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  • Ovóides
    Iniciado por Anitacleo
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No espiritismo vez ou outra nos deparamos com a palavra "Ovóides", geralmente ligada a comentários sobre obsessões; mas o que são esses tais "ovoides"?

Para poder abordar esse assunto deve-se antes ter noção de o que é obsessão, onde podemos definir como espíritos que através de influencias telepáticas nos impulsionam para o mal e/ou nos causa danos físicos ou mentais, sobre esses espíritos Kardec afirma: "Os Espíritos exercem incessante ação sobre o mundo moral e mesmo sobre o mundo físico. Atuam sobre a matéria e sobre o pensamento e constituem uma das potências da Natureza, causa eficiente de uma multidão de fenômenos até então Inexplicados ou mal explicados e que não encontram explicação racional se não no Espiritismo."[...] "As relações dos Espíritos com os homens são constantes. Os bons Espíritos nos atraem para o bem, nos sustentam nas provas da vida e nos ajudam a suportá-las com coragem e resignação. Os Maus nos impelem para o mal: é-lhes um gozo ver-nos "sucumbir e assemelhar-nos a eles."[1]

Sobre essa ótica, Emmanuel comenta que obsessão é: "[...] o equilíbrio de forças inferiores, retratando-se entre si" [2]

Os "ovoides", são uma tipo de obsessor, onde seu nome foi definido devido a seu formato (ovo), André Luiz na obra "Evolução em dois mundos" nos diz que : "os órgãos do períspirito se voltam, instintivamente, para a sede do governo mental, onde se localizam, ocultos e definhados, no fulcro dos pensamentos em circuito fechado sobre si mesmos, quais implementos potenciais do germe vivo entre as paredes do ovo". Diz-se então que o "desencarnado perdeu o seu corpo espiritual, transubstanciando-se num corpo ovóide"

"A forma ovoide guarda consigo todos os órgãos de exteriorização da alma, tanto nos planos espirituais quanto nos terrestres, tal qual o ovo ou a semente, que trazem em si a ave ou a árvore do futuro."[3]

Suely Caldas Schubert nos revela no livro "Obsessão e desobsessão" que após o desencarne, espíritos desejosos de vingança ou ainda presos a vícios, envolvem e influenciam aqueles que lhes são objeto de perseguição ou atenção e auto hipnotizam-se com as próprias ideias, que se repetem indefinidamente. em consequência, os órgãos do perispírito se retraem, por falta de função, assemelhando-se então a ovóides .

"vinculados às próprias vítimas que, de modo geral, lhes aceitam, mecanicamente, a influenciação", por trazerem os fatores predisponentes, quais sejam, a culpa, o remorso, o ódio, o egoísmo, que externam em vibrações incessantes, sob o comando da mente. Configurasse, neste caso, a parasitose espiritual."[4]

André Luiz explica que esses ovóides são como grandes amebas, do tamanho de um crânio humano. Mesmo em repouso, elas estão ligadas ao halo vital de outras personalidades.[5]

Todavia, devemos tomar alguns cuidados sobre as informações que são passadas a respeito desse tema, J. Herculano Pires, nos lembra em seu livro "Vampirismo" que a ação vampiresca desses ovóides é aceita por muitos espíritas amantes de novidades. Mas essa novidade não tem condições científicas nem respaldo metodológico para ser integrada na doutrina. Nenhuma pesquisa séria, por pesquisadores competentes, provou a realidade dessa teoria.

"Não basta o conceito do médium para validá-la. As exigências doutrinárias são muito mais rigorosas no, tocante . à aceitação de novidades. O Espiritismo estaria sujeito à mais completa deformação, se os espíritas se entregassem ao delírio dos caçadores de novidades."[6]

Essa afirmação de Herculano é enfatizada no tocante aos cuidados com as mensagens/informações que recebemos a respeito desses parasitas, e deixa claro isso quando afirma:

"No caso do parasitismo e do vampirismo todo rigor é pouco, pois os erros e os enganos de interpretação podem levar os trabalhos de cura a descaminhos perigosos.

