Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.427
Total de mensagens
369.472
Total de tópicos
26.918
  • Anti-Freud
    Iniciado por Mephisto
    Lido 16.565 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Citação de: anokidas em 07 janeiro, 2013, 04:45
Podes ter lá as tuas razoes acerca do Homem (confesso que também não sou fã numero um)  mas o que é certo é que ainda é muito falado e admirado nas aulas de psicologia.Concordo com o estudo do complexo de Édipo e o complexo de Electra que ele fez em relação ás crianças deixando assim alguns discípulos que completaram a sua obra como o Erik H. Erikson, Arnold Gesell, Jerome Bruner e Piaget. O estudo que fez do Id e do ego e do super-ego .Já em relação ao significado dos sonhos é que ponho em questão mas isso são outras conversas.
O homem acabou por ser útil á humanidade numa forma pouco convincente dado ás circunstancias talvez da época mas não o abomino literalmente a importância que teve na comunidade do estudo do comportamento humano e do desenvolvimento da criança.


Se estabelecermos uma hierarquia na Psicologia/Psiquiatria então sem duvida Freud tem de ser considerado o maior deles todos. Mas admito que não seja correto estabelecer "Rankings" a esse nível. 

Mephisto
#16
Citação de: anokidas em 07 janeiro, 2013, 05:33
Só lendo a obra de um e de outro para tirar ilações ,até lá abstenho-me e remeto-me á ignorancia que aprendi nos tempos de escola ;D

Freud não é tão insignificante quanto se pensa ,se fores mais atrás no tempo as crianças antigamente não tinham significado algum perante a sociedade,eram tratadas como uns enfermos e só serviam para trabalhar. Aos 3 e 5 anos já tinham uma inchada nas mãos eram concebidas para trabalhar.Não tinham direitos alguns e eram desprovidas de alimentos roupas e brinquedos.Freud foi o único homem que se preocupou em mudar esta atitude no humanidade,obtendo factos relevantes do desenvolvimento humano.


Não sejamos tão radicais! Nem Freud é insignificante, nem foi, seguramente, o único homem que se preocupou com essa questão da criança. O papel da criança na sociedade é um reflexo primário do desenvolvimento dessa sociedade, obedecendo a uma série de factores inerentes como cultura, religião, politica etc.

Ainda hoje podemos verificar in loco os resultados da exclusão social, das politicas sociais, dos culturalismos, observando as diferenças que daí advêm, por vezes abissais, entre crianças da classe média e crianças pobres (generalizando a abordagem).

Penso que, aquilo que referes, quanto aos direitos da criança na sociedade ocidental europeia, é mais umbilical ao «factor destruição» que assolou a Europa durante o período da Primeira Grande Guerra Mundial. Creio que a consciência do papel da educação na formação do ser humano a um nível generalizado nas populações, advém desse triste evento e não, concretamente, da pessoa de Freud.

Repara que o que está em causa, não é erradicar o feito freudiano do historial humano. Bom ou mau fala-se mas, resta saber do que se fala concretamente, pois para avaliar a obra imparcialmente temos de conhecer a pessoa por detrás dela. Não me refiro a este livro em particular «Anti-Freud» mas sim a Freud com todo o seu legado literário. Michel Onfray, usando e abusando do «ódio de estimação» como o Antoine tão bem referiu, não deixa de levantar questões pertinentes, objectivas e conclusivas. Aquilo que mais me assaltava a mente à medida que o lia era a semelhança do percurso de Kardec com a sua codificação da doutrina espirita.

Está feito, não se questiona. Não se questiona porque? Porque o «pai assim o disse». Não defendo o livro de Onfray porque fiquei um pouco desiludido com algumas abordagens selvagens que este faz à relação de Freud com as filhas. Acho que há certos assuntos que não podem ser, jamais, avaliados à luz da especulação, levantada em torno de fragmentos descontextualizados das cartas deste para o seu amigo Fliess.

