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  • Os irmãos de Jesus
    Iniciado por chacalnegro
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chacalnegro
Caros amigos peço desculpa por fazer um copy/paste da wikipedia, mas foi o texto mais conciso e fundamentado que encontrei sobre o assunto: a família terrena de Jesus.

"Os Irmãos de Jesus, também chamados de Desposyni (do em grego: δεσπόσυνοι, plural de δεσπόσυνος, significando "do ou pertencendo ao mestre ou senhor"[1]) se refere aos parentes sanguíneos de Jesus. O termo foi aplicado pela primeira vez por Sexto Júlio Africano, um escritor do século III d.C..

Entre os argumentos dos estudiosos está o de que os parentes de Jesus ocupavam posições proeminentes na igreja antiga. Os cristãos da Igreja Católica Romana, Ortodoxa e Ortodoxa Oriental, assim como a maioria dos Anglicanos e alguns Luteranos rejeitam a ideia de que Jesus tenha tido irmãos verdadeiros, uma vez que suas igrejas defendem a doutrina da virgindade perpétua de Maria.


Jesus tinha irmãos e irmãs, como foi reportado nos Evangelhos de Hebreus, em Marcos [2] 6:3 [nota a] e Mateus 13:55-56 [nota b]. Eles também aparecem no trecho conhecido como verdadeiros parentes de Jesus, em Marcos e Mateus.

Os evangelhos canônicos nomeiam quatro irmãos, mas apenas Tiago, é conhecido historicamente. Após a morte de Jesus, Tiago, o "irmão do Senhor" [nota c] era o líder da congregação em Jerusalém [2] e os parentes de Jesus parecem ter tido posições de autoridade nas redondezas da cidade [3].

Conforme a doutrina da perpétua virgindade de Maria se desenvolveu, principalmente no oriente, os cristãos passaram a considerar os irmãos de Jesus como sendo filhos de José de um outro casamento, e Jerônimo prosseguiu argumentando que os "irmãos" e "irmãs" eram na verdade primos.[4]. Os termos "irmão" e "irmã", como utilizados neste contexto, realmente estão abertos a diversas interpretações.[5].

A conclusão mais natural do que está escrito no Novo Testamento é de que os irmãos de Jesus eram de fato os filhos de Maria e de José, como aceitavam alguns membros da igreja antiga, posteriormente rotulados como antidicomarianitas. Mas quando Helvídio propôs esta ideia no século IV, Jerônimo, que, ao que parece, já tinha expressado a opinião geral da Igreja na época, defendia que a Maria tinha permanecido sempre virgem, argumentando que os que eram chamados de irmãos e irmãs eram na verdade filhos de Cléofas, um cunhado de Maria [6]. Outras interpretações eram de que essas crianças seriam filhas de José em outro casamento, filhos de uma irmã de Maria ou de uma irmã de José [6]. Estudiosos críticos dizem que a doutrina da virgindade perpétua há muito tem impedido o reconhecimento de que Jesus tinha irmãos [7].

De acordo com o Evangelho de Marcos, a mãe e os irmãos de Jesus estavam, no começo, céticos sobre o Seu ministério, mas depois se tornaram parte do movimento cristão [8]. Tiago, o "irmão do Senhor", presidiu sobre a igreja de Jerusalém após a dispersão dos apóstolos [9]. Os parentes de Jesus provavelmente exercitaram realmente alguma liderança entre as comunidades até que os judeus foram expulsos da área com a fundação da Aelia Capitolina nas ruínas de Jerusalém [9].

Em um estágio anterior também, Tiago, irmão do Senhor [nota c], e a quem Jesus teria dado a graça especial de aparecer após a ressurreição [nota d] era, juntamente com Pedro, considerado um líder da igreja de Jerusalém e, quando Pedro partiu, Tiago se tornou a principal autoridade e era tido na mais alta estima pelos judeus-cristãos [10]. Hegésipo relata que ele foi executado pelo Sinédrio em 62 d.C.[10].

