Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.428
Total de mensagens
369.474
Total de tópicos
26.918
  • Noite Negra da Alma, crise espiritual
    Iniciado por Fireflight
    Lido 8.091 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
#15
Olá LitleStar, é exactamente como a Anokidas disse, faz parte do crescimento interior, verás que quando essa fase passar estarás mais forte  e não serás derrubada tão facilmente.

Agora um conselho ;):

Quanto à parte da solidão, tenta transformá-la em solitude,..ou seja, aproveita esses tempos para coisas criativas e produtivas, aprende novas habilidades ou desenvolve as que já possuis ( Ex: aprender a tocar um instrumento, aprender novas línguas, desenhar, jardinagem...), vai parecer estranho mas, tenta aproveitar essa solidão.
Saber estar só é uma arte que se desenvolve pela experiência. ;)
"É sinal de uma mente educada, ser capaz de entreter uma ideia sem necessariamente aceitá-la."-Aristoteles

Citação de: Fireflight em 02 janeiro, 2013, 13:51

Saber estar só é uma arte que se desenvolve pela experiência. ;)
Olá :)
Agradeço a tua opinião e conselho. Podes ter a certeza que vou segui-lo e até já sei o que vou fazer, o que me deixa mais calma e feliz.
É muito bom ler as vossas palavras, muito obrigada e muita força  e luz para todos!

anokidas
Força pariga ;) e vais ver que tudo corre bem  :)

Esse tópico veio a calhar no momento em que me encontro. Talvez ñ seja a "noite negra da alma" propriamente dita, mas uma prévia talvez...  ::)

#19
Citação de: lamiatheliane em 03 março, 2013, 03:08
Esse tópico veio a calhar no momento em que me encontro. Talvez ñ seja a "noite negra da alma" propriamente dita, mas uma prévia talvez...  ::)

Acho que esta parte não ficou bem clara, mas a Noite Negra da Alma é a "prévia",...
É a fase que supostamente precede ou dá início a um Despertar/Ascenção Espiritual, a uma nova percepção das coisas ao nosso redor.

É como se tivéssemos de atravessar uma passagem estreita e instável para irmos ter a um lugar melhor, para o fazermos o melhor será despojar-mo-nos de toda a bagagem velha e desnecessária, que só pesa e ocupa espaço ;D.
O desprendimento é a chave.
"É sinal de uma mente educada, ser capaz de entreter uma ideia sem necessariamente aceitá-la."-Aristoteles

também ja tive a minha noite escura, mas acho que acontece com todos nós porque somos seres em evolução.
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

Quais as diferenças entre uma crise espiritual/alma ou problemas mentais, preguiça, não ter vontade fazer nada, negatividade, tristeza etc

Citação de: surreal em 20 março, 2013, 14:57
Quais as diferenças entre uma crise espiritual/alma ou problemas mentais, preguiça, não ter vontade fazer nada, negatividade, tristeza etc

Olá surreal!
A certa altura deparei-me com o mesmo dilema que tu. E apercebi-me que esses sintomas podem integrar uma depressão, que pode advir do facto de te sentires constantemente infeliz, "sem paz", etc., e nesse caso há que reconhecer/rastrear no médico para evitar progressão. Mas esses sintomas podem ser só a noite negra da alma. Qual a diferença? Neste último caso, a pessoa sente-se triste, cansada, aborrecida, parece que tudo corre da forma que não esperaríamos que corresse, mas (no meu caso, pois estou a descrever o que aprendi), entre esses episódios maus, temos consciência la no fundo que há coisas que estão a melhorar devido a essa "tempestade". E não estamos todos os dias e a toda a hora nesse estado infeliz, há momentos e dias em que estamos mais conformados, felizes e temos consciência de que muito do que se passou foi para nosso bem. Depois aos poucos, começamos a ver "o sol aparecer entre as nuvens".

estou nesse estado á 2/3 anos derivado de situações que vão acontecendo, bem tento levantar a cabeça mas a sempre algo novo que aparece  >:(