Se não encararmos o parasitismo e o vampirismo em termos rigorosamente doutrinários, no devido respeito ao método kardeciano, estaremos sujeitos a ser enganados por espíritos mistificadores que passarão a nos vampirizar. Porque o vampirismo é um fenômeno típico das relações interpessoais. Na vida material como na vida espiritual o vampirismo é um processo comum e universal do relacionamento afetivo e mental das criaturas. "[7]

Os ovoides, parasitam sobre suas vitimas na maioria das vezes por afinidade e/ou vingança; isso ocorre porque como em tudo na Natureza, ocorre a busca do equilíbrio pelas trocas energéticas. As trocas se fazem ao nível do períspirito, do corpo físico e da mente. Fluídos mentais, perispirituais, e fisiológicos são assimilados ou eliminados, alterando-se o estado mental, peripiritual e fisiológico.

Destas trocas, pode resultar aquilo que André Luiz chamou de "Infecções Fluídicas". Quando desencarnados atuam sobre encarnados, empolgando-lhes a imaginação com formas mentais monstruosas, determinando o colapso cerebral com arrasadora loucura.

"A dependência em que o homem se acha, algumas vezes, em relação aos Espíritos inferiores, provém de sua entrega aos maus pensamentos que estes lhe sugerem, e não de quaisquer acordos feitos entre eles. O pacto, no sentido vulgar do termo, é uma alegoria que simboliza uma natureza má simpatizando com Espíritos malfazejos."[8]

Emmanuel complementa:

"Em verdade, os Espíritos são atraídos pelos pensamentos e não pelas coisas materiais, que são utilizadas como "bengalas" psicológicas para alcançar seu objetivo"[9]

Para evitar e/ou afastar esses seres é necessário conhecimento da doutrina..., reforma intima e acima de tudo compreensão tanto de o que é seu obsessor quanto os motivos que ele o vampiriza, na maioria das vezes os fatores sexuais e viciosos são o de maior pertinência.

"[...] nos centros e grupos espíritas bem orientados, as perturbações espirituais de ordem sexual são tratadas de maneira especial, em pequenas reuniões privativas, com médiuns que disponham de condições para enfrentar o problema. Como no caso das obsessões alcoólicas, toxicômanas e outras do mesmo gênero, é necessário o máximo cuidado na seleção das pessoas que vão tratar do assunto e o maior sigilo e respeito, a fim de evitar-se o prejuízo dos comentários negativos, que influem fatalmente sobre o caso, provocando agravamentos inesperados da situação das vítimas".[10]
Marcos Paterra

[1] Allan Kardec. "O Livro dos Espíritos", Introdução.

[2] Trecho retirado do livro: "Pensamento e vida" de Francisco C. Xavier pelo espírito de Emmanuel.

[3] Evolução em dois Mundos, André Luiz, psicografia de Francisco Cândido Xavier e Waldo Vieira, capítulo 12, 5ª edição FEB.

[4] Trecho do Livro "Obsessão e Desobsessão" de Suely Caldas Schubert.
[5] Afirmação feita no livro "Libertação", p.84.
[6] Trecho retirado do livro "Vampirismo" Cap. II Parasitas e Vampiros p.08; de J. Herculano Pires.

[7] Trecho retirado do livro "Vampirismo" Cap. II Parasitas e Vampiros p.08; de J. Herculano Pires.

[8] Trecho retirado do comentário deAllan Kardec à q. 549, no "O livro dos espíritos".

[9] XAVIER, Francisco C. - O consolador. Pelo Espírito Emmanuel. Q. 214. Ed: FEB, Rio de Janeiro: 2009.
[10] Retirado do capítulo VIII do livro: "Mediunidade Vida e Comunicação" de J. Herculano Pires.


Fonte:Espiritismo na rede
Preocupe-se mais com a sua consciência do que com sua reputação. Porque sua consciência é o que você é, e a sua reputação é o que os outros pensam de você. E o que os outros pensam, é irrelevante!

anokidas
Anita, estou a ficar viciada em ti  ;D

Inominado
Obrigado pela partilha Anitacleo!

Sem dúvida alguma o melhor texto, até ao momento é claro, que trouxeste para este fórum. Apesar de relativamente curto, este texto consegue tocar em pontos chave da influência espiritual e de como se validam informações provindas de espíritos na óptica do Espiritismo.

Citação de: anokidas em 01 setembro, 2012, 02:01
Anita, estou a ficar viciada em ti  ;D

Ainda bem porque é sinal que contribuo com tópicos que as pessoas gostam,e nada me faz mais feliz do que contribuir para a felicidade dos outros,espero que enquanto lêem os meus tópicos, esqueçam um pouco os problemas do quotidiano, e ao mesmo tempo encontrem algumas respostas para os mesmos,do ponto de vista espiritual.

