Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.509
Total de mensagens
369.625
Total de tópicos
26.967
  • Lenda do Castelo de Pirescoxe
    Iniciado por ZéTubarão
    Lido 8.070 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Lenda que sempre ouvi desde pequeno e agora me lembrei de partilhar.

Por baixo do Castelo de Pirescoxe, reza a lenda que um rapaz que caiu no fundo do castelo nos anos 60 do seculo passado, há um tesouro enorme.
Era o que ouvia em pequeno. Conforme fui crescendo fui achando que aquilo não passava de uma história de "embalar".
Agora encontrei isto:

A lenda do tesouro de D. Sebastião

A tradição local afirma que se oculta, nas caves do castelo, o tesouro de D. Sebastião (1557-1578), afirmando-se ainda que a última proprietária do imóvel mudou-se por não suportar mais ser incomodada, durante a noite, por curiosos em busca dessa riqueza. António Godinho, um historiador local, afirma que pode haver um fundo de verdade na lenda, uma vez que um dos antigos proprietários do castelo acompanhou aquele soberano na fatídica batalha de Alcácer Quibir.

Fonte: Wikipédia

Eu sempre ouvi, os mais antigos, a falar de um tunel subterrâneo que vai dar ao convento, será verdade? Há quem diga que um grupo de escuteiros tentou aventurar-se nesse túnel nos anos 70 ou 80 e que alguns ficaram lá... Foi o que ouvi dizer, não sei se será verdade.

Convém referir que " O Castelo de Pirescoxe, também referido como de Pirescouxe, Pirescoche, Piriscouxe, Periscoxe e Pires Coche, localiza-se na povoação de Pirescoxe, na freguesia de Santa Iria de Azóia, concelho de Loures, distrito de Lisboa, em Portugal.
Erguido em posição dominante sobre uma espécie de promontório de onde se descortina o curso do rio Tejo, trata-se na realidade de uma mansão senhorial, acastelada, típica da nobreza de Portugal em fins da Idade Média.
"

Fonte: Wikipédia

Neste momento, o castelo encontra-se em restauração e está todo "embrulhado" em plásticos e redes que não deixam ver nada das obras.
Na semana passada passei lá inúmeras vezes :)

Esse que está tapado é o palácio de valflores mesmo em Sta. Iria. O castelo de Pirescoxe está aberto ao público, inclusive, tem um bar lá dentro. Aconselho a visitarem qd puderem, é muito porreiro!:)

Citação de: vfonseca03 em 11 fevereiro, 2013, 19:29
Esse que está tapado é o palácio de valflores mesmo em Sta. Iria. O castelo de Pirescoxe está aberto ao público, inclusive, tem um bar lá dentro. Aconselho a visitarem qd puderem, é muito porreiro!:)

Tens razão!  :laugh:

chacalnegro
Devo dizer que nunca tinha ouvido falar deste castelo. Estive a ver algumas imagens dele e devo dizer que é um interessante exemplo de arquitectura senhorial, mesmo às portas de Lisboa. Parece uma construção do início do séc. XIV, com a adição de construções palatinas nos sécs. XV e XVI.
A propósito disto, lembrei-me de um obscuro personagem do séc. XI, Taytal ibn Isma'il. A sua juventude situa-se em Córdova, onde estudou, estabelecendo-se mais tarde em Sacavém procurando o isolamento necessário à ascese mística que desejava. Por esse motivo ficou conhecido por ash-Shaqabanyy (o sacavenense). Sacavém, no séc. XI era uma pequena aldeia e, nas suas vizinhanças, Taytal fundou uma zawiya (confraria sufi), que daria origem a Stª Iria da Azoia.
Isto tudo, porque não seria de todo impossível que o castelo de Pirescoxe tivesse sido construído no lugar da zawiya (por vezes as zawiya's são sítios fortificados) de Taytal ibn Isma'il, atendendo à topografia do sítio.
Já agora fazendo um exercício muito rude de etimologia, Pirescoxe faz lembrar algo com "bir al-qaws", que em árabe significa "o poço do arco". ;)

Citação de: vfonseca03 em 11 fevereiro, 2013, 19:29
Esse que está tapado é o palácio de valflores mesmo em Sta. Iria. O castelo de Pirescoxe está aberto ao público, inclusive, tem um bar lá dentro. Aconselho a visitarem qd puderem, é muito porreiro!:)

Aqui segue alguma informação (meramente a titulo de curiosidade, sem intenção de criar possíveis off-topic)  sobre o Palácio de Valflores, que eu confundi com o de Pirescoxe  :)

O Palácio de Valflores localiza-se na freguesia de Santa Iria de Azóia, concelho de Loures, em Portugal. É um exemplar raro da arquitectura civil do século XVI. Trata-se de uma peça de arquitectura renascentista de influência italiana mandada construir por Jorge de Barros, feitor de D. João III na Flandres.

