Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.427
Total de mensagens
369.473
Total de tópicos
26.918
  • [Outro]Os problemas psicológicos dos desenhos animados
    Iniciado por MissTiny
    Lido 5.286 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Charlie Brown (' Peanuts')

Possível patologia: Transtorno de Personalidade Esquiva

O Transtorno de personalidade esquiva é caracterizado por uma inibição social constante, aliada a sentimentos de incapacidade, extrema sensibilidade a críticas ou repreensões e uma tendência para a solidão ou isolamento. Lembra-lhe alguém?

Charlie Brown poderia ser uma personagem encantadora para ver nos Domingos de manhã na televisão mas, agora que pensamos nisso, ele não seria um rapaz um pouco deprimido? Sempre melancólico, vítima de todas as brincadeiras, a personalidade do personagem de Charles Monroe Schultz parece ter muitos dos sintomas deste transtorno psicológico.

Curiosamente, o autor admitiu que Charlie Brown foi inspirado na sua infância, uma vez que ele próprio tinha sido uma criança muito só e sem amigos.

Ariel ('A Pequena Sereia')

Possível patologia: Síndrome de Diógenes

Quem é que não gosta de um bom filme da Disney? Todas aquelas personagens, tão simples e inocentes, envoltas em narrativas com tramas envolventes e lições de vida. Mas será que no mundo real, a sereia Ariel não seria diagnosticada com um problema psicológico?

A pequena sereia adorava explorar o mar, e encontrar lugares onde tinham ocorrido naufrágios para poder coleccionar os tesouros dos humanos que ali encontrava. Na sua gruta, Ariel tem centenas, se não mesmo milhares de objectos, o que poderia ser visto como um problema de acumulação compulsiva se ela não fosse um desenho animado.

O síndrome de Diógenes é um distúrbio comportamental caracterizado pela acumulação exagerada de objectos. O acumulador compulsivo sente a necessidade de coleccionar de tudo um pouco, mesmo quando os objectos são inúteis ou perigosos.

Glen Quagmire ('Family Guy')

Possível patologia: Hipersexualidade

A hipersexualidade, também conhecida por apetite sexual excessivo ou desejo sexual hiperativo, é uma disfunção sexual caracterizada por um elevado nível de desejo e actividade sexual. Sendo uma adicção, manifesta-se em sintomas obsessivos, compulsivos e impulsivos.

Lembra-lhe alguém? Glen Quagmire encaixa-se no perfil: pervertido, sente um desejo sexual exacerbado por qualquer mulher que vê.

Calvin ('Calvin & Hobbes')

Possível patologia: Esquizofrenia

A relação que Calvin tem com o seu tigre de peluche enquadra-se perfeitamente num quadro de esquizofrenia. Embora muitos pais encarem o personagem como um simples e inofensivo amigo imaginário, a verdade é que a fantasia por vezes toma contornos um pouco exagerados. Hobbes ajuda o amigo com os seus projectos de ciência, participa em discussões filosóficas e até tem uma paixoneta pela vizinha. Será realmente apenas uma fase?

A esquizofrenia é considerada um tipo de transtorno psíquico severo, caracterizado por delírios, alucinações, catatonia, sintomas depressivos, entre outros.

Igor ('Winnie the Pooh')

Possível patologia: Depressão crónica

Igor é um burro com pernas curtas, orelhas caídas e crina negra, que por algum motivo não tem uma cauda de verdade. Pessimista e resmungão, o personagem raramente fica contente ou entusiasmado. Quando acontece alguma coisa boa, fica sempre admirado, uma vez que acha sempre que tudo vai correr mal.

O paciente que sofre de depressão crónica geralmente tem dificuldade em tirar prazer das coisas, sentindo-se regularmente angustiado, melancólico e sem energia para realizar as actividades do dia-a-dia.


As pessoas que sofrem do Síndrome de Williams têm uma aparente falta de inibição social: essencialmente, são excepcionalmente simpáticas, emocionalmente intensas, um pouco estranhas até, no que diz respeito à noção daquilo que é "socialmente aceite", e hiperactivas. Lembra-lhe alguém?