Muita luz
Anita
Preocupe-se mais com a sua consciência do que com sua reputação. Porque sua consciência é o que você é, e a sua reputação é o que os outros pensam de você. E o que os outros pensam, é irrelevante!

anokidas
#4


Sim já tenho aprendido imenso aqui contigo pela forma serena e bonita como tu apresentas, muitos deles confortam-me a alma e dão-me sabedoria :)

Beijinhos e muita Luz

Os conceitos que adiciono estão em trechos dos livros : Legião , 666 e Os senhores da escuridão , psicografados por Robson Pinheiro , cujo autor é Ângelo Inácio . Reitero que estes livros inicialmente tiveram muitas criticas como sendo anti-doutrinários e ainda contam com resistência nos meios mais conservadores do kardecismo , eu mesmo a principio tive grande resistência a ler os mesmos , mas actualmente são vendidos em muitos centros espíritas conservadores como a Seara Bendita aqui em São Paulo capital . Os ovóides tem em seu processo constitucional a involução progressiva passando por deformações graduadas pelas consequencia de seus actos e o monoideísmo hipnótico  como brilhantemente Anitacleo descreveu , coincidindo as opiniões de Ângelo Inácio com André Luís , acrescenta Ângelo Inácio que esta indução hipnótica pode ser endógena como descreveu André Luís ou exógena , ou seja induzida por terceiro , um mago negro em circunstancias favoráveis . Os magos negros tem interesse nos ovóides pois são utilizados pelos magos para a criação de espíritos artificiais . Os cientistas que estão sintonizados com a estrutura de poder das trevas desenvolveram tecnologia para a partir de restos ectoplasmicos , ou ectoplasma obtido de encarnados fragilizados , restos de duplo etéreo de indivíduos recendesencarnados e de sequestro de duplo etéreo de encarnados incautos em desdobramento , criar e moldar perispiritos artificiais copias morfológicas de espíritos conhecidos que se tornam impostores enganando grandes lideres mundiais políticos , religiosos e de formadores de opinião , estes espíritos artificiais se tornam obsessores especialmente criados para finalidades especiais do interesse das trevas . Estes ovóides são primeiramente obtidos , depois "cultivados" sob mais indução hipnótica e programados para ocuparem os corpos mentais  superior e inferior nos perispíritos artificialmente criados . A estas obsessões que Ângelo Inácio classifica como obsessões complexas , e que pelo seu alto "custo" fluídico e pela dificuldade de realização são dirigidas a pessoas de forte influência em nosso planeta , como presidentes da república de países poderosos , jornalistas e lideres religiosos . Os ovóides também podem ser implantados pelos magos negros a indivíduos directamente como "enxertos" levando a um enorme consumo de energia psíquica e de duplo etéreo dos hospedeiros encarnados tanto para cultivo dos ovóides como para enfraquecer os hospedeiros .

Inominado
Citação de: Nicolas em 17 setembro, 2012, 23:06
Os conceitos que adiciono estão em trechos dos livros : Legião , 666 e Os senhores da escuridão , psicografados por Robson Pinheiro , cujo autor é Ângelo Inácio . Reitero que estes livros inicialmente tiveram muitas criticas como sendo anti-doutrinários e ainda contam com resistência nos meios mais conservadores do kardecismo , eu mesmo a principio tive grande resistência a ler os mesmos , mas actualmente são vendidos em muitos centros espíritas conservadores como a Seara Bendita aqui em São Paulo capital . Os ovóides tem em seu processo constitucional a involução progressiva passando por deformações graduadas pelas consequencia de seus actos e o monoideísmo hipnótico  como brilhantemente Anitacleo descreveu , coincidindo as opiniões de Ângelo Inácio com André Luís , acrescenta Ângelo Inácio que esta indução hipnótica pode ser endógena como descreveu André Luís ou exógena , ou seja induzida por terceiro , um mago negro em circunstancias favoráveis . Os magos negros tem interesse nos ovóides pois são utilizados pelos magos para a criação de espíritos artificiais . Os cientistas que estão sintonizados com a estrutura de poder das trevas desenvolveram tecnologia para a partir de restos ectoplasmicos , ou ectoplasma obtido de encarnados fragilizados , restos de duplo etéreo de indivíduos recendesencarnados e de sequestro de duplo etéreo de encarnados incautos em desdobramento , criar e moldar perispiritos artificiais copias morfológicas de espíritos conhecidos que se tornam impostores enganando grandes lideres mundiais políticos , religiosos e de formadores de opinião , estes espíritos artificiais se tornam obsessores especialmente criados para finalidades especiais do interesse das trevas . Estes ovóides são primeiramente obtidos , depois "cultivados" sob mais indução hipnótica e programados para ocuparem os corpos mentais  superior e inferior nos perispíritos artificialmente criados . A estas obsessões que Ângelo Inácio classifica como obsessões complexas , e que pelo seu alto "custo" fluídico e pela dificuldade de realização são dirigidas a pessoas de forte influência em nosso planeta , como presidentes da república de países poderosos , jornalistas e lideres religiosos . Os ovóides também podem ser implantados pelos magos negros a indivíduos directamente como "enxertos" levando a um enorme consumo de energia psíquica e de duplo etéreo dos hospedeiros encarnados tanto para cultivo dos ovóides como para enfraquecer os hospedeiros .

