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  • Bíblia – A interpretação errada da verdadeira história que é contada
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All
Boas caros colegas do fórum!

Crio este tópico com o objetivo de expor algumas considerações, relativas a dois livros que compõe o Antigo Testamento da Bíblia (que consiste na totalidade da Bíblia Hebraica), livro de Gênesis e livro do Êxodo. É minha opinião pessoal de que a Bíblia tem sido mal interpretada ao longos dos séculos, isto é, tem sido interpretada literalmente, o que creio não ser a técnica interpretativa correta a fazer, e fruto dessa interpretação errada surgiu (na minha opinião!) uma das maiores mentiras contadas à Humanidade. Tentarei assim justificar tal afirmação com os Post´s que serão criados sobre este Tópico (Bíblia – A interpretação errada da verdadeira história que é contada)

Este será o primeiro Post sobre este tópico já que tais considerações serão extensas, tendo em conta a importância do tema, e portanto será necessário criar mais Post´s tendo em vista continuar o Tópico que aqui crio. Sendo assim, será tratado concretamente neste Post análises e considerações a uma parte do livro de Gênesis, mais concretamente à criação do Homem por Deus.

Gênesis: A criação

Apesar de a grande maioria das pessoas que se dizem fiéis nunca terem lido de facto a Bíblia (o que me parece ser desde logo um grande absurdo), toda a gente conhece a história da Criação da Terra e do Homem por Deus.
O capítulo 1 do livro de Gênesis indica que "No princípio, Deus criou o Céu e a Terra. A Terra estava sem forma e vazia; as trevas cobriam o abismo e um vento impetuoso soprava sobre as águas." – Gênesis 1:1.
Do citado pode-se concluir um facto muito simples, a Terra enquanto planeta já existia, o que Deus supostamente criou foi o Céu e a Terra, não Terra enquanto planeta mas terra enquanto local físico, enquanto montanha ou uma planície. Este primeiro capítulo da Bíblia diz que "as trevas cobriam o abismo e o vento impetuosos soprava sobre as águas", aliás, é dito que "A Terra estava sem forma", o que revela a existência do planeta Terra enquanto tal. Esta pequena "interpretação" deste versículo 1 do livro de Gênesis é apenas uma pequena amostra do gênero de análise e considerações que serão realizadas ao conteúdo do disposto nos textos em análise.

Um dos versículos mais interessantes do livro de Gênesis é o versículo 26, onde fala da criação do Homem por Deus. Este versículo diz o seguinte "Então Deus disse: «Façamos o homem à nossa imagem e semelhança.»"  - Gênesis 1:26.
Aqueles que já tenham dado uma vista de olhos no trabalho de Erich von Däniken, ao lerem tal versículo, começam a perguntar-se se de facto Deus não seria um extraterrestre, já que neste versículo ele parece estar a falar com os seus  companheiros extraterrestres, pois Deus expressa-se no plural indicando a existência de seres com a sua imagem e semelhança antes mesmo da criação do Homem. Contudo, tal afirmação é "destruída" pelos crentes com o argumento de que Deus estaria a falar com os anjos.
Mas o que são então os anjos?

Este versículo é de facto muito importante pois revela "pequenos grandes" pormenores que são extremamente importantes para a análise da história contada por este livro sagrado à Humanidade. Após se ler este versículo, veja-se o que é indicado no versículo 1 e 2 do capítulo 18 do livro de Gênesis onde se diz o seguinte "Javé (Deus) apareceu a Abraão junto ao Carvalho de Mambré, enquanto ele estava sentado à entrada da tenda, pois fazia muito calor. Levantando os olhos Abraão viu na sua frente três Homens de pé. Ao vê-los, correu da entrada da tenda ao encontro d´Eles e prostrou-se por terra, dizendo:..." – Gênesis 18:1,2.
Nestes versículos do capítulo 18, Abraão, descendente de Sem que era filho de Noé, sendo este por sua vez descendente do 3º filho de Adão, Set (as linhagens destes personagens Bíblicos será importante para Post futuro relativo ao pecado original), vê três Homens. Um desses Homens era Deus (o nome de Deus é Javé), como pode-se obviamente constatar com a leitura do versículo 1 até ao versículo 15 do capítulo 18 do livro de Gênesis. Os outros dois Homens são anjos, como pode-se constatar pela leitura do capítulo 19, versículo 1, ao ser indicado precisamente o estatuto desses ditos dois Homens "Ao anoitecer, os dois anjos chegaram a Sodoma", e estes após estarem com Deus na tenda de Abraão dirigem-se para Sodoma e Gomorra com o objetivo de destruir estas cidades.

