Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.427
Total de mensagens
369.473
Total de tópicos
26.918
  • [outro] Apanhados a furtar no antigo sanatório de Paredes de Coura
    Iniciado por storyteller
    Lido 6.563 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
A GNR surpreendeu três homens a furtar diverso material no interior do antigo sanatório de Paredes de Coura, equipamento alvo de vários atos de vandalismo desde que foi desativado, há mais de uma década.

Segundo fonte da GNR, os três homens foram detidos segunda-feira, no interior do edifício, na posse de "diverso material de corte de ferro e outras ferramentas que estavam a ser utilizadas na prática do furto".

Os indivíduos, com idades compreendidas entre os 29 e os 48 anos, são todos residentes no concelho de Ponte de Lima e tinham entrado no edifício "através do escalamento do portão".

O antigo sanatório de Mozelos, Paredes de Coura, funcionou durante mais de 70 anos, tendo sido convertido em meados dos anos noventa do século passado em hospital psiquiátrico. A desativação do espaço aconteceu em 2002.

Em 2008, o Centro Hospitalar do Alto Minho, proprietário do edifício, anunciou a intenção de o vender, numa altura em que um grupo espanhol demonstrou interesse em transformar a área, com 140 hectares, num campo de golfe de montanha.

O investimento deveria rondar os 50 milhões de euros mas a hipótese nunca se concretizou.

Entretanto, segundo a autarquia local, o imóvel, que continua a ser propriedade pública, tem sido alvo de vários atos de vandalismo.

"Está completamente esventrado e já não deve ter muito para roubar. Foi totalmente vandalizado nos últimos anos e lamento que ainda não se tenha encontrado uma solução para todo aquele património", explicou à agência Lusa o presidente da Câmara de Paredes de Coura, António Pereira Júnior.

O caso desta semana surgiu do alerta à GNR feito por populares, tendo resultado ainda a na apreensão do veículo no qual os três suspeitos se faziam transportar.

Os três foram notificados para comparecer, esta terça-feira à tarde, no Tribunal de Paredes de Coura para primeiro interrogatório judicial.
In JN 07/08/2012

Infelizmente há sempre quem se aproveite, visitar sim, vandalizar e roubar não! Sou nova por aqui e tenho lido alguns posts sobre lugares assombrados, penso que a maioria dos frequentadores do fórum são pessoas apenas curiosas e bem intencionadas, o mesmo não se pode dizer de outras que apenas vêem para aqui para gozar, destabilizar e arranjar sítios onde saquear, frequentemente leio que pessoas que visitaram certos locais, numa segunda visita encontram tudo completamente destruído, não há respeito pelo património, abandonadas ou não as casas teem proprietários, haja respeito...

lima/limão123

Existe gente para tudo credo .. Infelizmente, destes é o que há mais por ai  :-X
"Se me perguntam por que escrevo, dou 30 respostas, nenhuma certa." - José Saramago


Ligeia
Aí está porque se diz que ter medo é dos vivos...  :-[
Bem que o senhor presidente, na falta de destino para as instalações, tivesse a simples e eficaz ideia de pedir vigilância à GNR (Coura não é assim tão grande e poucos são os edifícios com importância histórica local, não seria assim tão difícil solicitar guarda).

Citação de: Ligeia em 08 agosto, 2012, 14:36
Aí está porque se diz que ter medo é dos vivos...  :-[
Bem que o senhor presidente, na falta de destino para as instalações, tivesse a simples e eficaz ideia de pedir vigilância à GNR (Coura não é assim tão grande e poucos são os edifícios com importância histórica local, não seria assim tão difícil solicitar guarda).

Pois é, mas isso era um serviço gratificado que a câmara tinha que pagar à GNR e não parece que haja verba para isso...  :-[

Ligeia
Citação de: storyteller em 08 agosto, 2012, 14:42
Pois é, mas isso era um serviço gratificado que a câmara tinha que pagar à GNR e não parece que haja verba para isso...  :-[

Se um município não tem verba para aplicar na defesa do que é seu... Triste país, que se refugia na crise para tudo  :-[ Com tantos desempregados bem que o município poderia recorrer a uns quantos e torná-los "úteis" na salvaguarda do património (por vezes basta a presença regular de um conjunto de indivíduos para que haja alguma dissuasão... e se organizarem bem as coisas, as vigilâncias civis resultam).

Citação de: Ligeia em 08 agosto, 2012, 14:49
Se um município não tem verba para aplicar na defesa do que é seu... Triste país, que se refugia na crise para tudo  :-[ Com tantos desempregados bem que o município poderia recorrer a uns quantos e torná-los "úteis" na salvaguarda do património (por vezes basta a presença regular de um conjunto de indivíduos para que haja alguma dissuasão... e se organizarem bem as coisas, as vigilâncias civis resultam).