Espiritismo é a Codificação Espírita, todos os livros posteriores à codificação são opiniões de espíritos relativamente a temas abordados na codificação, mesmo os livros psicografados por Chico Xavier, Divaldo Franco (expoentes do Espiritismo mundial) transmitem opiniões de espíritos, não são Espiritismo.

Eu não li "Os Senhores da Escuridão", mas pelo que contas aqui, o livro vai contra a codificação, nomeadamente, na parte em que defende a criação de espíritos artificiais. Logo, não podes estar à espera que um espirita, digno desse nome (isto é que, estude a codificação a sério) aceite um livro que vai contra essa mesma codificação. Quem cria os espíritos é Deus.

Mephisto
Citação de: Inominado em 18 setembro, 2012, 16:32
Espiritismo é a Codificação Espírita, todos os livros posteriores à codificação são opiniões de espíritos relativamente a temas abordados na codificação, mesmo os livros psicografados por Chico Xavier, Divaldo Franco (expoentes do Espiritismo mundial) transmitem opiniões de espíritos, não são Espiritismo.

Eu não li "Os Senhores da Escuridão", mas pelo que contas aqui, o livro vai contra a codificação, nomeadamente, na parte em que defende a criação de espíritos artificiais. Logo, não podes estar à espera que um espirita, digno desse nome (isto é que, estude a codificação a sério) aceite um livro que vai contra essa mesma codificação. Quem cria os espíritos é Deus.

Desde já, esclareça-se, que a minha opinião não defende qualquer dos pontos de vista aqui expostos. Gostava só de pegar nas tuas palavras (Inonimado), para fazer a seguinte observação:

Seguindo o teu raciocínio, temos então, uma codificação da doutrina espirita, compreendida no período de 1857 a 1868, a cargo do Prof. Hippolyte Léon Denizard Rivail que é, ainda hoje, a base filosófica de todo o espiritismo. Até aqui tudo bem. Depois vaticinas que todas as obras espíritas, póstumas a Kardec, pela mão de outros seguidores da filosofia espirita, são opiniões de espíritos e não espiritismo. Creio que chegamos, por esta via, a um impasse de interpretação da realidade espiritual da doutrina espirita. Pois a questão que te coloco é: -O Livro dos espíritos e demais criações de Kardec são opiniões/reflexões/respostas (o que queiras chamar) de quem? De Deus?

Se Kardec "psicografou" -segundo o próprio- as suas obras, porquê descredibilizar os restantes autores posteriores a ele, que afirmem a mesma natureza "psicografada" das suas obras?

Estou totalmente de acordo contigo quanto à natureza da criação do espírito. Embora me escuse comentar demais os textos aqui apresentados, acho uma patetice essa teoria dos ovóides, porquanto, cada um é livre de acreditar no que quer.
Aquilo que pretendi foi chamar a atenção para aquilo que chamo de. "síndrome paradoxal do adepto espirita".
A codificação tem quase 200 anos não tarda! O universo evolui, expande-se, diariamente, há milhares de milhões de anos. Qual é então a dificuldade de perceber que, também no espiritismo, poderá estar eminente um novo salto no "conhecimento da verdade codificada", que contradiga alguns pressupostos da doutrina vigente? Nesse caso, teremos, aquilo que eu afirmo, faz tempo, uma religião ao invés de uma filosofia. Estagnação, involução.