Funcionou como habitação até 1870, altura em que foi adquirido pela família inglesa Reynolds que nunca lhe deu o uso habitacional. A partir dessa data o palácio começou a funcionar com armazém da exploração agrícola da quinta em que se situa, tendo começado a degradação. A partir dos anos sessenta, é sabido que os pisos inferiores foram transformados em pocilgas, estábulos, vacarias, capoeiras, etc.

O Palácio e a quinta foram classificados como Imóvel de interesse público em 1982. Pese embora o reconhecimento inerente à classificação, esta não serviu para travar a degradação


Fonte: Wikipédia


Antigamente


Actualmente


É exactamente isso.;D Qd puderem visitem o Castelo, vão gostar! Ainda tem muitas das estruturas antigas.

linasousa8
Vivo mesmo ao lado do Castelo ( nos prédios da parte de trás) e já conhecia sobre esse Castelo, sobre essa lenda.

Só por curiosidade alguém aqui sabe alguma coisa sobre os relatos de que existe algo como uma galeria subterrânea no convento de nossa senhora da Conceição em pirescoxe?

Ouvi lendas sobre isso mas já procurei bastante e não encontrei fotos nem muitos conteúdos relacionados com tall.

Há quem diga também que a antiga mina de água perto do bairro da Covina , nas hortas, levaria até tal galeria...

Será verdade?

Embora as lendas sobre a galeria subterrânea do Convento de Nossa Senhora da Conceição em Piscoxe sejam fascinantes, encontrar informações concretas sobre sua existência pode ser um desafio. A escassez de fotos e conteúdos relacionados torna a investigação complexa.

O que dizem as lendas:
  • A lenda da galeria subterrânea do convento em Piscoxe persistiu por gerações, alimentando a imaginação local.
  • Alguns acreditam que a antiga mina de água perto do bairro da Covina, nas hortas, se conectava à galeria.
  • A suposta finalidade da galeria varia de acordo com os relatos, desde servir como refúgio durante ataques a um local de armazenamento secreto.

Evidências:
  • Apesar das lendas, a confirmação da existência da galeria subterrânea ainda não foi encontrada.
  • Pesquisas históricas e arqueológicas não revelaram evidências conclusivas que comprovem sua existência.
  • A falta de fotos ou documentação oficial dificulta a investigação e alimenta o mistério.

Considerações:
  • A possibilidade da existência da galeria subterrânea intriga a comunidade local e desperta a curiosidade de historiadores e exploradores.
  • A investigação sobre o assunto exige cuidado e metodologia rigorosa para separar lendas de fatos históricos.
  • A ausência de evidências concretas até o momento não confirma, mas também não descarta a existência da galeria.

Para mais informações:
  • Entre em contato com o Arquivo Municipal de Santa Maria da Feira ou com historiadores locais para obter mais informações sobre o Convento de Nossa Senhora da Conceição e seu entorno.
  •  Visite o convento e converse com os responsáveis para saber se possuem algum conhecimento sobre a lenda da galeria subterrânea.
  • Continue pesquisando em livros, artigos e outras fontes de informação que possam conter pistas sobre a possível existência da galeria.

Lembre-se:
  • A investigação de lendas e mistérios históricos exige tempo, dedicação e uma mente aberta.
  • Nem todas as lendas se baseiam em fatos reais, mas elas podem conter elementos de verdade ou servir como base para futuras descobertas.
  • A busca por informações sobre a galeria subterrânea do Convento de Nossa Senhora da Conceição pode ser um processo enriquecedor, mesmo que não se encontre a resposta definitiva.

Espero que estas informações ajudem em sua busca pela verdade sobre a galeria subterrânea do Convento de Nossa Senhora da Conceição em Piscoxe!
Enquanto te podes mexer, treina o corpo. Quando não te podes mexer, treina a mente.