Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.426
Total de mensagens
369.467
Total de tópicos
26.918
  • Segundo o Papa, Deus está por trás do Big Bang
    Iniciado por ricandre
    Lido 3.743 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Tentando amenizar a imagem de retrógrada da Igreja Católica, o Papa Bento XVI reconheceu o Big Bang como um evento legítimo – mas, segundo o pontífice, Deus teria causado o evento.

De acordo com o Papa, a criação do Universo não foi um acontecimento aleatório, que aconteceu por coincidência. Deus, teria planeado o Big Bang.

A imagem de retrógrada da Igreja vem dos tempos em que Galileu foi condenado por pregar a teoria heliocentrista, que dizia que a Terra girava ao redor do Sol, e não o contrário. Mas agora ela está se aproximando mais da ciência, a medida que se afasta de seguir ensinamentos literais da Bíblia, buscando interpretá-los.

No ano passado, por exemplo, o prefeito da cidade do Vaticano, o Cardeal Giovanni Lajolo e mais uma comitiva de religiosos visitou o CERN, laboratório onde fica o Grande Colisor de Hádrons. De acordo com ele, a ciência irá ajudar a fé dos católicos a se purificar.

A declaração do Papa faz com que os criacionistas fiquem com pé atrás – a Igreja, afinal, não divulgaria mais que Deus criou o mundo em seis dias e descansou no sétimo.

in hypescience.com

Zen
#1
A Bíblia como é composta por muitas metáforas e parábolas, alguns pontos dela não deveriam ser interpretadas literalmente á letra, as palavras da bíblia que dizem que Deus criou tudo em 7 dias talvez seja uma metáfora.

Se trocarmos os 7 dias por "7 Fases" ou "7 Ciclos", provavelmente já faz mais sentido, e ás tantas não anula a Teoria da evolução, nem anula a crença de que foi Deus quem criou as bases de tudo, é apenas uma ideia, não tenho intenção de defender nada nem ninguém  ;)

No outro tópico do Vaticano, coloquei uma hipótese com alguma lógica, que se poderá juntar a esta deste tópico.

Vai dizer isso aos criacionistas...

Na realidade, a meu ver, a bíblia é uma compilação de textos metafóricos

#3
Não posso não deixar de soltar uma valente gargalhada.

Primeiro defendiam com unhas e dentes a Teoria Egocêntrica e deus me livre se alguém a ousasse por em duvida. Só que entretanto não havia mais areia para atirar aos olhos e lá tiveram que dar o braço a torcer, afinal é o sol que está no centro do nosso Sistema Solar.

Depois, toca a encostar à parede o grandioso Darwin. Os criacionistas simplesmente não queriam ver factos mas as provas estavam lá. Recentemente, lá veio o papa validar a Teoria da Evolução mas sempre por vontade de deus.

Agora, o Big Bang. Impressionante como acabam por se redimir perante aquilo que foi a razão de terem silenciado centenas senão milhares de mentes abertas.
"Look down at me and you see a fool; look up at me and you see a god; look straight at me and you see yourself" Charles Manson

Ceinwyn

Porque será que não estou impressionada ::)

Qualquer dia vem também admitir o óbvio...que afinal jesus não foi obra e graça do espírito santo... ;)

Citação de: ricandre em 20 agosto, 2012, 20:37
De acordo com ele, a ciência irá ajudar a fé dos católicos a se purificar.
i]in[/i] hypescience.com

Mas o que eu gostava era que dissessem aos seus fieis que o preservativo deve ser usado, pois evita a propagação de doenças e milhares de mortes...

Que admitissem que o amor entre duas pessoas deve ser respeitado, independentemente de serem do mesmo sexo...

Enfim...como diriam os supertramp...dreamer...you are nothing but a dreamer. ;D

LANCELOT
Citação de: Ceinwyn em 28 janeiro, 2013, 22:25


Enfim...como diriam os supertramp...dreamer...you are nothing but a dreamer. ;D

Minha cara bons velhos tempos.


Boas tardes,

Apesar de tudo, não nos poderemos esquecer que o observatório do Vaticano, que foi fundado pelos jesuítas, é um instituto de pesquisa astronómico que depende directamente da Santa Sé, é um dos institutos mais antigos, e ainda hoje tem a reputação de ser um dos mais prestigiados institutos científico e rigoroso do mundo.
"Somos seres espirituais com corpo físico, e não seres humanos que buscam a condição espiritual." (Sara Marriott).

Zen
Porque é que o Vaticano precisa de um observatório para estar a observar a Via Láctea ???

Por acaso eles não se regem pela fé nos seus dogmas? ...

Então, se têm tanta convicção das suas verdades absolutas, para quê isso?

Ou será, que já nem no Salvador que pregam e anunciam, acreditam?

Estão á espera de encontrar alguma prova que comprove/que dê sentido, a algum dos seus dogmas?

Então não têm uma fé cega na bíblia, e nos seus dogmas? ...se logo á partida impõem dogmas (verdades absolutas que não podem sequer ser questionadas, debatidas, metidas em dúvida), então para quê estarem preocupados em áreas que não lhes deveria dizer respeito?

Estão aflitos com o quê? ...com o avanço da Ciência? ...pois, já dizia o outro, se não podes vencê-lo, junta-te a ele...