Abraço

Inominado
#8
Citação de: Mephisto em 18 setembro, 2012, 17:43
Seguindo o teu raciocínio, temos então, uma codificação da doutrina espirita, compreendida no período de 1857 a 1868, a cargo do Prof. Hippolyte Léon Denizard Rivail que é, ainda hoje, a base filosófica de todo o espiritismo. Até aqui tudo bem. Depois vaticinas que todas as obras espíritas, póstumas a Kardec, pela mão de outros seguidores da filosofia espirita, são opiniões de espíritos e não espiritismo. Creio que chegamos, por esta via, a um impasse de interpretação da realidade espiritual da doutrina espirita. Pois a questão que te coloco é: -O Livro dos espíritos e demais criações de Kardec são opiniões/reflexões/respostas (o que queiras chamar) de quem? De Deus?

Se Kardec "psicografou" -segundo o próprio- as suas obras, porquê descredibilizar os restantes autores posteriores a ele, que afirmem a mesma natureza "psicografada" das suas obras?

Estou totalmente de acordo contigo quanto à natureza da criação do espírito. Embora me escuse comentar demais os textos aqui apresentados, acho uma patetice essa teoria dos ovóides, porquanto, cada um é livre de acreditar no que quer.
Aquilo que pretendi foi chamar a atenção para aquilo que chamo de. "síndrome paradoxal do adepto espirita".
A codificação tem quase 200 anos não tarda! O universo evolui, expande-se, diariamente, há milhares de milhões de anos. Qual é então a dificuldade de perceber que, também no espiritismo, poderá estar eminente um novo salto no "conhecimento da verdade codificada", que contradiga alguns pressupostos da doutrina vigente? Nesse caso, teremos, aquilo que eu afirmo, faz tempo, uma religião ao invés de uma filosofia. Estagnação, involução.

Eu não descredibilizei nada, todos os livros têm mérito, agora nem tudo é o Espiritismo.

Primeiro que tudo, ser psicografado não é sinal de qualidade, ver o seguinte tópico onde temos um exemplo de informação psicografada e, posteriormente, editada em livro e que é completamente falsa:
https://portugalparanormal.com/index.php/topic,21369.0.html

Ou seja, mais importante do que ver se um livro é ou não espirita, é ver se é um livro de qualidade ou não. Dentro do Espiritismo, e na minha opinião, livro de qualidade é aquele que não vai contra os postulados da Codificação. Há muitos livros que têm informações contraditórias ou sem respaldo na Codificação, a questão é devemos: aceitar essas informações ou devemos rejeita-las? Na minha opinião, na dúvida, quem está correto é a Codificação. Isto para o Espiritismo, porque para outras doutrinas, esses livros deverão ser vistos e analisados de acordo com os preceitos básicos dessas mesmas doutrina.

O que é facto é que há muitos médiuns que divulgam tudo aquilo que recebem do mundo espiritual, sem qualquer espírito crítico, sem qualquer analise racional. Contudo, Kardec tinha esse sentido crítico, soube usar a razão e codificou o CUEE (ver introdução "O Evangelho Segundo o Espiritismo"), que não é nada mais nada mesmo que a forma pela qual os encarnados, mais concretamente os espíritas, devem validar o ensino dos espíritos. Resumindo, só os livros que passem pelo CUEE é que são realmente doutrina, o resto são opiniões pessoais. A Codificação é como se fosse os alicerces de uma casa e como qualquer alicerce só é mudado quando existe um conjunto de informações de várias fontes que justifiquem essa mudança, não basta uma pessoa ter uma informação diferente para se mudar seja o que for.

Eu não tenho "Sindrome Paradoxal do Adepto Espirita", tenho sim uma consciência diferente da realidade da comunicação dos espíritos e sei que o que não falta são espíritos dispostos a comunicar mentiras e informações erradas, logo estar atento a essa realidade é algo fundamental. Uma frase atríbuida a Kardec diz o seguinte: "é preferível recusar 9 verdades que aceitar uma mentira"...