A referência de Sexto Júlio Africano aos Desposyni ficou preservada na História Eclesiástica de Eusébio de Cesareia (I, vii 11, 13-14):



" Para os parentes do Senhor de acordo com a carne, seja com o desejo de se vangloriar ou simplesmente para dizer a verdade, em cada caso, chegou a nós o seguinte relato (11)....Mas como tinham sido mantidas nos arquivos até aquele tempo as genealogias dos hebreus, assim como daqueles que traçam a sua linhagem até os proselitistas, tais como Achior, o amonita, e Rute, a moabita, e àqueles que estavam misturados com os israelitas e que fugiram do Egito com eles, Herodes, mesmo que esta linhagem israelita em nada o beneficiasse, e conhecedor por si de sua própria linhagem ignóbil, queimou todos os registros genealógicos, pensando que assim ele poderia parecer de uma origem nobre se ninguém fosse capaz de, por meio de um registro oficial, traçar sua linhagem até os patriarcas ou os proselitistas e os que se misturaram com eles, que eram chamados de Georae. Uns poucos cuidadosos, porém, tendo obtido registros privados por conta própria, seja lembrando os nomes ou obtendo-os de alguma outra forma dos registros, se orgulhavam em preservar a memória de sua origem nobre. Entre estes, estavam os que já mencionamos, chamados Desposyni, por conta de sua conexão com a família do Salvador. Vindos de Nazaré e de Cochaba, vilas na Judeia, até outras partes do mundo, eles recitavam de memória e de um livro que mantinham com a maior acuracidade possível, a já citada genealogia. Se era mesmo este o caso então ou se ninguém conseguira outra explicação, como é a minha própria opinião e a de todas as outras pessoas cândidas. E que isso seja suficiente, pois, ainda que não possamos desejar um testemunho que suporte o relato, também não podemos oferecer nada melhor ou mais verdadeiro. "
 — Historia Ecclesiae , Eusébio de Cesareia [11]

Eusébio também preservou um trecho de uma obra de Hegésipo (ca. 110 - ca. 180), que escreveu cinco livros (todos perdidos, a não ser pelas citações preservadas em Eusébio) de Comentários sobre os atos da Igreja. Ele menciona descendentes de Judas vivendo durante o período do imperador romano Domiciano (81 - 96 d.C.). Eusébio de Cesareia relata o seguinte em sua História Eclesiástica (III, 19-20):





" Mas quando o mesmo Domiciano comandou que todos os descendentes de David fossem assassinados, uma antiga tradição afirma que alguns dos heréticos acusaram os descendentes de Judas (dito irmão do Senhor pela carne), com base em sua linhagem vinda de Davi e sua relação com o próprio Cristo. Hegésipo relata esses fatos usando as seguintes palavras. "
 — História Eclesiástica, Eusébio de Cesareia[12]

Seguem as palavras de Hegésipo:




" Da família do Senhor ainda estão vivos os netos de Judas, que acredita-se que tenha sido irmão do Senhor pela carne. Foram passadas informações de que eles seriam da família de Davi e eles foram levados até o imperador Domiciano pelo Evocatus, pois Domiciano temia a vinda de Cristo como Herodes também temeu. Ele os perguntou se eles eram descendentes de Davi e eles confessaram que eram. Então ele os perguntou quais eram as suas propriedades e quanto dinheiro eles tinham. E ambos responderam que eles tinham apenas nove mil denários, metade para cada um. E estas posses não consistiam de prata, mas de um pedaço de terra de trinta e nove acres sob os quais eles coletavam impostos e se sustentavam por seu próprio trabalho. E eles foram perguntados sobre Cristo e o seu reino, de que tipo era, onde estava e quando seria, ao que eles responderam que não se tratava de um reino temporal e nem terreno, mas um reino celestial e angélico, que apareceria no final dos tempos, quando ele virá em toda glória para julgar os vivos e os mortos, dando à cada um de acordo com as suas obras. Ouvindo isso, Domiciano não passou seu julgamento contra ele, desprezando-os como se não tivessem importância, e os deixou partir. E, por decreto, encerrou a perseguição à Igreja. Após terem sido soltos, eles lideraram as igrejas por terem sido testemunhas e também parentes do Senhor. E a paz tendo sido estabelecida, eles viveram até o tempo de Trajano.