Uma coisa fica então muito clara, Deus e os anjos são seres físicos de carne e osso, eles até comeram quando estavam na tenda de Abraão junto ao Carvalho de Mambré! – Gênesis 18:8

Ora os anjos possuem assim a imagem e a semelhança de Deus, tal como nós Humanos, o que retira o aspeto celestial de anjos com asas emplumadas e demais fantasias que atualmente são tidas como verdade pelos crentes, se os anjos não possuem asas, já que na Bíblia eles são chamados de Homens tal como Deus, não parecendo existir diferenças físicas com Deus (tão pouco diferenças de caráter como será constatado em Post futuro relativo ao comportamento de Deus descrito no Gênesis e Êxodo), como se pode constatar da leitura de Gênesis, capítulo 18, versículo 1 a 15, e como Deus dispõe no versículo 26 do capítulo 1 que o homem seria criado "...à nossa imagem e semelhança.", como poderiam estes seres descer dos céus? Estes seres celestiais não possuem tais atributos aéreos, tais atributos não são sequer indicados no livro de Gênesis e Êxodo sempre que se faz referência a anjos. Até pelo já exposto, se os anjos tivessem asas, nós Homens também teríamos de ter já que fomos criados à imagem e semelhança de Deus e dos seus anjos. Também nunca é indicado nas situações em que Deus aparece pessoalmente ao Homem a existência de asas ou coisa do gênero.
Como pode então Deus e os seus anjos descer dos céus?

Duas respostas possíveis. Ou nunca estiveram no céu, isto é, estiveram sempre entre os Homens, ou então desciam do céu através de algum mecanismo. Jacob teve um sonho "Uma escada erguia-se da Terra e chegava até ao Céu, e os anjos de Deus subiam e desciam por ela." – Gênesis 28:12.
Este seria o mecanismo através do qual se poderia afirmar que os anjos desciam dos céus? Não, os anjos não descem dos céus através deste mecanismo! "O anjo de Javé apareceu a Moisés numa chama de fogo, do meio de uma sarça." – Êxodo 3:2. Não é assim mencionada qualquer escada por onde o anjo pudesse descer do céu para aparecer a Moisés.
Contudo, continuando a leitura do referido versículo, é indicado que Moisés ficou curioso pelo facto de a sarça estar a arder mas não ser consumida pelas chamas e como tal aproximava-se devido à sua curiosidade. Quando Moisés se estava a aproximar da sarça é indicado que Deus o viu a aproximar-se e chamo-o dizendo-lhe para não se aproximar (Êxodo 3:3,4,5)!
Este relato parece-me a mim no mínimo estranho, pois o anjo aparece a Moisés nesta chama, mas Deus viu Moisés a aproximar-se para olhar e proíbe-o. Deus estaria na chama de fogo com o dito anjo? O que era exatamente a "chama de fogo"?...

Por sua vez, não tendo Deus asas como os anjos, como se pode deduzir dos versículos dos capítulos já mencionados com o versículo 26 do capítulo 1 do livro de Gênesis relativo à criação do Homem, como desceria então dos céus?
Aqui fica um relato de uma dessas descidas: "Três dias depois, pela manhã, houve trovões e relâmpagos e uma nuvem espessa desceu sobre a montanha, enquanto o toque da trombeta soava fortemente...Toda a montanha do Sinai fumegava, porque Javé tinha descido sobre ela no fogo; o fumo subia, como o fumo de uma fornalha. E a montanha toda estremecia." – Êxodo 19: 16,17,18

Um outro relato extremamente curioso e sugestivo é também o seguinte: "Quando Moisés subiu à montanha, a nuvem cobriu a montanha. A glória de Javé pousou sobre o monte Sinai e a nuvem cobriu-o durante seis dias. No sétimo dia (o número 7 é extremamente referido no livro de Gênesis e Êxodo), Javé chamou Moisés do meio da nuvem...E Moisés entrou pelo meio da nuvem e subiu à montanha." – Êxodo, 24:15,16.
Este relato é qualquer coisa...Tendo em conta a época em que tal descrição é realizada penso que quem escreveu tal relato não poderia ter sido mais claro.
Fica já agora mais um relato curioso onde Deus diz a Moisés, na montanha de Deus, para dizer à casa de Jacob e anunciar aos filhos de Israel o seguinte: "Vistes o que fiz aos egípcios e como vos transportei sobre asas de águia e vos trouxe até Mim." – Êxodo 19:4

Agradeço a leitura daqueles que tenham tido a paciência e a curiosidade para o fazer.
Tornarei a postar algo brevemente continuando assim a pequena análise do Livro de Gênesis e Êxodo, sendo tal continuação do tópico relativa ao pecado original descrito em Gênesis 3-4.

Cumprimentos,

All



Bom tópico All!

Não posso dizer que concorde com tudo o que referiste, até porque quando falo da bíblia faço-o sem associação a qualquer crença religiosa, já que para mim é somente um livro que há muito anos atrás fiz questão de ler (ao contrário de muitos crentes), mas gostei especialmente do cuidado e do trabalho que tiveste em elaborar o tópico. Parabéns.

Está muito interessante.
Já vi alguns documentários que falam sobre este assunto, referindo também o que falaste, sob os relatos de outros livros religiosos e de facto convergem muito na descrição deste tipo de eventos.
"Não somos seres humanos vivendo uma experiência espiritual, somos seres espirituais vivendo uma experiência humana." Teilhard de Chardin

Inominado
Apesar de tudo, e neste tudo inclua as alterações, os erros de tradução, por exemplo, a Bíblia é um livro que transmite muitos ensinamentos do ponto de vista moral, principalmente no Novo Testamento, com os ensinos de Jesus, que são sem dúvida actuais apesar de terem mais de 2.000 anos.

