Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.427
Total de mensagens
369.472
Total de tópicos
26.918
  • Quase tudo do DNA ....
    Iniciado por anokidas
    Lido 3.674 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
anokidas

O que é o ADN, de onde ele vem, como ele é constituído, e para que serve? Que impacto tem nos dias de hoje, no futuro e sobre a humanidade?
Com os conhecimentos que o homem tem hoje em dia, foi adquirindo poder. Poder de modificar o homem, os alimentos e os animais.
A realidade é que tudo começou na terra e apesar das diversas teorias que existem, nada impediu o homem de investigar a essência da vida humana. 




                                   


                                               

                                                        Um pouco de história


Em 1869, o Médico Suíço Friedrich Miescher retirou de uma ligadura alguns glóbulos brancos e fez uma
grande descoberta.
Descobriu que o núcleo da célula continha uma substância desconhecida. Mais tarde, substâncias semelhantes foram encontradas em várias células diferentes, desde a célula de um animal à de um fungo. A este composto químico deu-se o nome de ácido nucleico.

Em 1929 descobriu-se que na constituição dos ácidos nucleicos intervêm dois açúcares, a ribose e a desoxirribose. Designou-se por ARN ou ácido ribonucleico aquele que é constituído por ribose. Algumas moléculas do ARN eram muito pequenas e encontravam-se inúmeras vezes fora do núcleo. O outro tipo de ácido nucleico contendo desoxirribose como açúcar é conhecido como ácido desoxirribonucleico ou ADN. Este último foi encontrado nos cromossomas.

As suas moléculas são geralmente muito longas e pareciam transportar características hereditárias de uma célula para outra. Aos poucos, descobriu-se que o ADN continha a informação genética dos seres vivos através de uma escrita em forma indecifrável, para aquela altura. Além de conter a informação, o ADN pode também copia-la, o que permite passar a informação de uma célula para a outra.


                                                      O PLANETA TERRA


As primeiras formas de vida do planeta foram os Procariontes, formas de vida unicelares que continham DNA, a molécula fundamental da vida. Depois dos Procariontes, vieram os Eucariontes que já eram mais complexos, continham um núcleo e organelas. Tempos depois, surgiram os vermes achatados e criaturas invertebradas mais complexas, como os Trilobitas. De pequenos seres chamados conodontes, surgiram os peixes, que se tornaram no Devoniano os donos das mares, e que por alguma razão desconhecida, talvez em busca de alimentos, começaram a sair para a terra firme, e deram origem aos anfíbios que podiam andar na terra. Os anfíbios evoluíram para répteis, que viviam sem dependência da água e dos répteis evoluíram os sinapsídeos, ancestrais dos mamíferos, que permaneceram escondidos durante o longo reinado dos dinossauros até se tornarem os donos do mundo. Apesar das diversas teorias acerca da forma como começou a vida na terra, tudo começou aqui.

                                                               A célula

A célula é o mais pequeno organismo vivo. As bactérias, por exemplo, são formadas por uma única célula e por isso são consideradas células unicelulares. As plantas são organismos pluricelulares, pois possuem muitas células.
No interior de cada célula existem estruturas encarregadas de garantir sua respiração, nutrição, movimento e a sua divisão.
As células podem ter muitas formas e tamanhos, mas precisamos de um microscópio para ver as células, que são muito pequenas. As células nascem, reproduzem-se e morrem.
Todos os seres vivos, animais e vegetais, são formados por células
A célula é a unidade de reprodução, de desenvolvimento e de hereditariedade de todos os seres vivos.
Todas as células provêm de uma célula preexistente ou seja precisa de haver uma célula para formar outra igual.

        Como é constituída a célula?

A célula é constituída por um núcleo, membrana cito plasmática e citoplasma.
No núcleo é onde está contida toda a informação da célula.
Na membrana cito plasmática é a barreira que controla a entrada e saída de substâncias da célula.
O Citoplasma é constituído por água e é o "agente" transportador das substâncias químicas e orgânicos celulares.