Estas foram as palavras de Hegésipo.
"
 — História Eclesiástica, Eusébio de Cesareia, citando Hegésipo[13]

Epifânio de Salamina, em sua obra Panarion, menciona um Judah Kyriakos (Judas de Jerusalém), bisneto de Judas, como tendo sido o último bispo de Jerusalém judeu antes da Revolta de Bar Kokhba[14].

O Novo Testamento nomeia Tiago, o Justo, José, Simão e Judas como os adelphoi de Jesus [nota a][nota b][nota e][nota f][nota g][6]. Delphys é a palavra grega para "útero" e, por isso, adelphos significaria, literalmente, "(os) do mesmo útero" neste contexto. Porém, há muita controvérsia sobre esta interpretação.

Porém, Eusébio de Cesareia e Epifânio de Salamina, importantes teólogos do Cristianismo primitivo aderiram à doutrina da perpétua virgindade de Maria e, portanto, não aceitavam que Maria pudesse ter tido outros filhos além de Jesus [6]. Eusébio e Epifânio defendiam que estes era filhos de José em um outro casamento, não registrado [6]. Jerônimo, outro importante teólogo da mesma época, também seguia a doutrina, mas argumentava que os adelphoi eram filhos de uma irmã de Maria, também chamada Maria.[6] Uma proposta moderna afirma que estes homens eram filhos de Cleofas (irmão de José, de acordo com Hegésipo) e Maria de Cleofas (não necessariamente a irmã de Maria, mãe de Jesus) [6].

A doutrina oficial da Católicos romanos e dos Ortodoxos é de que Maria teria sido uma virgem perpétua [15], assim como muitos dos primeiros Protestantes, incluindo Martinho Lutero [16], Calvino[17] e Zuínglio [18], assim como John Wesley, o líder Metodista do século XVIII [19]. De fato, a maioria dos primeiros cristãos parece não ter questionado esta doutrina. A Igreja Católica, seguindo Jerônimo, conclui que os adelphoi eram primos de Jesus, enquanto que os Ortodoxos, seguindo Eusébio e Epifânio, argumenta que eles eram filhos de José, mas de um outro casamento.

Estudiosos do Jesus Seminar sugerem que a doutrina da perpétua virgindade de Maria impediu o reconhecimento de que Jesus teria tido irmãos e irmãs [7]. Alguns protestantes modernos geralmente consideram os adelphoi como sendo os filhos biológicos de Maria, por José [20] uma vez que estas igrejas entendem geralmente que Jesus é o filho de Deus ao invés de filho de José, os adelphoi são vistos portanto como sendo meio-irmãos de Jesus.[20].

[editar] Árvores genealógicasAlém das genealogias de Jesus presentes nos evangelhos de Lucas e Mateus, tem havido diversas tentativas de montar um retrato detalhado da família de Jesus:

Versão I (baseada em James Tabor)
                         Matthat bar Levi
                                 |
       Eleazar                   |
       |                     Heli/Eliaquim
       |                           |
       Matã                ________|____________
       |                   |                   |
       |                   |                   |
   Maria+ Deus         = José (1st) =   Cleofas (2nd)
         |                                     |
         |              _______________________|___________
         Jesus          |      |     |      |      |     |
         5 a.C.- 28     |      |     |      |      |     |
                      Tiago  Joses Judas  Simão  Maria  Salomé
                         m.62 d.C.     |   m. 101 d.C.
                                 ____|____
                                |         |
                                |         |
                            Zacarias   Tiago
                          vivos no reinado de Domiciano
Versão II (editada [21]:
     __________________________________________
     |                                        |
     |                                        |
Maria=José                                 Cleofas=Maria
    |                                                |
    |______________________________________          |
    |    |     |     |     |      |      |           Simeão
    |    |     |     |     |      |      |           d. 106
   Jesus Tiago Joses Simão irmã  irmã  Judas
         d.62                             |
           |                            Menahem
         Judas                           ____|____
           |                            |        |
        Elzasus                       Tiago     Zoker
           |                                 ?
         Nascien                             |
                                            bispo de Judah Kyriakos
                                        fl.c.148-149.