Bem, uma coisa que se percebe é que o ser humano é uma criatura de hábitos e com tendência a perdurar ideias e valores de si mesmo e das coisas à sua volta ao tomá-las como certas e inalteráveis, e é assim que pela calada vai desenvolvendo-se algum receio e resistência à mudança.
No entanto, lá de vez em quando, a vida lembra-se de dar umas "sacudidelas", e as circunstâncias mudam muito à nossa volta, é nessa altura que tudo o que tínhamos como "certo" caí por terra, e todas as tentativas de levar a avante as nossas velhas ideias e maneiras de agir, agora inaptas ao nosso novo redor, acabam sempre frustradas.

Citação de: surreal em 20 março, 2013, 17:12
estou nesse estado á 2/3 anos derivado de situações que vão acontecendo, bem tento levantar a cabeça mas a sempre algo novo que aparece  >:(
Também aconteceu-me "querer levantar a cabeça" e surgir sempre contratempos, mas reparei que estava agindo de forma a tentar inverter as coisas novamente a meu favor e a tentar manter o controlo (sobre mim e na minha vida) para tornar a alcançar o conforto que antes tinha, no entanto deveria era ter mudado a minha maneira de encarar as coisas e perceber que nada é imutável, o Universo não permanece igual quanto mais o Homem, o tempo não iria voltar atrás e parar só para mim.
Há que adaptar-se e mudar a nossa maneira de pensar, no entanto não devemos fazê-lo à força. Talvez ainda não seja altura de começares a tentar dar a volta por cima, algo ainda está em falha, dá tempo ao tempo e não desperdices para já as tuas energias antes de perceberes bem a tua situação actual e perceberes onde deves agir e mudar ou dar uns cortes no que for presentemente disfuncional ...

E agora com tudo isto e respondendo à tua 1º pergunta:

Citação de: surreal em 20 março, 2013, 14:57
Quais as diferenças entre uma crise espiritual/alma ou problemas mentais, preguiça, não ter vontade fazer nada, negatividade, tristeza etc

Talvez se perceba que uma coisa leva a outra, uma sucessiva ocorrência de eventos problemáticos levam à desilusão, preguiça, tristeza e acabam sempre por tornar um pouco mais complicado manter a fé, se anteriormente existente.
Depois, ou melhor... durante este tipo de acontecimentos, uma pessoa acaba sempre por colocar em dúvida a Existência Divina ou por "dar um tempo" na sua religiosidade e reflectir sobre o assunto, isto acontece, ou porque sente que é ilógico demais no contexto do sofrimento que sente e vê ao seu redor, ou então porque naquela altura quer poupar-se a mais frustração e simplesmente recusa-se a aceitar que possa existir um ou mais seres superiores (no caso do politeísmo) e omnipotentes, que tudo vêem e nada fazem perante os abundantes pedidos e orações malogradas nas horas de maior sufoco.
No entanto, após a tempestade vem a bonança  :), e depois de passarmos momentos difíceis as coisas acabam sempre por parecerem mais leves, mais fáceis, e aí as pessoas têm tendência a acreditar de uma forma diferente e mais afincada que antes, e pode dizer-se que a sua fé acaba sendo fortificada.
"É sinal de uma mente educada, ser capaz de entreter uma ideia sem necessariamente aceitá-la."-Aristoteles

"após a tempestade vem a bonança"

Enfim é esperar (e fazer pela vida) que isso mesmo aconteça, se bem que não vejo probabilidade de melhorar, antes pelo contrário   :-\