                                    OS SERES VIVOS

Todos os seres vivos são formados por células, e praticamente toda  célula tem um centro de controlo chamado núcleo. Dentro dele, está a toda a informação dos seres vivos, que são as longas moléculas de ácido desoxirribonucleico ou mais conhecido por ADN.
O ADN, que fica no núcleo das células. É ele que diz como são as nossas características (altura, cor dos olhos, tipo de cabelo, etc.) Essa informação em vez de ser escrita, tem a forma de um código, o código genético.
Numa célula humana, esse código contém de 50.000 a 100.000 de informação.
São os genes, e cada um traz uma informação e controla uma característica diferente no nosso corpo. São eles que transmitem as características de geração a geração. Esse conjunto de genes é o genoma.
O genoma é a informação genética de um ser vivo. Agora conhece-se o genoma humano quase completo, com uma precisão de 99.9%. Sabe-se também que o genoma humano é constituído por 3 mil milhões de pares de bases, ou seja, 3 mil milhões de pares das letras A, T, C e G. O genoma humano e os genomas de outros organismos,
são extremamente úteis para a identificação e mapeamento dos genes.

                                           
                                                       Cromossomas


Cada molécula de ADN, ligada a proteínas forma um cromossoma.
Um cromossoma contém inúmeros genes responsáveis pela expressão dos caracteres. As células de um organismo têm o mesmo número de gâmetas, que possuem metade dos cromossomas das outras células. Assim, por exemplo a espécie humana tem 46 cromossomas em cada célula.
A dupla hélice do ADN existe no núcleo de todas as células, à excepção das bactérias.
Os cromossomas só podem ser vistos com um microscópio electrónico, porque são pouco espessos e estão muito espalhados. No entanto, antes da célula se dividir, o ADN compacta-se porque se enrola em si próprio. Nesta fase os cromossomas são bem visíveis, apresentando uma forma de X com o ADN muitíssimo enrolado.

                                                        O ADN


Cada molécula de ADN tem a forma de uma hélice dupla (como se fosse uma escada em caracol).
Se o ADN fosse retirado da célula e desenrolado, formaria uma fita de quase dois metros de comprimento.
O ADN é constituído por unidades de nucleótidos. Cada nucleótido contém uma das quatro bases: adenina (A), timina (T), citosina (C) e a guanina (G). É possível ler a cadeia de ADN, obtendo-se uma sequência de letras. A adenina forma sempre par com a timina e a citosina sempre com a guanina. Estes quatro pares formam as letras do código de ADN. À sequência completa do ADN de cada célula chama-se o genoma.O genoma é único em cada um de nos à excepção de gémeos univitelinos.


                                          Como se define o sexo no ser humano?

Afinal somos todos iguais, mas todos diferentes, 99.9% do ADN de todos os habitantes da Terra é igual, apenas 0.1% é que nos torna tão diferentes uns dos outros.
Numa célula humana, cada núcleo contem 46 cromossomas com cerca de 30.000 genes. Os genes constituem a informação para os caracteres hereditários.
A transmissão destes caracteres de pais para filhos é a base da herdatiredade.
A determinação do sexo de um indivíduo está dependente dos seus cromossomas sexuais.
Na espécie humana, o par de cromossomas sexuais é igual na mulher XX,e diferente no homem XY.
Na união do espermatozóide com um ovicito, podem originar-se dois tipos de ovos, dependendo do cromossoma sexual que veio do núcleo do espermatozóide. Um ovo cardiótipo 46 XX irá originar uma menina e um ovo cardiótipo 46 XY irá originar um menino.


                                              A Hereditariedade

No momento da concepção muitos aspectos físicos do nosso corpo e do funcionamento dos órgãos e personalidade são transmitidos por hereditariedade.
Muitas das nossas características, quer em termos da nossa constituição física, quer em termos do nosso comportamento, são herdadas, já nascem connosco.
Cromossomas e o ADN são os agentes responsáveis pela transmissão das características genéticas de um ser a outro.
Os descendentes de indivíduos de uma espécie pertencem sempre a essa mesma espécie.
Contudo, entre indivíduos de uma espécie é possível observar uma vasta gama de variações o que confere à vida uma enorme diversidade. Também na espécie humana existem diversas características que nos diferenciam uns dos outros.


                               



Com a evolução ...

Hoje em dia e graças às novas tecnologias já é possível prevenir doenças genéticas ao ter conhecimento da sua ascendência e a do seu companheiro. Doenças como a intolerância à lactose, diabetes, distrofia muscular, hemofilia, anemia falciforme, Alzheimer entre muitas outras...