De acordo com os evangelhos sinóticos, particularmente Marcos, Jesus estava uma vez ensinando para uma grande multidão perto da casa de sua própria família. Quando eles perceberam, foram vê-lo e "eles" (não especificado) disseram que Jesus estava "...fora de si."

«e mais uma vez a multidão afluiu, de tal modo que nem sequer podiam comer. Quando seus parentes souberam disto, saíram para o segurar; porque diziam: Ele está fora de si.» (Marcos 3:20-21)[22]
Na narrativa dos evangelhos sinóticos e no Evangelho de Tomé, quando Jesus foi informado que Maria e os adelphoi estavam do lado de fora da casa em que está ensinando, Jesus diz que os que fazem o que Pai deseja são seus irmãos e sua mãe [23]. De acordo com Kilgallen, a resposta de Jesus foi uma forma de sublinhar que a sua vida tinha mudado de tal forma que sua família era então menos importante do que os seus ensinamentos sobre o Reino de Deus.

A visão negativa da família de Jesus representada nos Atos e nos Evangelhos pode estar relacionada ao conflito entre Paulo de Tarso e os judeus-cristãos, que mantinham alto apreço pela família de Jesus, por exemplo no Concílio de Jerusalém [24].

http://pt.wikipedia.org/wiki/Irm%C3%A3os_de_Jesus







Acho caricato a igreja tentar preservar a virgindade de Maria a todo o custo.  ::)
Até casam o José com outra e arranjam-lhe meia dúzia de filhos.  :o

Interessante.
Mas se Jesus tinha irmãos porque confiou a mãe a um dos seus discípulos quando estava crucificado?

anaferreira
#3
Citação de: MarieAnne em 07 agosto, 2012, 17:47
Interessante.
Mas se Jesus tinha irmãos porque confiou a mãe a um dos seus discípulos quando estava crucificado?
Alguns dos seus discípulos eram seus irmãos também

"chacalnegro" peço desculpa mas encontrei um texto interessante que vou juntar aqui ao seu

fonte: bibliapage

OS IRMÃOS DE JESUS
(Esclarecimento)

