Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.426
Total de mensagens
369.472
Total de tópicos
26.918
  • O que são os Orixás?
    Iniciado por pedritolm1977
    Lido 1.179 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Aqui têem a resposta, para que mais ou menos se fique esclarecido o que é um Orixá.. espero que gostem

ORI= Coroa
XÁ = Luz

Os Orixás são forças da natureza criadas por Olorum, nosso Deus único, e que o ajudaram na criaçao do universo. Eles ganharam a função de intermediários entre o criador e a criatura e os seus arquetipos estão relacionados ás manifestaçoes dessas forças..
Isto é como se Deus fosse a luz branca e os orixás fossem o espectro de cores, que se irradiam a partir do branco.
O panteão dos orixás não é mais do que a junção das energias de todos os elementos da natureza, e cada elemento da natureza é representado por um orixá.
Quando se cultua um orixá, é cultuada cada força elementar da natureza, a água, a terra, o ar e o fogo.
estas vibraçoes quando em sintonia e equilibrio produzem uma enorme energia "Axé", que nos auxilia no nosso dia a dia.
As emanaçoes dos orixás, não sao consideradas como entidades, são vibraçoes que concentram as potencialidades da natureza. conforme essas vibrações vão descendo para niveis inferiores, a unidade da vida vai-se dividindo em linhas, derivando daqui as chamadas "7 linhas de umbanda".
Quando se fala do "Pai de cabeça", estamos a referir-nos ao orixá que representa o nosso raio, o nosso caminho evolutivo, e as caracteristicas e atributos necessarios para se evoluir espiritualmente.
Nao se incorporam orixás ( fogo de Xangô, os ventos de Iansã, as aguas doces de Oxum....) o que se incorpora são os falangeiros, ou seja, espiritos de grande força e evolução que representam o orixá.
quando ha uma incorporação de uma entidade com muita luz o médium sente-se bastante desequilibrado em razão dessa diferença espiritual... agora.. imagine-se se fosse um orixá...
O médium fica num transe profundo perdendo a consciência, por isso deve estar equilibrado e desenvolvido para receber essa energia intensa.. no entanto também se manifestam no médium menos desenvolvido ou em fase de evolução, mas com uma energia menos intensa,por exemplo, no caso de Yemanjá, é comum a incorporação da sereia, ou em Ogum vir um caboclo.
assim sendo e para resumir , eles podem incorporar no medium, e mostrar a sua presença em nome de um orixá, porém exigem muito do médium, não podendo permanecer muito em terra..

São 14 os orixás cultuados na umbanda

Oxalá
Abaluaiê
Yansã
Yemanjá
Nanã
Obá
Ogum
Omulu
Oxum
Oxumaré
Ossayn
Oxossi
Xangô
Gandhi


espero ter elucidado um pouco.. prometo ir escrevendo mais, e fazer um tópico sobre cada orixá

.

ola pedritolm1977 meu comprimentos gostei bastante de seu tópico achei bem interessante
me diga você faz alguma caridade na umbanda qual eo seu papel?e bom você posta esses comentários pois muitas pessoas tem duvidas do que surge dentro da umbanda um abraço
não a força maior do que o amor....

#2
olá boa tarde :) obrigado pelo seu comentário :)
de facto sou umbandista e filho de umbanda.
sou um medium em desenvolvimento, pratico a caridade,  simplicidade e humildade, como qualquer outro filho de umbanda..
O meu objectivo em postar os meus conhecimentos é simplesmente dar a conhecer um pouquinho o que é a umbanda e o mundo espiritual.. já que aqui no forum se discutem todos os pontos de interesse espiritual, e não se fala tanto da umbanda.
qualquer duvida posso desde que eu saiba tirá-la, se bem que era bom que houvesse qualquer membro que fosse Mae ou Pai espiritual se disponibilizasse para prestar a ajuda que fosse necessária, pois eu ainda não estou preparado para ir mais além.