minha avó dizia boa noite (era daquelas personagens que conhecia toda a gente e toda a gente o conhecia), e a minha Bisavó ia ao postigo retribuir-lhe a boa noite, e deparava-se só com um burro sozinho, a descer a rua. Houve muita gente que o seguiu, e afirma que ele ia beber água ao chafariz e voltava para casa.
Igualmente toda a gente dessa terra que tinha presenciado esses episódios do, vamos lá, "homem-burro", afirmaram que ele no outro dia tinha os dedos todos feridos.
Enfim lenda ou não, é uma boa história.
Mas voltando ao tópico, encontrei uma outra foto da estátua:





Ashesrain

A lenda do homem burro, faz-me lembrar a lenda do corredor: Homem que se transforma em lobisomem e que tem de Correr o Fado!
Em Arruda dos Vinhos, sempre ouvi falar que o avô de um amigo se transformou em burro num jantar de familia, quando já se desconfiava que ele o fazia.
Ao fim ao cabo, todas as lendas são parecidas, só muda os locais e as formas como são contadas.
Exemplo é o Correr o Fado: Numa localidade tem de correr 7 igrejas coroadas pelo rei. Noutra tem de correr 7 fontes. Há aquela dos 7 montes. E há também o que corre as 7 encruzilhadas. Em comum, todos andam de mãos ligadas!

(São estas coisas, lendas e mitos, que me deixam a pensar no quanto somos "burros" em não aproveitarmos para realizar filmes de terror. Nos USA, U.K., França e Japão, aproveitam as lendas e criam obras de arte! É só um aparte.)