Recentemente fui consultado por um irmão que ficou perturbado com um texto de origem católica, que se acha no final deste estudo, porque a matéria defende que Jesus não teve outros irmãos. Pediu-me então que me pronunciasse à respeito, inclusive porque eu havia escrito um artigo com o título "A Crença em Maria", no qual argumento que Maria não permaneceu virgem depois do nascimento de Jesus e que ela havia tido outros filhos.
Para melhor entendimento deste esclarecimento, leia primeiro o texto que se acha depois deste. Vejamos então:
O autor menciona que a igreja católica ensina que Jesus não tinha irmãos e irmãs de sangue, o que não é verdade à luz da hermenêutica neo-testamentária, mas se trata sim de uma heresia que de há muito vem sendo transmitida de geração a geração do catolicismo romano.
Tudo começou oficialmente no Concílio de Latrão, no ano de 649 quando decretaram que Maria não teve filhos além de Jesus. Porque o espírito de idolatria que já estava entranhado no seio da Igreja Romana, acabou por respaldar a teologia inconsistente e descabida de que Maria não tinha tido outros filhos, com o fito propósito de torná-la como instrumento de adoração por seus fiéis. Creditando-lhe poderes e mediação que não possuem respaldo bíblico. Foi desta forma que Maria passou a ser consagrada como virgem mesmo depois do nascimento de Jesus.
O que sabemos cientificamente é que uma mulher pode ficar grávida sem ter deixado de ser virgem. Mas, por ocasião do nascimento a virgindade se desfaz e não mais se repõe. A partir daí, a igreja se encarregou de pregar esta heresia pelo mundo à fora. É uma doutrina equivocada e não tem sua teologia baseada na Bíblia, mas na tradição católica determinada no Concílio de Latrão.
Daí então, passou-se ao trabalho de descaracterizar os textos do Novo Testamento que afirmavam que Jesus tinha outros irmãos e irmãs, com o argumento de que ditos textos queriam dizer primos e não irmãos.
Os mais eruditos conhecedores do Grego, são categóricos em afirmar que as palavras que lá estão querem mesmo dizer irmãos de sangue e não primos. Mas, os católicos vêm enganando o mundo há muito tempo com essa estória de que Maria não teve outros filhos. É mais uma das mentiras do Vaticano, que tem medo e vergonha de vir a público dizer que o Concílio de Latrão foi uma farsa.
Em Mateus 1:25 está escrito que José não coabitou com Maria sua esposa enquanto Jesus não havia nascido. Logo, fica patente que depois do nascimento de Jesus, José coabitou com Maria e teve outros filhos. Muitos dos pais da Igreja, alguns do segundo século, como: Irineo, Euzébio, Tertuliano, Epifâneo, Hegesipo e Helvídio tiveram o mesmo entendimento que a Igreja Evangélica tem hoje, de que Maria teve outros filhos com José, baseado na revelação bíblica.
Aliás, deixemos claro que a teologia que os evangélicos formulam sobre esta questão é unânime. Nenhuma denominação evangélica discorda, porque a nossa teologia está fundamentada no que está revelado na Bíblia e o que cada crente pode comprovar é que tanto nos originais gregos como nas diversas traduções da Bíblia, inclusive a Versão Católica diz que Jesus teve outros irmãos. Já a defesa de que Jesus não teve irmãos é baseada simplesmente na tradição que teve sua oficialização no Concílio de Latrão.
Examinamos os textos mencionados no argumento:
Judas 1:1 "Judas, servo de Jesus Cristo, e irmão de Tiago, aos chamados, amados em Deus Pai, e guardados em Jesus Cristo:"
Judas era irmão de sangue de Tiago conforme sua confissão. Ambos eram filhos de José e de Maria e como tal, irmãos de Jesus. Estes irmãos de Jesus se converteram depois de sua morte e ressurreição, mas acompanharam o ministério de Jesus, veja:
Mateus 12:46 "Enquanto ele ainda falava às multidões, estavam do lado de fora sua mãe e seus irmãos, procurando falar-lhe..."
Mateus 12:47 "Disse-lhe alguém: Eis que estão ali fora tua mãe e teus irmãos, e procuram falar contigo."
Depois Jesus mesmo os apresenta aos seus discípulos, veja:
Mateus 12:49 "E, estendendo a mão para os seus discípulos disse: Eis aqui minha mãe e meus irmãos."
As pessoas que conheciam a família de Jesus, testificavam que ele tinha irmãos, e que dois deles se chamavam Tiago e Judas, por isso Judas inicia a sua carta dizendo que era irmão de Tiago, veja:
Mateus 13:55 "Não é este o filho do carpinteiro?, e não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos Tiago, José, Simão, e Judas?
Em muitas citações dos evangelhos é mencionada a palavra irmãos se referindo a irmãos de sangue e em outras a irmãos na fé. Jesus chama os seus discípulos de irmãos e diz também que seus irmãos são os que fazem a vontade de seu Pai. Mas, no texto a seguir é feita uma separação singular, onde o apóstolo João menciona explicitamente os discípulos e os irmãos de Jesus além de sua mãe, veja:
João 2:12 "Depois disso desceu a Cafarnaum, ele, sua mãe, seus irmãos, e seus discípulos; e ficaram ali não muitos dias."
É curioso notar, que segundo o argumento católico a mãe de Jesus andava sempre com seus primos. Nunca aparece estes primos com seus tios ou tias. É muito estranho e inconsistente afirmar que estes irmãos queriam dizer primos.