O Espiritismo está sobre ataque principalmente no Brasil, onde estão a fundir o Espiritismo com os cultos Afro-Brasileiros, como tal, hoje, mais do que nunca é preciso ter cuidado com a aceitação de novas informações acerca do "salto de conhecimentos", pois este pode não ser um verdadeiro salto... Quanto ao futuro do Espiritismo, tenho conhecimento de uma mensagem provinda de um espírito na qual se afirma que o Espiritismo vai acabar, pois os seus membros gostam muito de ideias novas e as práticas ritualistas estão a infiltrar-se no meio espirita. Mas essa mensagem também assegura que da mesma forma que o Espiritismo procurou transmitir uma mensagem mais próxima do Cristianismo original, haverão outros que, caso o Espiritismo falhe, irão assumir o papel de transmitir a informação de Jesus de uma forma o mais original possível, sem a prática ritualista, por exemplo, que se desenvolveu ao longo dos séculos. Ou seja, o salto que falas pode ser muito bem o fim do Espiritismo e o surgir de uma nova doutrina. Agora lá está, essa mensagem era o reflexo da opinião de um espírito. Mas que essa mensagem tem um fundo de verdade tem, pois já há centros espirituais que usam rituais, quando a prática dos mesmos não está de acordo com a Codificação.

Na realidade o que importa é o ensino de Jesus. Agora se é o Espiritismo que transmite essa mensagem, ou outra doutrina qualquer, é irrelevante...

Mephisto
Inteiramente de acordo Inonimado.  ;)
Permite-me apenas salientar, que fiz uso da tua intervenção para dar seguimento a um raciocínio lógico cujo desfecho, invariavelmente, acaba nesse paradoxo.
Não disse concretamente que descredibilizaste ou sofres desse síndrome. Despersonalizei a minha opinião e questões, no geral, pegando numa afirmação tua.  ;)

Citação de: Inominado em 18 setembro, 2012, 16:32
Espiritismo é a Codificação Espírita, todos os livros posteriores à codificação são opiniões de espíritos relativamente a temas abordados na codificação, mesmo os livros psicografados por Chico Xavier, Divaldo Franco (expoentes do Espiritismo mundial) transmitem opiniões de espíritos, não são Espiritismo.

Eu não li "Os Senhores da Escuridão", mas pelo que contas aqui, o livro vai contra a codificação, nomeadamente, na parte em que defende a criação de espíritos artificiais. Logo, não podes estar à espera que um espirita, digno desse nome (isto é que, estude a codificação a sério) aceite um livro que vai contra essa mesma codificação. Quem cria os espíritos é Deus.
Não tenho opinião formada acerca da existência de ovóides , eu entendi o conceito de espíritos artificiais como sendo espíritos naturais degenerados em ovóides que após tratamento condicionador hipnótico e recebendo uma "roupagem" periespiritica artificial e que poderiam  assumir uma identidade falsa e se tornar obsessores especializados . Na minha modesta experiência mediúnica de vidência já tive a oportunidade de vivenciar a presença de espíritos que numa primeira vista apresentam-se com aspecto muito belo e que após alguma prece parecem "derreter"e apresentar aspecto bastante enfermiço e assustador ,o que me faz supor que alguns espíritos obsessores tem a capacidade de mudar por algum tempo seu aspecto perispiritico . Se um espírito atrasado moralmente e bastante astuto e inteligente pode alterar seu próprio invólucro perispiritico , não seria possível manipular fluidos astrais e plasmar um perispirito e implantar no mesmo um espírito natural escravizado na situação de ovóide para cumprir determinada função menos digna? Quanto a degeneração espiritual , já tive a oportunidade de vivenciar pela vidência espíritos de aspecto misto com humano e réptil  ou outro tipo de animal (aspecto semelhante ao lendário lobisomem) , se esta degeneração espiritual pode chegar a ovóide nunca tive nenhum tipo de vivência neste sentido . Alerto apenas mantermo-nos  lúcidos e não excluir hipóteses , sem a devida apreciação da lógica ou das evidencias , não devemos nos tornar "fariseus" do kardecismo . Um forte abraço !

#11
Ovoides? Allan Kardec,  (1804 —1869)em lado nenhum, nas suas obras fala explicitamente sobre ovóides.

Quem fala do assunto é Helena Blavatsky (que morreu em 1891).

