Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.432
Total de mensagens
369.481
Total de tópicos
26.919
  • Igreja de S. Francisco, Bragança. Local de diversas aparições e fenómenos paranormais
    Iniciado por Iker
    Lido 2.474 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Originariamente edificada no século XIII, sob o patrocínio de D. Afonso III, a Igreja de S. Francisco de Bragança integrava o antigo convento franciscano desta cidade transmontana.Um pouco antes da Restauração de 1640, o Convento de S. Francisco terá recebido avultadas obras de beneficiação e de remodelação em algumas das suas áreas. Contudo, um violento incêndio destruiu a quase totalidade do cenóbio e parte da igreja, decorria o ano de 1728.Sob o patrocínio do general Sepúlveda, a Igreja de S. Francisco foi reconstruída nos inícios do século XIX, vindo aí a ser sepultados este insígne general e sua mulher, D. Joana de Castro Valadares.
Na actualidade a dita igreja não se encontra em poder nem beneficio de qualquer instituição religiosa.
Estranhamente já em fins do século XIX devido ao seu estado de avançada degradação foram começadas obras de requalificação, as quais por razão desconhecida nunca viriam a ser terminadas.
Foi também encontrada uma passagem que leva ao subsolo da igreja no qual se encontrou uma espécie de cripta tumular onde foram encontrados diversos esqueletos de crianças e recém nascidos.
Já desde antes dessa descoberta existem vários relatos de que algo de anormal se passava por aquele lugar. Foram descritas das mais variadas sensações desde descida repentina da temperatura, sombras, passos, ruídos, risos, choros de criança e lamentações. Será que isso foi razão pela qual as obras nunca foram terminadas?! Para além da descoberta da dita cripta sabe-se que se trata um sitio onde morreu muita gente pois a igreja uma vez extintas as ordens religiosas foi convertida em hospital militar no ano de 1859 e mais tarde no ano de 1867 foi instalado nesse mesmo local um asilo. Já foram diversas as tentativas feitas por mim de tentar entrar em contacto com a entidade zeladora do local sempre sem qualquer êxito. Entrei em contacto com a administração do arquivo distrital de Bragança situado onde foi outrora o convento anexo a igreja na tentativa de averiguar mais informação sobre o local e sobre os ditos fenómenos, infelizmente existe muito pouca informação e dos fenómenos consegui constatar que sim, realmente existem e que todas as pessoas que os viveram recusam-se a voltar ao referido local, falando também com alguns dos moradores mais antigos da zona todos se recusaram a falar no acontecimento alguns por medo outros por incredulidade.
Actualmente a igreja encontra-se encerrada ao público. Infelizmente para mim e dado que não possuo uma equipa de pesquisa do sobrenatural esta é mais uma das historias que vão ficando perdidas no nosso vasto Portugal mágico.           
Iker Cruz

chacalnegro
Creio que os esqueletos de crianças e recém-nascidos devem estar relacionados com a família dos patronos do mosteiro. Tratava-se de um mosteiro masculino pelo que, as correntes histórias de corredores e restos de abortos e crianças (muito comuns no imáginário popular relativos a mosteiros femininos) não se aplica aqui.
Como este há dezenas de edifícios "assombrados" de norte a sul do País. Conheço uma história particularmente interessante ocorrida recentemente num monte perto de Serpa, com o sugestivo nome de Horta das Almas ;).

Citação de: chacalnegro em 29 novembro, 2012, 12:30
Creio que os esqueletos de crianças e recém-nascidos devem estar relacionados com a família dos patronos do mosteiro. Tratava-se de um mosteiro masculino pelo que, as correntes histórias de corredores e restos de abortos e crianças (muito comuns no imáginário popular relativos a mosteiros femininos) não se aplica aqui.
Como este há dezenas de edifícios "assombrados" de norte a sul do País. Conheço uma história particularmente interessante ocorrida recentemente num monte perto de Serpa, com o sugestivo nome de Horta das Almas ;).
Se quiser partilhar essa informação agradeceria  ;)
Iker Cruz

chacalnegro
Citação de: Iker em 29 novembro, 2012, 12:53
Se quiser partilhar essa informação agradeceria  ;)

Bom, esta história foi-me contada por um dos intervenientes, que trabalhou comigo e tenho como pessoa idónea.
Há cerca de 3-4 anos uma empresa arrendou um monte antigo perto de Serpa para servir de alojamento aos seus trabalhadores. O sítio como disse, chama-se Horta das Almas, não porque tenha a ver directamente com os fenómenos mas porque, provavelmente terá sido pertença da confraria das almas de alguma igreja das proximidades.