A questão da semelhança entre Deus e os homens não se perceberá, enquanto acreditarmos que a semelhança é física. A semelhança com Deus é uma semelhança espiritual, pois é essa condição que mantemos sempre independentemente do que acontece com o nosso corpo físico. Nós somos seres espirituais temporariamente com um corpo físico... A nossa verdadeira vida não é esta. Aqui somos como a criança que vai para a escola de manhã (nascimento), que aprende lições novas (vida propriamente dita) e que ao final do dia regressa a casa (morte). A frequência da escola (ciclos de nascimento-vida-morte) são os necessários até que terminemos o curso superior (perfeição).

chacalnegro
Expressa-se no plural majestático. Por acaso sabem se no original hebraico ou nas traduções gregas assim é? De qualquer modo All, este tópico está muito bem trabalhado. Parabéns :)

anaferreira
Citação de: chacalnegro em 10 agosto, 2012, 00:54
Expressa-se no plural majestático. Por acaso sabem se no original hebraico ou nas traduções gregas assim é? De qualquer modo All, este tópico está muito bem trabalhado. Parabéns :)

Olá  todos!
Tomos as palavras do "chacalnegro" para aqui deixar mais um texto!
Um bom dia a todos!

Fonte: blogspot.

Genesis 1:26 - Façamos o homem. Plural Majestático da palavra ELOHIM.
* A palavra hebraica no plural ( ELOHIM)

A palavra hebraica mais comum usada no Antigo Testamento para designar Deus é Elohim. Este é um nome plural. "No princípio Deus criou o céu e a terra." (Gen. 1:1).
"Elohim" não é o nome pessoal de Deus. Ele refere-se a Sua divindade, Sua posição em relação as criaturas. Ele significa: "O Forte". Esta palavra do plural Hebraico é usada 2470 vezes no Velho Testamento. É aplicada a homens que exerceram autoridade, a anjos, e a muitos deuses do paganismo, assim como ao único Deus verdadeiro. Quando aplicada ao único verdadeiro Deus, Elohim é visualmente associada com verbos no singular, adjetivos e advérbios. Por exemplo, a palavra hebraica para "criar" em Gênesis 1:1 "bara" é singular. Elohim, designando o único verdadeiro Deus, não indica uma pluralidade de Deuses (politeísmo ou triteísmo) nem uma pluralidade de pessoas em uma substância (Trinitarianismo).
Se o nome no plural Elohim tivesse intenção de se referir a uma pluralidade de pessoas ou pluralidade de Deuses quando usado em relação ao único e verdadeiro Deus, Ele estaria sempre identificado por esta palavra no plural. Nós, entretanto, encontramos que este não é o caso. A forma singular "Eloah" também é usada em referência a Deus.
Isto especialmente se faz verdade nos livros poéticos do Antigo Testamento. Quarenta e um de cinqüenta e seis ocorrências de Eloah estão em Jó.
Os escritores dos registros do Velho Testamento usaram a palavra Elohim para designar o único verdadeiro Deus, mostrando Sua infinita superioridade às divindades politeístas e indicar Sua singular existência. A pluralidade dos atributos e poderes que o politeísmo distribuiu muitas divindades finitas pertencem a uma pessoa infinita – o verdadeiro Deus. Esta pessoa infinita declarou: "Eu sou o Senhor vosso Deus. Vós não tereis outros deuses perante mim." (Exo. 20:2,3).
A pluralidade de majestade. Quando usado em referência a um verdadeiro Deus, o nome plural no hebraico Elohim denota majestade, excelência, superioridade. Refere-se à infinita plenitude e grandeza ilimitada. Ela designa o "quantitativo" mais que a pluralidade numérica. Ela diz "o quão mais" e não "o quanto mais". O uso de nomes e pronomes no plural em referência a Deus comumente é conhecido como "plural de majestade". Este pensamento é mantido nas seguintes citações. Em nota sobre Gênesis 1:1, Joseph Bryant Rotherham faz as seguintes observações:
Deve ser cuidadosamente observado que, embora "elohim" seja a forma plural ainda quando, como aqui, é construída com um verbo no singular, é naturalmente singular no sentido; especialmente visto que o " plural de qualidade" ou "excelência"abunda no Hebraico onde a referência é inegavelmente a algo que deve ser entendido em número singular. (Rotherham, Joseph Bryant. The Emphasized Bible. London: H.R. Alleson, 1901-Vol. I, p.33).
Louis Berkhof, presidente do Seminário Teológico Calvin, faz a seguinte observação com respeito a palavra Elohim:
O nome raramente ocorre no singular, exceto em poesia. O plural deve ser considerado como intensivo, e portanto serve para indicar plenitude de poder. (Op.cit.,p.48).
Dr. William Smith da Universidade de Londres, um século atrás, foi declarado como "o mais eminente lexicógrafo na língua Inglesa falada no mundo". A posição a seguir é feita no dicionário Bíblico editado pelo Dr. Smith:
A forma plural Elohim tem feito surgir muita discussão. A estranha idéia de que ela se refere a Trindade de Pessoas na divindade, dificilmente encontra hoje um apoio entre os escolares. Ela é inclusive o que os gramáticos chamam de "plural de majestade", ou ela denota a "plenitude" da força divina, a "soma dos poderes" amostrados em Deus.(Smith, William. A Dictionary of the Bible, Philadelphia: American Baptist Publication Society, 1863, p.216).
Embora um trinitariano, Dr. Augustus H. Strong mostra que a palavra plural "Elohim" freqüentemente demanda significado de singular.
Pensava-se que o estilo de discurso real era um costume de longa data depois do tempo de Moisés, Faraó não o usou. Em Gênesis 41:41-44, ele diz: "Eu te tenho posto sobre toda a terra do Egito... Eu sou Faraó." Mas uma investigação posterior parece provar que o plural de Deus foi usado pelos cananitas antes da ocupação hebrea.
O único Faraó é chamado "meus deuses" ou "meu deus", indiferentemente. A palavra "mestre" é usualmente encontrada no plural no Velho Testamento. (Gen. 24:9-51; 39:19; 40:1). O plural dá articulação ao sentido da reverência. Ele significa magnitude ou plenitude.
Os hebreus tinham muitas formas no plural, onde nós usaríamos o singular, como "céus" ao invés de "céu", "águas" ao invés de "água". Nós, também falamos de "novidades", "salários" e dizemos "vocês" ao invés de "vós". (Op. cit., pp. 318,319).
Strong cita Gustav Friedrich Oehler, Old Testament Theology, como chamando Elohim "plural quantitativo" significando grandeza ilimitada. (Ibid, 318).