Esta senhora é que tem "obra" vasta sobre muitos assuntos e, o mais engraçado é que a maior parte das filosofias que hoje por aí andam, são idéias mais ou menos originais, desta senhora.
E a teoria dos ovóides, também.
Da sua obra, a A Doutrina Secreta: Síntese da Ciência, Religião e Filosofia ( é o livro mais ambicioso e difícil de Blavasty), na década de 70 esta obra foi editada em Portugal, repartida por vários volumes:Cosmogenese; Simbolismo Arcaico Universal; Antropogenese; O Simbolismo Arcaico das Religiões do Mundo e da Ciência; Ciência, Religião e Filosofia, e Objecto dos Mistérios e Prática da Filosofia Oculta.

Digo sinceramente, que é a "coisa" mais difícil de compreender que já li, pois até em sânscrito ela escreve!!

A ideia de raças-raiz é desta senhora, e as raças-raiz são 5:
1."Nascidos por Si Mesmos" ou "Sem Mente";
2."Nascidos do Suor" ou "Sem Ossos";
3."Nascidos do Ovo" ou "lemuriana";
4."Atlante"  - Estes teriam sido os gigantes que viveram há 18 milhões de anos atrás;
5."Ariana" - A atual raça-raiz.  Mas, ainda estão para vir mais duas raças....

Pra abreviar, pois a teoria é enorme, os OVÓIDES, são os "lemurianos" de Madame Blatasky.

Fontes: A Doutrina Secreta, que tenho em casa que volta e meia vou lendo, só alguns trechos, como foi agora o caso; para abreviar foi à wikipedia




"Somos seres espirituais com corpo físico, e não seres humanos que buscam a condição espiritual." (Sara Marriott).

Citação de: Salomé em 21 setembro, 2012, 10:25
Ovoides? Allan Kardec,  (1804 —1869)em lado nenhum, nas suas obras fala explicitamente sobre ovóides.

Quem fala do assunto é Helena Blavatsky (que morreu em 1891).

Esta senhora é que tem "obra" vasta sobre muitos assuntos e, o mais engraçado é que a maior parte das filosofias que hoje por aí andam, são idéias mais ou menos originais, desta senhora.
E a teoria dos ovóides, também.
Da sua obra, a A Doutrina Secreta: Síntese da Ciência, Religião e Filosofia ( é o livro mais ambicioso e difícil de Blavasty), na década de 70 esta obra foi editada em Portugal, repartida por vários volumes:Cosmogenese; Simbolismo Arcaico Universal; Antropogenese; O Simbolismo Arcaico das Religiões do Mundo e da Ciência; Ciência, Religião e Filosofia, e Objecto dos Mistérios e Prática da Filosofia Oculta.

Digo sinceramente, que é a "coisa" mais difícil de compreender que já li, pois até em sânscrito ela escreve!!

A ideia de raças-raiz é desta senhora, e as raças-raiz são 5:
1."Nascidos por Si Mesmos" ou "Sem Mente";
2."Nascidos do Suor" ou "Sem Ossos";
3."Nascidos do Ovo" ou "lemuriana";
4."Atlante"  - Estes teriam sido os gigantes que viveram há 18 milhões de anos atrás;
5."Ariana" - A atual raça-raiz.  Mas, ainda estão para vir mais duas raças....

Pra abreviar, pois a teoria é enorme, os OVÓIDES, são os "lemurianos" de Madame Blatasky.

Fontes: A Doutrina Secreta, que tenho em casa que volta e meia vou lendo, só alguns trechos, como foi agora o caso; para abreviar foi à wikipedia





