Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.426
Total de mensagens
369.467
Total de tópicos
26.918
  • Lenda de Porto Brandão (Almada)
    Iniciado por ZéTubarão
    Lido 2.491 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Encontrei esta lenda e quero partilhar com todos.

Porto Brandão também tem a sua lenda.

Num local em se construíam barcos de todos os tipos, muitos dos que partiram para terras do Brasil e Índia foram aqui feitos, era natural que a população fosse composta, na sua maioria, por carpinteiros de naus e calafates.

Entre eles encontrava-se um rapaz forte, jovem e bonito chamado Brandão, que às escondidas namorava a filha do dono do estaleiro, a jovem Paulina.O pai da jovem só pensava em ser rico e poderoso.

Longe de saber que a sua filha namorava com um simples operário, prometeu-a em casamento a um negociante que se encontrava na Índia. Ao descobrir que sua filha namorava com Brandão o pai de Paulina ficou furioso.

Para tentar acabar com o namoro entre os dois, e realizar o sonho de enriquecer o mais depressa possível, combinou com o comandante de um navio, que ia seguir viagem para a Índia, embarcar, clandestinamente, a sua filha.

Na noite da partida do navio, preparou-lhe uma cilada e embarcou-a ,à força, no navio. As lágrimas de Paulina e da esposa não o comoveram.

Mas o jovem Brandão estava alerta. Quando o navio se preparava para partir, aproximou-se num pequeno barco a remos e, sem fazer barulho, o jovem subiu a bordo para tentar raptar a sua amada. Brandão foi descoberto. Sem perdão o comandante mandou-o matar e ordenou que o seu corpo fosse lançado às águas do Tejo.

Toda a cena foi observada por Paulina. Ao ver o corpo do seu noivo desaparecer no rio a jovem ,desesperada, não pensou duas vezes e atirou-se também ao Tejo.

Conta a lenda que, dias depois, os dois corpos deram à costa. O de Paulina foi encontrado numa pequena praia ali perto. Nessa altura passou a chamar-se Praia da Paulina, hoje conhecida por Praia do Lazareto. O corpo de Brandão foi encontrado na praia que hoje se chama Porto Brandão. Termina a lenda dizendo que aqueles que não conseguiram unir-se em vida, por causa da ganância de um pai, uniram-se na morte acabando sepultados no mesmo cemitério.

Fonte: Lendas & Calendas

ATENÇÃO: O Portugal Paranormal possui regras exigentes e de consulta obrigatória.
Mensagem alterada por estar em desacordo com as regras Fórum.Consultar Regras Gerais do Fórum. Obrigado.

Mais uma que não sabia. Muito boa :)
"Quando as pessoas são almas gêmeas, sempre acabam juntas no final."
One Tree Hill

Vou tantas vezes a Porto Brandão mas não conhecia esta lenda. Muito boa, de facto.