Não são eles que incentivam o homem a buscar Deus, dentro de cada um, olhando para dentro de si mesmo?

Para quê então, espreitar o exterior?

É, parece que á medida que o tempo vai avançando, que a Ciência vai evoluindo, e que as mentes se vão abrindo, as verdades absolutas da Igreja vão se diluindo e os esclarecimentos da doutrina espírita começarão a fazer mais sentido, não só para os que actualmente a "chutam" para canto, mas como para todos.








... e depois, qual é o problema? Não te esqueças que o observatório do Vaticano não é recente, foi fundado pelo Papa Gregório XIII, em 1572.
"Somos seres espirituais com corpo físico, e não seres humanos que buscam a condição espiritual." (Sara Marriott).

Zen
Sim, eu sei que não é recente...

Onde está o problema? ...talvez na insegurança/incerteza dos seus dogmas, na insegurança do que pregam como sendo verdades absolutas...por aí.










Primeiro que tudo, devo dizer que não sou católica, e não defendo os seus dogmas, as suas crenças ou quaisquer ideologias catolicistas, mas tenho lido neste fórum muitos ataques à igreja católica acusando-a, entre muitas coisas da sua falta de rigor cientifico.

Por acaso, recordo que a igreja também tem um um observatório astronómico, que não é recente, pois tem 441 anos e agora estou no meio de uma discussão, pondo em causa o estudo cientifico da igreja católica?

Mas afinal a igreja é culpada da falta de rigor, e de ter rigor cientifico?
Há aqui qualquer coisa que me está a escapar
"Somos seres espirituais com corpo físico, e não seres humanos que buscam a condição espiritual." (Sara Marriott).

Sempre tive a ideia de quem esteve por trás do Big Bang foi a Al Quaeda.

Estes gajos da Igreja estragam sempre tudo. Raios.

Zen
Citação de: Salomé em 29 janeiro, 2013, 21:05
Primeiro que tudo, devo dizer que não sou católica, e não defendo os seus dogmas, as suas crenças ou quaisquer ideologias catolicistas, mas tenho lido neste fórum muitos ataques à igreja católica acusando-a, entre muitas coisas da sua falta de rigor cientifico.

Por acaso, recordo que a igreja também tem um um observatório astronómico, que não é recente, pois tem 441 anos e agora estou no meio de uma discussão, pondo em causa o estudo cientifico da igreja católica?

Mas afinal a igreja é culpada da falta de rigor, e de ter rigor cientifico?
Há aqui qualquer coisa que me está a escapar

Vou tentar explicar o meu ponto de vista sobre isso.

Na minha opinião o erro/a contradição começa logo por essa espécie de paradoxo do rigor científico, como o ponto fulcral das Religiões é a fé cega, impondo logo á partida verdades absolutas que não precisam da avaliação de ninguém (Ciência), então porquê o interesse no meio cientifíco, se o que lhes sempre moveu e regeu, foram sempre as suas crenças absolutas?

As vias que levam ás conclusões de ambas (Religião e Ciência), são totalmente incongruentes uma da outra, acabando por os seus métodos e mentalidades se anularem mutúamente.

As religiões são regidas por dogmas, e os seus seguidores se quiserem pertencer a X ou Y religião, têm que concordar e aceitar as verdades absolutas que dão "vida" aos dogmas/crenças, sem sequer existir a hipótese de serem contestadas, ou seja, mais parecem regras ao nível de um Tirano, para isso dizem sempre que a origem das suas verdades absolutas são divinas, se a Igreja diz, então está dito e não se fala mais nisso, e o rebanho de forma ignorante, segue-os.

A mentalidade das religiões, dos seus dogmas, da suas crenças, faz com que a resolução dos problemas se baseie na palavra e na crença em Deus, esperando que esse mesmo Deus resolva os problemas do homem, ficando este á espera de milagres, em vez de atacarem logo a causa desses mesmos problemas.

Um bom exemplo disso, são aqueles religiosos que mediante um problema de saúde grave, deixam morrer os seus familiares, porque a crença que a sua Igreja/Religião impõe sobre a vontade e desígnios de Deus, vai contra o tratamento médico que possibilitaria salvar a vida ao familiar enfermo, assim, a única hipótese de sobreviver que resta ao enfermo, é a sua fé cega.

Portanto, a fé cega, é o núcleo central de qualquer Religião, na realidade ela é uma grande inimiga da razão, mas no seio das Religiões/Igrejas é o pão para a boca, é o éter das Religiões, o que as faz "ganhar vida", o que as faz "eclodir".

Baseando-se numa tradição de um conjunto de livros, interpretados á maneira que lhes convém, os seus dogmas/crenças, são então já absolutas e eternas, dessa forma não precisam de métodos para chegar a uma conclusão, porque os seus dogmas/crenças, já se iniciam em uma conclusão.

O princípio da fé cega das Religiões e o que ela encerra, exclui automáticamente a companhia/contributo da Ciência, para fundamentar as suas verdades absolutas, impostas e assumidas logo desde o início.

Parece-me claro, que os princípios que movem a "Religião/Fé cega" e "Ciência", chegam a ser um contra-senso.