                                                  Células Estaminais


As células estaminais são as células mestras do corpo humano. Elas podem dividir-se para produzir cópias de si mesmo e muitos outros tipos de célula.
Elas são encontradas em várias partes do corpo humano em cada fase do desenvolvimento do embrião a adulto.
As células estaminais retiradas de embriões com poucos dias de idade, podem- se transformarem em qualquer um dos 300 tipos diferentes de células que compõem o corpo do adulto.
A capacidade de transformação das células estaminais, pode representar o tratamento para muitas doenças que afectam milhões de pessoas no mundo.
Graças aos cientistas que tiveram este conhecimento, que surgiu a ideia de recolher e preservar células estaminais do cordão umbilical.
Hoje em dia existem empresas especializadas na recolha e preservação de células estaminais de modo a poderem ser usadas mais tarde caso seja necessário.


                                                      Clonagem


Clonar significa produzir uma cópia geneticamente idêntica de um indivíduo.
Os cientistas tirariam o ADN de uma célula epidérmica e colocavam num ovo de uma mulher da qual foi previamente retirado o ADN. Uma faísca de electricidade divide o ovo e após alguns dias teria um embrião geneticamente igual a si. O que os cientistas pretendem é produzir células humanas clonadas que possam ser utilizadas para tratar algumas doenças.

.

                                               O ADN e o Envelhecimento

À medida que todos nos envelhecemos o nosso ADN vai sofrendo alterações devido aos telómetros. Os telómetros são como um protector para os cromossomas assegurando que o DNA seja copiado as vezes que forem necessárias para que as células se dupliquem.
Imaginemos uma imagem de uma fotocópia copiada centenas de vezes ao qual todas as cores da imagem e do seu tamanho irão difundir-se e alterar-se.

Sempre que a célula se divide, os telómetros são ligeiramente encurtados. Como não tem o poder de se regenerarem a célula perde a sua capacidade de divisão correcta e o organismo perde a sua capacidade num curto espaço de tempo.
A velhice é um fenómeno natural ao qual todos temos que ter a consciência que não somos eternos.
Os telómetros são alvo de pesquisas acerca da clonagem.

O facto é que em todas as clonagens feitas através de transferência nuclear, o ser vivo clonado acaba por morrer muito precocemente. Exemplo disso é a ovelha Dolly que envelheceu e morreu muito rapidamente. As células de um clone gerado por transferência nuclear são cópias de uma célula já adulta cujos telómeros já estão bastante encurtados, ou seja, a ovelha Dolly ao ser gerada tinha, biologicamente, a idade da ovelha que a originou, fato este que diminuiu drasticamente a sua expectativa de vida.


                                   



Os Benefícios do ADN...

Com a descoberta do DNA, hoje em dia já consegue-se resolver casos difíceis como os crimes, paternidades e violações sexuais.
Nos testes de paternidade basta recolher uma amostra de sangue do bebe com o possível progenitor.
Basta uma amostra de sangue, saliva, uhas, fio de cabelo ou mesmo da medula de osso do fémur caso a pessoa tenha falecido.
Esta incrível evolução permite ao homem resolver casos que estariam arquivados nos ficheiros durante anos até prescreverem.
Permite identificar fosseis e saber a sua data na terra e entender a origem dos seres vivos.


                                 
                                A engenharia genética em plantas e animais


Hoje em dia e graças à engenharia genética podemos ter uma alimentação geneticamente modificada. Passou a ser uma revolução à escala mundial nas matérias-primas básicas da alimentação humana, em todos os níveis das cadeias alimentares.
Referem-se alguns exemplos:

           
Em plantas

   Resistência das colheitas aos herbicidas, insectos, doenças e seca.
   Fixação do azoto atmosférico por plantas de cultivo
   Tolerância aos solos salinos e às cheias
   Aumento do valor nutritivo das proteínas armazenadas;
   Tolerância ao frio em colheitas tropicais e subtropicais;
   Aumento do período de armazenamento de frutas e vegetais.
   Aumento da produtividade em plantas ornamentais e alimentares
   Vacinas contra doenças do homem
   Fibras de algodão poliéster
   Plásticos biodegradáveis
   Lubrificantes industriais

Em animais

   Características "humanas" (cobaias em pesquisas laboratoriais desenvolvendo doenças humanas)
   Dadores de órgãos
   Produção de proteínas
   Produção de hormonas
   Produção de leite com proteínas para tratamentos de saúde.