Citação de: Fireflight em 16 novembro, 2012, 22:03
Já andei a pensar tanto nisto... :P e vejo que o mais desesperante é mesmo o tempo de espera :laugh:, já não é tanto aquela altura, mais agonizante, em que a vida está a andar p'ra trás ( o momento alto da Noite, ou Meia Noite), depois dessa fase ela simplesmente não avança em sentido nenhum, entra em stand-by por algum tempo ( deve ser aquela altura estranha do dia antes do Amanhecer)  olha não há outro remédio senão aproveitar para descomprimir mesmo, viver e ter consciência de cada momento, por mais longo que pareça, é como quando entramos num autocarro e estamos à espera de chegar ao local destinado, até lá vamos nos entretendo como podemos, uns a fazer sudoku, outros a ouvir música, outros a apreciar a vista pela janela,... mas parece que esse espaço de tempo ainda não recebeu um nome pelo menos não encontrei nenhum nos sites que andei a ler,...ainda vou ser eu a baptizá-lo ... :P

Caramba a pessoa que escreveu esse texto parece que está a descrever totalmente a minha vida e pensamentos.O meu tempo de espera já dura há 4 anos e já começo é a desesperar...

Muita luz
Anita
Preocupe-se mais com a sua consciência do que com sua reputação. Porque sua consciência é o que você é, e a sua reputação é o que os outros pensam de você. E o que os outros pensam, é irrelevante!

Citação de: Anitacleo em 10 maio, 2013, 16:33

Caramba a pessoa que escreveu esse texto parece que está a descrever totalmente a minha vida e pensamentos.O meu tempo de espera já dura há 4 anos e já começo é a desesperar...

Muita luz
Anita

Eu também  :(

#28
Citação de: Anitacleo em 10 maio, 2013, 16:33

Caramba a pessoa que escreveu esse texto parece que está a descrever totalmente a minha vida e pensamentos.O meu tempo de espera já dura há 4 anos e já começo é a desesperar...

Muita luz
Anita

Olá Anita E Anascorpion, pois é..., o meu tempo de espera também tem se arrastado.. parece uma fénix zombie ou em estado vegetativo... nunca mais renasce  :laugh:
Mas pesa menos cada vez que nos lembramos e sentimos gratos pelo facto de o pior já ter passado. Agora é a altura ideal para sermos mais positivos,...e recentemente começo a achar que se calhar o melhor é não nos pormos à espera de alguma coisa, se calhar devemos encarar isto mesmo como uma oportunidade para avançarmos por nós mesmos, talvez nos falte aprender uma última lição :laugh:, voltar a confiar nos nossos esforços sem ter medo de falhar.
Agora que o mar voltou a acalmar, não vamos desesperar se não houver vento para as velas, temos braçinhos para os remos, e podemos levar o barco adiante. ;)
"É sinal de uma mente educada, ser capaz de entreter uma ideia sem necessariamente aceitá-la."-Aristoteles

Olá!
Venho só contar como vai esta minha "noite negra da alma".
Tem durado várias noites, tem durado desde que quis ser melhor pessoa e parece que o universo me deu essa oportunidade... de vencer a mim própria, aos meus medos, às minhas dúvidas, às inseguranças.
E quando eu, alegre que a batalha está no fim, vem um tempinho de paz para logo vir tudo mais forte e doloroso.
E quando páro para pensar por um lado riu-me de como sou tão fraca por chorar por tão pouco e tantos não chorarem por muito mais. Mas ao mesmo tempo admiro porque sinto-me no meio da tempestade mas tudo o que preciso saber para crescer, até mim vem... e concluí: é nestes dias em que um sorriso faz toda a diferença e o mais pequeno brilho de sol sob a mais dolorosa gota de água preenche o coração.
Apetece-me dizer: pára! Não se passa nada, isto não é tão mau assim... no fundo não é a gravidade do assunto, mas a capacidade de se adaptar e conseguir viver bem com cada mal que nos cai.
Para quem aí está nessa noite de tempestade e parece que quando melhora, acaba por só vir pior, eu acredito que em breve o Inverno passará e na noite negra as estrelas começarão a brilhar... só ainda não é a hora, mas é certo que haverá momento para aplicar o aprendido...
Um abraço a todos vós! Muito amor :)