Vejamos mais:
Os irmãos de sangue de Jesus o aconselham, veja:
João 7:3 "Disseram-lhe, então, seus irmãos: Retira-te daqui e vai para a Judéia, para que também os teus discípulos vejam as obras que fazes."
Estes mesmos irmãos não criam em Jesus, veja:
João 7:5 "Pois nem seus irmãos criam nele."
Após a morte e ressurreição de Jesus seus irmãos se converteram e foram líderes cristãos do primeiro século como Judas e Tiago. No texto a seguir, Maria e os irmãos de Jesus, juntamente aos discípulos estão em oração, veja:
Atos 1:14 "Todos estes perseveravam unanimemente em oração, com as mulheres, e Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos dele."
É muito estranho que os seus primos ficassem o tempo todo acompanhando o ministério de Jesus. Isto só pode ser atribuído a pessoas com laços de parentesco em primeiro grau. Que aí se insere relacionamento entre pais e filhos e entre irmãos, que faz com que estas relações sejam de amor fraternal, fazendo com que se mantenham unidos mesmo na adversidade. Então eles acompanhavam a mãe (Maria) que acompanhava o Filho (Jesus).
E tem muito mais. Jesus não somente tinhas irmãos mais irmãs também, veja:
Mateus 13:55 "Não é este o filho do carpinteiro? e não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos Tiago, José, Simão, e Judas?
Mateus 13:56 "E não estão entre nós todas as suas irmãs? Donde lhe vem, pois, tudo isto?".
O autor do texto católico, afirmou citando a Bíblia que Judas cita Tiago como seu irmão (Judas 1:1) e que Paulo diz que Tiago era irmão de Jesus (Gálatas 1:19). A conclusão evidente, é que ambos são irmãos de Jesus. Contudo ele tenta negar estas citações dizendo que Maria não é a mãe deles, o que a teologia evangélica discorda totalmente.
Cita Mateus 27:56 "...entre as quais se achavam Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago e de José, e a mãe dos filhos de Zebedeu."
Cita Mateus 10:3 "Felipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu;"
Haviam quatro pessoas com o nome de Tiago no Novo Testamento, vejamos:
O primeiro: (apóstolo)
Mateus 4:21 E, passando mais adiante, viu outros dois irmãos - Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João, no barco com seu pai Zebedeu, consertando as redes; e os chamou.
O segundo: (apóstolo)
Mateus 10:3 Felipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu;
Um era filho de Zebedeu e o outro filho de Alfeu. Nenhum destes é o Tiago irmão de Judas e irmão de Jesus porque são filhos de outros pais.
Terceiro: (irmão de Jesus)
Mateus 13:55 "Não é este o filho do carpinteiro? e não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos Tiago, José, Simão, e Judas?
Mateus 13:56 "E não estão entre nós todas as suas irmãs? Donde lhe vem, pois, tudo isto?"
Pronto. Neste texto está bem claro que Judas e Tiago são irmãos de Jesus, além de terem mais dois irmãos chamados de José e Simão, e irmãs que a Bíblia não mencione os seus nomes, nem quantas eram.
Quarto:
Marcos 15:40 "Também ali estavam algumas mulheres olhando de longe, entre elas Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago o Menor e de José, e Salomé;"
Esta Maria é mãe de Tiago, chamado de "o menor", de José e Salomé e só aparece no Novo Testamento nesta citação. Ela não é a mãe de Judas e do Tiago que Judas e Paulo citaram.
Neste ponto, deliberadamente e sem fundamento o autor católico defende que esta Maria é a esposa de Alfeu, e mãe de Tiago "o menor", de José, Judas e Simão. Só que o texto afirma apenas que ela é a mãe de Tiago "o menor", de José e de Salomé. Não afirma nada do que defende. Nem em momento algum a Bíblia menciona "Maria de Alfeu". Aí reside a grande tentativa de defender a teologia de que Judas e Tiago não eram irmãos de Jesus e por conseqüência Jesus não teria outros irmãos e Maria não teria tido outros filhos.
Erroneamente o autor do texto católico menciona (Mateus 13:55-56) que vimos anteriormente para afirmar que Maria não era a mãe de Tiago e Judas, sem usar nenhum argumento convincente. E estes dois versículos se constituem no argumento mais forte da Igreja Evangélica, porque menciona explicitamente que as pessoas se arrazoavam entre si dizendo: "Não é este o filho do carpinteiro e a sua mãe não se chama Maria e seus irmãos...". Na verdade o que as pessoas estavam dizendo, era, que conheciam bem a Jesus e todos que faziam parte de sua família. 
O restante do texto do autor católico é sem fundamento, incoerente vazio e sem argumento algum e termina dizendo que a Igreja apenas afirma uma tradição.
E de tradição já basta o que tem atrapalhado o evangelho de Jesus. E só para encerrar, Jesus confiou Maria a João e João a Maria por dois motivos. João era o mais novo dos apóstolos por quem Jesus nutria grande atenção, amor e carecia de proteção e amparo. Pediu-lhe então que cuidasse de João como se fosse um filho e João cuidasse de Maria como se fosse sua mãe. Não confiou a seus irmãos talvez porque eles não fossem convertidos ou estivessem ausentes. Além do mais, há cuidados que só uma mãe pode dar.