De resto, por A mais B se comprova a razão de Onfray que, poderia ainda ser mais dura, não fosse o caso de uma ainda considerável parte do espólio freudiano, estar inacessível por requerimento da família por um prazo ridiculamente longo. Costuma dizer-se que quem não deve não teme. Parece que a família Freud tinha muito a temer.

O cerne da questão é a implementação da psicanálise como ciência, quando na realidade é um ~gás intestinal~ cósmico de uma mente filosofa que abominava os filósofos e precisava a todo o custo vingar na sociedade.

anokidas

Desculpa insistir na minha opinião em relação a Freud,mas quero deixar um pouco da sua Obra para que percebas o porquê da psicanálise ser importante.

Fred alem de ter sido um grande cientista e escritor (prémio Goethe 1930)possui o titulo,assim como Darwn e Copérnio,de ter realizado uma revolução no âmbito humano: a ideia de que somos movidos pelo inconsciente.Freud e a suas teorias e o seu tratamento com seus pacientes foram controversos na  Viena do século XIX e continuam a ser muito debatidos hoje.As suas ideias são frequentemente discutidas e analisadas como obras de literatura e cultura geral.
Os conceitos do inconsciente,desejos e repressão foram revolucionários; propõem uma mente dividida em camadas ou níveis ,dominada em certa medida por vontades primitivas que estão escondidas sob consciência e que manifestam nos lapsos e nos sonhos.

O primeiro caso clínico deve-se a Breur e descreve o tratamento dado a uma paciente ( Berth Pappenheim,chamada de Anna O,no livro),que demonstra vários clássicos de histeria.
O método de tratamento consistia na chamada "cura pela fala"ou " cura catártico",na qual a paciente discute sobre associações com cada sintoma e com isso ,os faz desaparecer.
Esta técnica tornou-se o centro das atenções de Freud ,que também acreditava que as memórias ocultas e reprimidas eram sempre de natureza sexual ( ao qual discordo).O seu colega não concordando com este ponto separou-se dele após as publicações conjuntas dos casos clínicos.

                                                                                                            "A criança é o Pai do Homem"
                                                                                                                        (Freud)

Utilizando métodos de investigação clínica ,Freud concluiu que para se conhecer o adulto, era preciso conhecer a criança que ela tinha sido.
A teoria psicanalítica foi pioneira ao atribuir aos primeiros anos do individuo uma importância fulcral na estruturação da personalidade.

Pensamento Freudiano é constituído por três estruturas,inconsciente, subconsciente, consciente, que era nada mais do que o ID o Ego e o Super ego.
Concluiu também os estádios de desenvolvimento do ser humano,estádio de desenvolvimento psicossexual,cada estádio é marcado pelo confronto entre a Libido e as forças que lhe opõem.
Libido é uma pulsão de carácter sexual que tem um sentido psicanalítico de resposta ao prazer.Estou a referir-me  ao prazer érogeno que pode ter incidência em diversas zonas.
Cada zona tem maior importância consoante os estádios de desenvolvimento em que o individuo se encontre ( como se de marcos de vida estivéssemos falando,digamos assim).
Pressupondo então que existem vários estádios,começando pelo estádio Oral, estádio Anal  o estádio fálico,estádio latência (puberdade) e por fim o estádio genital.
Todas estas etapas teem uma explicação lógica e racional no desenvolvimento e o porque de muitos comportamentos humanos quando uma ou estágios falham na progressão.Talvez por isso a psicanálise seja tão importante,serve no fundo para descobrir onde está o erro e ouvir  o paciente ,fazer falar para compreender os seus comportamentos e mais tarde a cura.

Uma pergunta, quando estamos a falar de psicanálise freudiana, estaremos a falar de psicoterapia?
"Somos seres espirituais com corpo físico, e não seres humanos que buscam a condição espiritual." (Sara Marriott).

anokidas
Sim psicoterapia vem das investigação da psicanálise que Freud teorizou.