O edifício será do séc. XIX, mas restaurado há alguns anos, com piscina embora os proprietários nunca tenham lá vivido (vá-se lá saber porquê... ;)).

Pelo que me foi contado, as manifestações eram muito intensas com movimentações de objectos, portas as abrir e a fechar, armários que era impossível fechar embora se rodasse a chave, pancadas, passos nos corredores. Pelo que percebi, só foi registada uma aparição do vulto de um homem na casa-de-banho, mas creio que isso também se deverá à sensibilidade/mediunidade das pessoas que estava alojadas na casa.

O evento mais caricato ocorreu num quarto e foi presenciado pelas 3 pessoas que lá se encontravam: a porta do guarda-fatos abriu-se sozinha e os cabides com a roupa pendurada foram arrastados como se alguém estivesse a escolher o que vestir. Haverão muitos mais pormenores, mas este foi o que retive pelo seu insólito. Por outro lado, é natural que algumas pessoas nem tenham contado a totalidade dos factos por vergonha ou medo de serem consideradas malucas.

Há ainda uma história, que a meu ver é uma lenda tipificada, relacionada com aquele monte que é a da noiva que se suicidou por ter sido abandonada no altar.

Espero ter ajudado ;)

Citação de: chacalnegro em 29 novembro, 2012, 13:12
Bom, esta história foi-me contada por um dos intervenientes, que trabalhou comigo e tenho como pessoa idónea.
Há cerca de 3-4 anos uma empresa arrendou um monte antigo perto de Serpa para servir de alojamento aos seus trabalhadores. O sítio como disse, chama-se Horta das Almas, não porque tenha a ver directamente com os fenómenos mas porque, provavelmente terá sido pertença da confraria das almas de alguma igreja das proximidades.

O edifício será do séc. XIX, mas restaurado há alguns anos, com piscina embora os proprietários nunca tenham lá vivido (vá-se lá saber porquê... ;)).

Pelo que me foi contado, as manifestações eram muito intensas com movimentações de objectos, portas as abrir e a fechar, armários que era impossível fechar embora se rodasse a chave, pancadas, passos nos corredores. Pelo que percebi, só foi registada uma aparição do vulto de um homem na casa-de-banho, mas creio que isso também se deverá à sensibilidade/mediunidade das pessoas que estava alojadas na casa.

O evento mais caricato ocorreu num quarto e foi presenciado pelas 3 pessoas que lá se encontravam: a porta do guarda-fatos abriu-se sozinha e os cabides com a roupa pendurada foram arrastados como se alguém estivesse a escolher o que vestir. Haverão muitos mais pormenores, mas este foi o que retive pelo seu insólito. Por outro lado, é natural que algumas pessoas nem tenham contado a totalidade dos factos por vergonha ou medo de serem consideradas malucas.

Há ainda uma história, que a meu ver é uma lenda tipificada, relacionada com aquele monte que é a da noiva que se suicidou por ter sido abandonada no altar.

Espero ter ajudado ;)


Esse é um dos grandes problemas da nossa sociedade, a descriminação das pessoas que passam por esse tipo de experiências. Sim ajudou. Obrigado.   
Iker Cruz

chacalnegro
Sim Iker, mas felizmente já temos pessoas que conseguem pensar estes fenómenos de forma racional e têm conhecimentos para os poder acompanhar. Sei que o que vou dizer pode ferir susceptibilidades, mas é preferível que a sociedade continue céptica em relação ao paranormal ou, melhor dizendo, tenha dúvidas. Porque de outro modo entraríamos num estado de florescimento de hipocondríacos espirituais. Seria uma ditadura do sobrenatural. São necessárias as pessoas que acreditam como também são necessárias as que têm dúvidas. Como todos sabemos umas coisas têm causas sobrenaturais outras, naturais.

Citação de: chacalnegro em 29 novembro, 2012, 14:18
Sim Iker, mas felizmente já temos pessoas que conseguem pensar estes fenómenos de forma racional e têm conhecimentos para os poder acompanhar. Sei que o que vou dizer pode ferir susceptibilidades, mas é preferível que a sociedade continue céptica em relação ao paranormal ou, melhor dizendo, tenha dúvidas. Porque de outro modo entraríamos num estado de florescimento de hipocondríacos espirituais. Seria uma ditadura do sobrenatural. São necessárias as pessoas que acreditam como também são necessárias as que têm dúvidas. Como todos sabemos umas coisas têm causas sobrenaturais outras, naturais.
Não poderia estar mais de acordo. E sim é mesmo melhor assim, já desta maneira temos vários casos que correm mal o que seria das pessoas se todos tivessem interesse no assunto...
Iker Cruz