Augusto Bello de Souza Filho
Bel em Teologia


OS CHAMADOS IRMÃOS DE JESUS

Reflita como católico...
Faria diferença para você se soubesse com certeza que Jesus teve outros irmãos de sangue? Faria você mudar seu conceito de Maria e de José? Ele seria menos divino por isso? E Maria e José menos puros e santos? O que está por trás da questão dos irmãos de Jesus? Não seria um debate mais profundo sobre a virgindade e o casamento as provas de que Jesus não foi filho único? A igreja ensina que Jesus não tinha irmãos e irmãs de sangue. Judas Tadeu e Tiago, Simão e José e suas irmãs, citados como irmãos de Jesus, eram provavelmente primos.
Por que primos, e não irmãos?
Leia sem sectarismo nem paixão e reflita consultando sua Bíblia. Deixe a sua Bíblia falar. Ela dá a entender que Maria só teve Jesus... Senão, vejamos.
Tadeu se proclama irmão de Tiago (Jd 1,1) e Paulo chama Tiago de irmão do Senhor (GI 1,19). Então os dois irmãos seriam irmãos de Jesus... Só que nem um nem outro podia ser irmão de sangue de Jesus, porque os dois eram filhos de uma outra Maria (Mt 27,56), e o pai deles era Alfeu (Mt 10,3).
Tinham dois irmãos: José e Simão. E as outras irmãs e os quatro, Tiago, José, Simão e Judas são citados como filhos de Maria, mas não a mãe de Jesus (Mt 13,55-56). Então Maria não era mãe de nenhum dos que são apontados como irmãos de Jesus. Eram filhos de Maria, mas não a Maria mãe de Jesus.
Alfeu e Maria de Alfeu eram, isto sim, e garantidamente, os pais de Tiago Menor, José, Judas e Simão (Mt 27,56). E se Jesus não era filho deles, portanto também não era irmão de sangue dos filhos deles. Os mencionados irmãos de Jesus quando muito eram primos. Irmãos é que não eram. Outros nomes, não temos. Se isso não prova a virgindade de Maria, ao menos aponta para o fato de que Jesus foi o único filho dela.
Reflita junto com seus parentes evangélicos que usam esse assunto para combater Maria. A Igreja Católica afirma que Jesus não teve outros irmãos de sangue e se baseia nessas e noutras passagens bíblicas. Talvez fossem primos. Na Bíblia a palavra adelphos (irmão) também é usada para primo. Pela Bíblia, Jesus continua a ser o único filho que Maria teve. Isso também ajuda a entender porque não se fala de outros irmãos dele na ida para Jerusalém quando, menino, se perdeu no Templo. E explica porque, ao morrer, ele confiou Maria, sua mãe, aos cuidados de João Evangelista, filho de Zebedeu. Se sua mãe viúva tinha mais de seis filhos e filhas, por que Jesus iria entregá-la aos cuidados de quem nem era da família? Não tinha irmão com quem deixá-la. Ela ficaria só. Maria só teve Jesus. Ao afirmar que Jesus foi filho único e Maria o concebeu na virgindade, a Igreja crê nos evangelistas. Ao afirmar que ela continuou virgem, apóia-se na tradição que, diante do misteriosíssimo fato de ela Ter sido mãe do Filho de Deus, Maria e José teriam se reservado totalmente para Deus como de resto alguns grupos em Israel já o faziam. Se Maria e José pertenceram a este grupo não se sabe. Não há prova alguma .A Igreja apenas afirma uma tradição. Maria não teve outros filhos. José e ela viveram totalmente para Jesus.

chacalnegro
Excelente post anaferreira!

chacalnegro,

Quem são os irmãos de Jesus?

http://www.youtube.com/watch?v=MWGW02v4r_4#ws

Cumprimentos.
"Procurai primeiro o reino de Deus e a sua justiça, e tudo o mais se vos dará por acréscimo." Jesus Cristo