I- Pronomes Pessoais no Plural

Há quatro registros no Velho Testamento onde pronomes pessoais no plural são usados em referencia a Deus. Os trinitarianos afirmam que isto ensina sua teoria. Isto não é verdade. Em nenhuma maneira estes quatros textos ensinam que existe uma pluralidade de pessoas em Deus. Os quatro textos em questão seguem:
Gênesis 1:26 - Façamos o homem à nossa imagem (us)
Gênesis 3:22 - O homem se tornou um de nós (nós)
Gênesis 11:7 - Desçamos e confundamos (us= nós)
Isaías 6:8 - Quem irá por nós? (nós)

Os pronomes pessoais no plural nestes versos referem-se a um Deus singular. Está isto claro pelo fato de que pronomes singulares são usados no contexto fazendo referência a Deus.
Em Gênesis 1:26, Deus disse, "Façamos o homem em nossa imagem, segundo nossa semelhança." No próximo verso porém, nós lemos, " Então cria Deus o homem na sua imagem, à imagem de Deus o criou, macho e fêmea os criou."
Em Isaías 6:8 nós lemos, "Também eu ouvi a voz do Senhor dizendo: Quem eu enviarei, e quem irá por nós?" Deus falou de Si no singular.
Em todo o resto da Bíblia, exceto estes quatro textos, Deus é designado por pronome no singular. Quando falando de Si, eles dizem, "Eu, meu, mim". Quando os homens falam concernente a Deus, eles dizem. "Ele, Dele, Nele." Se o pronome no plural destes quatro versos referem-se a pluralidade de pessoas em Deus, porque Deus não é sempre designado pelos pronomes no plural?
Além disso, se estes pronomes no plural denotassem pluralidade em Deus, nada há que revele quantos há nesta pluralidade se seriam dois, três, dez ou mil. Aplicando pluralidade em Deus resultaria em politeísmo, não Trinitarianismo.
Estes pronomes no plural, assim como o nome plural Elohim, refere-se ao plural de majestade. Deus é representado ao se dizer, "Façamos" ao invés de "Faça" com indicação de Sua glória e grandeza.
Dr. William Evans, também um trinitariano, escreveu o seguinte:

Alguns diriam que o "Façamos (us) em Gênesis 1:26 - " Façamos nós o homem," refere-se à consulta de Deus ao anjo com quem Ele toma conselho antes de fazer algo de importante, mas Isaías 40:14 – "Mas de quem tomará conselho." Mostra que este não é o caso; e Gênesis 1:27 contradiz a idéia, pois ela repete a posição "na imagem de Deus," não a imagem dos anjos; também em que Deus criou o homem na Sua Própria imagem, na imagem de Deus (não anjos) criou. "O nós" de Gênesis 1:26, portanto, é propriamente entendido como plural de majestade, como indicativo de dignidade e majestade do relator. A tradução apropriada para este verso não deveria ser "Façamos nós", mas "nós vamos fazer," indicando uma linguagem de solução mais que consulta.
(Evans, William. The Great Doctrines of the Bible. Chicago: Moody Press, 1939, p. 27).

The Teology SYstematic

Alva Huffer.

Boas,
Bom post All

Começo por mencionar as semelhanças entre os Sumérios/Acadianos e o Hebreus, na vertente religiosa.
Sabemos que os primeiros, são mais antigos que os segundos, e a sua evolução era superior, em todos os sentidos.
Considerado, que a Epopeia é mais antiga em milhares de anos, em relação á Torah, parto do pressuposto,
que a questão Divina, é de facto algo palpável, e não Espiritual, na forma como a concebemos.


Similaridades entre a Epopeia de Gilgamesh, e a Bíblia.


Epopeia:

"A deusa então concebeu em sua mente uma imagem cuja essência era a mesma de Anu, o Deus do firmamento. Ela mergulhou as mãos na água e tomou um pedaço de barro; ela o deixou cair na selva, e assim foi criado o nobre Enkidu".(SANDARS, 1992, p. 94).