Mephisto
Anokidas és livre de discordar, não tens de desculpar-te por isso. Para aquilo que expuseste sugiro então que leias o livro e te surpreendas com a «ciência» que é a psicanálise. Estamos a falar de 645 páginas resultantes de um contacto assíduo com Freud. análise profunda de 10 000 páginas (sensivelmente) da obra de Freud, aliado à consulta de cartas escritas pela mão de Freud ao seu amigo Fliess. Anti Freud não é um exercício de ódio gratuito. É uma análise psico-biográfica do homem que está por detrás da psicanálise. Factos descritos pela mão do próprio. Não são invenções da mente de uma pessoa que não tinha mais nada para fazer.  

Citação de: anokidas em 07 janeiro, 2013, 22:49
Freud alem de ter sido um grande cientista e escritor (prémio Goethe 1930)possui o titulo,assim como Darwn e Copérnio,de ter realizado uma revolução no âmbito humano: a ideia de que somos movidos pelo inconsciente.Freud e a suas teorias e o seu tratamento com seus pacientes foram controversos na  Viena do século XIX e continuam a ser muito debatidos hoje.

A bold está uma grande mentira.  ;)

#21
Sou completamente leiga no assunto.

Mas todas as pessoas que conheço e que fizeram psicoterapia, só melhoraram enquanto o fizeram; assim que deixaram de frequentar o psicoterapeuta, voltaram ao mesmo; alias, pioraram, pois ficaram com a "mania" que já sabiam lidar com os assuntos.

Agora, pergunto eu: até que ponto, a longo prazo será válida a psicoterapia? Ou quem começa a fazê-lo, já não pode parar?
"Somos seres espirituais com corpo físico, e não seres humanos que buscam a condição espiritual." (Sara Marriott).

Mephisto
#22
Citação de: Salomé em 07 janeiro, 2013, 23:24
Sou completamente leiga no assunto.

Mas todas as pessoas que conheço e que fizeram psicoterapia,. só melhoraram enquanto o fizeram; assim que deixaram de frequentar o psicoterapeuta, voltaram ao mesmo; alias, pioraram, pois ficaram com a "mania" que já sabiam lidar com os assuntos.

Agora, pergunto eu: até que ponto, a longo prazo será válida a psicoterapia? Ou quem começa a fazê-lo, já não pode parar?

A psicoterapia é um tratamento que só acaba quando o paciente morre. É como a pessoa que vai ao médium; está sempre embruxada.  :laugh:

Citação de: Mephisto em 07 janeiro, 2013, 23:27
A psicoterapia é um tratamento que só acaba quando o paciente morre. É como a pessoa que vai ao médium; está sempre embruxada.  :laugh:

Eu dou-te a cura para o embruxado: copo cheio da pinga da tua madrinha
"Somos seres espirituais com corpo físico, e não seres humanos que buscam a condição espiritual." (Sara Marriott).

anokidas
Citação de: Mephisto em 07 janeiro, 2013, 23:24
Anokidas és livre de discordar, não tens de desculpar-te por isso. Para aquilo que expuseste sugiro então que leias o livro e te surpreendas com a «ciência» que é a psicanálise. Estamos a falar de 645 páginas resultantes de um contacto assíduo com Freud. análise profunda de 10 000 páginas (sensivelmente) da obra de Freud, aliado à consulta de cartas escritas pela mão de Freud ao seu amigo Fliess. Anti Freud não é um exercício de ódio gratuito. É uma análise psico-biográfica do homem que está por detrás da psicanálise. Factos descritos pela mão do próprio. Não são invenções da mente de uma pessoa que não tinha mais nada para fazer.  

A bold está uma grande mentira.  ;)

Está bem vou tentar adquirir o livro e ver o que se passa então...só quis relatar factos do trabalho realizado por ele e que ao fim ao cabo são comprovadas na psique do desenvolvimento humano.
Citação de: Salomé em 07 janeiro, 2013, 23:24
Sou completamente leiga no assunto.