É verdade, a crise não ajuda e cada vez será pior. Concordo que as pessoas que se encontram "desocupadas" poderiam ter um papel mais interessante na sociedade, há tanta coisa que fazer pelo país fora, vigilância às florestas, limpeza de espaços públicos.... Tenho 32 anos mas vejo uma diferença em relação à minha juventude, são (não digo todos) de uma falta de civismo, má educação que eu nem sei, um dia destes estava um cachopo a pintar uma parede numa avenida movimentada aqui na cidade (não digo grafitar pq aquilo era autentica porcaria), e disse-lhe houve lá ó jovem, achas bem o que estás a fazer? Diz ele e porquê ? Isto é seu ? é polícia ?? fiquei  chocada...

: Vejo nos seus olhos seu jeito de amar, vejo no seu jeito o prazer de te amar!!!
Esquecer você seria: perder a minha identidade, mudar a minha personalidade, apagar a melhor parte da minha vida... Tudo isso porque te amo!

Citação de: Ramparts em 29 outubro, 2012, 04:24
Geralmente os sem abrigo poem mão a tudo o que podem,e roubam quase tudo,eles também não são bem fadados se se pode dizer assim ,muito geralmente vê mo los a falar sozinhos como se estivessem vivamente a falar com alguem,e não acredito que todos sejam malucos,geralmente teem o espirito fraco e são atormentados.
geralmente não fazem mal as pessoas ,mas não andam a merçê do bem ,por isso é muito comum e as vezes vê-se na tv,e perguntam porque faz isso é para vender ou comer,e eles pura e simplesmente dizem não sei,alguns como os americanos andam com carrinhos de supermercados e assim ,se não teem casa porque roubam ?e porque andam com coisas que não percisam?.
Mesmo os que vandalizam ,geralmente é pela destruição e não para magoar ninguém.
Quando é para vender na feira ,geralmente vão grupos de dois ou três ,para ser mais rapido e não dar nas vistas.
Mas isso é só a minha opinião.
o mais estranho é que ate um  carrinho de bebe tava a porta , tudo partido e em volta só tem uma casa do resto é monte e essa casa ta abandonada
: Vejo nos seus olhos seu jeito de amar, vejo no seu jeito o prazer de te amar!!!
Esquecer você seria: perder a minha identidade, mudar a minha personalidade, apagar a melhor parte da minha vida... Tudo isso porque te amo!

Citação de: Ramparts em 29 outubro, 2012, 13:00
Tal como te disse há pessoas que adoram destruir. >:D
ainda me vao explicar qual é o gozo de destruir o que ta ao abandono!
: Vejo nos seus olhos seu jeito de amar, vejo no seu jeito o prazer de te amar!!!
Esquecer você seria: perder a minha identidade, mudar a minha personalidade, apagar a melhor parte da minha vida... Tudo isso porque te amo!

Citação de: Ramparts em 29 outubro, 2012, 14:25
Sabes como é o mundo está cheio de totós e anormais.

Até no nosso dia-a-dia.

;)
podes crer agora há muita malta nova que passa a vida a fazer mal ::)
: Vejo nos seus olhos seu jeito de amar, vejo no seu jeito o prazer de te amar!!!
Esquecer você seria: perder a minha identidade, mudar a minha personalidade, apagar a melhor parte da minha vida... Tudo isso porque te amo!

#12
Citação de: Ramparts em 29 outubro, 2012, 17:38


Uma ou mais mensagens foram eliminadas deste tópico por incitarem ou serem suspeitas de incitarem ao mau ambiente devido ao seu carácter provocatório. Obrigado pela compreensão.



É um comentário muito racista. >:(
O que é que a abertura de uma discoteca em Leça (que duvido seja só de pessoas negras) tem em comum com o roubo e vandalismo no sanatório em Paredes de Coura. ::)
Será que os ladrões, os drogados e os vândalos são todos negros?
Acho inacreditável que em pleno século XXI ainda existam pessoas que acreditam na supremacia dos brancos.  :o :o :o :o :o

Citação de: romi em 29 outubro, 2012, 18:29
É um comentário muito racista. >:(
O que é que a abertura de uma discoteca em Leça (que duvido seja só de pessoas negras) tem em comum com o roubo e vandalismo no sanatório em Paredes de Coura. ::)
Será que os ladrões, os drogados e os vândalos são todos negros?
Acho inacreditável que em pleno século XXI ainda existam pessoas que acreditam na supremacia dos brancos.  :o :o :o :o :o
tem calma aqui não se disse que todos os ladroes são preto!
: Vejo nos seus olhos seu jeito de amar, vejo no seu jeito o prazer de te amar!!!
Esquecer você seria: perder a minha identidade, mudar a minha personalidade, apagar a melhor parte da minha vida... Tudo isso porque te amo!

Citação de: anjinha em 29 outubro, 2012, 22:58
tem calma aqui não se disse que todos os ladroes são preto!

Anjinha não me referi aos teus comentários , come deves ter reparado eu citei o post a que me estava referir.
Por isso, não entendo o teu comentário.