Bíblia:

"Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança".(GENESIS, cap. 1, ver. 26).

"Então formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra, e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente".(GENESIS, cap. 2, ver. 7).

Epopeia:

"Ele era inocente a respeito do homem e nada conhecia do cultivo da terra. Enkidu comia grama nas colinas junto com as gazelas e rondava os poços de água com os animais da floresta; junto com os rebanhos de animais de caça, ele se alegrava com a água".(SANDARS, 1992, p. 94).

Bíblia:

"Eis que vos tenho dado todas as ervas que dão semente e se acham na superfície de toda a terra, e todas as árvores em que há fruto que dê semente; isso vos será para mantimento. E a todos os animais da terra e a todas as aves dos céus e a todos os répteis da terra, em que há fôlego de vida, toda erva verde lhes será para mantimento". (GENESIS, cap. 1, ver. 29-30).

Epopeia:

"Enkidu perdera sua força pois agora tinha o conhecimento dentro de si, e os pensamentos do homem ocupavam seu coração".(SANDARS, 1992, p. 96).

"Olho para ti e vejo que agora és como um Deus. Por que anseias por voltar a correr pelos campos como as feras do mato?" (SANDARS, 1992, p. 99).

Bíblia:

"Porque Deus sabe que no dia em que comerdes se vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal." (GENESIS, cap. 2, ver. 5).

Epopeia:

"... tu, um mercenário, que depende do trabalho para obter teu pão!" (SANDARS, 1992, p. 119).

Bíblia:

"... maldita é a terra por tua causa: em fadigas obterás dela o sustento durante os dias da tua vida".(GENESIS, cap. 3, ver. 16).

"No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, pois dela foste formado".(GENESIS, cap. 3, ver. 19).

Epopeia:

"Naqueles dias a terra fervilhava, os homens multiplicavam-se e o mundo bramia como um touro selvagem. Este tumulto despertou o grande Deus. Enlil ouviu o alvoroço e disse aos deuses reunidos em conselho: 'O alvoroço dos humanos é intolerável, e o sono já não é mais possível por causa da balbúrdia.' Os deuses então concordaram em exterminar a raça humana".(SANDARS, 1992, p. 149).

Bíblia:

"Viu o Senhor que a maldade do homem se havia multiplicado na terra, e que era continuamente mau todo desígnio do seu coração".(GENESIS, cap. 6, ver. 5).

"A terra estava corrompida à vista de Deus, e cheia de violência".(GENESIS, cap. 6, ver 11).

"Farei desaparecer da face da terra o homem que criei, o homem e o animal, os répteis, e as aves do céu; porque me arrependo de os haver feito".(GENESIS, cap. 6, ver 7). 

Epopeia:

"... põe abaixo tua casa e constrói um barco. Abandona tuas posses e busca tua vida preservar; despreza os bens materiais e busca tua alma salvar. Põe abaixo tua casa, eu te digo, e constrói um barco. Eis as medidas da embarcação que deverás construir: que a boca extrema da nave tenha o mesmo tamanho que seu comprimento, que seu convés seja coberto, tal como a abóbada celeste cobre o abismo; leva então para o barco a semente de todas as criaturas vivas. (...) Eu carreguei o interior da nave com tudo o que eu tinha de ouro e de coisas vivas: minha família, meus parentes, os animais do campo – os domesticados e os selvagens – e todos os artesãos".(SANDARS, 1992, p. 149-151).

Bíblia:

"Faze uma arca de tábuas de cipreste; nela farás compartimentos, e a calafetarás com betume por dentro e por fora. Deste modo a farás: de trezentos côvados será o comprimento, de cinquenta a largura, e a altura de trinta. Farás ao seu redor uma abertura de um côvado de alto; a porta da arca colocarás lateralmente; farás pavimentos na arca: um em baixo, um segundo e um terceiro". (GENESIS, cap. 6, ver 14-16).

"... entrarás na arca, tu e teus filhos, e tua mulher, e as mulheres de teus filhos. De tudo o que vive, de toda carne, dois de cada espécie, macho e fêmea, farás entrar na arca, para os conservares contigo".(GENESIS, cap. 6, ver. 18).

Epopeia:

"Caiu a noite e o cavaleiro da tempestade mandou a chuva.(...) Por seis dias e seis noites os ventos sopraram; enxurradas, inundações e torrentes assolaram o mundo; a tempestade e o dilúvio explodiam em fúria como dois exércitos em guerra." (SANDARS, 1992, p. 151-153).

Bíblia:

"... nesse dia romperam-se todas as fontes do grande abismo, e as portas do céu se abriram, e houve copiosa chuva sobre a terra durante quarenta dias e quarenta noites".(GENESIS, cap. 7, ver. 11-12).

Epopeia:

"... agora eles (humanos) flutuam no oceano como ovas de peixe". (SANDARS, 1992, p. 152).

Bíblia:

"Assim foram exterminados todos os serem que havia sobre a face da terra ..." (GENESIS, cap. 7, ver. 23).

Epopeia:

"Na alvorada do sétimo dia o temporal vindo do sul amainou; os mares se acalmaram, o dilúvio serenou".(SANDARS, 1992, p. 153).