Sra Salomé realmente não consta em toda obra de Kardec o conceito de involução espiritual , estes ovóides nada tem a ver com a raça reptiliana , da terceira raça (lemuriana) da Helena Blavatsky , estes ovóides citados por André Luís através de Chico Xavier e por Ângelo Inácio através de Robson Pinheiro seriam o ápice de uma involução espiritual humana , já Ramatis através de Hercilio Maes chega a citar que em casos extremos pode ocorrer a morte espiritual . Não tenho ainda opinião formada a respeito . Partindo do principio que em todos os ramos do conhecimento humano existe uma evolução e revisão constante , não excluo nada só porquê algo não foi abordado por Kardec , afinal ele mesmo nunca se afirmou infalível a semelhança do bispo de Roma . Pessoalmente pude constatar em minha muito modesta experiência mediúnica de vidência o aspecto deformado e bestificado de alguns espíritos obsessores em trabalhos de consulta e de desobsessão , mas nunca tive a vivência de perceber nenhum espírito com este tipo de degeneração(ovóide) . Da mesma forma que nunca vi o vírus da SIDA mas ele existe , e mesmo antes de ser identificado por outros , existia ... Na obra de Kardec nada consta sobre influencia da luz sobre a estabilidade do ectoplasma , mas não posso desprezar as experiências com Eusapia Paladino relatadas por Nicolas Camile Flammarion no livro Estudo das forças naturais desconhecidas , me diga uma coisa , no centro em que você trabalha os passes P2 , C , Material , cirurgia espiritual são realizados de luz totalmente acesa ou na penumbra ... è anti-doutrinário não é ? Mas está certo ! O livro dos espíritos , o livro dos médiuns , a Génese , o céu e o inferno , o Evangelho segundo o espiritismo , não são o pentateuco , os presidentes das federações espíritas não são o sinédrio e  nós não somos os fariseus   ... ou sera que somos ?

Inominado
Que Allan Kardec não falou em tudo, isso é algo que praticamente todas pessoas ligadas ao Espiritismo reconhecem como um facto...

A problemática questão reside no facto de todas as pessoas que defendem a atualização e o alargamento da Codificação não proporem um método sistematizado para se avaliarem as informações recebidas do mundo espiritual, não basta aparecer um livro psicografado que fale numa determinada situação, para essa situação implicar uma actualização/alargamento da Codificação.

E é aqui que tu falhas Nicolas, dizes que é preciso uma actualizações, insinuas que os dirigentes espíritas são como o sinédrio e os espíritas como os fariseus, mas não vi ainda nenhuma proposta concreta da tua parte sobre como validar informações psicografadas como verdadeiras.

Agora porque André Luis psicografou por Chico Xavier isso já é suficiente para se dizer que os ovoídes deveriam estar na Codificação? Desculpa, mas nesse método de avaliação (baseado em nomes sonantes) não está o rigor, a disciplina, muito menos a razão, que a Codificação defende como o mínimo básico para se proceder à avaliação de uma informação.

Para terminar, Nicolas, se quiseres explicar como se podem avaliar as informações psicografadas de forma a saber quais são as verdadeiras, isto é, aquelas que devem completar a Codificação, eu e os outros membros dos fórum estarão dispostos a ler a tua explicação. Além disso, acredito que seria um tema interessante de discussão e análise.

Caro Inominado , em nenhum momento em meus textos  sustento a existência de ovóides como facto ,ou me propus a uma revisão doutrinaria , e caso haja algum "concilio" neste sentido seria admitir um sinédrio ou sinodo dos "bispos" do kardecismo , apenas relatei dados de literatura e citei as fontes , com relação ao meu questionamento sobre a postura de fidelidade literal as bases da doutrina espirita , me incluo e me policio para não rejeitar novidades sem a devida analise das possibilidades e de suas consequencias , estou a fazer um esforço para não parecer um neoprotestante citando que na Introdução ao estudo da doutrina espirita , na tradução do livro dos espíritos por Herculano Pires consta:"As diferentes existências corporais do espirito são sempre progressivas e jamais retrógradas mas a rapidez do progresso depende dos esforços que fazemos po chegar a perfeição" , ora a existência dos ovóides contrariam a afirmação da citação , mas a existência de espíritos encarnados e desencarnados com deformidades também ... Reconheço que as vezes tenho muita dificuldade em me deter a ler algo que tenha alguma novidade que seja de origem não tradicional . Mas notei que existem outras pessoas que não sabem , desconhecem as fontes não leram , e nem cogitam ler pois crêem que seus conhecimentos são absolutos . Eu apenas externei que sei que não sei se existem ovóides , e me permiti a esta duvida e tinha a esperança que alguém mais erudito , ou com um bom senso mais desenvolvido que o meu discutisse ou baseado em evidencias ou na lógica , ou citasse literatura . Creio que nenhum de nós seja mais sábio que todos nós juntos . Creio ser importante saber se é real a existência deste tipo de degeneração espiritual , creio ser importante saber se existem realmente obsessões ditas complexas e como lidar com elas . Caso tenha algo a contribuir neste sentido conto com sua colaboração , um forte abraço .