O grande problema que se levanta com a vulgarização deste tipo de alimentos e a sua utilização em larga escala, é o desconhecimento dos riscos para a saúde humana.

Alguns perigos apontados são:

   A ingestão de novas substâncias tóxicas
   A alteração das quantidades de nutrientes e a modificação da sua absorção ou metabolismo;
   Mais reacções alérgicas provocadas pelas novas proteínas;
   Diminuição a acção dos antibióticos devido à ingestão de genes antibiótocoresistentes.
Apesar destes alertas, a tendência para o aumento e generalização do uso de transgénicos parece irreversível. Embora seja mais saudável comer alimentos vindos do solo e sem a sua alteração genética, o aumento constante da população faz com que a sua procura seja notada.
                       


                                              Sindroma Dwon

As mutações genéticas são uma alteração do material genético.
Podendo ser somente uma alteração estrutural, como uma base nitrogenada ou um segmento do cromossomo, ou  alterações de erros numéricos na divisão celular na formação de gametas, por exemplo o que ocorre na sindrome de Dowm de um indivíduo com trissomia do cromossomo 21

Tipos de trissomia  21



Trissomia simples

A pessoa possui 47 cromossomos em todas as células (ocorre em cerca de 95% dos casos de Síndrome de Down).
A causa da trissomia simples do cromossomo 21 é a não disjunção cromossômica.

Translocação

O cromossomo extra do par 21 fica colado em outro cromossomo.
Nesse caso embora indivíduo tenha 46 cromossomos, ele é portador da Síndrome de Down (cerca de 3% dos casos de Síndrome de Down).

Mosaico

A alteração genética compromete apenas parte das células, ou seja, algumas células têm 47 e outras 46 cromossomos (ocorre em cerca de 2% dos casos de Síndrome de Down). Os casos de mosaicismo podem originar-se da não disjunção mitótica nas primeiras divisões de um zigoto normal.
É importante saber, que no caso da Síndrome de Down por translocação, os pais devem submeter-se a um exame genético, pois eles podem ser portadores da translocação e têm grandes chances de ter outro filho com Síndrome de Down.



                           




Assim podemos ter um melhor conhecimento sobre os seres vivos e formular teorias sobre o começo do planeta terra e até mesmo alterar paisagens.
Talvez um dia seja possível cultivar plantas em solos secos como os de África que servirá para alimentar muitas crianças.
O mais fascinante nisto tudo é que os filmes de ficção científica que vemos nos cinemas acabam por ser uma realidade no nosso futuro.

O homem está cada vez mais perto de fazer a clonagem humana e modificar o planeta.
O Adn  e a sua descoberta trouxeram benefícios ao homem que através da engenharia genética e da medicina quase temos o poder de Deus.

Lembro-me perfeitamente da polémica do bebé proveta e hoje quase ninguém fala no assunto. Hoje já é possível escolher o sexo do bebe, a cor dos olhos e as suas competências .
No entanto ficarei sempre na dúvida se será benéfico ou não fazer clonagem humana. Até onde o homem conseguirá ir? Será a imortalidade?

Peço desculpa pela extenção do tópico

Cumprimentos









Gostei do tema, está bastante esclarecedor e informativo, deveria haver mais por aqui. Quanto a extensão do tópico é normal há muito que dizer sobre o assunto  ;)

anokidas

Sandrareginabr
Parabéns pelo post, Anokidas, por mais que saibamos quão longe estamos do inteiro conhecimento é sempre bom agregarmos um pouco mais. Tenho um pensamento simplista: Deus colocou água na terra e dessa mistura formou a matéria que deu origem ao homem. Agora, na minha simplicidade, não consigo imaginar quantas mutações em quantos milhões de anos isso coube em seis dias! Só sei que foi assim... :laugh:

anokidas
Citação de: Sandrareginabr em 28 setembro, 2012, 17:14
Parabéns pelo post, Anokidas, por mais que saibamos quão longe estamos do inteiro conhecimento é sempre bom agregarmos um pouco mais. Tenho um pensamento simplista: Deus colocou água na terra e dessa mistura formou a matéria que deu origem ao homem. Agora, na minha simplicidade, não consigo imaginar quantas mutações em quantos milhões de anos isso coube em seis dias! Só sei que foi assim... :laugh:

Querida Sandra,actualmente a aceitação da evolução como um facto biológico já não suscita controvérsia no meio cientifico embora ainda existam na sociedade hostilidade sustentada pelo fundamentalismo religioso. Respeito as duas vertentes da sociedade,hoje a teoria da evolução é a verdadeira coluna vertebral das ciências da vida.
Obrigado pelo elogio foi dos trabalhos que mais tive prazer de fazer na época em que estudava ;D.