Bíblia:

"Deus fez soprar um vento sobre a terra e baixaram as águas. Fecharam-se as fontes do abismo e também as comportas dos céus, e a copiosa chuva do céu se deteve". (GENESIS, cap. 8, ver. 1-2).

Epopeia:

"Na alvorada do sétimo dia eu soltei uma pomba e deixei que se fosse. Ela voou para longe; mas, não encontrando lugar para pousar, retornou. Então soltei uma andorinha, que voou para longe; mas, não encontrando lugar para pousar, retornou. Então soltei um corvo. A ave viu que as águas haviam abaixado; ela comeu, voou de uma lado para outro, grasnou e não mais voltou para o barco".(SANDARS, 1992, p. 153).

"Eu então abri todas as portas e janelas, expondo a nave aos quatro ventos. Preparei um sacrifício e derramei vinho sobre o topo da montanha em oferenda aos deuses".(SANDARS, 1992, p. 153).

Bíblia:

"Ao cabo de quarenta dias, abriu Noé a janela que fizera na arca, e soltou um corvo, o qual, tendo saído, ia e voltava, até que se secaram as águas sobre a terra. Depois soltou uma pomba para ver se as águas teriam já minguado da superfície da terra; mas a pomba, não achando onde pousar o pé, tornou a ele para a arca; porque as águas cobriam ainda a terra. Noé, estendendo a mão, tomou-a e a recolheu consigo na arca. Esperou ainda outros sete dias, e de novo soltou a pomba for a da arca. A tarde ela voltou a ele; trazia no bico uma folha nova de oliveira; assim entendeu Noé que as águas tinham minguado de sobre a terra. Então esperou ainda mais sete dias, e soltou a pomba; ela, porém, já não tornou a ele".(GENESIS, cap. 8, ver. 6-12).

"Então Noé removeu a cobertura da arca, e olhou, e eis que o solo estava enxuto".(GENESIS, cap. 8, ver 13).

"Levantou Noé um altar ao Senhor, e, tomando de animais limpos e de aves limpas, ofereceu holocaustos sobre o altar".(GENESIS, cap 9, ver 20).



Considerações finais.

É impossível afirmar a influência directa da Epopeia de Gilgamesh sobre a escrita do livro do Génesis, pois tanto um como o outro poderiam ter sido influenciados por histórias ainda mais antigas e difundidas no Oriente, ao mesmo tempo em que é inegável que o mundo situado entre o Mediterrâneo e os Montes Zargos, onde havia intensa circulação de mercadores de diferentes etnias e religiões variadas, era pequeno demais para descartar qualquer influência cultural entre eles.


Os hebreus, possivelmente muito antes de seus períodos de cativeiro na Babilónia e Assíria, já tiveram contacto com as lendas e mitos sumério-acadianos e que por várias razões, os utilizaram na formulação de suas próprias lendas, o que sugere que seu Deus, Jeová, toma por empréstimo características de deuses como Anu, Enlil e Ea, seja criando a terra e o homem, seja julgando-os por seus actos, seja compadecendo-se de seu povo e os protegendo.

Poderá ser impossível obter conclusões definitivas sobre as influências de um texto sobre o outro, ou principalmente, da formação de um pensamento religioso sem a existência do pensamento antecessor, sem que se faça juízo de valores como é recomendado a um historiador, mas ao se estudar o contexto em que o Génesis é idealizado e escrito, tomando aqui, palavras de Finkelstein e Silberman, observa-se que "a saga histórica contida na Bíblia (...) não foi uma revelação miraculosa, mas um brilhante produto da imaginação humana".


Fonte:klepsidra/Net

Abraço

Causa Debet Praecedere Effectum -  ( Não há efeito sem causa )

De Nihilo Nihil - ( Nada vem do nada )

All
Citação de: anaferreira em 10 agosto, 2012, 10:07

Alguns diriam que o "Façamos (us) em Gênesis 1:26 - " Façamos nós o homem," refere-se à consulta de Deus ao anjo com quem Ele toma conselho antes de fazer algo de importante, mas Isaías 40:14 – "Mas de quem tomará conselho." Mostra que este não é o caso; e Gênesis 1:27 contradiz a idéia, pois ela repete a posição "na imagem de Deus," não a imagem dos anjos; também em que Deus criou o homem na Sua Própria imagem, na imagem de Deus (não anjos) criou. "O nós" de Gênesis 1:26, portanto, é propriamente entendido como plural de majestade, como indicativo de dignidade e majestade do relator. A tradução apropriada para este verso não deveria ser "Façamos nós", mas "nós vamos fazer," indicando uma linguagem de solução mais que consulta.
(Evans, William. The Great Doctrines of the Bible. Chicago: Moody Press, 1939, p. 27).



Quando menciono no tópico a utilização em Gênesis 1:26 da expressão no plural "Façamos o homem à nossa imagem e semelhança" tinha o objetivo de demonstrar que de facto Deus estaria na presença de seres iguais e semelhantes a si, antes mesmo da criação do Homem. Este versículo é absolutamente importante e esclarecedor após chegar ao "episódio" do Carvalho de Mambré. Só após ler o capítulo 18 de Gênesis se pode compreender que os anjos possuem a imagem e semelhança de Deus, e que estes não são seres celestiais dotados de asas e demais atributos.