Pepé Le Pew ('Looney Tunes')

O Transtorno de personalidade narcisista caracteriza-se por uma preocupação exagerada com a forma com os outros o vêem. Quem sofre deste transtorno tende a ser exibicionista, vaidoso e atribui uma importância excessiva a si mesmo.

Mas afinal o que tem isto a ver com Pepé Le Pew? Ele é confiante, meigo e está sempre à procura de formas para agradas à sua amada, Penélope. Bom, na verdade o comportamento do gambá pode evidenciar um transtorno de personalidade narcisista. Ele revela falta de empatia, e é incapaz de acreditar que a sua amada simplesmente não quer estar com ele. Chega a tornar-se arrogante, sempre a exibir-se a Penélope, como se não houvesse razão nenhuma para ela não querer estar com ele – mesmo que seja essa a sua vontade.

Homer Simpson ('Os Simpsons')

Nestes últimos anos, Homer Simpson poderia ser o exemplo de vários transtornos psicológicos, mas vamos focar-nos apenas em um: transtorno explosivo intermitente. As pessoas que sofrem deste problema não conseguem controlar o seu comportamento em momentos de raiva – eles ofendem, gritam, ameaçam, destroem objectos e atacam fisicamente os outros. Basta pensar na quantidade de vezes que vimos Homer a estrangular o filho para ver que o desenho animado de Matt Groening adequa-se perfeitamente neste perfil.

Dora ('Dora, a Exploradora')

Dora parece uma criança perfeitamente saudável, não é? Ela parece ter uma boa relação com os pais, é sociável com os animais e outras pessoas, e tem um gosto especial pela aventura.

Porém, as viagens de Dora podem indicar algo um tanto ou quanto problemático. A sua vontade de passear, bem como a sua incapacidade em recordar as viagens anteriores, são sintomas de um distúrbio conhecido por Fuga Dissociativa. Este transtorno caracteriza-se por uma viagem súbita e inesperada. Durante a sua ausência, o indivíduo não consegue recordar parte ou todo o seu passado, e geralmente existe uma certa confusão sobre a sua identidade pessoal - ou até mesmo adopção de uma nova identidade.

Bruce Banner ('O Incrível Hulk')

O Transtorno Dissociativo de Identidade, também conhecido por dupla personalidade, é uma condição mental em que o indivíduo demonstra características de duas ou mais personalidades ou identidades distintas.

De acordo com a edição nº 337 de 'O Incrível Hulk', quando Bruce se submete a uma sessão de hipnose fica bem claro que ele sofre de um transtorno dissociativo de identidade. Ao que parece, existem pelo menos três 'Hulks' na mente de Bruce: o 'Hulk' agressivo, o 'Hulk' cinzento e o sádico 'Hulk' culpa, que surge em Bruce em resposta aos abusos que sofreu por parte do pai.

Fonte:Sábado

veni, vidi, vici

Adorei o tópico e vou acrescentar outra personagem:

Pinóquio - Mentiroso compulsivo  :)




#3
Acho que exageraste nalguns:    

A pequena sereia so queria viver na terra, e por isso a unica forma de se sentir perto de nos era tendo coisas nossas, acho que e mais crise de identidade que outra coisa

O calvin, segundo dizem os psicologos amigos imaginarios de criancas e indicio de falta de irmaos sabiam? Esquizofrenia e quando nao ha controlo de alucinacoes, e ele controla se muito bem...


Isto cheira me e biologismo e o que e...



P.S: sabem o que eu acho qual e o problema da vossa hellowkitty?? Crises de lirismo! XDD

Citação de: Jack Gordon em 28 outubro, 2012, 22:42

Isto cheira me e biologismo e o que e...



P.S: sabem o que eu acho qual e o problema da vossa hellowkitty?? Crises de lirismo! XDD


:-\

"Don't become a monster in order to defeat a monster" - Bono Vox U2