É muito bom obter este tipo de informação. Parabésns pelo post Anokidas
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

Sandrareginabr
Citação de: anokidas em 29 setembro, 2012, 01:56
Querida Sandra,actualmente a aceitação da evolução como um facto biológico já não suscita controvérsia no meio cientifico embora ainda existam na sociedade hostilidade sustentada pelo fundamentalismo religioso. Respeito as duas vertentes da sociedade,hoje a teoria da evolução é a verdadeira coluna vertebral das ciências da vida.
Obrigado pelo elogio foi dos trabalhos que mais tive prazer de fazer na época em que estudava ;D.

Concordo, deixo abaixo um artigo que achei interessante. Sei que não podemos julgar ninguém, mas já julgando, às vezes a igreja se prende às letras e não ao sentido delas, foi o que eu tentei dizer, Deus jogou água na terra, dando origem à matéria que originou o homem, conforme o artigo, se estabelece estreita ligação entre os homens e os seres marinhos... ;)

Esponja do mar deve ajudar em pesquisa sobre célula-tronco e câncer
DA FRANCE PRESSE, EM SYDNEY

Cientistas australianos encontraram provas de relações muito estreitas do homem com o leito submarino, em um estudo que revela que as esponjas do mar compartilham quase 70% de genes com os humanos.

A sequência genética das esponjas do mar na Grande Barreira de Corais da Austrália mostrou que esse animal aquático invertebrado compartilha muitos de seus genes com os humanos, incluindo um grande número de genes associados com doenças como o câncer.

A descoberta pode proporcionar novas bases de descobertas em relação ao câncer e a pesquisas com células-tronco, afirmou o chefe do estudo, Bernard Degnan, da Universidade de Queensland, Austrália.

"As esponjas têm o que consideramos o 'Santo Graal' das células-tronco", afirmou Degnan.

Explorar as funções genéticas das células-tronco das esponjas poderá revelar "relações profundas e importantes" com os genes que influenciam a biologia das células-tronco humanas.

"Pode, inclusive, modificar a forma em que pensamos nossas células-tronco e como poderíamos usá-las em futuras aplicações médicas", explicou.

O estudo, publicado pela revista "Nature" nesta semana, é o resultado de mais de cinco anos de pesquisas de uma equipe internacional de cientistas.

Fonte: folha uol com br / ciencias em 06/08/2010 - 12h08

anokidas
Citação de: cleopatra em 29 setembro, 2012, 12:05
É muito bom obter este tipo de informação. Parabésns pelo post Anokidas

Obrigado Cleopatra :-*

Não sei se já foi abordado em algum tópico mas um debate interessante que se pode fazer e que está relacionado com o ADN prende-se com o Projecto Genoma Humano que consistiu na catalogação detalhada de cada um dos genes do ser humano. Durante os cerca de 15 anos que durou a realização do projecto muito foi dito sobre o mesmo desde aqueles que o defendiam até aos opositores que consideravam os resultados do projecto nefastos para o sentido ético da sociedade bem como prejudicial para as relações sociais. O que é certo é que o projecto foi concluído e surpreendentemente descobriu-se pelos resultados algo diferente do que seria expectável em relação ao ser humano e que poderia indiciar que o processo que possibilitou a vida humana na terra foi diferente do que alguma vez se passou. É claro que esse assunto foi completamente abafado e do Projecto Genoma Humana o que se fala agora é apenas das contribuições que o mesmo deu para a medicina e para o tratamento de múltiplas doenças. O que concluo com o Projecto Genoma Humano é que pelos resultados que foram disponibilizados ao publico em geral o projecto foi um grande sucesso em varias vertentes da sociedade mas o mais interessante é que talvez as descobertas não ficaram por ai e poderão ser porventura ainda mais incríveis. A ver se algum dia os resultados totais são disponibilizados.

anokidas
Quando apliquei o titulo "quase tudo do ADN..." foi precisamente por isso que dizes, haverá muito mais e muitos projectos que a sociedade desconhece.

Ainda somos uma gota num oceano :)

Cumps