Mas todas as pessoas que conheço e que fizeram psicoterapia, só melhoraram enquanto o fizeram; assim que deixaram de frequentar o psicoterapeuta, voltaram ao mesmo; alias, pioraram, pois ficaram com a "mania" que já sabiam lidar com os assuntos.

Agora, pergunto eu: até que ponto, a longo prazo será válida a psicoterapia? Ou quem começa a fazê-lo, já não pode parar?

A Psicoterapia é um momento onde o paciente e profissional de saúde discutem "pontos chaves" na saúde mental do ser-humano.Depende do paciente saber identificar onde está a origem do seu problema ,o que acontece nestes casos é que o paciente deixa de acreditar na terapia no médico e em si próprio,voltando outra vez á estaca zero.

Mephisto
Citação de: anokidas em 07 janeiro, 2013, 23:46
A Psicoterapia é um momento onde o paciente e profissional de saúde discutem "pontos chaves" na saúde mental do ser-humano.Depende do paciente saber identificar onde está a origem do seu problema ,o que acontece nestes casos é que o paciente deixa de acreditar na terapia no médico e em si próprio,voltando outra vez á estaca zero.

Palavras de Freud para justificar o insucesso das suas terapias, nomeadamente, as famosas cinco que o consagraram à ribalta sendo que nenhum deles foi curado.

anokidas
Então diz-me porque o tratamento continua a ser recomendado em casos de crianças com problemas comportamentais, bulimia e anorexia? Com certeza que não vão ser uns copitos alí na esquina .... ;D

Mephisto
Citação de: anokidas em 07 janeiro, 2013, 23:57
Então diz-me porque o tratamento continua a ser recomendado em casos de crianças com problemas comportamentais, bulimia e anorexia? Com certeza que não vão ser uns copitos alí na esquina .... ;D

Diz-me uma coisa: O que fazes tu quando estás com problemas e precisas de desabafar? Quando te sentes confusa com alguma situação como reages? Obviamente que o tratamento é e continuará a ser recomendado, por isso existem os ditos profissionais. Aquilo que está em causa são as fundações da psicanálise, pois os resultados são hoje conhecidos.

Mas pegando na bulimia e anorexia diz-me então o que achas que a psicanálise é capaz de fazer por essa pessoa que ela própria por si só não consiga.

anokidas
Não vale responder com outra pergunta D.Mephisto ;D ,bom mas agora a sério,quando estou confusa e com necessidade de desabafar pego em uma garrafinha de tinto e bota abaixo ;D remédio Santo :angel:
Os casos de bulimia e anorexia são talvez dos mais complexos que podemos imaginar ,são casos com dimensões de problemas extensos que muitas vezes vêem de ordem familiar e de infância.Não sou psicanalista,como tal os poucos e parcos estudos que tenho a nível de psicologia (e não é só Freudiana) não poderei fazer muito.Tudo tem um porquê resta saber como tudo começou o que despoletou a bulimia ou a anorexia e com terapeutas aliadas á psicoterapia ( aconselhamento nutritivo) resolver o problema.

Citação de: anokidas em 07 janeiro, 2013, 23:57
Então diz-me porque o tratamento continua a ser recomendado em casos de crianças com problemas comportamentais, bulimia e anorexia? Com certeza que não vão ser uns copitos alí na esquina .... ;D

Os problemas comportamentais das crianças, muitas vezes, não são nada mais do que o reflexo de famílias disfuncionais; alguns desses comportamentos curam-se com uma boa palmada no rabo.

Anorexia e bulimia são comportamentos criados pela nossa sociedade de consumo e fartura. Nos países pobres, não existem. E venha lá o Freud dizer o contrario  ;)
"Somos seres espirituais com corpo físico, e não seres humanos que buscam a condição espiritual." (Sara Marriott).