Por simples lógica, se o Homem é feito à imagem e semelhança de Deus, e como penso estabelecer no tópico em causa, os anjos possuem a imagem e semelhança de Deus, nós Humanos, Deus e os anjos, somos todos iguais o que retira qualquer aspeto celestial a qualquer um destes seres. Deus e os anjos são assim seres de carne e osso, basicamente eles são Humanos em termos físicos já que não existem diferenças entre nós e eles (a única diferença é que a terra natal destes anjos e Deus não é o planeta Terra...)


Caro Seth, de facto existem mais que muitas semelhanças entre o relato bíblico e as deidades das civilizações antigas. Um exemplo muito claro disso é a história de Noé que é idêntica à história de Utnapishtim que é um herói da babilônia assimilado da civilização suméria. Também no hinduismo encontramos uma versão de Noé chamado Manu...
As histórias são essencialmente as mesmas, contudo mudam apenas os nomes das personagens.

Sinceramente, cada vez que vou pegando na Bíblia e vou avançando capítulo por capítulo, cresce em mim cada vez mais a certeza de que estamos perante a maior mentira já alguma vez contada à Humanidade, não que não tenham acontecido alguns eventos descritos na Bíblia agora esses eventos estão descritos de uma forma inteligivel para as pessoas daquela época e não da nossa. Custa-me a entender como é que as pessoas fazem uma simples interpretação literal de tudo o que é dito mas pronto, resta apenas tentar demonstrar o que realmente a Bíblia nos conta.


Para aqueles que queiram acompanhar os Post´s seguintes sobre o Tópico criado neste post, tentarei colocar um post até ao final desta semana em que irei expor alguns factos Bíblicos relativos às atitudes e comportamentos de Deus e onde se poderá constatar que esta figura não tem nada a ver com a figura que os crentes julgam que se encontra descrito na Bíblia.
Aos que se interessam por estes temas e também para os próprios crentes, julgo que será um tópico muito interessante para discussão do mesmo.

Cumprimentos,

All

Citação de: All em 10 agosto, 2012, 13:53

Caro Seth, de facto existem mais que muitas semelhanças entre o relato bíblico e as deidades das civilizações antigas. Um exemplo muito claro disso é a história de Noé que é idêntica à história de Utnapishtim que é um herói da babilônia assimilado da civilização suméria. Também no hinduismo encontramos uma versão de Noé chamado Manu...
As histórias são essencialmente as mesmas, contudo mudam apenas os nomes das personagens.


Boas All,

Sim, á semelhança de O Diluvio ser quase Universal, no que respeita a relatos.

Citação de: All em 10 agosto, 2012, 13:53
Sinceramente, cada vez que vou pegando na Bíblia e vou avançando capítulo por capítulo, cresce em mim cada vez mais a certeza de que estamos perante a maior mentira já alguma vez contada à Humanidade, não que não tenham acontecido alguns eventos descritos na Bíblia agora esses eventos estão descritos de uma forma inteligivel para as pessoas daquela época e não da nossa. Custa-me a entender como é que as pessoas fazem uma simples interpretação literal de tudo o que é dito mas pronto, resta apenas tentar demonstrar o que realmente a Bíblia nos conta.

... onde se poderá constatar que esta figura não tem nada a ver com a figura que os crentes julgam que se encontra descrito na Bíblia.
Aos que se interessam por estes temas e também para os próprios crentes, julgo que será um tópico muito interessante para discussão do mesmo.


Mas a grande ilusão, a grande fachada, a "Babilónia" dos nossos tempos é essa mesmo ...
A seu tempo, caro amigo, essas capas, a seu tempo elas vão caíndo ...

Abraço
Causa Debet Praecedere Effectum -  ( Não há efeito sem causa )

De Nihilo Nihil - ( Nada vem do nada )

chacalnegro
Citação de: Seth em 10 agosto, 2012, 11:28
Boas,
Bom post All

Começo por mencionar as semelhanças entre os Sumérios/Acadianos e o Hebreus, na vertente religiosa.
Sabemos que os primeiros, são mais antigos que os segundos, e a sua evolução era superior, em todos os sentidos.
Considerado, que a Epopeia é mais antiga em milhares de anos, em relação á Torah, parto do pressuposto,
que a questão Divina, é de facto algo palpável, e não Espiritual, na forma como a concebemos.


Considerações finais.

É impossível afirmar a influência directa da Epopeia de Gilgamesh sobre a escrita do livro do Génesis, pois tanto um como o outro poderiam ter sido influenciados por histórias ainda mais antigas e difundidas no Oriente, ao mesmo tempo em que é inegável que o mundo situado entre o Mediterrâneo e os Montes Zargos, onde havia intensa circulação de mercadores de diferentes etnias e religiões variadas, era pequeno demais para descartar qualquer influência cultural entre eles.


Os hebreus, possivelmente muito antes de seus períodos de cativeiro na Babilónia e Assíria, já tiveram contacto com as lendas e mitos sumério-acadianos e que por várias razões, os utilizaram na formulação de suas próprias lendas, o que sugere que seu Deus, Jeová, toma por empréstimo características de deuses como Anu, Enlil e Ea, seja criando a terra e o homem, seja julgando-os por seus actos, seja compadecendo-se de seu povo e os protegendo.

