Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.427
Total de mensagens
369.473
Total de tópicos
26.918
  • [Outro]Morreu José Hermano Saraiva
    Iniciado por MissTiny
    Lido 7.002 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Citação de: Seth em 21 julho, 2012, 00:27
Acho que não ...  ::)

::)

Peço desculpa, ja agora, pelo duplo post de a pouco. :)
A vida é efémera, a morte inevitável mas a palavra é eterna...

Citação de: Sharkuel em 21 julho, 2012, 00:29
::)

Peço desculpa, ja agora, pelo duplo post de a pouco. :)

Vindo de ti, só pode ser um lapso de certeza ...  ;D
Causa Debet Praecedere Effectum -  ( Não há efeito sem causa )

De Nihilo Nihil - ( Nada vem do nada )

  Há uma coisa que gostava de dizer, não coloquei num post há parte porque talvez não haja necessidade. Eu adoro este fórum a sério que adoro. sempre que tenho tempo venho cá leio o que os estimados membros colocam e comento naquilo que posso, ou tenho algum conhecimento. 
  Mas na verdade, também tenho, e infelizmente, reparado situações que ultrapassam o limite do debate aceso, onde nos picamos e ofendemos uns aos outros, e não vou ser santa mesmo hoje me senti picada e "espicacei".

  Só queria dizer para mantermos o espírito de partilha e manter aceso o que nos trás aqui que é o gosto por algo comum e ás vezes parece que destruímos isso. Não quero ofender ninguém, é só mais numa de desabafo.

Cumprimentos

#18
Adorava ver os seus programas e aprendi muito com eles.
Quem diz que este senhor era um fraco historiador só pode ter algum problema, pois este grande homem foi um dos melhores historiadores em todo o mundo. Graças a ele, com a minha tenra idade, já visitei bastantes locais do nosso país.
Obrigado José Hermano Saraiva. Vamos sentir a sua falta...
Ontem faleceu uma "biblioteca".
"Uma descoberta é ver o que toda a gente viu e pensar o que ninguém pensou..."


Morre o José Hermano, morre um fascista.

Morre o Saramago, morre um comuna.

Enfim.

Enquanto o ser(zinho)-humano não for capaz de colocar os rótulos de lado para definirmos  outro ser, não iremos a lado nenhum. O que está em causa aqui é que morreu uma pessoa que contribuiu um pouco (vá, estou a ser meigo) para a nossa cultura. Ou pelo menos para alguns de nós. Merece respeito e dignidade.

Cumps.

#21
Citação de: Arckanum em 21 julho, 2012, 16:09
Morre o José Hermano, morre um fascista.

Morre o Saramago, morre um comuna.

Enfim.

Enquanto o ser(zinho)-humano não for capaz de colocar os rótulos de lado para definirmos  outro ser, não iremos a lado nenhum. O que está em causa aqui é que morreu uma pessoa que contribuiu um pouco (vá, estou a ser meigo) para a nossa cultura. Ou pelo menos para alguns de nós. Merece respeito e dignidade.

Cumps.

As opções pliticas de cada um não são critério para defenir (ou denegrir) uma pessoa. Cada um é o que é. Nós ficamos na istória pelas acções que temos, e não pelos ideais que defendemos. E como referiste mt bem, há pessoas que têm dificuldades em interpretar isso, ou por ignorancia, ou por implicancia. É de ter pena dessa gente. ::)
A vida é efémera, a morte inevitável mas a palavra é eterna...

Ele até podia ser fascista, mas não tinha atitudes tais. Ou não fosse ele um grande comunicador que pretendia chegar a todos a informação a que tinha acesso. Ora isso são coisas de fascistas? Claro que não! Ele era acima de tudo um comunicador que por acaso gostava de contar História e informar as pessoas e ajudá-las também.

Acho que foi isso que ficou. :)
"There are three things all wise men fear: the sea in storm, a night with no moon, and the anger of a gentle man."

― Patrick Rothfuss, The Wise Man's Fear

Um coro de elogios envolveu  o nome de José Hermano Saraiva, logo após a sua morte. Dela  se falou e escreveu como se fora um exemplar herói nacional.
O Presidente da Republica, o primeiro ministro, membros do governo, professores universitários, dirigentes do PS, do PSD e do CDS, emissoras de televisão e rádio participaram no hino fúnebre, afirmando que o seu desaparecimento era uma «perda irreparável» para a cultura portuguesa. O morto foi apresentado como «notável historiador» e «grande comunicador e patriota».
O massacre mediático dissimulou a verdade sobre o homem e a obra.
Ao longo de décadas, José Hermano Saraiva nos seus programas de televisão agiu como um falsificador da História real, divulgou a versão da Historia de Portugal forjada pelo fascismo. Os seus heróis foram reis, rainhas, príncipes, fidalgos e conquistadores cuja intervenção na História foi por ele magnificada, frequentemente deformada. O sujeito real da História profunda, o Povo português, mereceu-lhe atenção menor, apareceu nos seus programas sobretudo como figurante.
José Hermano Saraiva foi um fascista convicto. Ministro da Educação de Salazar e Caetano, desempenhou um papel decisivo na repressão do movimento de contestação estudantil em 1969. E enquanto embaixador no Brasil foi ali um defensor apaixonado do colonialismo e hostilizou de múltiplas maneiras os exilados portugueses antifascistas.
Manteve até ao fim a sua opção ideológica. Numa das suas ultimas entrevistas à televisão afirmou identificar em Salazar o maior europeu da sua época.
Enganou muita gente. Mas não há floridas apologias que possam inverter a realidade: José Hermano Saraiva foi um epígono do fascismo.
Quem conhece os outros é sábio;Quem se conhece a si mesmo é iluminado...

Tendo em conta inúmeros comentários que aqui foram colocados receio bem que a maioria dos utilizadores que os escreveram não saibam que José Hermano Saraiva foi ministro da Educação durante o regime Salazarista tendo sido personagem activa nos episódios que englobam o chamado verão quente de 1968.

chacalnegro
José Hermano Saraiva foi um comunicador, ponto final sem parágrafo.

Citação de: chacalnegro em 08 setembro, 2012, 09:00
José Hermano Saraiva foi um comunicador, ponto final sem parágrafo.

Concordo. Foi muito mais comunicador do que historiador.

Citação de: chacalnegro em 08 setembro, 2012, 09:00
José Hermano Saraiva foi um comunicador, ponto final sem parágrafo.

E quão excelente comunicador era!
"Somos seres espirituais com corpo físico, e não seres humanos que buscam a condição espiritual." (Sara Marriott).

chacalnegro
#28
Citação de: Salomé em 08 setembro, 2012, 17:38
E quão excelente comunicador era!

Agora imagina o historiador que seria e não inventasse metade do que dizia...

Citação de: chacalnegro em 09 setembro, 2012, 00:10
Agora imagina o historiador que seria e não inventasse metade do que dizia...
Lembro-me (há muitos anos) de um programa sobre Tavira..... nem imaginas a azáfama que foi para confirmar o que disse: encafuada na biblioteca, percorri o raio das igrejas todas (são 32), ...  nem metade consegui confirmar   :-[

"Somos seres espirituais com corpo físico, e não seres humanos que buscam a condição espiritual." (Sara Marriott).