Poderá ser impossível obter conclusões definitivas sobre as influências de um texto sobre o outro, ou principalmente, da formação de um pensamento religioso sem a existência do pensamento antecessor, sem que se faça juízo de valores como é recomendado a um historiador, mas ao se estudar o contexto em que o Génesis é idealizado e escrito, tomando aqui, palavras de Finkelstein e Silberman, observa-se que "a saga histórica contida na Bíblia (...) não foi uma revelação miraculosa, mas um brilhante produto da imaginação humana".


Fonte:klepsidra/Net

Abraço


Seth, o facto de a pátria de Abraão ser Ur, na suméria, explica muita coisa. Não vale a pena repisar o que já disseste aqui porque está correctíssimo. Se nos detivermos durante algum tempo sobre os livros do Velho Testamento chegamos rapidamente à conclusão que há um povo, tendencialmente monoteísta, em migração à procura de uma terra para si. O facto de lhes chamarmos hebreus, não significa que o fossem na sua génese. Só o serão depois de chegar áquilo que hoje chamamos faixa sírio-palestiniana, coisa que só acontecerá várias centenas de anos depois de Abraão sair da sua terra natal. Não tenho qualquer dúvida que a Bíblia plagiou directa ou indirectamente a mitologia dos povos por onde estas gentes passavam. No fundo foi uma forma de dar corpo à sua "originalidade" religiosa sempre em construção e para qual ainda não tinham uma história sedimentada.

Citação de: chacalnegro em 10 agosto, 2012, 19:51
Seth, o facto de a pátria de Abraão ser Ur, na suméria, explica muita coisa. Não vale a pena repisar o que já disseste aqui porque está correctíssimo. Se nos detivermos durante algum tempo sobre os livros do Velho Testamento chegamos rapidamente à conclusão que há um povo, tendencialmente monoteísta, em migração à procura de uma terra para si. O facto de lhes chamarmos hebreus, não significa que o fossem na sua génese. Só o serão depois de chegar áquilo que hoje chamamos faixa sírio-palestiniana, coisa que só acontecerá várias centenas de anos depois de Abraão sair da sua terra natal. Não tenho qualquer dúvida que a Bíblia plagiou directa ou indirectamente a mitologia dos povos por onde estas gentes passavam. No fundo foi uma forma de dar corpo à sua "originalidade" religiosa sempre em construção e para qual ainda não tinham uma história sedimentada.


Boas chacalnegro,

Eu não teria dito melhor ...  ;)

Abraço
Causa Debet Praecedere Effectum -  ( Não há efeito sem causa )

De Nihilo Nihil - ( Nada vem do nada )

Muito bom post, sem duvida, parabéns. Também partilho essa opinião de que a  interpretação está errada. O post segue a linha de uma serie que dá no Canal Historia sobre extraterrestres, que se a bíblia for interpretada dessa maneira, vemos que as coincidências são mais que muitas. A bíblia foi escrita de acordo com os conhecimentos na altura, por exemplo, alguém que subia e descia dos céus, naquela altura para eles era como se tivessem asas, por isso os anjos terem asas. As interpretações assim fazem mais sentido do que as da religião (Não tenho religião, nem acredito nelas). Continue com o bom trabalho e aguardo os seguintes posts.

All, vejo-me obrigado a parabenizar-te por este excelente post. Está bem patente uma preocupação na selecção de excertos para fazer prevalecer a ideia original.  ;)

A interpretação da Bíblia tem sido feita de várias formas, há facções que sustentam que a Bíblia deverá ser interpretada no seu sentido literal e há quem concorde que não passa de um livro de ficção sem fundamentos credíveis e possíveis naquela época. Aqui acabas de fazer o mais indicado, tentar definir um meio termo e interpretar o livro coadunando a cultura e a sabedoria daquele período. Eu tenho acompanhado grande parte do trabalho de Erich von Däniken e fiquei simplesmente rendido aos seus exímios argumentos. As evidências da presença de vida inteligente extraterrena no nosso planeta apresentam-se-nos cada vez mais como uma certeza. 
As virtudes dos homens são semelhantes ao vôo dos pássaros. Não se prenda aos atrativos inferiores. A ave que se habitua com a paisagem rasteira, perde o gosto pela altura.(Provérbio Indiano)

Não querendo ser desmancha prazeres gostaria de alertar para o facto do erik von daniken ter sido desmascarado à muito.

#14
Citação de: Philipp em 29 janeiro, 2015, 00:31
Não querendo ser desmancha prazeres gostaria de alertar para o facto do erik von daniken ter sido desmascarado à muito.

por quem? pode deixar a fonte por favor?  ::)

...

excelente tópico... recomendo aos interessados nestas coisas o trabalho do sr. dumond... que encontrou várias ligações entre acontecimentos descritos na biblia que TAMBÉM foram descritos pelos sumérios (principalmente)... e até ver... ninguém o desmascarou...  ::)

http://www.youtube.com/watch?v=u71CzIac3uA#ws

tá la tudo explicadinho... e é basicamente a prova que faltava em como a biblia é um registro histórico... ou pelo menos a parte do antigo testamento...  ;)
a minha religião é a verdade...